Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Brenda R 17/05/2020

Uma feliz surpresa
Ambientado em Nova Iorque no final do século XIX, este livro conta a história do encontro entre Chava, uma golem feita para ser a noiva ideal, e Ahmad, um gênio que não entende e nem quer se acostumar a limitações humanas. Acompanha também, só que em menor numero de capítulos, outros personagens que inevitavelmente terão seus caminhos cruzados até o final do livro e que complementam os detalhes dessa fábula urbana.

Bem, confesso que comecei a ler esse livro sem esperar muito dele, pois a meu ver os livros da Darkside são mais capa bonita que história interessante (e a maioria dos livros é de qualidade bem mediana realmente). Porém, me surpreendi positivamente. É uma história cheio de detalhes sobre a cultura judaica e árabe, de características da Nova Iorque de 1899 e da mescla da fantasia com a realidade.

Não vou mentir, o livro tem um ritmo bem lento. A autora não se apressou ao descrever o passar dos dias e os detalhes dos ambientes e pessoas que cruzavam caminho com os protagonistas. O próprio encontro entre Chava e Ahmad demora a acontecer, em certo momento achei que nem iriam se cruzar. No entanto, essa lentidão deu certo charme a história, além de gerar um bom espaço para se conhecer cada personagem.

Outro ponto que amei nesse livro foram as interações entre Chava e Ahmad. Eles eram opostos de diversas maneiras, tanto no modo de pensar como na forma que foram criados, mas também se completavam numa bela harmonia.

É um livro que não vai agradar a todos, mas se gosta de uma história sem pressa e cheia de detalhes, talvez vocês goste de Golem e o Gênio.
Karmille 18/05/2020minha estante
Arrasou na resenha. ?

gabi 15/05/2020

golem e o gênio
Fui ler o livro com a ideia de que seria uma leitura arrastada e maçante, mas eu fui surpreendida com a escrita do livro, que é bem fluida e delicada. Um dos pontos que mais me agrada no livro é a passagem de tempo; o livro se passa por mais de um ano no total e a autora sempre manteve o cuidado de descrever a estação e o clima, o que contribuiu para a espetacular construção de cenários. Outro ponto que me agrada muito são os personagens. Esse livro pertence àquela categoria cujo foco não são tanto para os acontecimentos, mas para os personagens, que são muito bem construídos e que evoluem no decorrer da história sem perder sua essência. E por último, eu simplesmente adoro como tudo o que acontece em algum momento será ligado a vários outros acontecimentos e personagens e no fim, cria-se uma rede enorme, que é a própria história.

Marina.leituras.da 14/05/2020

Bom... eu não achei nem ótimo nem horrível.

Eu gostei, mas não amei de paixão, o problema foi que a escrita foi muito, mas MUITO parada. Eu gostei dos personagens, gostei bastante da relação da Chava e do Ahmad, mas o problema é que demorou demais para que isso acontecesse.

Eu sei que era preciso mostrar a vida de cada um deles, e como eles estavam lidando com o novo mundo em que foram parar, mas acho que isso demandou mais tempo do que necessário.

Também achei que teve partes que eram desnecessárias para a história, e também partes que não eram muito bem explicadas, foram descritas de maneira muito confusa.

Demora muito para termos uma interação entre a golem e o gênio, e depois que eles se encontram a história dá uma esfriada e nada mais emocionante acontece.

Somente nos capítulos finais que a ação e revelação de todas as perguntas sem respostas vai acontecer.

Agora que sabbemos que teremos um segundo volume, posso considerar que o ritmo neste livro se deve por ele ser uma "introdução" para o que virá no livro 2.

Concluindo, achei que foi uma leitura média. Vou esperar pelo segundo volume, que pelo final do primeiro tenho algumas suposições sobre o que acontecerá e espero que não seja tão parado quanto este.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2020/07/resenha-golem-e-o-genio.html

Erika 12/05/2020

Leitura rápida
Livro gostoso de ler uma fábula bem diferente, do que estamos acostumados.

Júh 08/05/2020

Uma história completa que aborda questões sociais, religiosas, diversidades... Quanto mais se lê mais a história cresce e quando chega ao final você se dá conta do cuidado que a escritora teve em cada detalhe desde o início da história.
Inicialmente somos apresentados a vários personagens e histórias paralelas e ao final vemos como tudo se encaixa perfeitamente. Super recomendo essa leitura

Marciana 04/05/2020

Romance /fantasia
Achei a leitura interessante em algumas partes, fiquei decepcionada com a morte de Saleh (acho que ele merecia um final melhor, mesmo ele achar não se encaixar a lugar algum no momento)assim como a morte de Michael. Sim torcia pela liberdade do Djin e da Golem
Conheci novos vocábulos, e pesquisei algumas informações , como lugares, nomes,
Pedro 04/05/2020minha estante
Mas eu nao li spoiler não né?

Marciana 23/04/2021minha estante
a minha não Pedro

G. Constantino 28/04/2020

Leitura diferente
A leitura desta obra é diferente em muitos aspectos, fugindo da leitura ordinária. O livro conta a história em diferentes pontos de vista (e até mesmo diferentes linhas do tempo), mas mesmo assim não se torna uma leitura confusa. Os personagens principais (Golem e o Gênio) são muito intrigantes e nos fazem pensar sobre a própria essência da natureza de cada um. Até que ponto alguém faz algo somente porque ?é assim?? Esta história é muito interessante, abordando aspectos culturais diversos, como tradições judaicas, e também discorrendo sutilmente sobre outros pontos (como noções de bem/mal, egoísmo e preconceito). Bem, é uma leitura talvez um pouco desgastante em razão da quantidade de detalhes e nomes de lugares que não são comuns, o que me faziam parar para pesquisar porque gosto de imaginar e aprender, mas mesmo assim não deixaria de indicar jamais. Muito intrigante e agradável!

Huelen 24/04/2020

Agradável surpresa
Iniciei a leitura sem grandes expectativas, pois se tratava de um livro que pouco ouvi falar. Adquiri no embalo dos lançamentos da editora Darkside.
O livro conta a história de dois seres míticos com natureza distinta que tem seus destinos curiosamente entrelaçados. A história é contada não exatamente na ordem cronológica dos fatos. Os eventos passados e presentes são intercalados, permitindo que aos poucos montemos o quebra cabeça. O último quarto do livro é a parte mais eletrizante, não acho que isso seja algo ruim. É algo que deve acontecer com algumas histórias, a final é preciso inserir o ponto final. E as vezes tudo precisa acontecer ao mesmo tempo. Golem e o gênio é uma leitura longa mas fácil.

Realmente agradável. Principalmente por mostrar que podemos evoluir nossa natureza.

Matheus 23/04/2020

Inesperado
Não é uma típica historia de fantasia. Em meio a diversidade cultural, golem e o genio conta a historia de duas personagens completamente distintas, que tentam se adptar a realidade dos homens comuns de nova york, do final do século XIX.

kakuzu 21/04/2020

Interessante mas não surpreendente
É, de certa forma, uma leitura fácil de ser compreendida, apesar de ser muito detalhista no início e se desenrolar de forma um pouco acelerada do meio para o fim. Aborda um ambiente diferente do que se costuma ver nos livros mais atuais e, no meu ponto de vista, é mais destinado ao público juvenil.

Marcelo.Castro 28/02/2020

Diferente
Proposta interessante explorando a mitologia dos povos do oriente médio. O livro começa bem, instigante, mas a construção narrativa quebra um pouco do ritmo que passa a ficar mais arrastado depois de 1/4 e segue assim até o quarto final, quando ganha fôlego de novo. Gostei por poder explorar mais aspectos culturais, lendas e mitologia dos povos do oriente médio, o que é um tema inédito pra mim. De resto, o romance em si não compromete, mas também não surpreende.

Luana.Padilha 25/02/2020

Perfeito
Livro com muitas páginas e a leitura flui mto bem, não da vontade de parar de ler, história mto bem construída

Karisma 17/02/2020

Surpresa.
Comprei, porque sentia falta de contos. Amei a estória, bem estruturada, interessante e culturalmente agregadora.

Leide.Madalena 10/02/2020

Golem e o gênio
Livro finalizado na força da vontade.. estava encalhada com essa leitura a vários meses.. muito enrolado, final sem graça..

Natália 07/02/2020

Porque demorei tanto?!
Esse livro me surpreendeu. Fiquei fascinada com as culturas que são esboçadas na história. E os personagens são incríveis.

Fiquei tocada com a vida e as dificuldades que enfrentam.

As últimas 170 página foram um turbilhão, que me deixou ansiosa, agoniada e elétrica.

Mas esperava um pouco mais do final.

Mesmo assim, recomendo.