O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

interstellar 17/12/2022

??
escrita e detalhes incríveis, mas não me agradou.
que livro arrastado, senhor... lutei muito pra não cair em uma ressaca. ?
entretanto, a história é cativante. a escrita me prendeu e me soltou em certos pontos, mas nada que alterasse no desenvolvimento da leitura.
sem sobra de dúvidas o clássico mais cansativo que já li, porém não deixo de recomendar!!

anju ainsworth 16/12/2022

Esse livro é uma viagem interminável!
Esse livro não é uma experiência, ele é uma viagem, mds, que loucura foi essa, menos de 200 páginas e aconteceu tudo isso????

Quem vai ler esse livro já sabe que ele é um clássico, mas pelo amor, nem parece? A loucura desse autor na hora de escrever, parece algo recente.

É e pode não ser uma leitura rápida, caso esteja acostumado com o português que foi usado, será sim uma leitura rápida e até confortável sem quaisquer problemas. Mas, caso não esteja familiarizado com esse português, pode se tornar uma leitura densa, cansativa ou até mesmo entediante e confusa, por mais que o livro sequer tenha 200 páginas. É aconselhável que já esteja acostumado no gênero antes de ler este livro, caso contrário, eu não o recomendo como uma primeira leitura.

De uma nota de 1 a 10, eu daria 5 que se equivale a: "Curti, legalzinho, esquisito mas bom."

Mariana 11/12/2022

Literatura gótica
É esta curta obra que os especialistas consideram como sendo o primeiro livro gótico. De fato o livro traz acontecimentos um tanto perturbadores para a moral humana. Mas é relativamente mais simples que obras góticas que vieram posteriormente. Tive que arrastar a leitura até um pouco mais que a metade do livro, pois depois deste ponto li com uma curiosidade ávida. O vocabulário da obra não é um facilitador, porém para quem gosta do gênero, indico a experiência de ler a primeira obra da literatura gótica. A obra lembra uma peça, e uma novela cheia de dramas. Só que estes dramas são bem mais trágicos e imorais que os de costume. O livro é muito lento, e a escrita cansa muito. Apenas os verdadeiros fãs de gótico vão tentar chegar ao fim da leitura.

rafa 09/12/2022

bom
eu ate que gostei bastante, é um livro levinho e rapidinho de ser lido e a história e legal
tem alguns furos e alguns acontecimentos que nao sao explicados, e eu achei que o final foi escrito com pressa mas enfim, o livro nao e ruim
é muito legal pra quem gosta de literatura gotica, ja que foi o primeiro livro desse gênero

Felipe Araújo 03/12/2022

É inegável, os clássicos de horror são os melhores! Em poucas páginas eu tenho traições, assassinatos, buscas, princesas perdidas, futuros incertos e etc. Há toda uma estética envolta na trama que me enche os olhos. Eu amei cada página

Gabriel 30/11/2022

Muito bom finalmente ler o que é considerado o primeiro romance gótico!!! Gostei muito da trama e da atmosfera do livro. Tem uns personagens extremamente caricatos mas funciona demais. Em muitos momentos a história e o desenvolver me lembrou as tragédias gregas. É um livro que vou reler com certeza ao longo da vida porque sinto que tem camadas interessantes e uma ótima forma de ver as primeiras manifestações de uma escrita mais negativa.

Laila.Muniz 28/11/2022

"A quantos crimes um só crime dá origem?"
Li livro físico + tenho. | Casos de família!

O contexto histórico e os debates da época é, com certeza, o que mais pesa nessa narrativa de 1764, que inaugurou a literatura gótica e inspirou milhares de nomes.

O dono do principado de Otranto é o próprio vilão, possuidor de origens incertas e comportamentos que ameaçam sua própria família, crenças e status. Ações estas que são geradas por conta de todo um sofrimento psicológico do personagem.

A narrativa conta com muitas figuras curiosas, que, apesar de muitas vezes rasas, conseguem se tornar ferramentas para a discussão de tópicos importantes do enredo e do período de produção da obra.

A leitura é interessante, é surpreendente e cada passo parece ter um pouco de imprevisibilidade.
Acredito que é realmente uma das formas mais adequadas de começar a entender sobre a arte gótica.

Leandro 28/11/2022

Boa parte do terror gótico do livro acaba se perdendo pela emulação de estilo medieval por parte do autor, além de certas partes assustadoras hoje em dia serem mais cômicas.

duda 27/11/2022

Primeiro romance gótico
A história é bem interessante e rapidinha de ser lida. É uma boa alternativa pra quem está começando a ler clássicos, pq a linguagem é bem acessível

JhullyG 24/11/2022

Magnífico
É uma história surpreendente. Não chega a ser assustadora, mas é extremamente sombria e fantasiosa. É tão melancólica que o fim dói.
E é muito bom ver um tirano em tudo o que se propõe se ferrando.

¨Cain¨ 01/11/2022

Ai de mim! (Frase mais dita no livro)
Castelo de Otranto é uma novela mexicana, trevosa e cheia de graça. A escrita do livro é incrível. Te leva pro ambiente, mas sem te fazer procurar significados de palavras complexas no google.

Fiquei esperando um pouco mais do fim. Achei que foi corrido. Talvez eu tenha posto muita expectativa no final. Não sei. Mas o fim, no todo, é bom.

Entendo quem não gosta do livro. O argumento de "Não acontece nada" é ineficiente para julgar este livro, mas é compreensivel a estranheza.
Eu sou apaixonado pelo tema gótico, então sem dúvidas ia gostar desse livro.
Se estiver em duvida sobre ler, leia!
Recomendo demais!

Lucas | @luagonoslivros 09/10/2022

Minina, você não sabe da fofoca que eu tenho!
Dizem que o castelo de Otranto está amaldiçoado por uma aparição. Não sei se é verdade, mas o filho do príncipe Manfredo morreu misteriosamente num acidente com um elmo.
É, minha filha!
E me contaram que, depois disso, o passado voltou para atormentar a família real!
O príncipe Manfredo quis se casar de novo, depois matar todo mundo, depois se divorciar da esposa, depois matou mais gente...
Que heresia!
A parte do divórcio, é claro.
Mas sabe como é, no fim a verdade aparece e tudo acabou bem - Você acha que eles formam um belo casal?
Ah, jura?
Bem, já eu acho que sim. O que a tristeza uniu é bem difícil de ser separado.
Mas quem diria que ele era o herdeiro, hein.
Fofoca das boas essa.
Deixa eu ir lá que tenho mais o que fazer. As fofocas da família real não põem comida na mesa, né kkkkk tchau
Isack 08/11/2022minha estante
Depois dessa fofoca tenho que ler kkkk

Jennifer 28/09/2023minha estante
Eu teria lido com muita mais vontade se minha professora de literatura tivesse lido esse comentário na sala de aula kkkkkkkkk Amei

ThayAvalon 21/09/2022

Primeiro pioneiro romance gotico da história !
A história lembra muito o filme" O homem da máscara de ferro, do D'caprio".
Praticamente é sobre um reino e o filho de um rei que morre , com o golpe deum elmo ( capacete medieval) de plumagem negra. Um coitado avisa o rei sobre algo curioso e praticamente chega a uma conclusão que qualquer besta chegaria ao analisar a morte do príncipe , mas é mantido preso pelo rei que o acusa sem mais delongas sobre o fato, nisso duas princesas se envolvem na situação. E fica nesse vai e vem revelações acontecem sobre a vida patológica de todo mundo, e termina sem muitas manifestações de assombros, existe sim uma criatura ou um ser mas que na minha opinião é a consciência pesada de um personagem em questão, que aparece para dar a atmosfera sobrenatural da história.
Bem escrito mas bem repetitivo , Eu entendo que na época lá em 1700 e bolinha , deve ter causado muito medo nos leitores , mas hoje em dia com o avanço da escrita não deve agradar a todos. Eu particularmente gostei do cenário , do contexto mas o enredo é um tanto fraco.

Ana 17/09/2022

"Abençoa o seu santo nome e submete- te aos seus desígnios."
Publicado originalmente em 1764. Esse livro é considerado por muitos o primeiro da literatura gótica Influenciando vários outros escritores como Ann Radcliffe, Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Mary Shelley entre outros.
O termo "gótico" é da idade média e se refere ao povo godo que eram os germânicos e considerados bárbaros. No entanto, esse nome foi utilizado de maneira pejorativa para se referir a arquiteta da época, que se diferenciava da que estava em voga.
Escrito pelo conde inglês Horace Walpole é uma história que gira em torno da família do principado fictício de Otranto.
O autor tentou mesclar dois gêneros de escrita. A antiga com elementos fantásticos, fantasmas, aparições sobrenaturais e o moderno, com elementos do cotidiano, da vida real, da natureza.
Percebe se claramente uma Inspiração shakespeariana na narrativa. Diálogos rebuscados, afetos exacerbados, cenas teatrais dramáticas. Walpole era muito fã de Shakespeare.
Não existe aprofundamento psicológico em vários personagens. O único que tem camadas é o príncipe Manfredo. Que ao temer um vatícinio que profetizava a queda de sua família do reinado, age de maneira cada vez mais cruel e insana.
Eu gostei muito dessa história. Achei bem escrita e divertida.

Eliete 12/09/2022

Pensa num auê
Aconteceu tanta coisa nessas 152 páginas que olha... É uma leitura boa pra quem quer um clássico rapidinho de ler, tem muitas reviravoltas, romances, tragédias. Não tem tanto terror mas é um livro antigo, tem que ter isso em mente. Não gostei muito do final apesar de já esperar algo do tipo e alguns personagens não me agradaram tanto.
Mas ainda sim a narrativa e o turbilhão de acontecimentos fizeram a leitura fluir bem e acabei gostando com ressalvas RS