Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1937 encontrados | exibindo 196 a 211

Juh 14/09/2023

A aula de história de todos deveríamos ter
Tudo no livro é contado de maneira que torna a história super interessante, é muito gostoso conhecer mais do nosso mundo a partir de outra perspectiva que não seja a mostrada em sala de aula. E olha que eu sou de exatas !!!

Brunitcho 12/09/2023

Pseudo Intelectual
A defesa do imperialismo com verniz de neutralidade como se comprometesse a apenas descrever a história da humanidade e a relativização de genocídio em um aha gotcha! Porque houve influência de colonizadores nas manifestações culturais dos colonizados me deixou extremamente enojado.

Elisson 11/09/2023

Importante para a formação
Sem dúvida é um bom livro no geral, mas confesso que hypado. Nos tópicos sobre a história da antiguidade o autor brilha, nos que pautam aspectos sociais eu acredito que existam referências bem melhores.

De toda forma, vale a leitura.

Lua 11/09/2023

Que dificuldade para terminar um livro
Não sei onde o autor queria chegar com esse livro. Só sei que ele conseguiu incender todos os setores da sociedade
Lucão 23/09/2023minha estante
Você é cristã né?

Camis 10/09/2023

Demorei a ler o livro, mas não foi devido a escrita e sim ao fato de que é muita informação ao mesmo de tempo. Porém, achei um livro agradável e é interessante ter uma visão mais ampla da humanidade.

Anna Paula 09/09/2023

Uma visão do homem
Usaria esse livro pra definir a palavra interessante pois ele faz a cada capítulo você balançar a cabeça e soltar um leve aaahhh reflexivo que pode até ser lido com uma fichinha caindo lá dentro.
Tudo é muito lógico e bem explicado, numa linguagem distante do acadêmico, como realmente uma grande história, a nossa história.
Recomendo a todo ser humano para que se abra pra uma visão mais generalista, para que se veja nosso tempo na história como a fração de minuto que é.

Tchê 05/09/2023

Não tão breve história da humanidade
Autor conseguiu mesmo. É uma ?breve história da humanidade. De fácil e provocativa leitura, por vezes o autor reconhece que o leitor pode não concordar com ele. Põe em voga cultura, religião, dinheiro entre outras tantas nuances do que vivemos e acreditamos, (será).

rapows 04/09/2023

Excelente
Incrível, sem dúvida, um dos livros que mais apreciei ao ler. Admiro a maneira como o autor nos leva a refletir sobre a condição humana como um todo. No entanto, é essencial abordá-lo com um olhar crítico, isto é, lê-lo com uma perspectiva crítica.

Mee 30/08/2023

Sapiens
Desde a primeira página, que comecei a ler por simples curiosidade quando minha mãe colocou na minha mesa porque nenhum livro estava me interessando, eu realmente percebi que esse livro era o trabalho da vida de Yuval. Como uma admiradora incansável de História, eu degustei cada página, apreciando a interdisciplinaridade e a escrita de Harari, que conduziram uma linha de raciocínio - ou várias - de maneira que fez parecer simples, o que me mostrou sua complexidade.
Há tantas reflexões e tantas explicações que é simplesmente admirável, e mostra o quanto sabemos tão pouco dos porquês mesmo sabendo o que aconteceu com a humanidade, e, como não podemos voltar e perguntar, nunca conseguiremos de fato saber. Mas será que realmente nunca conseguiremos saber? Acho que a História tem sua mágica exatamente aí. Gostamos de pensar que seremos os grandes detetives e que descobriremos, quando não passaremos muito da página 2. Mas o que isso importa? Talvez isso só mostre mais da nossa realidade, como nossos pensamentos influenciam na nossa visão do passado, então estamos respondendo de fato os porquês que surgirão.
Enfim, fenomenal.

Testemunha de Kindle 30/08/2023

Uma grande reflexão
A humanidade é feita por muitas coisas vindas de gerações e o livro discorre muito bem sobre a estrutura social e seus respectivos impactos para o ser humano.

Julinha 29/08/2023

Interessante
Grade livro, grandes pensamentos e fatos? me pergunto o que neste livro ainda é verdade hoje? Excelente na parte evolutiva, me entediou um pouco na história, mas é necessário, diz mais sobre mim do que sobre o livro.

Suruassossaurus 27/08/2023

Era pra gente estar vivendo feliz pegando frutinha no mato..
Harari é um historiador que decidiu, por algum motivo, escrever uma história sobre os Humanos desde seus primórdios como caçadores coletores até a atualidade, e fico muito feliz que ele tenha feito isso!

Começando quando nós, Sapiens, dividíamos a Terra com outras espécies humanas, nossa trajetória é traçada através das eras utilizando conhecimentos de diversas áreas para formar o paronama mais completo possível. Intercalando arqueologia, antropologia, biologia, geologia, economia, filosofia, teologia, astronomia, psicologia, entre outras, o autor apresenta fatos e teorias que dão cor ao nosso passado e mostram como diversos fatos que costumamos ver como isolados estão fundamentalmente ligados enquanto, em outros casos, nossas certezas são confrontadas: éramos mais saudáveis e felizes antes de desenvolvermos a agricultura? Nós domesticamos o trigo ou ele que nos domesticou? Direitos Humanos, a Contituição Federal e empresas de responsabilidade limitada (as famosas LTDA) de fato existem? Relações homoafetivas são mesmo não naturais? Qual a verdadeira importância das religiões? Fofoca realmente é algo ruim?

Algo que me chamou a atenção é como os exemplos dados eram amplos de maneira cultural e sócio-econômica. O Harari trata a humanidade como um todo e se preocupa em mencionar povos, civilizações e referências além das americanas e européias, coisas as quais estamos acostumados.

Alguns questionamentos parecem incomodar de maneira especial pessoas muito religiosas. Acredito que seja por nos tirar do lugarzinho especial na existência onde gostamos de nos imaginar e nos colocar no mesmo nível de qualquer outro animal. Com isto em vista, esta leitura serve também como um exercício de humildade.

Este livro consegue apresentar uma quantidade imensa de conteúdo acadêmico com uma linguagem acessível graças à estrutura gramatical e ao uso constante de exemplos cotidianos. Seu sucesso com certeza veio em parte disso, fornecendo muito conhecimento sem cobrar do leitor experiência com leitura de artigos acadêmicos.

É uma obra muito fácil de encontrar e que todo mundo deveria conhecer. Me surpreende que não tenha sido adaptada para uma série documental, como Cosmos. Sou suspeito para falar disso tudo, afinal amo aprender sobre os paralelos multidisciplinares que regem nossas vidas e tudo o que existe. Enfim, livro recomendadíssimo a qualquer curioso sobre a história de todos nós.

Atualmente há muitas críticas a este livro vindos de um autor que fez uma obra semelhante, "O Despertar de Tudo". Ainda não a li, mas quando ler estarei melhor preparado para julgar se são válidas ou não.

1937 encontrados | exibindo 196 a 211