O Apanhador de Sonhos

Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Ícaro 31/05/2022

é ta bom...
Não é um dos melhores do King, mas é um bom livro

Os capítulos na infância dos protagonistas são os melhores

SPOILER: A referência a It também me pegou de surpresa, aliás o livro lembra muito It.

Marilia 14/07/2022

Bom mas.. cansativo
A ideia da história é boa ... O início com um clima "meio It" cria uma expectativa.
Mas do meio para o final fica cansativo
O ideal seria ter umas 100 páginas a menos ..
Enfim, mais um do Rei pra conta.
Ah, surpreendentemente o final e bom :)

Ana Carol 25/07/2022

Teve algumas partes interessantes, mas no geral foi muito confuso e viajado. Como minhas expectativas já não eram altas quando comecei, não chegou a ser uma decepção, pelo menos.

Vanessa.Perin 27/08/2022

Bom....
É um King e é bom.
Tem ótimos personagens como todo livro do King.
Mas é um pouco lento e as vezes até massa ntropoceno, poderia ser um luvro menor, rsrsrs.
A partir da infância eram as melhores.
A invasão alienígenas, foi um pouco estranha e as vezes confusa.
O final é meio corrido e confuso tb.
Mas como uma obra do King vale a leitura.

Lipe 30/08/2022

Sr. Cinza
Nesta obra, Stephen King cai em alguns de seus maiores clichês. Mesmo fazendo daquele jeitinho que nós, os fãs, gostamos, faltou muita coisa boa pra colocar nesse conjunto do obra.

Gostei muito dos 5 personagens principais e posso dizer que King sabe escrever sobre grupos de amigos de uma forma especial. Vimos isso por toda sua obra.
O problema aqui é que não temos acontecimentos suficientes pra sustentar um livro de 650 páginas.
Depois que os antagonistas e seus objetivos ficam claros, o livro se torna uma grande sala de espera para se chegar ao final da história. Pouca coisa acontece e acompanhamos os personagens indo de um local ao outro, numa perseguição morna e sem graça.
Imagino que se o livro fosse menor ele poderia ter sido BEM melhor.
Outro aspecto negativo é a mitologia que envolve os alienígenas. Sabemos pouquíssimo deles. Suas origens e história nem ao menos são PINCELADAS pra atiçar a imaginação do leitor e isso me deixou bem decepcionado. Os violões poderiam ser criaturas terrenas e isso não faria diferença alguma para o enredo.
Apenas um livro ok e desnecessariamente longo. É isso aí. Até a próxima!

hiniamaria 16/09/2022

só quotes
SSDD: às vezes é só o que a gente diz. E às vezes a gente não crê em outra coisa senão nas trevas.

Os sonhos envelhecem mais depressa do que os sonhadores.

Você cresceu, tornou-se um homem, teve de aprender a aceitar menos do que desejou; descobriu que havia um aviso enorme na máquina de sonhos: ENGUIÇADA.

Não sabemos que dias mudarão nossas vidas.

Indo aonde tenho de ir é que aprendo.

FOMAR: fodidos muito além do reconhecimento.

O que um cromossomo falou ao outro? Cromossomos felizes!

A memória é tanto o ato quanto a arte da associação.

E o treino vence a confusão todas as vezes.

Alguns sonhos morrem e têm queda livre.

O universo, ele é um sufoco.

Mika Busch 01/10/2022

Arrependida de não ter lido antes
Não entendi porque tanta gente não gosta desse livro, demorei tanto pra pegar esse e amei, não consegui parar , é mais ágil do que os livros dele costumam ser, tem referências ótimas a músicas e personagens de filmes, os personagens do livro são cativantes, adorei.

Suéllen 06/11/2022

O Apanhador de Sonhos
Eu amei os personagens e amei a história, achei que morreria de medo por ser um livro sobre Aliens mas foi bem tranquilo, recomendo a leitura.

Francisco 10/11/2022

Alienígenas, telepatia e amizade
Henry, Beaver, Pete e Gary Jones (Jonesy entre os seus amigos e familiares) são amigos desde a infância vivida em Derry nos anos 1970 quando livram Douglas Cavell, conhecido como Duddits, um garoto portador de Síndrome de Down de um garoto mais velho que o está humilhando e torturando. Após tal acontecimento tornam-se todos grandes amigos de Duddits.

Após décadas dessa velha amizade, todos os amigos, com exceção de Duddits reunem-se para uma caçada a cervos em uma região florestal do Maine. Durante essa caçada entramem contato com seres alienígenas hostis invasores de corpos que almejam destruir a raça humana. Então deverão utilizar os laços da velha amizade com Duddits para por um fim à essa ameaça à raça humana.

A história inteira tem um ritmo bastante moroso e é construída de muitos "flashbacks" dos personagens em diversos momentos de suas respectivas vidas à medida que enfrentam grandes problemas com a raça de alienígenas, a que intitulam "Srs. Cinza". Aqui encontramos uma união de "A Coisa" (um livro de sua autoria que considero genial) e um outro livro seu não tão bom assim, "Tommyknockers", uma história sobre alienígenas chegados à uma pequena cidade do Maine.

Apesar de estar habituado a ler King, posso dizer que a história como um todo (inclusive o péssimo final) não me agradou de forma alguma. Por essa razão, após a leitura consultei a avalia desse livro no Goodreads e percebi que muitas pessoas também não gostaram. A razão para King não ser o King que conhecemos nesse livro talvez seja pelo fato de que o próprio autor estar recuperando-se de seu famigerado acidente em 1999 sob efeito de poderosos analgésicos enquanto escrevia esse livro (vide "Sobre a Escrita"). Portanto, recomendo apenas a leitores mais habituados ao autor.

rayray 30/11/2022

O apanhador de sonhos
Para ser sincera, esse livro é bizarro KKKKKKKK
Achei o começo bem chato mas continuei porque tava curiosa, é legal até, mas não recomendo muito não.

Fernanda631 13/12/2022

O apanhador de sonhos
O apanhador de sonhos foi escrito por Stephen King e foi publico em 18 de abril de 2003.
A história se passa na cidade de Derry, cidade onde também protagonizou It- a coisa.
Em O Apanhador de Sonhos, tudo começa quando nossos personagens ainda meninos, munidos de sonhos e medos, somaram suas forças tendo como resultado um ato de coragem, marcando-os para sempre. Em um dia totalmente a deriva, eles fazem uma boa ação, e não foi uma simples boa ação, e sim algo de grande impacto, uma grandiosa ação, e a partir desse dia, tudo iria mudar.
Um dia, voltando da escola, os amigos Henry, Jonesy, Beaver e Peter se depararam com alguns bullies maltratando um menino. Mal sabiam eles que ao ajudar as suas vidas mudariam para sempre. O fato de salvarem Duddits, um garoto especial, portador da síndrome de Down, de adolescentes marginais e vândalos, fez com que eles ganhassem poderes telepáticos conferindo-lhes uma ligação muito forte.
Passados alguns anos, o quarteto tem uma tradição de todo ano se encontrar numa casa de campo. Religiosamente ao final de cada ano, aproximadamente um mês antes do Natal, eles se reúnem nas florestas do Maine para aproveitar a temporada aberta de caça.
A diferença, dessa vez, é que situações estranhas passam a acontecer inesperadamente: fortes nevascas, animais fugindo da floresta, pessoas perdidas com “problemas estomacais”.
Nesse ano, durante a caça encontram um homem ferido totalmente desorientado perto da casa deles, murmurando frases sem sentido relacionado a luzes que havia visto no céu, eles decidiram lhe ajuda, e o estranho repetindo isso insistentemente somado a seu semblante de medo, demonstra que algo muito ruim está próximo.
E então percebem que realmente há algo muito esquisito com aquele homem quando vêem que o homem está com uns dentes a menos, solta uns gases com cheiros terríveis e possui uma substância vermelha grudada em partes de seu corpo. Eles precisavam de comida para reabastecer sua barraca e então se separaram: Beaver e Peter ficaram cuidando do homem e Jonesy e Henry foram ao mercado buscar provisões.
Contudo, a tempestade de neve ficou mais intensa e, nesse meio tempo, os quatro (ou melhor, os cinco) tiveram que ajudar a salvar o mundo de alienígenas horrendos que comem as pessoas por dentro para crescerem e, por fim, sair por um lugar desagradável.
Quando a gente pensa que Stephen King não pode usar nada mais assustador, ele me vem com aliens nojentos. Sim, são nojentos.
Logo, o centro da ação muda para um acampamento militar, onde o Coronel Curtis e seu principal imediato, Capitão Underhill, estão, em nome do governo dos Estados Unidos, lidando com um problema que, na verdade, é o cerne da questão em que os amigos encontram-se envolvidos: uma ameaça extraterrestre em larga escala, algo que há anos vem sendo planejado e mantido em segredo pelas autoridades e que talvez só possa ser solucionado graças à intervenção dos protagonistas – sem esquecer do quinto componente e o mais importante e relevante, Duddits.
Logo os quatro descobrem que alienígenas estão na cidade e a única esperança de salvá-la é o garoto, agora adulto, que eles salvaram quando criança.
Após acolherem o forasteiro uma grande nevasca tomou conta de toda a floresta, é quando eles descobrem que uma força extraterrestre está muito perto de controlar a mente de todos em nosso planeta. E para enfrentar essa invasão alienígena, recorrem mais uma vez à força de seu velho amigo, para lutar por suas vidas.
O Apanhador de Sonhos é um complexo trilher de muito suspense, ação e ficção científica, um terror psicológico e fatal, King traz neste livro o terror em sua forma mais cruel, aquele que não se pode combater sozinho, aonde o leitor irá acompanhar que o vínculo afetivo, e o elo psíquico que gira em torno da misteriosa figura de um quinto amigo, o cativante Duddits, será de grande importância na vida de cada um deles.
Duddits é de fato o apanhador de sonhos vivo, King no livro não traz grandes explicações quanto a isso, provavelmente não deixou as coisas bem claras, o que faz com que nós leitores trabalhemos a nossa imaginação, pra muitos é um atrativo adicional.
Nota-se que o grande embate ocorre dentro da cabeça de um personagem, quase que metaforicamente, e a telepatia é uma das armas principais.
Temos também o perturbador personagem Sr. Grey, que chega a sufocar em certo trecho do livro, aonde o leitor irá torcer para que todo aquele terror termine o quanto antes.
Mas o livro não deixa nada a desejar no quesito terror, trazendo ao leitor em diversos capítulos, muito sangue e outros atrativos, além de medo e pavor, a obra nos faz embrulhar o estômago.
Iremos contemplar cenas de massacres de alienígenas e rebeliões memoráveis, no melhor estilo do autor, porém a luta telepática de Josney e o Sr. Grey chega a cansar, a participação de Duddits é de grande importância como já mencionado acima, mas pode causar confusão em alguns leitores, porém não desanimem.
O Apanhador de Sonhos vem com aquela escrita detalhadíssima de King e me trouxe algumas sensações, bem distintas: nojo, medo, amor e emoção entre outras.
Essa história traz a telepatia como forma de ligação intensa entre os amigos, sendo somente um deles o responsável por ela. A sacada genial desse livro é como ele mostra que as coisas ruins que carregamos dentro de nós são geradas por nós mesmos.

Paloma.Rocha 25/12/2022

Fazer as resenhas atrasadas antes de acabar o ano
Este livro une, numa mesma história, terror, amizade e ficção científica.
Quando eu o li, já havia assistido o filme mas, não lembrava muito bem da história. Algumas partes do livro foram reavivando algumas cenas na memória.

Sinceramente. umas partes que me deixaram confusas, mas até que foi uma leitura prazerosa. Está longe de ser um dos meus prefeitos rs

Cristina 30/12/2022

Um bom livro, mas não precisava ser tão grande, ele tem todos os clichês do Stephen que os fãs gostam. Como It, narra a história de uma linda amizade.