O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Magda14 12/06/2021

É um livro "ok"
Olha, se você está esperando uma história de arrepiar, Otranto não é para você. Seria, se você estivesse no século XVIII. Leitores do século XXI vão até ficar enfadados com a história. Vale a pena a leitura para conhecer a narrativa que fundou o gênero gótico, mas definitivamente você não vai sentir medo ao ler.

Carol 18/06/2021

Primeiro livro gotico!!!
Muito legalzinho, trinta mil reviravoltas diferentes mas nada muito impossivel, as partes que supostamente seriam assustadoras uuu, ficaram engraçadas, um classico gostosinho de ler

Julia.Martins 21/06/2021

Gótico leve
Gostei muito desse livro. A leitura é rápida e fluida e o enredo é relativamente simples: príncipe ganancioso que vê sua linha sucessória sendo questionada pelos reais donos do trono. O interessante do livro são os símbolos góticos e os temas presentes na obra: como as tradições familiares do período, a religiosidade exacerbada e o destino e a inevitabilidade dos fatos. O desenrolar da história tem muita semelhança com as tragédias de Shakespeare - Otelo e Romeu e Julieta, por exemplo, onde as classes mais pobres são frequentemente associadas à comicidade, enquanto os poderosos são os detentores da ira e do poder. A submissão das mulheres à igreja, aos maridos e aos costumes também chamam a atenção. É um gótico leve, mas ainda muito envolvente e atmosférico com pitadas de suspense e adrenalina. Gostei.

Diogo 24/06/2021

Clássico do gótico
O Castelo de Otranto é um clássico, pioneiro do gênero gótico, que eu queria ler há muito tempo. Pela importância do livro, a leitura valeu a pena, mas não me cativou e não me surpreendeu. As reviravoltas não causam impacto, as personagens são tediosas e superficiais. Eu esperava bem mais.

Mandark 10/07/2021

Será que vão me crucificar...
Se eu disser que o romance de Walpole é a origem dos dramalhões mexicanos? rs
Narrativa deliciosa, cheia de reviravoltas inesperadas, com um final empolgante e com personagens intensos e dramáticos ao extremo... As origens da narrativa gótica presentes nesse romance demonstram que um bom clássico é realmente atemporal, trazendo uma história fácil de ler e tão empolgante quanto os melhores roteiros de filme atuais. Recomendadíssimo para todos que querem se aventurar na leitura dos clássicos, mas ainda não tem muita intimidade com a leitura. Incrível!

Gezebel 12/07/2021

TEM OS ELEMENTOS, MAS FALTA O TOM DA NARRATIVA
para parafrasear a minha colega dark acadêmica Monthana Dias do canal "A Bookish Life".

Quando escolhemos O Castelo de Otranto para compor o nosso cronograma de leituras do Clube das Dark Academinas da Clave Secreta (um clube de leitura do gênero e estética Dark Academia) fomos levadas pelo fato desse título ser considerado o primeiro romance de literatura gótica e influenciado vários autores posteriormente como Bram Stoker, autor de Drácula) a colocar esse volume no cronograma e descobrir quais elementos ele poderia ter que o fizessem influenciar o subgênero do gótico (dark academia).

E de fato, o livro apresenta vários elementos como uma maldição hereditária, galerias assombradas, mortes bem cinematográficas de facas sendo levantadas pelas costas de personagens bons, mas como está no título dessa resenha, faltou o tom de uma narrativa gótica de terror e/ou mistério. O contraste entre os personagens de alta e baixa classe que, quando interagem, apontam estranhezas e paradoxos de comportamento, acabam dando um tom de sátira e nos fazendo dar risada de personagens criando um drama quase shakespeariano. Inclusive, durante toda a leitura, fiquei imaginando não a história no principado de Otranto, mas o quão divertido e encantador seria ver o principado de Otranto adaptado a um palco de Teatro.

site: https://youtu.be/guvRFHrqWVo

rafinha 19/07/2021

Quando lia sobre o livro imaginava que fosse mais assustador, mesmo assim o livro tem um atmosfera muito legal e a história é legal

Sofiaa 09/09/2021

É extremamente interessante ver o quão importante esse livro foi e como a nossa perspectiva do "obscuro" mudou com o tempo. Pensando em ler uma sequência que me faça acompanhar essa evolução

Brainer 11/09/2021

Acho que minha expectativa me traiu
Bom, eu estava muito ansiosa para ler esse livro. Como entusiasta da literatura gótica, esse livro era quase que obrigatório, tendo sido um dos precursores do gênero.
O livro é bom, entendo porque tem importância que ele tem, e tambpém entendo o motivo de não ser tão lembrado. O clima tenso é sensacional, a tensão se inicia desde a primeira página e não descansa um úbico parágrafo sequer, e nisso Walpole se sai muito bem. Quanto ao terror, bem... ele com certeza é bem datado. O início foi a parte mais imersiva pra miim que, como disse no título, tinha muitas expectativas, depois fui percebendo que o livro não caminharia por onde eu imaginava (o que não é necessariamente um demérito, a culpa das expectativas são todas minhas, e eu que lute) e onfesso que pelo menos para mim, o jogo de poder me entrigou mais que o mistério propriamente dito.
Entendo o medo que as pessoas sentiram lendo na época, mas dificilmente ele se repetiria atualmente, já que temos uma bagagem muito maior sobre criaturas assustadoras e aparições, fazendo com que os elementos que aparecem aqui não funcionem tanto, mas precisamos ler esse livro tentando se colocar no lugar de pessoas da época, buscando relevar os elementos que ficaram datados e rexonhecendo o mérito do que vemos aqui.
A escrita é muito boa, só me incomodou um pouco a ausência de descrições acerca das localidades e das aparências dos personagens.
Quanto aos personagens, me agradou bastante como são todos relativamente bem desenvolvidos (se a gente considerar a quantidade de personagens e o tamanho do livro). Teodoro é apaixonante, as personagens femininas são cheias de virtudes, mas contidas demais, manfredo é um merda, enfim.
Fico feliz em ter lido o livro, acho que foi importante pra entender mais sobre a literatura gótica que tanto admiro, mas não consegui me apaixonar pela leitura como eu queria, e o problema é todo meu haha

Talita 03/10/2021

Estava muito curiosa pra conhecer o primeiro livro de romance gótico e, durante a leitura, identifiquei vários aspectos muito comuns nos livros góticos. A experiência de leitura é muito interessante e vale ressaltar a importância desse texto, mas temos muitas situações mirabolantes e reviravoltas o tempo todo. As personagens não são muito desenvolvidas também.

@thereader2408 20/10/2021

Em 1764 o primeiro romance gótico é publicado pelo excêntrico conde inglês Horace Walpole e eu não fazia ideia do que se tratava e muito menos sabia da importância histórica para a literatura quando li esse livro, comprei pela capa e tive uma grata surpresa. É por que é assustador? Por que é magnífico?

Não chega a tanto é até cômico, rocambolesco e cheio de clichês, mas me divertiu, prende em algumas partes e convenhamos, quando foi publicado era novidade e fez muito sucesso por causa da jogada de marketing feita pelo autor que alegou que seu livro foi a tradução verídica de um manuscrito italiano do século 12 da época das cruzadas. Com o sucesso da primeira edição o autor veio a público e assumiu a autoria do livro na segunda edição.

O livro vai contar as desventuras do príncipe Manfredo, logo no início da história ele está apressando o casamento de seu filho e único herdeiro. Porém, uma tragédia acontece e o príncipe morre minutos antes da cerimônia. Há uma antiga maldição que prega o fim da linhagem de Manfredo e para combater seu destino ele vai tomar decisões abomináveis, ao mesmo tempo que forças sobrenaturais dentro do Castelo de Otranto vão agir para que a maldição se cumpra.

A história de Otranto surgiu a partir de um pesadelo do autor com uma mão gigante e esse fato marcou o início do imaginário dark na literatura gótica, caracterizado pelo fascínio romântico, mágico e sombrio da Idade Média idealizado pelas paixões, o mal, a violência, castelos, abóbadas, segredos, mistérios, personagens melodramáticos, valores religiosos, um jovem herói, a mocinha em perigo, cenários noturnos, acontecimentos sobrenaturais e o terror são temperos singulares que compõe a receita de um romance gótico.

Se você gosta do gênero e quer visitar as origens da narrativa gótica deveria ler nem que fosse por curiosidades e conhecer o livro que inaugurou a um estilo literário inteiro e que mais tarde influenciou grandes autores como Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Ann Radcliffe, Oscar Wilde, Bram Stoker, E.T.A. Hoffman, Lovecraft, Stephen King, dentre outros.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CUn9PayrpPm/

Emmys1 09/11/2021

O Castelo de Otranto ?
Foi meu primeiro clássico gótico e eu gostei muito da experiência. Foi uma leitura leve e não muito arrastada e a história me surpreendeu a cada reviravolta (toda hora eu tava: oq?).
Gostei dos personagens. Tem muita emoção, tragédia, romance e surpresas.

"Pense em tudo o que aconteceu hoje e me diga se não existem outras desgraças além das que o amor provoca."

Shirley.Peixe 16/11/2021

Bem legal!
Ambientação gótica, trama envolvente, um dramalhão maravilhoso em algumas cenas, texto com linguagem simples - embora tenha me confundido um pouco em alguns diálogos, personagens bem definidos, contexto condizente com a época.
Gostei bastante e prendeu minha atenção, só achei o final meio chocho.

Liih 24/11/2021

Uma fantasia, uma linguagem clássica. Este livro juntou duas das minhas maiores dificuldades, mas o que tenho para ser dito é que foi um boa surpresa, não será um preferido meu, mas para um gênero que foge tanto da minha zona de conforto foi impressionante.

Manfredo, o príncipe, está casando seu único filho homem com Isabella uma jovem que cresceu sobre sua proteção, no dia da união um fatídico acidente acontece levando a morte de seu herdeiro, no mesmo momento Manfredo decide ele mesmo se casar com Isabella, para fugir da maldição da esterilidade sua esposa, na qual ele culpa a infelicidade de não ter outros filhos.
A sua única filha restante, uma jovem de extrema beleza, vive sobre o fardo do desprezo do seu pai, vê em Isabella sua única amiga e companheira. No mesmo dia da morte do seu irmão, começam a acontecer incidentes e aparições fantásticas que passam a revelar aos presentes as verdades sobre a sucessão daquele castelo, e tudo isso só terá um fim quando o verdadeiro herdeiro vier ocupar o seu lugar.

RinSB 19/12/2021

Bom.
Comprei o livro pela capa e o conteúdo era ainda melhor. Achei que nunca ia ler algum clássico, mas consegui. Não só consegui como gostei, recomendo.