A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden Michelle Falkoff

Resenhas - A playlist de Hayden

Jotape 09/02/2022

Prometeu e não entregou
Odeio quando o livro se propõe a entregar um plot X e você fica esperando o desfecho para entender, e SIMPLESMENTE NAO TEM DESFECHO.
Granger Simões 09/02/2022minha estante
Já li esse livro e confesso que gostei porém compartilho da sua raiva do final pq mano só queria saber se ele vai atrás dela ou se só seguem a vida mesmo

Granger Simões 09/02/2022minha estante
Fora que a gente espera uma mensagem de Hayden né porém acabamos descobrindo oque levou ele a isso

Jotape 09/02/2022minha estante
Mano, o nome a PLAYLIST de Hayden, e a playlist nao tem MENSAGEM NENHUMA VAI SE FUD3333333

Simmmmmm

Granger Simões 09/02/2022minha estante
Mas as músicas são legais skskskksks

mat 28/07/2020

Despretensioso
É um livro muito simples, mas fazer uma resenha dele me intrigou, o narrador tem tiradas interessantes, mas a construção de personagens secundários como Astrid e Ryan foi bem ruim, pecou pelo excesso de clichês, posso afirmar que a playlist do Hayden é muito boa, com Florence and the Machine e Bon Iver (além de outros grandes músicos), e talvez o mais interessante foi o final e a problematização do bullying na sociedade americana.
Gabriel Rodrigues 28/07/2020minha estante
O livro é 2.5, mas ainda bem que a playlist é boa vou procurar no spotify haha.

mat 28/07/2020minha estante
É um livro ok, a editora fez a playlist, é bem triste, vale a pena ouvir!

Douglas.Barreto 28/07/2020minha estante
Eu amo esse livro e escuto a playlist até hoje, tem ela toda no YouTube

Edu 28/09/2020minha estante
De toda a playlist, minha música favorita é a do Bon Iver

Nai 29/04/2017minha estante
Fiquei curiosa, qual é o livro do momento? rsrs

Ca Agulhari @literario_universo 30/04/2017minha estante
Os 13 porquês.

Nai 30/04/2017minha estante
Ahh, sim!

Nai 30/04/2017minha estante
Ahh ta...

Gustavo | @guh_santtoos 02/05/2021

Ótima playlist, mas não tem muita utilidade na história.
Hayden e Sam são melhores amigos, e como todos os melhores amigos, eles também brigam. Após uma destas brigas, Sam vai a casa de Hayden para se desculpar, mas nota que há algo de estranho no amigo: ele não está roncando e Hayden sempre ronca. É então que Sam percebe a garrafa de vodka e o frasco vazio de comprimidos e se dá conta e que seu melhor amigo havia cometido suicídio.

Após a morte de Hayden, Sam encontra uma playlist de músicas deixada pelo amigo para ajudá-lo a entender o que realmente aconteceu.

O que realmente me fez ler esse livro foi a estória que tem um toque de 13 Reasons Why só que com músicas, e as músicas deixadas por Hayden são incríveis, eu mesmo tenho algumas na minha playlist. Todo capítulo possui uma música, e a maioria das músicas são mais Sad (músicas tristes) então toda vez que aparecia uma música que eu gostava eu já cantava na hora (momento vergonha alheia)

Mas o maior problema do livro é que a playlist não serve pra basicamente nada no mistério de Hayden, só ajuda mesmo o Sam a se soltar mais, e isso me decepcionou de um jeito (?)

A maneira como a autora conseguiu tratar alguns assuntos de forma mais leve deixou o livro mais fluido, mesmo tendo temas sobre bullying e o suicídio.
Léo 02/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!!!

Gustavo | @guh_santtoos 03/05/2021minha estante
Achei bem mediano, até pq esperava alguma conexão das músicas, mas foi só legal mesmo...

Daocalia 03/05/2021minha estante
Aí esse livro já tá encalhado aqui a muito tempo, penso e logo dispenso kkk

Gustavo | @guh_santtoos 03/05/2021minha estante
@Lia Eu não achei grande coisa, mas talvez vc goste ?

Lê Golz 04/07/2015

Legal, gostei!
A playlist de Hayden é um dos últimos lançamentos da Editora Novo Conceito, e trata de um assunto bem delicado e importante: o bullying. Não vou estender a resenha com a descrição da história, pois já pode-se ter uma ideia com a sinopse, mas vou contar o essencial e claro o que achei do livro.

O que o leitor precisa saber é: Hayden e Sam eram melhores amigos. Após retornarem de uma festa, os dois discutiram e na manhã seguinte Sam encontrou Hayden morto em seu quarto. Antes de cometer suicídio, ele deixou uma playlist para seu amigo, quando este o encontrasse, com uma mensagem dizendo que após ouvir as músicas ele iria entender tudo. E então, começa a jornada de Sam em busca de respostas. O que Hayden estava realmente tentando dizer com aquela playlist? Por que ele havia tirado a própria vida? Se sentindo de certa forma culpado, ele perde noites de sono tentando descobrir o que realmente tinha acontecido, ainda mais depois que conhece Astrid, uma menina super misteriosa e que parece ter conhecido Hayden tão bem quanto ele achava que o conhecia.

Na maioria das resenhas que tinha lido, vi que as pessoas estavam decepcionadas por não conseguirem entender o que a playlist queria dizer. Mas meu alívio foi que eu até consegui entender muita coisa. Pela tradução das músicas, que eram praticamente todas bem melancólicas, a letra me dizia o que Sam e o leitor precisava saber: Hayden era um menino solitário e triste, e ele tinha vontade de desaparecer se pudesse. Tendo em vista o quanto Sam conhecia seu relacionamento difícil com os pais, a sua dificuldade de aprendizado, e o bullying que sofria do irmão e alguns colegas de turma, ele ouvia a playlist e ficava toda hora se perguntando: O que ele quer dizer com essas músicas? Ah, por favor né!? Quase o livro inteiro perguntando isso, se pela letra eu já saquei na primeira música. Então, isso foi o que me irritou e o fato da autora não ter explorado tanto a letra das músicas na narrativa, e tive a impressão que ela deixou as músicas lá para que o leitor, por si só, tentasse entender.

Mas por que eu recomendaria o livro? Apesar desses pontos negativos, eu acho que a narrativa da autora ajudou muito, e gostei da construção dos personagens, além disso, o assunto tratado na história. Hayden é o reflexo do que acontece com muitos adolescentes que sofrem bullying e sentem vontade de desaparecer para sempre, mas nem sempre demonstram isso para as pessoas que amam. Achei que pelo menos isso foi explorado o suficiente para garantir as quatro estrelas.

Recomendo a leitura para todas as idades. Eu tive minhas ressalvas, mas pelo menos a playlist eu consegui entender, acho que mais que o Sam! Ressaltando que conforme a Novo Conceito prometeu, este livro tem amor, drama e mistério. É uma história de perda e superação, e não me arrependo de ter lido.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/06/resenha-playlist-de-hayden.html
Pepi 30/07/2015minha estante

Lê Golz 30/07/2015minha estante

Pepi 30/07/2015minha estante
eu tinha colocado um coração, mas eu coloquei pelo app e apareceu foi a interrogação e por lá não exclui, pelo menos eu não achei, o app do skoob é uo rsrsrsrsrs

Lê Golz 31/07/2015minha estante
ahh ta kkkk

AmyLivros 11/10/2018minha estante
Resenha sincerona haushuas, adoooro.

Letícia 11/10/2018minha estante
Minha média de leitura é de dois a cinco dias no máximo. Esse livro foi quase um mês de tão ruim que foi hahaha nossa quero distância

Ana 04/09/2019minha estante
? que tem fases e fases né. Não li o livro, mas acredito que se eu tivesse 16 anos iria amar. Mas como tenho 33, já brochei pelas resenhas que li. Rs

Roger73 27/12/2020

Então....
Bem mais ou menos, tinha um potência bem grande, mas escorrega na banana lindamente. Parece que o autor queria surfa na onde de "os treze porquês" mais não foi desta vez.Todo o negócio das músicas não servem para nada. O mistério e chato e malfeito. E ainda por cima o "vilão" tem uma redenção no final de da pena de fecha o livro é pensar aonde foi amarrar meu burro. Adorei!! 2 estrelas.
Dielson(autor) 27/12/2020minha estante
Ou seja, um autor sem criatividade nenhuma, que pegou a fórmula do bolo de outra história, mas não conseguiu desenvolver a massa. Resultado: uma cópia mal feita e rasa.

Dielson(autor) 27/12/2020minha estante
Detestos autores que pegam enredo de outras histórias e só mudam personagens e algumas coisinhas aqui e ali.

Roger73 28/12/2020minha estante
Nossa falou tudo

Paula H. 06/08/2015

"Ouça, você vai entender"
Embora temas como bullying e suicídio sejam bem “divulgados” e tudo o mais, a Michelle Falkoff conseguiu escrever uma história sobre isso que fluísse e intrigasse no decorrer de toda a obra. A história começa quando Sam encontra seu melhor amigo, Hayden, morto. No quarto de Hayden ele encontra um pen-drive e um bilhete escrito “Para Sam. Ouça, você vai entender”. No pen-drive havia uma playlist com aproximadamente trinta músicas, cada uma supostamente trazendo algum significado no que o fez tomar a decisão de tirar a própria vida. Tudo que Sam sabia era que houvera uma festa e uma briga.
No decorrer da história vê-se Sam tentando compreender a mensagem que o amigo lhe deixara, enquanto passa pelo período de luto num ciclo de raiva, culpa e saudades. Já de início se vê que a vida de Hayden não era fácil, tendo por principal ponto sua família. Seus pais viviam brigando com ele, e seu irmão e amigos o maltratavam com frequência. Particularmente acho essa violência desnecessária, mas são assuntos complicados, já que sempre há diversas questões por trás – embora não justifique.

“Com Hayden, nunca dava para ter certeza” (p. 14).

Um fato curioso logo ao início da obra é o de que Hayden já esperava que quem o encontrasse – morto no próprio quarto – fosse Sam. O que ele deixou não fora um bilhete como geralmente se espera, o que acaba por não responder de fato, definitivamente, o que o fez se matar. Não há um bilhete “Eu me matei por isso”. É algo subjetivo, e a resposta só vem a ficar clara nos últimos capítulos. E é esse ponto, que dá nome ao livro, que foi, em minha opinião, o ponto forte do livro. Não apenas por não deixar uma resposta clara, mas por proporcionar uma visão da pessoa a partir das músicas que, aliás, são ótimas. A quem for ler, recomendo que não deixe de ouvi-las. (Tem até Linkin Park! *-*) A playlist de Hayden, em minha opinião, ficou muito boa. São, no geral, músicas que abordam temas mais tristes, o que, convenhamos, fechou com o teor do livro.

“Pensei por um minuto sobre a crescente lista de pessoas que se sentiam responsáveis pela morte de Hayden. Todos nós estávamos certos e todos estávamos errados ao mesmo tempo. E, por fim, foi Hayden quem tomou aquela decisão”. (p. 277)

No decorrer do livro vários temas são abordados, como, por exemplo, a culpa. De quem fora a culpa pelo suicídio de Hayden? Esse questionamento aparece com certa frequência nos capítulos, junto a outras questões como raiva, bullying, solidão, amizade, etc. A “conclusão” dessa questão, aliás, é apresentada no final do livro, mas vale considerar que são coisas que podem nos fazer refletir bastante. Afinal, até que ponto influenciamos a vida alheia?
Há outros pontos que valem a pena ser pensados, e de que se pode tirar alguma reflexão pertinente. Vê-se bastante o ser aceito pela sociedade, quais problemas que as pessoas se deparam com isso, a vergonha, a humilhação, a exclusão, etc.
Talvez uma das questões fundamentais do livro, pelo que tirei de minha leitura, seja que nunca conhecemos alguém de fato, e precisa-se ter consciência disso, de modo a evitar julgamentos e ações equivocadas. Algumas pessoas tendem a guardar as coisas apenas para si, e isso precisa ser, de certo modo, respeitado.
De pontos negativos, diria que tive a impressão de que ela tentou tornar Sam um adolescente um pouco “perfeitinho” demais. O que não é ruim, mas que me pareceu um pouco forçado. Aliás, um ponto do livro que me deu certa agonia foi que o rapaz não dorme! Fez sentido, claro, mas foi um pouco irritante – ao ponto de querer entrar na história e jogar sonífero na cara do Sam.
Observei alguns pequenos erros no texto, sendo uns que não sei dizer se a responsabilidade recai no tradutor, no revisor, ou na própria autora. Não é querer culpar, apenas que observei pequenos erros, que até podem passar despercebidos. A edição do livro ficou muito boa, gostei dos capítulos terem por “título” as músicas da playlist. E devo dizer, aliás, que o título da obra aqui no Brasil ficou mais atrativo do que no original (Playlist for the dead).
Por fim, o desenvolvimento da história e dos personagens foi bem elaborado. Sam e Hayden são adolescentes que curtem músicas, jogos, coisas geeks e etc., e basicamente são amigos desde que Sam se mudou para aquela cidade quando tinha seus oito anos. A questão da condição econômica e social de cada um ser diferenciada fez com que alguns pontos, talvez até clichês, tenham aparecidos, de modo a criar nos personagens motivos para suas ações. Hayden é de uma família rica, é disléxico, e tem certas desavenças com os pais, que exigem muito dos filhos, quanto às notas na escola, por exemplo, e quanto à alimentação, no caso específico de Hayden. O ponto marcante em Hayden é seu jeito quieto, tornando-o de certo modo um personagem forte. Particularmente, em grande parte da história o personagem que mais me agradou foi Hayden – Sim, mesmo ele tendo começado morto e ter se suicidado.
Quanto ao final, acho que eu esperava um pouquinho mais... Mas não deixa de ser bom. Recomendo para todos que se interessam por esses temas e que gostem de um pouquinho de drama.

site: http://www.eucurtoliteratura.com/
helmalu 07/08/2015minha estante
Muito boa sua resenha, Paula. O livro parece ser interessante, mas de personagens principais mortos já basta Brás Cubas em minha vida, haushauhs.

Paula H. 10/08/2015minha estante
Obrigada! =)
Haha, pois é! XD

Ana Carolina | @attanacarol 08/09/2015

Simples!
O livro em si, é bom. Não chega a ser o novo Os treze porquês (não encontrei semelhança, fora o suicídio é claro). Traz uma lista de músicas incríveis, li cada capitulo ouvindo sua respectiva música/titulo, o que convenhamos deixou tudo mais interessante. A historia é comovente, mas não me deixou nenhuma grande lição, consegui entender os sentimentos do Hayden, é sempre mais difícil lutar contra o bullying quando ele vem de casa, me dói lembrar as atrocidades que ele passou e conseguiu aguentar durante algum tempo, atrocidades essas vindas das pessoas que deveriam estar ao seu lado, cuidando e protegendo.
A playlist deixada por Hayden, não contribuiu muito para a historia, apenas é claro, para uma trilha sonora fantástica, essa é minha opinião! Elas não foram nada reveladoras. E fiz como Sam, ouvi a playlist várias vezes e mais, li as letras e traduções, vi os clips e entrevistas. Por fim, constatei que a solidão foi um dos grandes males para ambos, tanto para Hayden quanto para Sam, mesmo juntos eles sentiam-se sós. E finalmente consegui entender o que o Sam sentiu quando se viu sozinho, quando a culpa veio sobre ele, quando a loucura quase o dominou.
Acontecimentos seguem a historia e muitos outros personagens se sentem culpados, pelo que Hayden fez, mas a decisão foi dele, ele chegou ao fundo do poço, e não percebeu que o que restava era escalar.
EntreHistórias 08/09/2015minha estante
Estou lendo, comecei agora, mas a história parece bastante interessante.

Ana Carolina | @attanacarol 09/09/2015minha estante
E é. Espero que você goste! :)

Tha_Reis 14/08/2020

Previsível e Problemático
Esse livro tem a mesma premissa de Os 13 Porquês: um suicídio adolescente seguido de um mistério superficial de culpa e vingança. No lugar de fitas, temos uma playlist do morto e mensagens no chat de um jogo online.

Porém, a execução é fraquíssima. A narrativa tem um ritmo anti-climático que não consegue manter o suspense por um tempo razoável, pois os clichês são tão óbvios que o leitor já adivinha quem é quem, quem fez o quê desde cedo. Além disso, há o velho erro de romantizar o suicídio e o sentimento de culpa.

Os personagens são genéricos, sem maiores aprofundamentos de personalidade, todos saídos de um universo clichê de filme adolescente. Tem o nerd que sofre bullying, o único melhor amigo, a família incompreensível, os valentões perseguidores, a garota diferentona, etc.

Enfim, o tipo de livro problemático e raso que adolescentes amam e que a Netflix adora fazer adaptação.
Danielle 01/11/2020minha estante
o sam "meu deus como assim uma menina que gosto de coisas nerds como eu" ?????

Dielson(autor) 27/12/2020minha estante
Detesto autores que escreve livros usando como pano de fundo outra história. Não tem criatividade e criam uma história rasa e pobre.

Ota Fumiga 03/08/2023

É né
É um livro.
Durante a leitura era bem legal, mas assim que eu parava não tinha vontade de continuar a história. Sentia mais que era um livro pra ler esporadicamente do que sentar e ler de uma vez, pois nada nele me instigava a continuar
As coisas que mais me interessavam não estavam sendo o foco da história e isso me desanimava um pouco.
A escrita da autora é ok, mas o desenvolvimento da história é um pouco precário.
Ela cria um mistério em relação ao que aconteceu que na verdade NÃO é um mistério já que os personagens tem as respostas, sabem das coisas que aconteceram, mas não falam e só revelam pra o leitor quando é conveniente pra história. E quando a autora decide revelar o que aconteceu faz isso sentando dois personagens um de frente para o outro explicando tudo por páginas e páginas de diálogos expositivos mas que nunca terminam de fato de contar o que aconteceu de uma vez, picotando pra o livro render mais o que me deixou bastante irritado.
Nisso o final acaba sendo as coisas mais previsíveis desde os 25% do livro ja que a autora decide seguir o caminho mais básico possível, mas isso não seria um problema se ela não decidisse fazer mistério e momentos de grandes revelações de coisas que estavam obvias desde o princípio.
Eu estava escutando as músicas da playlist de acordo com os capítulos achando que ia ter uma experiência melhor, ia ser mais imersivo ou até mesmo ajudar a entender mais o livro porém não faz a mínima diferença em nada disso.
Quando chegou no final do livro fiquei mais decepcionado com o ultimo capitulo que maia parecia um escopo do que era pra ser escrito do que um final em si
Em relação a edição do livro, é importante ressaltar que tem vários problemas na tradução que me atrapalharam um pouco durante a leitura.
Mas citando um ponto positivo do livro, preciso comentar que a autora faz um ótimo trabalho ao tratar sobre "culpa". Todas as reflexões que ela levanta a cerca do assunto são muito boas e me deixou pensando durante um tempo.
Tenho certeza que se o livro fosse menor (mesmo já sendo bem pequeno), ou se fosse uma novela/conto ele se beneficiaria bem mais, pois no fim ele só é um livro ok que depois de 2 semanas eu já vou ter esquecido.
Luana 05/08/2023minha estante
Assim que a resenha começa com "é, e um livro", cê já sabe que o negócio foi massacrado com força. E pior, com classe kkkkkkkkk

Ota Fumiga 08/08/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

mat 28/07/2020minha estante
Final aberto é Cult, não é sem sentido, acho que a autora quis que cada leitor imaginasse um motivo para aquilo e refletisse

Lane 03/08/2020minha estante
É... Pode ser , mas pra mim foi ruim porque eu fui com expectativas pra saber o porquê da playlist e não encontrei o motivo .

Maria 28/10/2019minha estante
Todo livro que pesquisou encontro seu perfil kkk

nighthawks 31/10/2019minha estante
kkkkkkk desculpa

Juliana 20/06/2015

Resenha originalmente publicada no blog Livros e Flores
“A Playlist de Hayden” foi escrito por Michelle Falkoff, traduzido por Amanda Orlando, e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Novo Conceito. A obra possui 288 páginas divididas em 27 capítulos mais prólogo. É narrado em primeira pessoa. O livro possui páginas amareladas com tamanho de fonte um tanto quanto grande o que, em minha opinião, é muito bom. A obra foi cedida em parceria com a Editora.

“A Playlist de Hayden” contará a história de Sam Goldsmith melhor (e único) amigo de Hayden e vice versa. Hayden comete suicídio e deixa uma playlist para Sam ouvir dizendo que se assim o fizer, irá entender. Sam se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente em relação à morte do amigo. Desse modo, é esse o cenário que permeia a trama desenvolvida por Michelle Falkoff.

Cada início de capítulo é nomeado com o título de uma música. Assim, enquanto Sam ouve música por música da lista deixada por Hayden, ele tenta descobrir o de fato aconteceu na noite em que seu melhor amigo decidiu tirar a própria vida. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais dúvidas surgem em sua cabeça e novos acontecimentos e pessoas vêm à tona. Prefiro deixar que descubram sozinhos o que e quem são esses acontecimentos e pessoas.

Os primeiros capítulos da obra são muito legais. A escrita é leve e bem desenvolvida. Os personagens são cativantes e Falkoff consegue prender sua atenção aos acontecimentos do livro.

Todavia, apesar da premissa superinteressante que a autora criou, devo confessar que não achei o livro digno de uma avaliação maior que três estrelas. Mas calma aí! Três estrelas ainda é uma avaliação boa. Pelo menos na classificação aqui do blog. :)

E eu explico os motivos que me levaram a não incluir a obra em minha lista de favoritos. Em primeiro lugar, essa escrita gostosa do início do livro torna-se uma escrita vaga ao longo do livro. É como se autora estivesse com preguiça de continuar com o ânimo que começou a obra...

Depois, a questão da playlist trazer respostas para a morte de Hayden foi deixada de lado. A história começa a girar em torno de romances, indagações, alucinações, questões familiares... Sinto que o propósito do livro foi desvirtuado.

No início até são feitas referências às músicas que intitulam os capítulos e ao longo da obra
isso parece ser esquecido. Confesso que isso causou uma pequena confusão mental em mim, pois a oscilação da trama nesse quesito foi bem estranho.

Os personagens são fracos e não são bem desenvolvidos como deveriam ser... São o que chamo vulgarmente de “personagens de fachada”. Sem conteúdo algum e muito superficiais... Até o personagem principal não foi bem trabalhado.

Hayden diz que se Sam ouvir a playlist, ele irá entender. Mas... em nenhum momento ficou claro que Sam entendeu. Aliás, eu também não entendi. Além disso, o final é muito decepcionante. Outra vez, senti que a autora ficou com preguiça de explorar seu potencial como escritora e fez um final “só pra constar”. Não gostei MESMO.

E vocês devem estar se perguntando porque eu ainda avaliei o livro como bom depois de tudo isso que falei. E eu respondo: porque apesar de tudo, é uma leitura gostosa de se fazer, pois não exige grande esforços para ser feita. E levando em consideração o público-alvo, creio que a autora fez um bom trabalho. Recomendo esse livro àquele seu amigo(a) que está iniciando no mundo da leitura e para você curar sua ressaca literária, caso estiver passando por uma.

site: http://www.livroseflores.com/2015/06/resenha-playlist-de-hayden-michelle.html
Lane @juntodoslivros 20/06/2015minha estante
Oi!
Acabei de fazer uma resenha sobre esse livro. Concordo com você.
Fiquei perdida com o propósito da lista. Não consegui conectar o "Ouça. Você vai entender." com o final. :/

Cris 23/06/2015minha estante
Eu tava gostando do livro, mas achei o final tão inacabado!