Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1919 encontrados | exibindo 106 a 121

Gustavo Pio 27/01/2021

Essencial, leia assim que puder!
Este é um daqueles livros que eu sempre quis ler, mas acabei adiando por alguns anos. Posso dizer que a minha expectativa era bem alta e que, ainda assim, foi superada em muito. O livro consegue traçar um panorama histórico do desenvolvimento da humanidade desde os primórdios, com os primeiros ancestrais humanos, até os dias de hoje. É uma proposta pretensiosa, mas que o autor cumpre com louvor.

O livro é uma contribuição de grande valor por reunir tanto conhecimento e informações essenciais a toda humanidade de forma clara, objetiva e acessível. Além disso, a escrita é fluida e instigante. É realmente uma leitura essencial, deveria ser feita por todos. Se ainda não leu, leia!
Belchior 27/01/2021minha estante
Pio, to lendo ele. Aos poucos, como um estudo. E gostando. Boa resenha

Gustavo Pio 27/01/2021minha estante
Comecei a ler aos pouquinhos tb, da metade pra frente q pisei no acelerador ? valeu!

MArcio183 10/10/2020

Muito bom me ajudou a entender bastante coisas do cotidiano so não vou dar 5 estrelas porque tem uma parte que ele aprofunda nas religiões e faz criticas as cristianismo que eu como cristão não gostei, no mais o livro trás muitos ensinamentos.

Hector Zanini 01/01/2022

Instigador
Com uma abordagem instigadora, Yuval Harari discorre sobre a história da humanidade de forma despretensiosa. Apresenta as construções de ideias pautado na história, sem evidenciar muito sua opinião inicialmente.

Eu particularmente gostei muito, mesmo discordando em inúmeros pontos do livro e ter sido maçante devido ao grande leque de assuntos que são abordados.

O início do livro é sempre muito proveitoso, o miolo já deixou a desejar. Porém a cereja do bolo final foi tão boa que você esquece que o livro foi maçante em algumas partes e tem vontade de relê-lo.

Gostaria de relatar também que o autor ? diferente de outros autores proeminentes no assunto ? não perde a oportunidade de em todo final de linha de pensamento, satirizar ou reduzir a integridade das Escrituras ou de Cristo. Então se você procura uma leitura que acrescente a sua fé e edifique sua vida espiritual, definitivamente este livro não é para você.

Beatriz.Gomes 26/04/2020

Sapiens ?????
Está obra traça uma linha cronológica do surgimento do Homo Sapiens até a atualidade. Também explica como o futuro já está acontecendo, e traz perspectivas cativantes, tanto quanto aterrorizantes.
A partir de uma visão macro dos períodos históricos, o autor revela aspectos biológicos, políticos, sociais e econômicos vistos como causas ou consequências da ação humana.
Constitui uma leitura fluida, levando em consideração a densidade de informação entregue a cada parágrafo. Além de despertar no leitor a vontade de saber mais.

luisfelipe.monteiro2 10/06/2021

É incrível a quantidade de informações (uteis) que esse livro coloca à disposição do leitor. E tudo disposto de uma forma tangível e fluida, sem complicações ou obstáculos. Destaca-se que, muito cedo, em nossa infância, somos apresentados a extensos livros de história, que tentam de uma forma dogmática e complexa nos ensinar a história de nossa espécie, mas que acabam falhando, muito pelo excesso de informações que dispõe sobre a extensa história evolutiva, o que torna a leitura complicada e cansativa para aqueles que estão dando os primeiros passos.

Mas aqui a "história" é diferente.

Em pouco mais de 400 páginas, Yuval Noah Harari faz um reconstituição cronológica histórica da evolução humana, tudo isso carregado de muito embasamento cientifico e uma fluidez impressionante. Ao lermos sobre a evolução humana sendo dividida em 3 revoluções (revolução cognitiva, revolução agrícola e revolução cientifica), sentimos aquela sensação de interesse pelo assunto, muito útil para aqueles que querem entender de uma forma clara como a nossa espécie chegou até aqui. Destaca-se ainda, além das questões biológicas, sociológicas e econômicas levantadas, os inúmeros questionamentos filosóficos que o autor dispõe, tornando o livro ainda mais completo.

Recomendo para todas as idades. Leia agora mesmo.

site: https://www.instagram.com/p/CO-dCp9jeKi/

Tauã 31/03/2022

Simplesmente uma viagem incrível em volta da história da humanidade e projeções para possíveis futuros, questionamentos que devem ser feitos e refletidos.
Alfa 31/03/2022minha estante
Uma grande aventura...

Tauã 01/04/2022minha estante
Sim, muuuiito boa

Adriana1037 07/03/2020

Gostei muito. É um relato sucinto do desempenho dos sapiens e suas interações com o planeta. Contém muita informação científica e ao mesmo tempo que propõe reflexões se coloca em uma postura de evitar julgamentos. Vale a pena.

Duda 10/12/2021

O livro cumpre o que promete e leva o leitor em uma retrospectiva desde os primórdios até o futuro do Homo sapiens e seus efeitos na natureza, sociedade, evolução, biologia e várias outras áreas.

Cheio de reflexões o autor nos faz pensar sobre tudo que conhecemos de forma nunca pensamos antes. Nos mostra conexões, padrões e (possíveis) explicações para o comportamento humano acerca da política, filosofia, religião, relacionamento e por aí vai.

Abrangente em suas explicações e exemplos, a narrativa é neutra e de fácil entendimento mas também é densa e exige perder alguns neurônios de vez em quando, entretanto a leitura vale muito a pena e rende vários momentos olhando para a parede e analisando o impacto de algumas informações na minha visão de mundo, o que para mim foi recompensador.

"Existe algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

Adriel Alves 20/02/2020

Espetacular
A breve história da humanidade foi resumida de forma brilhante pelo autor, ainda me admiro do tanto de informação que ele conseguiu comprimir em poucas folhas.

Nesta obra podemos acompanhar todas as nuances de cada fase de nossa evolução: os costumes, as falhas, os sucessos, a criação de culturas, a criação de correntes filosóficas, as religiões etc. No folhear do livro adentramos numa verdadeira viagem no âmago não apenas do mundo, mas também do ser humano; o autor trata de nosso íntimo e de nossas globalidades.

Uma Breve História da Humanidade é um livro de História, de Geografia, de Biologia, de Antropologia, de Filosofia e até de Religião; tudo demonstrado com imparcialidade e de forma leve. A leitura nunca fica cansativa e acabamos devorando o livro num piscar de olhos.

Yuval Noah Harari demonstra em sua obra que somos muito mais que carne, ossos e sangue; somos muito mais do que indivíduos; somos coletivos, todos conectados em prol da evolução, nosso propósito maior, que será nossa salvação ou a nossa ruína...

Icaro Sena 26/01/2022

Um mês de leitura, saboreando e me arrastando. Livro completíssimo, conta toda a história humana, e entra em detalhes que não imaginava ler, evolução, religião, ideologia, energia, felicidade, pensamentos sobre o que somos e onde vamos chegar.
Confesso que da metade para o final a leitura ficou arrastada e as vezes chata, mas não posso negar a qualidade desse livro.

Luis Gustavo 29/02/2020

Yuval Noah Harari
Excelente livro, me fez divagar sobre muitas coisas .

Renata.Orlando 23/01/2022

Fantástico
Esse livro é uma cápsula de conhecimento condensado numa linguagem fluída e descontraída. Muito interessante e importante.

Gustavo 09/08/2020

Uma breve mas não menos interessante história da humanidade!
Harari traça os caminhos da humanidade até os dias atuais com genialidade e simplicidade ao mesmo tempo. Um livro repleto de uma pesquisa densa mas apresentado com uma escrita simples, direta e objetiva de como o homo sapiens surgiu e se tornou a principal raça dentro do planeta. Uma síntese muito bem elaborada da história da humanidade com intensidade, com dados e a melhor parte, uma descrição completa e de fácil acesso a todos que se interessam no assunto. Harari é considerado um dos maiores pensadores do nosso tempo, e com esse trabalho magistral nos apresenta o porquê do seu status.
Leia, reflita, critique, discorde.
Esse estudo é um degrau a mais na escada do ser humano. Aproveite!!!

Dani Cruz 17/08/2020

"O que queremos querer?"
Sapiens é um livro interessantíssimo porque não somente fala de história, mas nos apresenta reflexões sobre nosso presente e questionamentos importantes sobre o futuro.

Ele conta de forma didática e bem demarcada revoluções que mudaram completamente o curso da história e consequentemente do Homo Sapiens.

O autor nos convida a refletir sobre a vida dos nossos ancestrais e como evoluímos pra nos tornarmos o que somos hoje. Mitos compartilhados, percepção subjetiva de felicidade, consumo desenfreado, avanços da bioengenharia... Muito conteúdo. Ótima leitura!

Bru 20/03/2020

Sapiens - Uma breve história da humanidade
Um livro que vi por um acaso na estante de um conhecido e que já me chamou atenção de cara.
Seu desenvolvimento é maravilhoso. O autor passeia por assuntos como biologia, história e filosofia, explicando o porquê dos acontecimentos históricos.
A dinâmica em abordar temas relativamente chatos ou complicados de maneira leve e fácil foi o que me encantou nesse livro.
Recomendo para todos que desejam entender mais sobre nossa história no mundo.

1919 encontrados | exibindo 106 a 121