O Apanhador de Sonhos

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Gmagal 04/10/2012

Nota 10
Bananas-por-Deus, muito bom!

Talvez seja porque é um dos meu temas preferidos, mas esse é, para mim, um dos melhores livros do King.
Se você viu o filme, esquece, nem entra nessa. Isso aqui é bem melhor.

São 21 capítulos distribuídos em 650 páginas, ou seja, se você é daquelas pessoas como eu, que só conseguem fechar o livro quando terminam um capítulo, é bom ler só quando tiver tempo.

Os personagens são cativantes, até mesmo os vilões, Kurtz e o Sr. Cinza, não tem como não gostar deles. O duelo mental do Sr. Cinza com Jonesy é um dos pontos altos na minha opinião.
Alguns personagens mereciam mais linhas, como o Beav, realmente um f***réu o que aconteceu com ele!
As sequências de peidos e arrotos são um show a parte, totalmente surreal, conseguem te fazer rir sem tirar a seriedade da situação.
Sem animação, sem diversão.

Os único ponto fraco do livro é o personagem principal, por assim dizer, Henry, que achei um tanto apático. Poderia ter trabalhado mais ele, Sr. King, mas com uma história tão genial assim, está mais do que perdoado!

Algumas pessoas acham que a primeira metade do livro flui melhor do que a segunda. No meu caso foi diferente, eu li a segunda metade bem mais rápido que a primeira. Já estava acostumado aos personagens, etc.

Apesar de ser longo, terminei o livro relativamente rápido, e deu uma vontade daquelas de ter um apanhador de sonhos de verdade! Ou de conhecer um Duddits.

Matheus 15/12/2012

" O livro fala basicamente da existência de extraterrestres, onde garotos conseguem poderes, e depois de 25 anos passados quando estão adultos se deparam com a presença de ets e tem que juntar suas forças para deter essa criatura de outro mundo

Breno 31/01/2013

Gostei, bem no estilo Stephen King mesmo. Achei algumas ideis um pouco forçadas, mas em geral foi um bom livro e uma boa leitura.

Sidney Matias 06/04/2013

Stephen King - O Apanhador de Sonhos
Vou enriquecer minha estante com mais uma obra do mestre do terror, Stephen King.
Em O Apanhador de Sonhos, tudo começa quando nossos personagens ainda meninos, munidos de sonhos e medos, somaram suas forças tendo como resultado um ato de coragem, marcando-os para sempre. Em um dia totalmente a deriva, eles fazem uma boa ação, e não foi uma simples boa ação, e sim algo de grande impacto, uma grandiosa ação, e a partir desse dia, tudo iria mudar. Algo diferente iria tornar cada um especial, porém somente no futuro isso seria revelado.
O fato de salvarem Duddits, um garoto especial, portador da síndrome de Down, de adolescentes malfeitores, fez com que eles ganhassem poderes telepáticos conferindo-lhes uma ligação muito forte.
25 anos depois nossos personagens Josney, Henry, Beaver e Pete já adultos, vivem uma outra realidade, com novos medos e anseios, aonde cada um seguiu seu rumo, mas o forte laço que os unem não permitiu que essa amizade terminasse.
Religiosamente ao final de cada ano, aproximadamente um mês antes do Natal, eles se reúnem nas florestas do Maine para aproveitar a temporada aberta de caça.
Durante a caça encontram um forasteiro totalmente desorientado, murmurando frases sem sentido relacionado a luzes que havia visto no céu, e o estranho repetindo isso insistentemente somado a seu semblante de medo, demostra que algo muito ruim está próximo.
Após acolherem o forasteiro uma grande nevasca tomou conta de toda a floresta, é quando eles descobrem que uma força extraterrestre está muito perto de controlar a mente de todos em nosso planeta. E para enfrentar essa invasão alienígena, recorrem mais uma vez à força de seu velho amigo, para lutar por suas vidas.
O Apanhador de Sonhos é um complexo trilher de muito suspense, ação e ficção científica, um terror psicológico e fatal, King traz neste livro o terror em sua forma mais cruel, aquele que não se pode combater sozinho, aonde o leitor irá acompanhar que o vínculo afetivo, e o elo psíquico que gira em torno da misteriosa figura de um quinto amigo, o cativante Duddits, será de grande importância na vida de cada um deles.
Duddits é de fato o apanhador de sonhos vivo, King no livro não traz grandes explicações quanto a isso, provavelmente não deixou as coisas bem claras, o que faz com que o leitor trabalhe a imaginação, pra muitos é um atrativo adicional.
Nota-se que o grande embate ocorre dentro da cabeça de um personagem, quase que metaforicamente, e a telepatia é uma das armas principais.
Temos também o perturbador personagem Sr. Cinza, que chega a sufocar em certo trecho do livro, aonde o leitor irá torcer para que todo aquele terror termine o quanto antes. Porém a obra peca um pouco no ritmo, fato que King nos compensa em outros títulos de forma gloriosa. Mas o livro não deixa nada a desejar no quesito terror, trazendo ao leitor em diversos capítulos, muito sangue e outros atrativos, além de medo e pavor, a obra nos faz embrulhar o estômago.
Iremos contemplar cenas de massacres de alienígenas e rebeliões memoráveis, no melhor estilo do autor, porém a luta telepática de Josney e o Sr. Cinza chega a cansar, a participação de Duddits é de grande importância como já mencionado acima, mas pode causar confusão em alguns leitores, porém não desanimem. O Apanhador de Sonhos que também ganhou uma versão cinematográfica, é uma obra que vale a pena conferir.

Título: O Apanhador de Sonhos
Título Original: Dreamcatcher
Autor: Stephen King
Páginas:450
Editora: Objetiva

Boa Leitura

Sidney Matias

Notas do Autor:

Nunca fui tão grato por escrever quanto durante o tempo em que trabalhei (de 16 de novembro de 1999 a 29 de maio de 2000) em O Apanhador de Sonhos. Sofri um enorme mal-estar físico durante esses seis meses e meio, e o livro me ajudou a suportá-lo. O leitor perceberá que porções desse mal-star físico me perseguiram e integraram a história, mas lembro-me bem mais do alívio sublime que encontramos em sonhos
vívidos.

Stephen King

Extras:

Para facilitar, o leitor irá apreciar no texto abaixo, algo que tem uma correlação com a obra de King. Nota-se que existe uma lenda por traz do tema principal do livro.

Um velho xamã Sioux (do sudoeste norte-americano) subiu no topo de uma montanha para ter uma visão. O grande espírito mágico Iktohmi, apareceu na forma de uma aranha e se comunicou usando a linguagem sagrada. A aranha (Iktohmi ) tomou das mãos do xamã um aro que ele trazia e começou a tecer uma teia com as oferendas que estavam com ele -plumas, crinas de cavalo e sementes. Enquanto tecia, o espírito falou sobre os ciclos da vida, desde o nascimento até a morte e sobre as forças boas e más que atuam em nós, em cada uma dessas fases.
Dizia ele: Se escutas as forças boas, elas te guiarão na direção correta e trarão a harmonia da natureza. Do contrário, levarão a direção errada causando dor e infortúnio.
Quando parou de tecer, o espírito mágico devolveu ao xamã o aro com uma teia ao centro e disse: No centro que está a teia, representa o ciclo da vida. Utiliza para ajudar o teu povo a alcançar os objetivos fazendo o bom uso dos sonhos, idéias e visões. Se você crê em algum grande espírito, a teia filtrará teus sonhos e visões, porque eles vem de um lugar chamado espírito do mundo que ocupa o ar da noite, com os sonhos bons e maus.
Terminou dizendo:
O apanhador de sonhos deve sempre estar pendurado para que a teia se mova livremente e consiga apanhar os sonhos que ainda estão no ar. Os sonhos bons sabem o caminho e deslizam suavemente pelas plumas e sementes até alcançar quem está dormindo. Os pesadelos ficarão presos no círculo central da teia até que nasça o sol - momento que estas energias negativas morrem com a primeira luz do dia.
Para os Sioux, o apanhador dos sonhos sustenta as linhas do destino.

João 16/08/2013

Todos os anos Henry,Jonesy,Pete e Beaver interrompem
sua vida ,onde quer que estejam pra uma temporada
de caça nas florestas do Maine.Mas dessa vez algo
diferente acontece..um estranho aparece confuso,perdido
ele fala de estranhas luzes no céu..começa ai uma
jornada horripilante onde os quatro amigos terão de
lutar contra algo terrivel.Em meio a tudo isso
eles se lembram de alguem especial que eles conheceram
ainda meninos e fez com que fortalece ainda mais a amizade
deles.Começa uma luta para salvar suas vidas
e uma viagem as lembranças da adolescencia dos quatro.
O Apanhador de Sonhos é antes de mais nada um
livro que fala sobre a amizade!Por que antes de chegar
na parte digamos aterrorizante do livro nos vamos
conhecendo até onde esses homens foram quando eram
garotos em nome da amizade.
O começo é meio confuso mas depois não tem como
não gostar do livro.As coisas vão acontecendo aos poucos
como em quase todos os livros do King.
Apesar das muitas criticas eu gostei muito desse livro.
Mais uma vez King arrasou!

Daniel Batista | @somdodan 02/09/2013

"Sonhos são para crianças"
Fazia tempo que um livro não me retinha por tanto tempo, e principalmente de forma tão indiscutivelmente poderosa; talvez isso tenha acontecido porque comecei-o sem expectativa alguma, ou talvez porque simpatizei com a obra desde o primeiro dia em que a pus em minha estante. Foi nesses últimos dias que namorei este livro, sem ter a menor ideia do que ele continha, e voluntariamente mergulhei na quinta história do King que li - e não me arrependo de forma alguma de como fui fisgado mais uma vez!
O que mais me chamou a atenção foi a forma como nada neste livro funciona do jeito que deveria - os acidentes, as derrapadas, as dúvidas sem solução, os mistérios das histórias das pessoas desaparecidas (que inevitavelmente não têm explicação)... Tudo isso dá um toque especial a essa obra (e, eventualmente, às outras com o mesmo recurso). Os planos que os personagens fazem (e que falham feio) também são muito atrativos. Gosto desse jeito torto com que King vê, gosto de como não há simetria alguma em suas histórias, como todos os enredos nos incomodam. Parece que a verossimilhança da obra do King está justamente nestes "acidentes narrativos", nessa "imprecisão escatológica das histórias". Mas o narrador, sempre irônico e inteligente, também merece destaque.
A gente acredita, a gente cai no que está sendo dito. A gente se choca, se enoja e torce o nariz muitas vezes durante os livros do King, mas é essa sensação de mal-estar, de desamparo, que ele quer passar com suas obras de terror/suspense, e como eu mesmo senti este efeito várias vezes durante a leitura deste livro, posso afirmar com toda a certeza que é pleno em sua proposta - ele faz exatamente aquilo que deveria fazer: surpreender.
Mais um ponto para a casa do Stephen King!

P.S: Achei um dos pontos altos do livro por motivos óbvios.

"- Quem é Tina Jean Sloppinger? - Pete pergunta, mas já intrigado. Ver qualquer bocetinha lhe parece uma tremenda ideia; está sempre folheando as revistas Penthouse e Playbou do pai, que o pai guarda na oficina, atrás da enorme caixa de ferramentas Craftsman. Bocetinha é muito interessante. Não lhe dá tesão nem o faz se sentir sensual como os peitos nus, mas ele acha que é porque ainda é garoto.
E bocetinha É interessante."
Página 133 da edição da Objetiva. Parte 4 do Quinto Capítulo. lol

Vívis 22/10/2010

Não me levem a mal, o livro é muito bom, mas estava mexendo com a minha mente..rsrs..quando comecei a ter pesadelos com seres de outro mundo, resolvi parar um pouquinho.

Júliah 23/03/2011

demorou mais acabei, não é de todo ruim, existem partes interessantes, partes como o final que deslancham, mas é bem repetivo em algumas coisas...

Enfim o livro é um fodareu... em muitas partes é um pouco confuso.

Anderson.Rodrigues 20/02/2015

O apanhador de sonho
Confesso que de início me deu tédio, e até estranhei, pois estava sendo o primeiro livro de Stephen King que estava em teoria "me decepcionando". Mas aí começa a ação naquela barraca, a luta pela sobrevivência, tudo e mais um pouco fez-me parar de julgar o livro. Roubou meu sono para terminá-lo o quanto antes para saber qual fim teriam tanto os cinzentos, quanto os amigos que restara.

SakuraUchiha 10/04/2015

Não chega a ser uma obra prima!
Beaver, Henry, Pete, e Jonesy são amigos desde a infância, ligados entre si por uma experiência que vai assombrá-los para sempre. Como adultos, os amigos se reúnem nos bosques de Derry (cenário do livro A Coisa e Insônia) por algum tempo para dau um tempo, mas seu retiro é destruído quando eles entram em contato com um homem estranho... um homem não é deste mundo.
Para combater esse ser de outro espaço, os homens devem confrontar o que aconteceu com eles no passado, se quiserem ganhar a guerra com esses ladrões de corpos.
"O Apanhador de Sonhos" é o primeiro romance completo desde o acidente quase fatal de Stephen King, e embora sendo apontado como um retorno às primeiras obras do mestre do "horror", não é. O livro leva muito tempo para decolar. O começo divaga muito, deixando a gente com várias questões do que está acontecendo, e mesmo confusão/surpresa funcionarem em alguns contos de terror, aqui não dá certo.
Grande parte do romance temos passagens entre presente/passado entre os personagens, resultando em muita confusão sobre as ligações. E, apesar de algumas partes que contêm os alienígenas serem muito interessantes, não sustenta um livro com tantas páginas.
Mesmo sendo grande fã de King, posso notar que o livro não teve toda sua plenitude. Mas também não poso dar crédito pela tentativa de criar um romance de terror aqui, embora que na minha opinião, o O Apanhador de Sonhos não passa de um um thriller alienígena normal.
Mesmo ele não sendo ruim, não é tão bom quanto suas obras mestres, tais como o Cemitério Maldito e Desespero.

Vini 06/02/2010

Terrível.
Chato, tedioso. Um dos piores livros do Stephen King.

Raí 27/07/2015

Agiar oê? Agiar ênis.
Como sempre, Stephen King nos presenteia com um livro muito foda, que deveria ser lido por todos que alguma vez já pensaram se existia vida fora da Terra ou por simplesmente todos que gostam de um mistério com um pouco de terror.
O Apanhador de Sonhos me deixou completamente insano. Me apaixonei por cada um dos personagens principais da trama, que, mesmo alguns morrendo no decorrer da história (como em qualquer outro livro do King), continuam presentes até o final. É sempre difícil deixar os personagens do King irem embora, eles são simplesmente os amigos que eu gostaria de ter.
O livro me mostrou que não importa o quanto a sua vida seja simples ou complicada, você está fadado a criar uma rotina, mesmo que não queira. “A mesma merda, um outro dia”. E que essa rotina um dia será esquecida, você não irá pensar mais nela, mas ela sempre estará lá na espreita, tentando ser lembrada.
Bananas-por-deus, os alienígenas foram muito bem criados, com uma história de fundo muito boa, os novos personagens que iam sendo introduzidos para a trama continuar andando, as histórias passadas contadas pelos personagens sobre suas infâncias (que me lembrou muito A Coisa). Tudo nesse livro me cativou. Não me admira que eu tenha passado metade de todos os dias lendo ele e a outra metade abraçado com ele.

SSDD. Sem animação, sem diversão.

Ludmila 19/12/2009

Nem sei pra que perdi meu tempo lendo este livro até o final. Acho que estava esperando que alguma coisa fizesse sentido, mas o livro é ruim até a última página. Péssimo, o pior romance de King. Quase tão ruim quanto o filme que fizeram dele. Adoro Stephen King, mas esse livro em particular foi um desperdício de papel.

Simone 29/10/2015

O livro de hoje é o apanhador de sonhos do mestre do terror Stephen King,então logo esperamos uma historia sobrenatural.O apanhador de sonhos mostra uma amizade forte e ao mesmo tempo linda entre 5 homens,ambos tem um 'poder' de se comunicarem só com pensamentos.Nos primeiros capítulos a historia é um pouco triste,no desenvolver do enredo a historia vai ficando tensa e assustadora.Como o livro é grande e a historia complexa chega a um determinado ponto que que fica confusa a leitura misturando entre as lembranças,realidade e os extraterrestres .Porem quando assisti o filme pude entender melhor,é difícil falar de um livro do Stephen(sem spoiller),sou super fã dele e mesmo o apanhados de sonhos não sendo melhor livro dele até agora,gostei bastante do livro e da historia, me emocionei varias vezes.Sempre gosto de assistir o filme logo em seguida pra não esquecer da historia,é legal você ler imaginar e depois ver no filme tudo diferente,logico que as vezes decepciona,mais as vezes surpreende também.Mesmo o final do filme não sendo igual do livro ainda sim ambos foram muito bons.

site: http://simonesps.blogspot.com.br/2014/07/eu-indico-o-apanhador-de-sonhos.html

Mel 13/11/2015

Apesar de ser Stephen King, um dos meus autores preferidos, essa história não foi das melhores que li.

A história é sobre um quarteto de amigos que cresceram juntos. Em um determinado período de suas vidas, houve um quinto integrante do grupo, um menino especial, com Síndrome de Down, que mudou totalmente a vida de todos. Porém, atualmente, eles não convivem mais com ele, apesar de estar sempre pensando em visitá-lo.

Antes que tenham a oportunidade, porém, em uma excursão de caça numa floresta isolada, alguns eventos estranhos começam a acontecer. Outros caçadores que aparecem com comportamentos estranhos, parecendo portar uma doença desconhecida. Luzes no céu, dons de telepatia repentinamente adquiridos.

Para quem gosta de histórias sobre extraterrestres, provavelmente seja uma leitura interessante.