Um Poema Para Bárbara

Um Poema Para Bárbara Mônica Sifuentes

Resenhas - Um poema para Bárbara

kika 12/02/2016

um poema para Barbara
Bem escrito e atraente. A mistura de romance com fatos históricos é bem feita e nos leva a uma viagem no tempo entre Portugal e Brasil. Recomendo!

@garotadeleituras 12/11/2015

Uma história de amor que ajudou a escrever a história do Brasil.

Foi exatamente essa frase que chamou minha atenção ao livro quando ele ainda era um pré-lançamento, além da abordagem romanceada ser parte da história brasileira. Como fã de um romance histórico, a obra tornou-se uma das minhas prioridades para a meta de leitura. Dizer que o livro conquista pela fluidez da escrita, numa mistura entre uma linguagem do século XXI e os fatos datados utilizados para o enredo para uma descrição a contento da sociedade portuguesa do século dezoito e o delineamento de um Brasil divido em capitânias que escreveu sua trajetória por meio da coragem e ousadia de alguns idealistas.
A genialidade em entremear ficção e fatos ocorridos durante a inconfidência mineira com base em documentos históricos resultou em uma obra impecável que alcança um equilíbrio que particularmente beira a perfeição onde é possível encontrar traços lírico através da poesia, já q seu personagem principal era amigo de grandes poetas portugueses como Basílio da Gama, além de apreciar compor e recitar sonetos; épico por obedecer a ordem dos fatos históricos ocorridos e dramático pelo papel da morte indubitável no destino dos nossos heróis.
Os personagens são bem delineados, possibilitando ao leitor um vínculo emocional, comprazendo como um romance que encanta e canta um amor poético entre Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira e Inácio José de Alvarenga, importantes figuras na inconfidência mineira.
Cinco estrelas são insuficientes para classificar o resultado de tamanha dedicação em nos aproximar de mártires que acreditavam em um Brasil independente e progressista e como a autora bem colocou:
?-os verdadeiros donos dessa narrativa, personagens (tão cativantes) que apostaram em um sonho e deram a sua vida pela liberdade com o lema ? libertas quae será tamen? eternizou aquilo pelo qual lutaram, mas que o destino não quis que conhecessem.? (Monica Sifuentes)
Enfim, posso apenas parabeniza-la pela colocação tão fluída dos fatos garimpados. SUPER RECOMENDO. Melhor livro nacional lido em 2015 tanto pela qualidade na escrita,a temática abordada e a estrutura adotada durante a construção. Um livro que conquista desde a epígrafe da capa; para ler e ter na sua estante!

Barbie 12/10/2015

Uma inebriante história de amor
Este livro foi empréstimo de uma amiga na qual havia se apaixonado pelo enredo e sua empolgação me contagiou. Não obstante, o título já me chamou a atenção por ter como título o meu nome, não demasiado, o livro é contagiante do início ao fim. Tendo como plano de fundo a Inconfidência Mineira e seus contratos de poder e submissão a Portugal. Nesse meio termo, a construção histórica do Brasil e sua liberdade tão almejada, nasce um amor puro de um jovem enrolado em dívidas e noitadas e uma moça recatada interiorana (São João Del Rei - MG). Seus negócios e ambições o levam a uma vida de glórias porém com final entristecedor cheio de amor e compreensão.
Tal enredo trouxe anos mais tarde liberdade ao nosso país e que hoje estampa a bandeira mineira: LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN.

PorEssasPáginas 08/10/2015

O livro começa mostrando a juventude de José Inácio de Alvarenga Peixoto, sua vida de bon vivant, seus gastos desmedidos com bebida e diversões, parte de sua formação profissional, até sua indicação como ouvidor de uma comarca nas Minas Gerais no século XVIII. Em São João Del Rei ele conhece essa moça linda, inteligente e de temperamento forte, a Srta. Bárbara Eliodora que passa a ser o grande amor de sua vida.

Vemos os altos e baixos de seu relacionamento, a chegada dos filhos, a mudança de José Inácio de ouvidor para administrador de suas terras. A influência de D. Bárbara nas decisões administrativas e políticas do marido. O envolvimento de José Inácio com a Inconfidência Mineira e seu triste resultado.

O livro é bastante interessante, principalmente as últimas 60 páginas. Dá pra perceber que o trabalho de pesquisa foi muito bem feito e que houve uma preocupação com a precisão dos dados.

Meu único problema foi que levei 1 mês para ler um livro que eu leria em uma semana. O que me atrapalhou bastante foram os diálogos, por serem fiéis ao português falado na época (o que por um lado é bom para levar o leitor para dentro da história e da época; mas por outro, fica um pouco cansativo) com seus “tus” e “vosmecês”, e os nomes gigantes dos personagens históricos (creio que todos os personagens do livro), como, por exemplo, Dr. Feliciano Gomes Neves, D. Lourença Filipa Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, e por aí vai. São muitos nomes. Acho que por isso tive uma certa dificuldade em me conectar com o livro e, consequentemente, levei este tempo todo para lê-lo.

O livro retrata bem a vida em São João Del Rei, principalmente, e outras comarcas de Minas Gerais, no Século XVIII, os saraus e festas. O livro trás também muitos poemas, que eu confesso que não são muito meu tipo de leitura. O legal é que são poemas reais de autores do século XVIII, não foram criados para este livro; eles foram pesquisados e adicionados a momentos da história.

O livro também faz menção ao Arcadismo (uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII. O nome “arcadismo” é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos (Wikipédia)) e aos pseudônimos utilizados pelos poetas.

Ao longo do livro todo vamos tendo pinceladas de momentos de corrupção e abuso de poder. Mas o final do livro, quando os planos da inconfidência são descobertos e os inconfidentes começam a ser presos e interrogados mostram de uma forma clara e revoltante a corrupção, a injustiça e o abuso de poder. E acho impossível o leitor brasileiro não se identificar com um pedaço de sua própria história. E são estes momentos do livro que trazem mais empatia e envolvimento do leitor. Momentos que causam angústia e indignação. E apesar da Inconfidência Mineira não ter trazido resultados imediatos e ter parecido uma derrota para aqueles que queriam se ver livres do governo “sangue-suga” de Portugal, naqueles momento foi plantada uma semente, que mais tarde gerou frutos.

O livro é excelente em sua pesquisa e relato, trata de um momento de nossa história que não se vê em muitos romances. Há momentos em que temos que lembrar que apesar de toda a pesquisa este é um romance histórico e não uma biografia.

Eu estava pensando em três estrelas na avaliação, mas as 60 últimas páginas me fizeram mudar de ideia. Ele mereceria 5 estrelas se eu não tivesse me enrolado tanto com ele.

Para aqueles que querem saber um pouco mais da nossa própria história e que curtem poemas, recomendo!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-um-poema-para-barbara#more-20410