Sapiens

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1928 encontrados | exibindo 136 a 151

Nathasha de Andrade 10/04/2020

Sapiens do Yuval Noah - um livro para todos
Quando vi esse livro nas livrarias, me chamou bastante atenção, pois no primeiro momento, achei que fosse um tipo de guia de como eram os homo sapiens, de como viviam e tudo mais. Mas quando folheei, entendi que se referia à história de nós, Sapiens Sapiens.
Depois que terminei de ler, o sentimento que ficou foi: Uau, estou imensamente agradecida a este escritor por ter escrito esse livro!

Acho que é o tipo de livro que todas as pessoas do mundo deveriam ler para ter o mínimo de conhecimento e questionamento.

No primeiro momento, somos apresentados à pré-história e aos seres (chamados de caçadores-coletores) Neandertais, Sapiens, Homem de Denisova e todos que viveram há cerca de uns 400 mil anos na Europa, no Oriente Médio e, na Península Ibérica, e que por um mistério desapareceram. Duas teorias são apresentadas também para o fato do Homo Sapiens ter se sobressaído na corrida evolutiva: a teoria da Miscigenação e da Substituição que explicam como o Homo Sapiens prevaleceu até os dias atuais e porque todos os outros seres foram extintos.

De qualquer forma, houve uma cortina de silêncio, onde não temos provas o suficiente para afirmar o que de fato teria acontecido. Segundo o autor essa cortina é tão espessa, que não podemos nem mesmo ter certeza de que as coisas que já “sabemos” ocorreram de fato, quem dirá descrevê-las em detalhe. Mas um ponto muito positivo que ele passa para nós leitores é que o importante é gerar questionamentos, pois somente o questionamento poderá nos levar a sermos seres menos ignorantes.
O autor divide a história da humanidade em 3 revoluções: Cognitiva, Agrícola e Científica.

Revolução Cognitiva – Há uns 70 mil anos, o Homo Sapiens começou a estruturar pensamentos e raciocínios sobre fatores ambientais, climáticos, alimentícios entre outros. Nesta época os Sapiens adquiriram a habilidades organizacionais, e tiveram a visão de saírem de seus continentes afro-asiático e povoar o mundo, construindo e aprendendo a manusear navios transoceânicos. Somos apresentados à mega fauna australiana e como o homo sapiens conseguiu levar esses e outros seres à extinção, e por influência a este fato (ou não), ocorreram também muitas mudanças climáticas na Terra nesta época. Yuval dá uma leve pincelada no que o Sapiens está fazendo com o planeta e com os animais. “Se soubéssemos quantas espécies já erradicamos, poderíamos ser mais motivados a proteger as que ainda sobrevivem”

Revolução Agrícola: Há cerca de 12 mil anos, o Sapiens aprendeu novas técnicas de plantações, colheitas e domesticações de animais. O pensamento no futuro, nos medos de não ter comida e abrigo fez com que de seres livres (caçadores-coletores), passássemos à escravos de nossa própria inteligência. Aprendemos a domesticar animais, e foi por conta desta domesticação que a crueldade animal surgiu com muita força (meio de transportes, exploração alimentícia e etc). Neste momento o autor fala sobre a “evolução” das indústrias pecuaristas e como chegamos às técnicas cruéis atuais de se fazer do animal um produto da nossa própria ganância. Muitos defendem essa revolução dizendo que colocou a humanidade no caminho da prosperidade e do progresso, porém outros insistem que isso nos levou a perdição, pois foi aí que os Sapiens abandonaram sua simbiose com a natureza e correram rumo a ganância e alienação. Yuval entra também na questão da escravidão humana, inclusive apresentando os pensamentos da época, quando cita filósofos renomados, como Aristóteles que diziam coisas como: “escravo tem natureza escrava”. E logo em seguida, a leitura explica o racismo, que existe justamente por conta da escravidão e aborda também sobre como era difícil ser mulher, homossexual e como nossa sociedade atual foi estruturada na aculturação sofrida pelos impérios britânicos.
O autor abrange o início das atividades de comércio, escambos até a produção da moeda de ouro e prata. E como o ouro se tornou matéria prima importante. Também são abordadas questões religiosas de como os deuses tinham muito poder de dar ordens para a sociedade e como fomos do politeísmo ao dualismo até chegarmos ao nosso “fake” monoteísmo.

Revolução Científica: Há 500 anos, o pensamento humano nos levou a revolução científica por meio de novas tecnologias, globalização mas principalmente por causa dos grandes impérios, afinal, sem as grandes navegações seria praticamente impossível para os cientistas avançarem em suas pesquisas. Foi graças à curiosidade humana em se descobrir novos continentes para expandir comércio, que se deu a ciência moderna. Pois era de interesse Imperial que cientistas como geógrafos, botânicos e cartógrafos fossem com as expedições para estudar a biologia, cartografia e botânica dos lugares explorados. Yuval menciona cientistas famosos como Einstein, Darwin, Newton, Max Weber e Heinrich Schliemann. Aqui, o autor aborda temas como: Sistema de crédito bancário, nossa paz mundial atual (por conta do medo da bomba atômica) e questões sobre felicidade individual.

Nos últimos capítulos, somos apresentados ao fim do homo sapiens e à ideia de que no futuro teremos uma revolução biológica, com homens ciborgues, seres criados por nós e o autor menciona, inclusive, o projeto da criação de uma criança neandertal.
Achei o livro maravilhoso, ele nos trás muitos questionamentos e eu acho que todos do deveriam ler e todo mundo deveria se questionar!
O próximo livro do autor é o Homo Deus e eu já estou ansiosa por essa leitura!

Espero que tenham gostado da resenha, lembrando que tem um vídeo no meu canal do youtube sobre ele. Link em baixo.

Beijos,

Nath.

site: https://youtu.be/Oqun7sTG2bQ

Gabriella Araújo 18/10/2021

Não existe justiça na História.
Esse livro é um divisor de águas. Existe uma visão de mundo antes dele e outra bem menos simplista depois. Já vi alguns historiadores criticarem alguns aspectos da obra, mas nada que comprometa sua qualidade e confiabilidade. Sem dúvidas, um excelente livro! O capítulo "não existe justiça na história" é meu favorito! Leitura fácil, instigante e muito informativa! Se você é leigo (como eu), pode pegar para ler sem medo!

Bemidio 11/09/2021

Um deleite
Gostoso de ler, leve como um romance, mas com conteúdo forte e uma perspectiva crítica do que fomos, somos e seremos.

A história da humanidade como podemos dizer que foi sem viés, seja religioso ou antropocentrico.

Um dos melhores livros que já li.
Jo Castaldi 11/09/2021minha estante
Harari ??

Chagas, nerd 20/05/2023

Uma análise interessante.
As perspectivas do autor quando utiliza material historiográfico que corrobora com o discurso são extremamente enriquecedores.
Ana 20/05/2023minha estante
O livro é perfeito, deve ser lido mais de uma vez. Tem muito conhecimento.

Chagas, nerd 20/05/2023minha estante
Concordo.

Maiara 01/07/2020

Excelente
O autor da uma base para buscarmos novos conhecimentos em diversas áreas!

Fábio Perrucci 02/06/2020

Um livro magnífico, obrigatório!
Uma obra realmente incrível, que aborda com profundidade a evolução da espécie humana, e principalmente do caráter e nossos dogmas. Independentemente de qual teoria de criação / evolução você acredite, recomendo a leitura deste material que traz uma bela reflexão de onde viemos e para onde vamos.

Leonardo.Silveira 17/12/2021

Vale a pena!
Leitura fácil e nem por isso superficial. O autor desenrola a história da humanidade quase como se fosse um romance e suscita reflexões necessárias a respeito da nossa própria existência.
bianchitba 22/06/2022minha estante
Q homão

Gustavo 05/05/2020

Ótima leitura.
Excelente. Apesar de não concordar 100% com o autor, Harari coloca, de forma clara e fácil, questionamentos interessantíssimos e de grande relevância sobre nós, como indivíduos e coletivo. Para expandir nossas mentes.

Um excelente contra-ponto aos escritos do Harari, aponta alguns erros graves em seu livro:

Hector 05/05/2020minha estante
Esse livro é bom demais, incrivelmente esclarecedor.

CONRADO0 07/03/2023

Obrigado!
A maneira que o autor narra neste livro é ímpar. Entrei de um forma e sai de outra. Minha visão ao mundo e sobre o passado , presente e futuro nunca mais será a mesma. Que presente foi este livro!!!

soujulianax 19/04/2023

Recomendo a qualquer um, livro simplesmente ótimo!
O livro fala de toda a história da humanidade desde seus primórdios até os dias atuais, mas não de maneira chata como podem ser alguns livros de história. No desenvolvimento do livro, o autor analisa diversos pontos relativos à organização da sociedade como gênero, religião, racismo, capitalismo, ciência e muitos outros tópicos, sempre dando exemplos e indo para diversos assuntos e os contextualizando. Ele também apresenta vários pontos de vista distintos, dando a você a possibilidade de desenvolver sua imaginação e opinião.
Harari se baseia em dados científicos e dá um toque na escrita com o seu senso de humor. No início é uma leitura meio chata, em minha opinião, mas a partir da segunda parte, você tem vontade de ler o livro todo em um único dia.
Vale ressaltar também que, em um livro de quase 500 páginas, não vi uma palavra ou expressão racista, o que achei relevante na avaliação da obra.

Sorvetinho 11/04/2021

Homo sapiens e suas revoluções
O livro está dividido em três grandes revoluções, a primeira, cognitiva que vai diferenciar o sapiens dos outros Homo. A segunda é revolução da agricultura que forma a base da sociedade atual. A terceira é a revolução científica que dá um salto em um pequeno espaço de tempo. Gosto da forma ácida que todos os temas são abordados, sem meias palavras. Faz você refletir sobre tudo o que te contaram até hoje e é o pontapé para você buscar referências para entender profundamente as mais diversas discussões.

Bruno 04/05/2021

Um olhar pragmático sobre a humanidade
Neste livro, o historiador Yuval Harari explica diversos aspectos do Homo sapiens que possivelmente viabilizaram seu sucesso como espécie. Da fofoca ao conhecimento científico, muitas abordagens diferentes são feitas por meio de um olhar pragmático sobre a humanidade, o qual promove reflexões acerca de muitos temas cotidianos, como a felicidade.
É, portanto, uma leitura interessantíssima para quem desejar compreender um pouco das peculiaridades humanas.

Matheus Corrêa 05/10/2020

Best-seller não quer dizer "Ser bom".
Nem todo Best-seller, é necessariamente bom; não é garantida a qualidade do livro, o fato de ter vendido muitos exemplares - e é o caso deste livro: Sapiens. Uma breve história da humanidade.

Os primeiros capítulos são incríveis, recheados de informações e dados, que nunca serão ensinados em uma escola tradicional. Mostrando, a partir de estudos, como evoluímos de um mero primata, até o homem moderno. Como o imaginativo, as lendas e mitos, foram fundamentais para nossa evolução; o hábito de "fofocar" e da carência de viver em conjunto tiveram também seus papeis importantes. De fato são teorias que fazem sentido, e que ajudam a tentar entender - superficialmente - nossos ancestrais. É apenas uma tentativa, de arranhar a superfície de algo tão profundo e distante de entendermos.
Contudo os mesmo dados e informações, começam a ser apresentados de maneira enviesada, e que comunica diretamente com pautas, como o Ambientalismo e Vegetarianismo/Veganismo - que em suma, colocam o homem como réu e culpado, sem chance de defesa, sobre tudo que ocorre com o Clima e os Animais no Planeta. Ignorando todos os outros estudos, muito mais relevantes - que não isentam o homem - mas que mostram os reais causadores de inúmeras extinções de especies e da mudança climática.
E justamente, por se comunicar com essas pautas, que o livro fez sucesso. "Declarados Culpados" - é um capitulo inteiro, dedicado a condenar o homem, sobre tudo de ruim que ocorre no Planeta. Deixa de ser sério, e começa a mostrar muito sua visão Niilista, que é fruto do Ateísmo, que o autor não consegue esconder. Levando o leitor a ter "peso na consciência" e também a se sentir culpado, de maneira forçada e descarada.

Enfim, o livro me perdeu nesses pontos, e alguns outros. Recomendo apenas o inicio do Livro, e ignoro todo o resto. Por isso, nota 2,5 de 5pts.
Lais.Black 05/10/2020minha estante
Quais são os estudos que mostram os reais causadores dos problemas climáticos?

Matheus Corrêa 05/10/2020minha estante
Olá Lila.

Caso você realmente esteja interessada, e queira entender melhor o assunto - e não só iniciar uma discussão aqui - tem dois professores muito bons, que explicam bem tudo isso, de modo bem didático e de fácil entendimento: O Prof. Luiz Carlos Baldicero Molion e o Prof. Ricardo Felício.

O livro "Mentiras Convenientes: A FRAUDE DO 'AQUECIMENTO GLOBAL"
Reúne estudos incríveis e com relevância. Muito bom livro, indico.

Segue alguns links, que reúnem outros estudos também:

Forte abraço...!!!

Raul Limma 30/04/2021

Título que vende o que a obra é
O título desse livro é perfeito. Sapiens é justa e simplesmente, um resumo da história da humanidade.

A fluidez de pensamientos aliado a ótima escrita, com humor e simplicidade torna esse um título indispensável.

Vale muito a pena conferir.
Um clássico moderno, best-seller, com reconhecimento e sucesso merecido.
Kathy.GRodrigues 30/04/2021minha estante
Mtu bom, gostei bastante tbm

Aline Vilela 19/08/2021

Percepções sobre a obra...
Segundo Harari.. "Nós nascemos na Revolução cognitiva compartilhando narrativas" (então bora lá )...

Em 2019 eu assisti uma entrevista com o Harari no Roda vida (Sim, eu amo TV cultura desde criança) e fiquei impressionada com a profundidade que ele respondia e explicava diversos assuntos. Foi então, que conheci as três principais obras do autor (e decidi começar por "Homo Sapiens").

É impossível você ler este livro e olhar as coisas simples e corriqueiras da sociedade com o mesma percepção de antes...

Harari, explica a origem de muitos comportamentos da nossa sociedade e pautas importantes como: A origem do racismo, dos padrões da estética, a prática do consumismo, Os impérios e as línguas predominantes ... entre outros...

O autor é extremamente inteligente, e questiona nossas ideias pré concebidas a respeito do universo, da humanidade e da atual sociedade.

O livro é rico cheio de dados, figuras e mapas e exemplos, e possui uma linguagem simples com uma narrativa cativante .Se você é uma pessoa curiosa e tem um "pezinho" em humanas este livro é pra você.

Homo Sapiens é uma obra que precisa ser apreciada aos poucos, devido a riqueza de detalhes e provocações que o autor faz, afinal sem provocações não há crescimento..

Sim! Vale muito a pena ler a profundidade das 460 páginas...

1928 encontrados | exibindo 136 a 151