Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1919 encontrados | exibindo 121 a 136

Daniel.Sousa 11/12/2023

Do Crepúsculo do mundo ao ocaso da humanidade?
Por algum tempo procurei um livro em que pudesse ter um vislumbre da nossa história, com um olhar mais histórico possível e Sapiens atendeu essa expectativa de forma muito satisfatória. Ainda que em alguns trechos tenhamos a sensação de que se trate do próprio autor colocando no papel suas crenças e convicções, temos uma vasta lista de referências que embasaram a obra do início ao fim.
A escrita é fluida e diferente de outros livros do gênero, esta não é cansativa e soa muitas vezes com um certo senso de humor acadêmico por assim dizer.
Recomendo muito a leitura, é uma ótima porta de entrada para assuntos do gênero, tratando de forma ampla os caminhos percorridos pelo homem até o presente momento.

Elaine 09/12/2023

Achei maravilhosa a leitura, obrigatória diria.
Traz pontos muito importantes sobre a evokuca9 humana e no final uma reflexão interessante.

Joaquim 05/12/2023

Um história bem contada...
O livro de Yuval Niah Harari, Uma breve história da humanidade, é uma boa leitura para quem gosta de saber sempre um pouco mais sobre a história do homem, de seus costumes e tradições.
A obra foge um pouco do padrão acadêmico de livros de história, oferecendo assuntos diversos sobre conhecidas passagens da história, com um enfoque mais leve.
Isso não a faz uma leitura totalmente prazerosa, sendo que às vezes torna-se um pouco cansativo, mas mesmo assim eu recomendo, pois conhecimento nunca é demais.

Rfgaugustin 02/12/2023

Maravilhoso
Bem envilvente e de linguagem fácil, ler esse livro é como conversar com aquele amigo super culto e inteligente.
Ele vai falar das 3 revoluções q mudaram ascoisas pra humanidade:
- a rev cognitiva
-a rev agrícola
-a rev científica

Fala sobre biologia, ambição, sofrimento, progresso, felicidade, histórias.

Recomendo pra todo mundo.

??

itss.gigi 02/12/2023

400 páginas sobre tudo o que sabemos
Ainda absorvendo tudo o que esse livro abordou porque é extremamente difícil captar tanta informação lendo ele pela primeira vez. ?

história, religião, política, economia, ciência e tecnologia são só alguns dos temas que esse livro carrega e, sem dúvidas, aprendi muita coisa interessante. deixo aqui minha sincera admiração pelo capítulo final, que faz uns questionamentos absurdos de bons sobre o fim da nossa espécie e as possibilidades da vida no futuro.

ainda assim, por ser bem denso em conteúdo, ele é um tanto cansativo. tive que fazer um esforço danado pra continuar lendo e, por sorte, a cada 3 capítulos me via interessada novamente.

Frazão 01/12/2023

Pseudociência disfarçada de intelectualismo
Esse livro faz uma generalização histórica tão absurda que beira a fantasia. "Finalmente, há paz de verdade, e não só ausência de guerra." Em que mundo esse autor vive? Não tem como ser o nosso. A grande problemática em torno da pesquisa reside no quão apaixonado você é pelo objeto de estudo. Óbvio que não há imparcialidade, nunca houve. Absolutamente tudo em que se coloca empenho espera-se algo relevante. Entretanto, a proximidade com o resultado impede o autor de ter uma visão holística da problemática. Pequenos detalhes disso são perceptíveis desde o começo, mas atingem seu apogeu próximo ao fim das últimas 150 páginas. O total desconhecimento da arqueologia é outro ponto que deixa muito a desejar, boa parte dos dados ou são falsos ou meias verdades. Enfim, uma pataquada!!!

Kaliane 28/11/2023

Sensacional
Adorei a leitura.

O livro é grande, mas li rapidinho porque é muito bom.

Traz os aspectos históricos, mas não é aquele livro chato que só sai falando da data e acontecimentos. Ele contextualiza, traz reflexões e exemplos atuais.
Achei sensacional o sarcasmo e outros apontamentos pessoais do próprio autor, acho que por isso não ficou uma leitura maçante.

Achei divertido e agradável, causando certas reflexões. E obviamente algum desconforto em determinadas partes como quando se fala dos animais.

Erik96 28/11/2023

Leitura obrigatória sobre sociedade
Sem pregar, ou se definir por um posicionamento, o autor escreve de forma leve, um relato sobre várias percepções, o surgimento do homo sapiens. Desde os primeiros relatos, as construções sociais imaginadas, religião e cultura, ao que um dia possamos nos transformar.

Fernando1054 27/11/2023

Ao invés de se entediar com datas e nomes, descubra as fofocas mais picantes da historia!
O livro começa com os nossos ancestrais, que basicamente eram macacos sem Wi-Fi. Eles evoluíram, aprenderam a fazer fogo e, eventualmente, a postar fotos no Instagram. Harari discute como os Homo sapiens superaram os Neandertais. Spoiler: não foi através de competições de braço de ferro, mas algo mais cerebral.

Avançando na história, chegamos à Revolução Agrícola, que Harari chama de "a maior fraude da história". Basicamente, trocamos uma vida de coleta de frutas e relaxamento pelo 'privilégio' de trabalhar 12 horas por dia cuidando de plantas temperamentais.

Depois, vem o surgimento das religiões, que é como se os humanos tivessem começado a competir para ver quem tinha o amigo imaginário mais poderoso. Harari analisa como estas crenças moldaram sociedades e, às vezes, levaram a guerras, que são basicamente disputas em larga escala para ver quem é o mais teimoso.

O livro também aborda o capitalismo, que Harari descreve como o mais bem-sucedido conto de fadas da história, baseado na crença em dinheiro, uma entidade mágica que todos respeitam. Ele também especula sobre o futuro, sugerindo que podemos acabar criando deuses em laboratório ou nos fundindo com nossos smartphones.

Em suma, "Sapiens" é uma leitura hilariante e informativa que nos faz rir, refletir e, ocasionalmente, questionar nossas escolhas de vida, como continuar pagando por uma academia que nunca frequentamos.

k.araujo 27/11/2023

Essencial
Finalizado. (ja era hora)
o que falar de sapiens? livros lidos que todos deveriam ter em sua estante
Segundo livro que leio do Harari, e simplesmente toda finalização me encontro atônita com tantas informações, tanta riqueza de conhecimento, tantos insights? é o tipo de leitura que você realmente leva tempo ao absorver tudo e tenho certeza que irei ter um segundo encontro com este livro daqui a algum tempo.

Harari consegue juntar linhas do tempo de forma entendível ate pra leigos ao meu ver, aborda conceitos e ideias desde nossa pré-história e pós modernidade e se arrisca ate a contemporaneidade pressupondo nossos caminhos a trilhar com a era da tecnologia emergente. Sinceramente sou suspeita a falar o quanto amo sarcasmo e ironia, e a forma que o Harari trata certas questões me deixa encantada com a facilidade que ele consegue abordar assuntos sérios sem perder a seriedade acrescentando uma pitada de sarcasmo e ironia, momentos que me pegava rindo igual como cenas que alguem olha pra você e diz ?esta rindo pro celular por que ein??
Adoro a forma como critica nossas feridas sociais (como por exemplo a religião, cultura..) e aborda ponto a ponto fazendo com que vejamos o que realmente nao queremos ver enquanto cegos de doutrinas e ensinamentos enraizados desde crianças ao pensar daquela forma.

Enfim, são inúmeros insights que você tem ao ler este livro, afinal são mais de 400 páginas referindo-se a mais de 200 mil anos de história. em síntese este se torna algo totalmente engrandecedor a você, que busca entender melhor da onde viemos, qual caminho trilhamos pra estarmos aqui, quais motivos, por que??¿

Apenas Leia!! nao se arrependerá.

Lorran10 24/11/2023

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para qualquer pessoa que goste de história ou de biologia. Harari é com certeza uma das pessoas mais capacitadas para falar sobre o assunto, e não existiria a possibilidade desse livro não ter se tornado uma obra tão importante para a humanidade como um todo

Julia 22/11/2023

SAPIENS
Um livro com muitas informações. Eu gostei demais, só não foi perfeito porque em alguns assuntos eu me perdia kkkkkk mas incrível o livro.
O autor soube mostrar muitos temas interessantes juntos e ligando tudo.

Nwankwo.Sankara 22/11/2023

Reflexões muito bem vindas!
Livro muito bom! Cheio de reflexões e perguntas interessantes. Vi alguns comentários sobre esse ser um livro problemático e que não é tão rigoroso quanto à ciência aplicada, mas... Em nenhum momento o autor disse que seria a palavra final na ciência histórica, em nenhum momento o autor teve a pretensão e a prepotência de trazer as soluções para as lacunas na história. O autor reconhece seus limites, e penso que o leitor também deveria reconhecê-los. Para os leitores mais ávidos e rigorosos quanto ao método científico, recomendo ler livros mais técnicos. Penso que a proposta desse livro tenha sido um convite à reflexão, e uma conversa um pouco mais formal sobre a macro história e nossa psicologia e futuro. Formal por se tratar de um estudo mesmo, mas com a colher de chá de que, não tão sério e rígido, teve a liberdade de fazer perguntas audaciosas. Totalmente válido! Diálogo pertinente e divertido, para os nerds e interessados. Uma boa porta de entrada. Se você já for formado em história, for pesquisador, acadêmico, mais informado e sério... bom, a leitura ainda é bem vinda, na medida da importância de se conhecer novos pensamentos, para então discordar. Debates - como os estudantes bradam em suas redações no Enem hehe

1919 encontrados | exibindo 121 a 136