O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

cnovais 05/02/2023

Essa leitura não me agradei muito, há diversos trechos que me deixaram confusa, mas foi uma experiência bem interessante.

A garota feita de páginas 01/02/2023

EU AMEI.
Vi muitas pessoas falando mal desse livro... MAS EU AMEI! É um livro com muitas reviravoltas, é um livro MUITO doido, muito bom, muito interessante e viciante.
Os personagens são bem desenvolvidos, a escrita não é cansativa, a história é EXTREMAMENTE envolvente, eu me apaguei MUITO a esse livro!

Amei, se tornou um dos meus favoritos!

ssam 28/01/2023

É um mundo mau; não tenho motivos para deixá-lo com remorso
O Castelo de Otranto é o marco inicial da literatura gótica, a primeira obra. Não é tão "gótico" quanto achei que seria baseado nos outros livros góticos famosos (drácula, frankenstein, etc), no entanto, o livro superou e muito minhas expectativas.

O autor, do século XVIII, faz a obra com o intuito de misturar romance medieval com romance clássico. Ele publica a história como um manuscrito perdido da época das cruzadas, apenas depois revelando ser tudo fruto de sua imaginação e autoria. O livro todo tem uma escrita muito fluida que prende fácil. A linguagem, por sua época, é formal e dramática, fazendo tudo parecer uma novela e ser mais divertido ainda. O final acaba sendo bem inesperado.

"Onde houver um elmo que condiga com esta espada
Por perigos a tua filha será cercada
Somente o sangue de Alfonso trará a salvação
E acalmará o espectro que há tanto ronda em perdição"

yerac 28/01/2023

"Este é um mundo mau..."
Por ser uma escrita do século XVIII, me vi um tanto estupefata com vários acontecimentos.
É uma leitura complicada, mas agradável e eu super indicaria para outros leitores!

Latim47 27/01/2023

Por ser o primeiro livro gótico publicado, ele é cheio de fantasia e elementos absurdos, gostei bastante desse aspecto exagerado. O livro me conquistou, achei que seria uma leitura difícil, mas foi bem fluida, com momentos quase comodos. Não é o que eu geralmente espero de um livro gótico, mas por ser o primeiro, acho completamente justificável.

_bbrcam 23/01/2023

Chocada em ter gostado desse livro!
Acredito que por conta do tamanho do livro, tudo se desenvolve de uma forma bem mais rápida e por isso é mais dinâmico do que outras obras góticas que tive contato. Gostei do final? Não. HAHAHA. Mas foi condizente com o livro. Foram muitos plots e muitas reviravoltas, personagens caricatos e até agora ainda tento entender algumas partes, mas é um bom livro. Gostei da leitura!

fulana de tal 21/01/2023

Primeira obra da literatura gótica
Não me agradou muito, não vou mentir, mas é possível enxergar e dar os créditos por ser a primeira obra com elementos góticos, entender que quando foi lançada, era algo inédito.

Niiihhh 20/01/2023

"Este é um mundo mau, não tenho remorso em deixa-lo"
A curiosidade em conhecer o "primeiro livro gótico" foi oque me fez ler esse livro, e por causa disso, eu estava com a expectativa muito alta. Me decepcionei de certa forma, achei bem dramático e parecia mais uma novela mexicana do que o romance, sem falar que três dias pra acontecer tudo o que aconteceu é muito pouco.
Contudo, eu reconheço que o autor claramente tenta misturar o romance antigo da época medieval e o romance clássico, o que causa uma confusão até, mas eu poderia dizer que ele conseguiu fazer isso muito bem.
A história me prendeu bastante e me fez terminar o livro super rápido, li em dois dias, achei a escrita bem fluída. Vi muita gente falando que era bem arrastada, discordo totalmente, a escrita é ótima e envolvente.
Entendo que apesar de não ter achado tão "gótico" quanto deveria ser, é um livro importantíssimo que deu origem a outros que possuímos hoje, leria de novo com certeza

ArthurAlves 14/01/2023

Um bom gótico é difícil de encontrar
É bom. É possível imaginar a atmosfera de tensão criado para a história e também cada um dos personagens são palpáveis. Livro digno de inspiração, persistência ao tempo e por ter se tornado um clássico e pioneiro gótico.

bolinja 13/01/2023

Castelo de Otranto
Fiquei realmente intrigado com esse livro. Sua proposta de condensar elementos de tragédia e da comédia numa estrutura mais próxima a um romance me chamou atenção imediatamente. Apesar da fixação do autor em descrever o ambiente como funestoel e obscuro frequentemente, o ritmo de leitura é extremamente agradável e magnético, não consegui largar até terminar.

anna 08/01/2023

realmente um horror...
faz sentindo ser a primeira história gótica porque a galera olhou e pensou: eu posso fazer melhor que isso!

Gustavo 03/01/2023

O primeiro gótico
bom, essa é minha primeira resenha, então vai ser bem leve e com erros de escrita!

O livro é tido como o primeiro gótico ja escrito, sendo que no início o autor alegava que era uma história verídica encontrada em um manuscrito antigo.
Livro bem curto, e com reviravoltas a cada pagina que passa. As vezes pode ficar meio confuso devido ao ritmo frenético dos acontecimentos, mas vale muito a pena a leitura

Aline Teodosio @leituras.da.aline 31/12/2022

Escrito em 1764 pelo inglês Horace Walpole, O castelo de Otranto é tido como o primeiro romance gótico da literatura. A história tem como protagonista principal o próprio castelo, que esconde os mais sombrios segredos da realeza e justifica todos os acontecimentos que envolvem as pessoas que fazem parte do enredo.

A história inicia com a morte trágica do príncipe Conrado, que estava de casamento marcado com a princesa Isabela. Diante de tal fatalidade, seu pai, o cruel Manfredo, preocupado com a sucessão do trono, começa a demonstrar toda a perversidade contida em seu coração degenerado.

Eu, como entusiasta da literatura gótica e de terror, não poderia deixar de conhecer essa obra, que foi o marco inicial. Reconheço a sua importância, no entanto, não me agradou tanto quanto esperava. Há aquele ar sombrio dos tempos antigos, escadarias, alçapões, galerias e corredores assustadores. Há um mistério envolvendo a narrativa. Mas nada aterrorizante de verdade.

A escrita é gostosinha e fluida, apesar de pomposa e formal. Tudo aqui é muito intenso e dramático: as falas, os sentimentos, a devoção. As mulheres eram totalmente submissas e sem voz, se bem que deu para sentir na Isabela a minúscula fagulha de subversão. E eu entendo que tudo isso se deve à época na qual o livro foi escrito, mas mesmo assim, dá um pouco nos nervos.

Enfim, é um livro onde tudo começou, onde a ideia surgiu. A partir dele, muitos autores exploraram o gênero, muito foi espelhado, inspirado, bem como muito foi modificado. Tem seu valor histórico.

Laura 25/12/2022

Confuso e intrigante.
Sou bastante chegada a literatura gótica, por isso, adicionei à minha lista o que acredita-se ser um precursor do gênero. Sem saber ao menos do que se tratava, inicialmente o livro era uma incógnita para mim, fiquei perdida pra caramba mas decidi continuar porque fiquei curiosa com o rumo que as coisas estavam tomando. Os personagens são muito pouco cativantes mas a história é de certa forma algo que prende o leitor pela sua imprevisibilidade fantástica. No decorrer da trama as coisas vão se esclarecendo cada vez mais e se tornando cada vez mais fáceis de serem compreendidas prlo leitor. Apesar de ser um clássico muito importante para a literatura gótica, eu não o leria novamente e não recomendaria para alguém pelo seu conteúdo, apenas pela sua importância.

A trama se desenvolve a partir da morte misteriosa e abrupta do príncipe Alfredo no dia do seu casamento, em que este é esmagado por um elmo gigante que ninguém sabe como foi parar ali. Seu pai, Manfredo, furioso com a morte do seu filho, decide casar-se com a garota que viria a ser esposa de Alfredo à força, desenrolando assim uma história cheia de corrupção, perseguição e abuso de poder.

bia | @biatalendo 23/12/2022

Menos horror, mais drama.
O Castelo de Otranto se consagra como a origem do Gótico na Literatura, e de fato, é o puro suco do gótico.
O melodrama, os comportamentos e falas absurdas, o castelo, os trovões e os elementos fantasmagóricos, imergem demais no cenário. Além de que particularmente, acho fascinante visitar a primeira obra que inspirou uma enorme parte do que eu leio. A escrita é uma delícia de se ler, te dá aquela pompa por estar lendo algo super antigo mas que tu compreende e consegue compreender a dramatização de cada situação e fala dos personagens.
Achei interessantíssimo as pautas abordadas aqui, sendo que esse livro foi escrito em 1764. Ao meu ver, tivemos uma presença da mulher muito mais forte que os homens da obra. Boa parte do enredo se desencadeia por ações das mulheres e muitas questões que o livro propõe falam sobre o livre arbítrio da mulher e da juventude.
No entanto, o esquecimento dos elementos fantásticos aqui foi um pouco decepcionante pra mim. Ora se abordava com intensidade o fantasmagórico e ora era totalmente esquecido, e quando era falado sobre, era de maneira rápida, já que o dramalhão dessa família é exteeeeeenso pra caramba!
Enfim, esperava horror e fantasmas e recebi romance fanfarrão e melancolia - e não há melhor definição do gótico do que isso.