O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez




Resenhas - O Castelo de Otranto


239 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


anna 08/01/2023

realmente um horror...
faz sentindo ser a primeira história gótica porque a galera olhou e pensou: eu posso fazer melhor que isso!
comentários(0)comente



Gustavo 03/01/2023

O primeiro gótico
bom, essa é minha primeira resenha, então vai ser bem leve e com erros de escrita!

O livro é tido como o primeiro gótico ja escrito, sendo que no início o autor alegava que era uma história verídica encontrada em um manuscrito antigo.
Livro bem curto, e com reviravoltas a cada pagina que passa. As vezes pode ficar meio confuso devido ao ritmo frenético dos acontecimentos, mas vale muito a pena a leitura
comentários(0)comente



Aline Teodosio @leituras.da.aline 31/12/2022

Escrito em 1764 pelo inglês Horace Walpole, O castelo de Otranto é tido como o primeiro romance gótico da literatura. A história tem como protagonista principal o próprio castelo, que esconde os mais sombrios segredos da realeza e justifica todos os acontecimentos que envolvem as pessoas que fazem parte do enredo.

A história inicia com a morte trágica do príncipe Conrado, que estava de casamento marcado com a princesa Isabela. Diante de tal fatalidade, seu pai, o cruel Manfredo, preocupado com a sucessão do trono, começa a demonstrar toda a perversidade contida em seu coração degenerado.

Eu, como entusiasta da literatura gótica e de terror, não poderia deixar de conhecer essa obra, que foi o marco inicial. Reconheço a sua importância, no entanto, não me agradou tanto quanto esperava. Há aquele ar sombrio dos tempos antigos, escadarias, alçapões, galerias e corredores assustadores. Há um mistério envolvendo a narrativa. Mas nada aterrorizante de verdade.

A escrita é gostosinha e fluida, apesar de pomposa e formal. Tudo aqui é muito intenso e dramático: as falas, os sentimentos, a devoção. As mulheres eram totalmente submissas e sem voz, se bem que deu para sentir na Isabela a minúscula fagulha de subversão. E eu entendo que tudo isso se deve à época na qual o livro foi escrito, mas mesmo assim, dá um pouco nos nervos.

Enfim, é um livro onde tudo começou, onde a ideia surgiu. A partir dele, muitos autores exploraram o gênero, muito foi espelhado, inspirado, bem como muito foi modificado. Tem seu valor histórico.
comentários(0)comente



Laura 25/12/2022

Confuso e intrigante.
Sou bastante chegada a literatura gótica, por isso, adicionei à minha lista o que acredita-se ser um precursor do gênero. Sem saber ao menos do que se tratava, inicialmente o livro era uma incógnita para mim, fiquei perdida pra caramba mas decidi continuar porque fiquei curiosa com o rumo que as coisas estavam tomando. Os personagens são muito pouco cativantes mas a história é de certa forma algo que prende o leitor pela sua imprevisibilidade fantástica. No decorrer da trama as coisas vão se esclarecendo cada vez mais e se tornando cada vez mais fáceis de serem compreendidas prlo leitor. Apesar de ser um clássico muito importante para a literatura gótica, eu não o leria novamente e não recomendaria para alguém pelo seu conteúdo, apenas pela sua importância.

A trama se desenvolve a partir da morte misteriosa e abrupta do príncipe Alfredo no dia do seu casamento, em que este é esmagado por um elmo gigante que ninguém sabe como foi parar ali. Seu pai, Manfredo, furioso com a morte do seu filho, decide casar-se com a garota que viria a ser esposa de Alfredo à força, desenrolando assim uma história cheia de corrupção, perseguição e abuso de poder.
comentários(0)comente



bia | @biatalendo 23/12/2022

Menos horror, mais drama.
O Castelo de Otranto se consagra como a origem do Gótico na Literatura, e de fato, é o puro suco do gótico.
O melodrama, os comportamentos e falas absurdas, o castelo, os trovões e os elementos fantasmagóricos, imergem demais no cenário. Além de que particularmente, acho fascinante visitar a primeira obra que inspirou uma enorme parte do que eu leio. A escrita é uma delícia de se ler, te dá aquela pompa por estar lendo algo super antigo mas que tu compreende e consegue compreender a dramatização de cada situação e fala dos personagens.
Achei interessantíssimo as pautas abordadas aqui, sendo que esse livro foi escrito em 1764. Ao meu ver, tivemos uma presença da mulher muito mais forte que os homens da obra. Boa parte do enredo se desencadeia por ações das mulheres e muitas questões que o livro propõe falam sobre o livre arbítrio da mulher e da juventude.
No entanto, o esquecimento dos elementos fantásticos aqui foi um pouco decepcionante pra mim. Ora se abordava com intensidade o fantasmagórico e ora era totalmente esquecido, e quando era falado sobre, era de maneira rápida, já que o dramalhão dessa família é exteeeeeenso pra caramba!
Enfim, esperava horror e fantasmas e recebi romance fanfarrão e melancolia - e não há melhor definição do gótico do que isso.
comentários(0)comente



interstellar 17/12/2022

??
escrita e detalhes incríveis, mas não me agradou.
que livro arrastado, senhor... lutei muito pra não cair em uma ressaca. ?
entretanto, a história é cativante. a escrita me prendeu e me soltou em certos pontos, mas nada que alterasse no desenvolvimento da leitura.
sem sobra de dúvidas o clássico mais cansativo que já li, porém não deixo de recomendar!!
comentários(0)comente



anju ainsworth 16/12/2022

Esse livro é uma viagem interminável!
Esse livro não é uma experiência, ele é uma viagem, mds, que loucura foi essa, menos de 200 páginas e aconteceu tudo isso????

Quem vai ler esse livro já sabe que ele é um clássico, mas pelo amor, nem parece? A loucura desse autor na hora de escrever, parece algo recente.

É e pode não ser uma leitura rápida, caso esteja acostumado com o português que foi usado, será sim uma leitura rápida e até confortável sem quaisquer problemas. Mas, caso não esteja familiarizado com esse português, pode se tornar uma leitura densa, cansativa ou até mesmo entediante e confusa, por mais que o livro sequer tenha 200 páginas. É aconselhável que já esteja acostumado no gênero antes de ler este livro, caso contrário, eu não o recomendo como uma primeira leitura.

De uma nota de 1 a 10, eu daria 5 que se equivale a: "Curti, legalzinho, esquisito mas bom."
comentários(0)comente



Mariana 11/12/2022

Literatura gótica
É esta curta obra que os especialistas consideram como sendo o primeiro livro gótico. De fato o livro traz acontecimentos um tanto perturbadores para a moral humana. Mas é relativamente mais simples que obras góticas que vieram posteriormente. Tive que arrastar a leitura até um pouco mais que a metade do livro, pois depois deste ponto li com uma curiosidade ávida. O vocabulário da obra não é um facilitador, porém para quem gosta do gênero, indico a experiência de ler a primeira obra da literatura gótica. A obra lembra uma peça, e uma novela cheia de dramas. Só que estes dramas são bem mais trágicos e imorais que os de costume. O livro é muito lento, e a escrita cansa muito. Apenas os verdadeiros fãs de gótico vão tentar chegar ao fim da leitura.
comentários(0)comente



rafa 09/12/2022

bom
eu ate que gostei bastante, é um livro levinho e rapidinho de ser lido e a história e legal
tem alguns furos e alguns acontecimentos que nao sao explicados, e eu achei que o final foi escrito com pressa mas enfim, o livro nao e ruim
é muito legal pra quem gosta de literatura gotica, ja que foi o primeiro livro desse gênero
comentários(0)comente



Felipe Araújo 03/12/2022

É inegável, os clássicos de horror são os melhores! Em poucas páginas eu tenho traições, assassinatos, buscas, princesas perdidas, futuros incertos e etc. Há toda uma estética envolta na trama que me enche os olhos. Eu amei cada página
comentários(0)comente



Gabriel 30/11/2022

Muito bom finalmente ler o que é considerado o primeiro romance gótico!!! Gostei muito da trama e da atmosfera do livro. Tem uns personagens extremamente caricatos mas funciona demais. Em muitos momentos a história e o desenvolver me lembrou as tragédias gregas. É um livro que vou reler com certeza ao longo da vida porque sinto que tem camadas interessantes e uma ótima forma de ver as primeiras manifestações de uma escrita mais negativa.
comentários(0)comente



Laila.Muniz 28/11/2022

"A quantos crimes um só crime dá origem?"
Li livro físico + tenho. | Casos de família!

O contexto histórico e os debates da época é, com certeza, o que mais pesa nessa narrativa de 1764, que inaugurou a literatura gótica e inspirou milhares de nomes.

O dono do principado de Otranto é o próprio vilão, possuidor de origens incertas e comportamentos que ameaçam sua própria família, crenças e status. Ações estas que são geradas por conta de todo um sofrimento psicológico do personagem.

A narrativa conta com muitas figuras curiosas, que, apesar de muitas vezes rasas, conseguem se tornar ferramentas para a discussão de tópicos importantes do enredo e do período de produção da obra.

A leitura é interessante, é surpreendente e cada passo parece ter um pouco de imprevisibilidade.
Acredito que é realmente uma das formas mais adequadas de começar a entender sobre a arte gótica.
comentários(0)comente



Leandro 28/11/2022

Boa parte do terror gótico do livro acaba se perdendo pela emulação de estilo medieval por parte do autor, além de certas partes assustadoras hoje em dia serem mais cômicas.
comentários(0)comente



duda 27/11/2022

Primeiro romance gótico
A história é bem interessante e rapidinha de ser lida. É uma boa alternativa pra quem está começando a ler clássicos, pq a linguagem é bem acessível
comentários(0)comente



JhullyG 24/11/2022

Magnífico
É uma história surpreendente. Não chega a ser assustadora, mas é extremamente sombria e fantasiosa. É tão melancólica que o fim dói.
E é muito bom ver um tirano em tudo o que se propõe se ferrando.
comentários(0)comente



239 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |