No Longer Human

No Longer Human Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

Cakichi 30/03/2024

Muito bom nossa se você quer ficar 9_(392(393)3( leia esse livro com certeza vou consumir mais obras do dazai

Gabrialob 30/03/2024

"Declínio de um Homem"
Ok... esse livro é DEFINITIVAMENTE uma experiência.

Depois que assisti BSD (Bungou Stray Dogs) me interessei um pouco mais sobre os personagens e isso me fez comprar e ler esse livro.

É extremamente melancólico, não houve felicidade em momento nenhum na vida desse homem e isso é, de certa forma, desgastante para o leitor. Ler algo tão ridiculamente triste e sombrio me fez, diversas vezes, parar e pensar em absolutamente tudo, ou nada.

O livro é a junção de três cadernos que contam a vida do homem que usa o pseudônimo "Osamu Dazai". E é tudo tão deprimente!

Ao terminar de ler me sinto diferente e INDIFERENTE ao mesmo tempo!

Se você busca uma leitura boa mas turbulenta eu recomendo MUITO!

O livro é tudo o que promete e mais. Eu amei e odiei, não sei nem o que pensar, e isso é engraçado!

IsabellaVica 30/03/2024

O Declínio de um Homem
"O Declínio de um Homem é uma obra envolvente que nos leva a uma profunda reflexão sobre a natureza humana. Com uma narrativa cativante e personagens complexos, o livro aborda temas universais de uma maneira tocante e perspicaz. Recomendo essa leitura para quem aprecia uma história rica em emoções e questionamentos."

Arizona.Strange 29/03/2024

O livro é ótimo, mas como uma mulher lendo é IMPOSSÍVEL não se agoniar em algum momento como a maneira que o dazai enxerga as mulheres. É um dos favoritos da minha estante, mas eu tinha vontade de abrir a minha cara no meio e arrancar minha pele com a minha própria unha.

maltchik/ 28/03/2024

"É que covardes temem até mesmo a felicidade"
O personagem principal chega a ser tão depressivo e anti social que é difícil até de ter a suspensão da descrença durante a leitura. Mas isso eu prefiro pensar que talvez seja algo individual meu, por n ter passado por momentos assim, e nem ter situações iguais no meu círculo de convivência.
Mesmo assim é possível se identificar com algumas reflexões (devo me preocupar? Kk)
"Declinio de um homem" é um título que faz jus à história, toda a trajetória do personagem até o fim do livro é triste, é deprimente. E depois de saber em quem o personagem principal é inspirado traz ainda mais peso à obra.
Michela Wakami 28/03/2024minha estante
Talvez ?????

maltchik/ 29/03/2024minha estante
Kkk Michela, n teve esse "problema"?

Michela Wakami 29/03/2024minha estante
José, não me lembro, mas deve ter tido algo, afinal no fundo, todos nós temos alguma semelhança, até nas loucuras. ??????

Yuri 27/03/2024

Acho que nunca anotei tanta coisa em um livro antes, é triste e extremamente relacionável. Por mais que o livro seja sentimental, as vezes eu sentia uma distância do protagonista, mas não de uma forma negativa, fazia sentido, e essa distância me emocionava, por que era da mesma forma que ele se sentia

pslover_ 26/03/2024

É um livro que retrata questões como deslocamento em relação ao mundo, distanciamento familiar, vício, niilismo e comportamento auto depreciativo. Tem uma carga emocional fortíssima e o ódio do ?personagem? com as mulheres me deixou assustada.
O jeito que Dazai disfarça suas fragilidades com perversidade e seu sofrimento com sadismo torna o livro ainda mais interessante.

yasmin.valbusa 26/03/2024

Declínio de um homem
Esse livro me destruiu. Por algum motivo, eu n achei q ele fosse ser tao impactante, talvez pelo fato de eu ter ficado entediada no início do primeiro caderno.
Enfim, pra quem é muito sensível: algumas partes reviraram meu estômago e me deixaram SUPER incomodada. Apesar de eu ter amado e de recomendar, acredito que esse livro não deva ser indicado pra qualquer um, são muitos gatilhos.
O final é meu império romano

Mataroli 25/03/2024

Declínio de um homem
?O receio de que a minha noção de felicidade estivesse totalmente em desacordo com a noção de felicidade do resto das pessoas fazia com que, noite após noite, eu me revirasse de um lado para o outro na cama, gemendo, quase a ponto de enlouquecer.?

O livro conseguiu ir completamente no sentido oposto as minhas expectativas. Abordando temas como abuso de drogas e suicídio, Declínio de um homem conta a trajetória da vida de Yozo, que desde pequeno tenta fugir do que mais teme: o ser humano. Em pouquíssimas páginas, Osamu Dazai aponta o quão falho e hipócrita é o homem e até onde se estende seu limite perante todos os desafios que devem ser enfrentados ao longo da vida. 8/10

CharaFrisk 23/03/2024

Declinio de Um Homem
Eu pensei que, por ser um livro antigo, sua linguagem seria mais rebuscada e chata, mas me surpreendi. A narrativa e a escrita são surpreendentemente fluidas e fáceis de ler (quer dizer... mais ou menos, é um livro que vai citar abusos, não de forma detalhada, mas você sabe que a pessoa foi abusada sexualmente falando, isso vai ser óbvio). Ele mostra como uma criança, já desconfiada e que não consegue acreditar na humanidade, começa a cair lentamente em uma espiral de desespero e desgraça.

Eu gostei do protagonista, mesmo ele sendo infiel e tudo mais. Você sabe que ele é uma pessoa mentalmente quebrada (um depressivo, alcoólatra e depois um viciado em um remédio que não lembro o nome), por isso não acho que ele seja tão ruim assim. Ele era um covarde, afinal, e sofreu um pouco na vida. Mas entendo quem não gosta dele. Yozo toma ações questionáveis, mas acho que devemos considerar que isso foi escrito por um homem também à beira da sanidade numa época bem diferente.

Enfim, eu recomendo o livro. Se você gostar ou não do protagonista, acho que você pelo menos vai achar interessante como a vida dele vai ficando cada vez mais complicada a cada meio/fim de cada caderno.

Madu.Mari 22/03/2024

Esse é o primeiro livro que leio do Osamu Dazai, mas depois dessa leitura com certeza irei procurar para ler outros.

Conheci esse livro através do anime Bungo Stray Dogs, cujo protagonista tem o mesmo nome do escritor japonês.

Eu adorei o livro, ele é tão peculiar. Te prende na leitura, você quer saber mais sobre o personagem e o que irá acontecer depois. O protagonista, chamado Yozo, é um personagem singular e tem um jeito de pensar e ver as coisas. Ele, ao meu ver, se acha desumano e carrega uma dor consigo que provavelmente é causada por algum problema mental.

Ele crê que apenas por ser considerado um ser humano pelos outros é um crime. Sua dor é tanta que ele sente que tem que escondê-la de alguma forma, "incorporando" de certa maneira as atitudes que ele acha que as pessoas vão gostar.

Yozo cometeu muitos erros. Diversos. As vezes ele aprende com eles, e outras vezes ele nem percebe o que faz, o que me deixou com raiva dele em várias partes. E isso, para mim, o faz mais humano do que ele pensa.

? Frases marcantes:

" Chegava a pensar que sobre mim havia recaído um fardo de dez desgraças e que, se apenas uma delas fosse repassada ao meu vizinho, seria suficiente para matá-lo."

"Minha solução para isso foram as palhaçadas. Esse foi meu último recurso para angariar o amor dos seres humanos. Eu temia as pessoas no mais elevado grau, mas mesmo assim não conseguia abandoná-las de modo algum."

"(A sociedade não permitirá isso.)
(Não é a sociedade. É você quem não permitirá, não é verdade?)
(Se você fizer isso, a sociedade lhe dará uma lição.)
(Não é a sociedade, mas sim você, não é mesmo?)
(Quando menos esperar, você será ignorado pela sociedade.)
(Não é a sociedade. É você quem vai me ignorar, não é?)"

"Quanto mais eu temia os seres humanos, mais eles me amavam, e quanto mais eles me amavam, mais eu os temia, o que acabava por fazer com que me afastasse de todos."

"[...] As pessoas também falam sobre ?ter a consciência pesada?. No meu caso, esse peso surgiu quando eu ainda era um bebê e, com o tempo, em vez de desaparecer, foi agravando cada vez mais, a ponto de quase não conseguir mais carregá-lo."

"Existe a expressão ?pária?, que no mundo dos homens é utilizada para se referir a pessoas derrotadas, miseráveis ou perversas. Mas sinto como se eu fosse um pária desde o momento em que nasci. Por isso, sempre sinto afeição por aquelas pessoas consideradas párias pela sociedade, afeição tamanha que me deixa num estado de êxtase."

"A dificuldade de compreender a sociedade é a dificuldade de compreender o indivíduo."

bwetlejuice 22/03/2024

"Eu temia inclusive a Deus. Não podia crer em amor divino, apenas em punição divina. Fé. Isso, para mim, era como encarar cabisbaixo o tribunal dos céus, somente para poder receber uma chicotada de Deus. Ainda que acreditasse no inferno, por mais que tentasse, não podia acreditar na existência do céu."

Dougvdr77 22/03/2024

Pesado porém bem escrito
Primeiramente é importante dizer que quem tiver gatilho para questões como abuso, suicídio, alcoolismo e etc é melhor talvez não ler o livro.

O livro conta a história de Yozo, um alter ego do próprio Osamu Dazai, divididos em 3 cadernos e a cada caderno vai relatando uma degradação cada vez maior do Yozo como pessoa, por conta, principalmente, de sua depressão. Apesar de ser curto demorei para ler pois é uma leitura pesada, por mais que seja fácil de ler por ser muito bem escrito. Recomendo bastante a leitura mas com esse adendo dos gatilhos e tendo consciência que você ficará pra baixo em vários momentos com o livro.

?A dificuldade de compreender a sociedade é a dificuldade de compreender o indivíduo?