O Apanhador de Sonhos

Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Thiago Leôncio 02/01/2023

Bom mas esperava mais
No geral gostei da história, porém, como minha expectativa era grande com este livro confesso que fiquei um pouco decepcionado pois achei alguns capítulos meio confusos, me desviando um pouco do fio da meada, fazendo que eu demorasse mais que o esperado na leitura dele.

Graziele.Rodrigues 07/01/2023

Gostei, não é ruim
Primeiro livro do King que eu li, foi uma experiência boa, do mesmo como era um calhamaço eu sentir uma dificuldade de ler, mas a história mim cativou

Nina Pina 27/01/2023

Stephen King escreveu este livro em um momento difícil de sua vida, com uma caneta, tinteiro de cartucho Watermann.

O título parece tão fofo, mas não é nada fofo, uma história bem sangrenta e assustadora, mas, por outro lado, ele mostra o amor de uma amizade verdadeira, entre amigos, desde a infância. Fiquei um pouco estressada com esse livro ????, mas valeu a pena o estresse, acabou tudo bem.

Clau Melo 07/02/2023

Alienígenas e muita nojeira...
Literatura americana, 2001/2013. Ficção científica/terror.
Alienígenas e muita nojeira...
Sempre tive curiosidade em ler e assistir.
Só gostei da parte da amizade dos garotos. O restante achei nojento e cansativo.

Sinopse: O Apanhador de Sonhos une, numa mesma história, terror, amizade e ficção científica. O cenário é a pacata cidade de Derry, no Maine, estado onde mora Stephen King e eleito pelo escritor para ilustrar grande parte de suas mais famosas tramas. E é lá que quatro garotos presenciam uma cena chocante: Duddits, um menino portador de síndrome de Down, é torturado por uma gangue de adolescentes. Num ato de coragem os quatro conseguem salvar a vida do indefeso menino.

O que os amigos não ficam sabendo é que Duddits é um menino especial, com poderes para penetrar na mente de outras pessoas e compartilhar pensamentos e lembranças. Uma espécie de apanhador de sonhos. Em pouco mais de duas décadas, esse encontro será fundamental para salvar a vida de toda uma cidade. Uma floresta do Maine, 25 anos depois: os quatro, agora homens, mais uma vez se encontram diante de uma cena que os atormenta. Um homem aparentemente perturbado solta frases desconexas sobre luzes vindas do céu. Em meio à noite, os sussurros soam como uma terrível profecia que se concretiza. Seres alienígenas invadem a cidade de Derry, matando gente, bichos e vegetação. Assim como o apanhador de sonhos, capturam mentes. Menos a de Duddits.

E ele, que tem a mesma capacidade especial dos asquerosos e malignos extraterrestres, será o único que poderá salvar a cidade dos alienígenas e, consequentemente, impedir que agentes do FBI levem a cabo o plano de dizimar toda espécie viva da região e afastando, definitivamente, a ameaça que veio do espaço. O Apanhador de Sonhos traz citações de clássicos do terror cinematográfico contemporâneo, como "Vampiro de almas" (1956) e sua refilmagem, "Invasão de corpos" (1978), que inspirou a concepção dos extraterrestres.

Richard.Capiotto 18/02/2023

Deem uma chance a esta obra, poxa!
Detesto fazer resenhas, porque sigo sendo prolixo, e consequentemente acabo falando muito para no fim não dizer absolutamente nada. Seguindo essa intro, falemos sobre a obra:
Sempre fui um dos poucos adeptos ao mundo criado por King nessa obra! Desde meu primeiro contato, que foi através do longa-metragem, me sinto atraído e entretido por essa estória. Sei que dentre os leitores fiéis, este é um dos piores livros do autor (existe até um ranking, que não vou me lembrar onde vi, que embasa o que estou dizendo, fora a própria média de avaliação aqui do Skoob) mas sigo na contramão.
King conseguiu me pegar com essa trama desde o início. O foco narrativo, a construção da narrativa é cativante demais; acho que por beirar a realidade (afinal, a excelência na escrita é inegável; chega a ser palpável) de uma surreal. O que pecou, foi a construção da amizade do quinteto! Ela não funcionou direito! (Lembrando que a perspectiva é a minha) e talvez seja por essa razão que as pessoas não gostem, porque esperavam algo tão grandioso e complexo quanto as relações do clube dos otários, em It (que é explosivamente superior) e aqui não funciona tão bem! Não me entendam mal, adoro os meninos, mas falta algo o tempo inteiro. (AS REFERÊNCIAS À IT SÃO UM ESPETÁCULO À PARTE! SURTEI NESSES MOMENTOS)
O Sr. Cinza, é um vilão ainda enigmático pra mim! E isso é algo positivo, porque me instiga a querer mais, entendem? Quero saber tudo sobre ele! Os porquês, pra quês, de onde? absolutamente tudo. terminei o livro e ele ainda me faz querer saber mais. Estranho, não?
De qualquer forma, há momentos incríveis durante a estória, como (e aqui talvez vá um spoiler) aqueles narrados através das mentes dos personagens! As lutas psíquicas, o acesso à memórias, as distâncias percorridas até esses possíveis acessos; a questão da epidemia e as consequências desta; as ?habilidades? que aparecem depois da contaminação? é tudo bem interessante e de uma criatividade sem tamanho.
Confesso que o final talvez tenha me decepcionado um pouco; a ?origem? de um dos meninos talvez tenha sido melhor explorada no filme, eu diria! Mas o plot do ?quase fim? me pegou de jeito.
Gente, se puderem: LEIAM!
Há tanta coisa que não coloquei aqui, e nem colocarei, mas por favor, permitam-se ter uma leitura de entretimento de boa qualidade! Dê uma chance aos queridos alienígenas nojentos sebosos e fedorentos. ?

Ariska 18/04/2023

Leitura valiosa
Ler os livros do King é um verdadeiro deleite para quem gosta. Emocionante, parece que estou assistindo ao filme e vendo tudo o que está acontecendo. Vontade de ajudar, kkkk. Mas no final deu tudo certo, na medida do possível ?. 100% recomendo está leitura. Valeu cada minuto.

raiana29 08/05/2023

ETs nojentos, humanos loucos e sangue, muito sangue.
As vidas de Henry, Jonesy, Beaver e Pete mudam para sempre após ajudarem o doce Duddits, portador de necessidades especiais, alvo do ataque de bullies.

Os anos se passam e a conexão dos quatro com Duddits se rompe, mas não totalmente. Os quatro amigos tem a tradição de se reunir em uma cabana, para caçar, mas acontecimentos imprevisíveis se desenrolam depois de um deles decidir ajudar um homem desorientado, que aparece nas redondezas.

Logo, os amigos descobrem que criaturas extraterrenas estão na região, e que a única esperança está em Duddits.

Porque ele é o apanhador de sonhos.

Durante a leitura tive um misto de sentimentos. Consegui rir e também me emocionar: o quinteto formado por Jonesy, Beaver, Pete, Henry e Duddits é curioso e peculiar; Duddits os mantém unidos através de um inexplicável poder geralmente descrito como "ver a linha". Através dele, os amigos experimentam uma espécie de telepatia que lhe permite realizar feitos extraordinários.

A perspectiva da abordagem da Síndrome de Down na obra foi um ponto importante para mim: Duddits Cavel é um personagem especial, em muitos sentidos, e extremamente adorável. Ele desperta o melhor que há nos demais personagens, simplesmente por ser quem é.

O Apanhador de Sonhos é uma história sobre amizade, que mexe com o modo como a enxergamos a medida que nossos caminhos divergem e nos afastam daqueles que conhecemos e por quem temos amor.

"? Roberta ? disse Henry. ? Por que não contou para qualquer um
de nós que tudo isso estava acontecendo? Por que não telefonou?
? Por que você não nos visitou?"

Com alienígenas nojentos, uma linda amizade, um comandante militar extremamente louco e um alienígena invasivo e decidido a levar seu plano até o fim, O Apanhador de Sonhos é uma história de ficção científica e terror perfeita para os amantes de Stephen King e ETs.

Biel 12/06/2023

SSDD
Gostei um pouco do livro. Eu pessoalmente achei ele um pouco arrastado, porém com um final bom. É um livro razoável, nada de "Wow, que incrível!" Mas também nada de "Que livro ruim", está na média. Não indicaria para quem quer começar a ler King, mas a história é muito boa assim como o final dela.

Filipe 05/07/2023

A mesma merda, outro dia
Nunca entendi o porquê deste livro ser tão odiado por alguns leitores e continuarei sem entender ? Após concluir a leitura finalizo com um ótimo livro do King em mãos.

Ele é um livro que te prende do início ao fim, e tem todas as características narrativas que só o tio Stephen sabe desenvolver tão bem.

Embora não seja uma de suas obras-primas, longe disso, é definitivamente um daqueles livros que você não vai conseguir largar. Além de trazer referências a Derry, a cidadezinha que muitos de nós conhecemos e amamos.

Em muitos livros King é prolixo, mas aqui não tem espaço nem para respirar, a história já começa agitada e não perde tempo, e se transforma em uma grande perseguição em poucas páginas.

Particularmente gostei muito, ainda mais por saber que este livro tem um carinho especial do tio por causa do acidente dele.

Amanda.Ripoll 13/07/2023

King realmente é King
Quero iniciar dizendo que Stephen é um gênio muito a frente de seu tempo. Que escrita meus amigos.

A obra contém um enredo muito interessante, apesar de enrolado em alguns momentos (o que, particularmente, não me permitiu avaliar com 5 estrelas).

Apesar do tema proposto logo nas primeiras páginas (onde, aliás, é mencionado um caso brasileiro), o livro se trata de amizade, assim como outros títulos do autor.

Desenvolvida em presente e passado, a narrativa é sentimental e dramática em vários momentos, apesar de também conter mistério e a pegada sombria que King carrega.

A ligação com Pennywise foi absolutamente perfeita! Stephen sabe que venceu na vida com esse personagem.

A leitura é incrível, recomendo muito.

Contém gatilhos como depressão, ideações suicidas, vício, bullying e agressão.

Hayana4 14/07/2023

Stephen sempre me surpreende com sua riqueza de detalhes sobre os personagens, a leitura foi que? atrás de que?? Entre puns fedidos e o bacon que ajuda a salvar a humanidade, o Apanhador de Sonhos foi uma experiência ótima.

Sérgio 21/07/2023

A narrativa detalhada combinada com a perfeita contrução dos personagens faz que King nos presenteie com qualquer assunto! Sensacional!!!