Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Pérola 20/12/2022

agnes grey
Anne, mesmo sem saber, você me deu coragem. E, além disso, me fez pensar em que pessoa incrível você foi (e estendo esse elogio à sua família de modo geral).

Ler Agnes Grey foi um alívio para um coração que vive um momento atual no Brasil e em outras partes do mundo, de pessoas tão ruins (iguais ou pior a algumas retratadas no livro), e que crê que ainda existem pessoas boas no mundo (em qualquer época).

Meu coração sempre fica cheio de gratidão depois de ler livros das irmãs Brontë. ?

Loly Camilo 15/12/2022

Mais um livro Brontë
Objetivo era ler mais um livro das irmãs Brontë e a irmã caçula me surpreendeu. Achei sua escrita bem parecida com a de Charlotte e Agnes Grey me lembrou Jane Eyre mesmo tendo uma narrativa bem sucinta, Anne consegue trazer toda a intimidade ao leitor narrando os acontecimentos na vida de Agnes como uma espécie de diário.

Elyene 14/12/2022

Virtudes e sofrimentos
Leiturinha via audiobook da Storytel, bem narradinho, facilitando a conclusão do livro. Carregada de percepções religiosas e o conceito de penitência como meio de vida, não é das histórias mais animadas. Ainda assim tem pontos fortes nessa narrativa cotidiana que expõe a sociedade da época e também traz uma personagem que contrasta o pulso forte diante de seus valores e sonhos com a fraqueza ao lidar com sentimentos. Infelizmente, o não permitir contato com esse lado vulnerável pode ser tido com um aspecto virtuoso a ser recompensado, comum nesse tipo de leitura, mas que incomoda atualmente (ao menos me incomoda). Com o devido ajuste de expectativas, acho que pode ser uma boa experiência de leitura.

Cristian.Alves 02/12/2022

Simplicidade e reflexão
O livro conta a história de Agnes como educadora de crianças de famílias ricas inglesas.
O livro é tranquilo de ler e trás consigo uma calma e ao mesmo tempo a reflexão da rotina e dos desafios diários, sem contar com o toque final de um romance.
Um romance que não é avassalador, mas com certeza é um dos mais reais que você vai ler. Talvez um romance que os mais velhos gostem: calmo, tranquilo, paciente?

Beatriz 29/11/2022

?quase abandonei
Cansativo. Demorei muito pra ler esse livro, e cada vez que pegava eu lia um pouco e já me dava sono. Pra um livro tão pequeno, demorei muito. Não tem nada de muito atrativo que te prenda a história e também é muito igual a todas as outras histórias clássicas escritas por mulheres, sem nada para tornar a história interessante. Não me cativou, mas pelo menos a personagem principal é centrada é legal, o que facilita um pouco pra querer ler.

MeaO0 29/11/2022

Primeiro livro que leio da Anne Brontë, e assim como as duas irmãs, ela não decepciona em absolutamente nada. A escrita te prende do início ao fim (apesar de não ter grandes acontecimentos).Agnes é uma personagem admirável, determinada e convicta em seus ideais. Uma das melhores leituras desse ano.

Sarah 26/11/2022

Eu amei a Agnes, me identifiquei com ela e com seus sentimentos, sonhos e etc. Ela passou por cada coisa, hein...
Gostei muito das reflexões do livro e acabei com gostinho de quero mais. Infelizmente, não posso pedir à autora uma continuação ?

Manda 25/11/2022

chato
Ai eu tentei muito dar chances pra gostar desse livro. Agnes é uma água de salsicha, as crianças que ela cuidou tudo umas chatas, e aquele romance dela também mega sem sal nem açúcar.
Li o livro da Emily Bronte e achei incrível a escrita e a construção dos personagens, achei que se repetia nas irmãs também. Mas não. Agnes é chata, super certinha e religiosa. Não sei como consegui terminar isso.

PsicoFlavia 23/11/2022

Agnes teve vontade de não ser indefesa e de assumir um papel ativo na vida, na sociedade, como membro participativo nas responsabilidades da família. Não foi feliz em suas atribuições como governanta em vista das inúmeras situações impostas pelas famílias a qual atendeu, as questões de status sociais junto a sensação de superioridade, sempre tornam as pessoas mesquinhas. Daí, a importância da resiliência dessa jovem mulher que fez o possível pra tentar salvar o caráter de crianças incrivelmente mimadas. O final da história foi um refresco.

Tatiane 15/11/2022

Um livro muito fluído
Gostei muito do livro! Agnes, de uma maneira muito leve e fluída, narra ao leitor um período muito importante de sua vida.

Após a família sofrer uma grande perda financeira, Agnes Grey resolve se tornar preceptora para poder ajudar nos sustentou da casa.

Não tenho outra referência de preceptoras a não ser a Jane Eyre mas acredito que o relato da Agnes seja o mais próximo do que realmente era educar e ao mesmo tempo servir à aristocracia.

Sua narrativa é leve mas sua jornada foi muito sofrida e, principalmente, solitária. Me identifiquei em muitos momentos com a personagem e fico feliz por ela ter persistindo e se mantido fiel aos seus valores e ideais.

"Eles podem me tirar todas as forças, mas jamais irão subjugar-me!"

Acho que foi intencional o romance no livro ter ficado em segundo plano e eu gostei muito disso. Prometi que não compararia as irmãs Brontë mas amei esse amor leve e respeitoso, tão diferente dos "amores" urgentes e desesperados que temos nas obras da Emily e Charlotte.

Ary 04/11/2022

Uma mulher a frente do seu tempo.
Confesso que não foi um livro fácil de ler não digo isso por se tratar de um livro clássico mais sim porque achei a narrativa muito cansativa.
Lembrando que sim eu sei que se trata de um relato de sua vida como afirma a irmã da autora e não podemos esquecer de um detalhe muito muito importante, Agnes Grey apesar da época em que vivia foi em busca de emprego para que pudesse ajudar a sua família após uma grande perca financeira que sofreram.
Falando um pouco dessa edição da editora Penkal é um luxo sem sombras de dúvidas o que me ajudou a ficar firme e forte nessa leitura com folhas amareladas ( o que é um sonho de todo leitor ).
Bom é isso pessoal recomendo você ler esse livro se você está buscando algo diferente e uma leitura calma e não está com muitas metas de leitura para o mês ou até mesmo algo para ler pausadamente.

Souza.Barbosa 01/11/2022

Anne Bronte
Gostei da história sim, mas a narrativa achei um pouco diferente ( cansativa) da irmã, apesar de ser um grande erro fazer comparações.

Mas a história no início, com relação a sua função( preceptora) nos mostra uma triste realidade ainda nos dias de hoje que a educação das crianças e jovens tanto no intelecto quanto a que vem de berço está deixando a sociedade a cada dia mais deplorável.

Com o apoio dos pais e as crianças não respeitam e culpam ainda aqueles que se opõe a não aceitar esses comportamentos.

Mas o que importa é que a vida traz marcas sim, mas quando nós não nos traímos oi deixamos influenciar ( geralmente) colhemos o amor.

Marcela115 28/10/2022

Por mais que eu venerasse as duas irmãs Brontë mais conhecidas, eu não tinha expectativas muito altas quanto à caçula. Realmente, muito monótono e sem sal, não é ruim, é apenas um molde simplório dos romances românticos da época. Se Emily escreveu sobre amores tortuosos e Charlotte sobre feminismo pioneiro, Anne trouxe um obra que faltava tudo que era abastado nos enredos das irmãs. Admito, se tem algo que me tira do sério e talvez tenha influenciado minha opinião acerca do livro com certeza seriam crianças birrentas. Quase não terminei de ler por causa delas, insuportáveis.

Gabriel Guterres 23/10/2022

Agnes Grey - Anne Brontë
Ler esse livro foi um pouco difícil, pois o período da leitura coincidiu com várias mudanças na minha vida pessoal e profissional. Por essa razão não tive tanto tempo para me dedicar quanto eu gostaria. Associado a isso a leitura de Agnes Grey não chega a ser ruim, mas é monótona. O enredo além de muito descritivo dar várias voltas e não sai do lugar. Agnes fica muito limitada a sua função de preceptora e traços da sua personalidade e da sua vida não são bem explorados. Os personagens coadjuvantes são em sua grande maioria odiosos e desinfetantes, você não consegue se apegar a eles. O máximo que sentimos por esses personagens são raiva, revolta e indignação, é até difícil ter pena dos mesmos. O par romântico de Agnes é fraco, o desfecho é banal, apático e totalmente previsível. Agnes até é uma boa personagem, mas a sua personalidade e aspectos da sua vida são pouco explorados o que a torna morna e desinteressante. O livro em se não é ruim, mas está longe de ser bom. É um livro que da metade para lá você já está cansado e perde o entusiasmo de ler. No meu caso foi pior, pois estou com muita coisa mais interessante acontecendo na minha vida que sinceramente ler Agnes Grey não se torna convidativo. É bom livro? Sim, para você ler numa tarde de domingo chuvosa e sem nada pra fazer, é algo até ?interessante? de se fazer. É bem escrito, sim, mas temos muitos problemas no enredo e na construção das personagens. Também destaco as cenas de violência animal que me deixaram consternado e me impactaram muito. Apesar, de eu não julgar isso porque os tempos eram outros e a mentalidade também. Mas, me incomodou. Enfim se você não tem nada mais interessante para fazer ou ler, dê uma chance a Agnes Grey. Caso contrário, use seu tempo de forma mais produtiva. Leria de novo? Só se estiver muito entediado.

Julliana.MendonAa 09/10/2022

Durante a leitura eu me senti tão próxima da Agnes, que parecia uma amiga me enviando cartas para me atualizar sobre sua vida. E nem preciso dizer o quanto torci para que no final ele tivesse a felicidade que merece, depois de passar por tantas situações. Agnes é inteligente, sensata e sábia. Suas falas então sempre cheias de aprendizados e foi isso que me fez sentir próxima a ela e a leitura!