Os Últimos Dias de Nossos Pais

Os Últimos Dias de Nossos Pais Joël Dicker

Resenhas - Os Últimos Dias de Nossos Pais

Alex07 20/09/2023

Usarei as palavras de LIBÉRATION " É uma homenagem à coragem e à lealdade "
Um livro que retrata muito bem a amizade e a lealdade e luta de um propósito que é a paz , ninguém quer guerra , são homens matando homens , por homens que só fazem por capricho , bem pra mim foi isso que se tornou a segunda guerra mundial .
Livro retrata bem o que se passou naquela época com luva de pelica , um romance muito bem elaborado , gostei mais não favoritei por algumas particularidades minhas mesmo .

Marjory.Vargas 05/09/2023

Já começo dizendo que esse livro é diferente dos outros do Joel que eu já li. Sem tanto daquele suspense a que estou acostumada, e com foco mais no drama, o livro vai abordar a vida de jovens que foram recrutados pelo serviço secreto britânico (SOE) para atuar na Segunda Guerra.

A primeira parte do livro se concentra mais no treinamento dos jovens (quase todos na faixa dos 20 e pouquinhos anos) e suas personalidades, e, para mim, foi bem arrastada. Não sei o que aconteceu, porque os livros do Joel sempre são super fluidos e rápidos de ler – para mim. Na verdade eu sei: muita descrição e pouca ação. Um livro bem mais introspectivo do que os outros que li do autor.

Mas, superada a primeira parte, depois, quando nossos protagonistas vão à luta, terminei a leitura de uma vez só.

Temos amizade, amadurecimento, provações, dificuldades, perdas, amor... tudo isso em meio a um dos conflitos mais perturbadores da nossa história.

Eu particularmente não gostei do desfecho do personagem principal (Pal), principalmente no final, quando seus amigos descobrem o que ele estava fazendo em Paris na época em que foi preso. Não interpreto o ato como traição. E é difícil falar mais sem dar spoiler 🤭

Mas, como fã do Joel, foi muito bom ter lido esse, que foi o primeiro livro dele. Percebe-se claramente o amadurecimento da escrita e o aprofundamento que ele dá aos seus personagens nas outras obras – tanto que seus últimos livros são de mais de 500 páginas.

DaianySa 01/08/2023

é muito mais que um livro sobre guerra. é um livro que fala sobre dificuldades, escolhas, amizade, família e lealdade.

é uma leitura muito tranquila, mas nem um pouco entediante. recomendo muito, virou um favorito.

Manuzita~ 11/07/2023

R E S E N H A
LIVRO: Os Últimos Dias de Nossos Pais

AUTOR(A): Jöel Dicker

SINOPSE: ?Após a frustração de ver o Exército britânico em Dunquerque, Winston Churchill tem uma ideia capaz de mudar o curso da guerra: a criação de uma nova seção do serviço secreto britânico, a SOE (Executiva de Operações Especiais), responsável por conduzir ações de sabotagem e se infiltrar nas linhas inimigas.
Na esperança de se juntar à Resistência, o jovem Paul-Émile deixa Paris e vai para Londres. Logo recrutado pela SOE, ele se integra a um grupo de franceses que se tornam seus companheiros de coração e de armas. Passando por formação e treinamentos intensos nos quatro cantos da Inglaterra, os selecionados voltarão para a França ocupada para contribuir com os Aliados. Mas a espionagem alemã está alerta.?

SOBRE A HISTÓRIA: Bem dramática porém não triste o tempo todo. Traz a reflexão sobre as dificuldades de uma guerra, a vida dos soldados e seus problemas com as famílias. Esse livro reflete muito em relacionamentos amorosos e entre pais e filhos. Também há uma demonstração de coragem e honra entre amigos.

SOBRE O LIVRO: Bem escrito mas demorei até entrar no ritmo para ser uma leitura fluída. Demorei pra entender do que realmente se tratava e no meio dos capítulos havia partes bem extensas onde colaborou para a demora do meu desenvolvimento com a leitura.

Este livro é triste, porém com partes muito fofas.

Laura.Sartor 31/01/2023

Já havia lido outros dois livros do Joel Decker, como gostei muito de ambos acabei não lendo a sinopse desse. O livro não é um suspense, é basicamente sobre a guerra - o que não deixa de ser "assustador", principalmente considerando a forma da narrativa.
Não pensei que eu fosse gostar, mas esse livro me tocou muito. Apenas alguns pontos me incomodaram:
? A parte histórica é muito bem escrita, mas fiquei um pouco confusa com nomes de cidades/bairros/organizações
? Achei o pai de Paul muito ingênuo, ao ponto de ser bobinho... mas entendo a mensagem que quis ser passada
O livro é muito profundo, envolve fatos, escolhas e eu não estou pronta pra falar sobre isso kkkkkk

Vittoria.dare 26/01/2023

Esse foi o último livro do meu queridinho Jöel Dicker a entrar na estante dos lidos por uma razão bem específica. É um livro que fala sobre a guerra e, sinceramente, não gosto de histórias sobre guerra. Esse é um assunto que me deprime. Mas por incrível que pareça não fiquei deprimida. Triste sim, pois não podemos falar sobre guerra sem abordar suas consequências para rodos os envolvidos direta, ou indiretamente. Nesta história narra-se a trajetória de alguns jovens franceses e outros ingleses que são recrutados pela inteligência do serviço britânico, durante a segunda guerra mundial. Como em toda história envolvendo guerra, muitos são sacrificados, outros conseguem sobreviver e muitos passam a viver assombrados pelas memórias decorrentes dos conflitos. Aqui não é diferente. A seção F da SOE sobrevive com grandes baixas, mas acabam se tornando uma grande família no período pós-guerra.

Fred Zanitti 14/04/2022

Leitura OK
Não é ruim, mas é um livro que eu não indicaria para um amigo. A leitura é, por vezes, bem entediante, não empolga. Os personagens não são cativantes... o Gordo com aquele lance de "ninguém me ama" é muito maçante. A ingenuidade do pai do Paul é irritante... em plena guerra, em iminência de destruição da cidade e ele quer se despedir dos móveis (?)... isso mesmo, móveis! Acho que 3 estrelas ainda foi muito!
Gabriela 25/05/2022minha estante
Eu não tinha pensado nessa ingenuidade do pai dele, mas realmente!! Fala sério! ?

Gabi 05/01/2022

Amei
No começo não sabia oque esperar do livro, mas depois de alguns capítulos entendi que seria sobre a guerra, não sobre um personagem específico.
Levei muito tempo pra ler, mas eu amei, talvez a escrita seja um pouco devagar, ou seja eu kkkk, mas gostei de tudo...
Gostei dos personagens, dos acontecimentos...
Realmente gostei muito.

Thais.Garrido 07/11/2021

O preço da guerra
Uma história muito bonita sobre a crueldade da guerra e os fantasmas que ela deixa ao longo do caminho.
Para quem pensa que esse livro vai ser um grande thriller sobre a Segunda Guerra Mundial vai se decepcionar muito, já que o Joel foca muito mais nos dramas particulares de cada indivíduo do que nos conflitos e batalhas em si.
Mas é um prato cheio para quem aprecia um bom drama recheado de reviravoltas, amor e sacrifício ??

Saraaaaah 08/10/2021

Errrrr
Eu não odiei o livro, mais também não amei, eu li ele pq achei que seria uma vibe mais mistério, porém foi bem calmo e a leitura me deixou algumas vezes entediada

Marlonbsan 10/08/2021

Os Últimos Dias de Nossos Pais
A história gira em torno da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente sobre o serviço secreto Britânico, que convoca e treina pessoas para realizar missões de infiltração e sabotagem. Paul-Émile e alguns outros franceses deixam Paris e se juntam ao serviço secreto em busca de se encontrar e dar fim à Guerra.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que ocorre com alguns dos personagens principais, a escrita, apesar de simples, tem uma densidade considerável, principalmente no início e alguns trechos intercalados durante a leitura.

Na parte inicial, do treino de formação, a leitura é extremamente densa, já que conta em detalhes como isso é feito. E algo que me incomodou na escrita, foi a forma de narrar boa parte da história, já que fala sobre ações ou situações que os personagens fizeram no passado, deixando-as mais descritivas e cheias de informações, que nem sempre eram fundamentais para o desenrolar da trama, enquanto as partes mais fluídas eram quando contava o que os personagens faziam no presente.

Há momentos bem interessantes, assim como certas reviravoltas que deixam gostos amargos, afinal se está em Guerra, mas o caráter humano está presente e algumas atitudes são questionáveis, e há situações bem tensas ou até mesmo o autor queira dar um ar de veracidade com certos desfechos.

Outro ponto que me deixou incomodado durante a leitura, é a forma de falar do Pai, que entendo ser uma característica de alguém com idade avançada, mas que quebrava o ritmo e contrastava muito com o resto, em alguns momentos soava até caricato.

No fim, como uma primeira obra publicada por Jöel Dicker, há vários pontos favoráveis e com certeza mostra a capacidade dele em criar histórias, e é uma obra interessante, mas que tem alguns pontos narrativos que não agradaram tanto.

Conteúdo literário no meu IG @Marlonbsan

Irena Wieliczka 28/07/2021

O Último Dia de Nossos Pais
Paul-Émile, conhecido como Pal, abandonou seu pai para lutar na guerra. Sem ter noção alguma do que estava fazendo, Pal foi recrutado para a SOE, a Executiva de Operações Especiais e tornou-se um agente secreto.

Ao lado de Stanislas, Aimé, Dentista, Frank, Rã, Gordo, Key, Faron, Slaz, Ameixa, Couve-Flor, Laura, Didier, Max e Claude, Pal aprendeu sobre segurança pessoal, comunicação no campo, manutenção e gestão de disfarces e, principalmente, aprendeu a viver clandestinamente e a compartilhar a vida com seus novos amigos.

A história é arrastada e demora a se desenvolver, mas é muito interessante acompanhar um lado da guerra marcado por agentes do serviço secreto e ver o desenrolar das amizades e o crescimento e as escolhas feitas pelos personagens.

?E na noite inglesa, na penumbra de um quartinho de militares com cheiro de mofo, Pal e Key se arrependiam. Amargamente. Pois talvez já tivessem vivido os últimos dias de seus pais.?

Thiago 20/06/2021

O amor justifica nossas ações
Até onde é possível ir pelo amor? O que podemos fazer pelo amor? Do que é possível abrir mão? Nesse livro lidamos com o amor de diversas formas, homem e mulher, pai e filho, irmão, amigos, pátria e sobre os limites em que o amor nos leva a encarar. De todos os livros que li dele, esse é o mais fraco, mas ainda sim vale a leitura. Em alguns momentos gostaria de mais detalhes da guerras, das operações, mas o foco do livro é muito mais sobre os relacionamentos, sobre comportamentos. Em alguns momentos se tornou um pouco cansativo, em alguns momentos decepcionantes, com os personagens, não com a narrativa. Mas ajuda a reflentir algumas coisas e apesar de não ser maravilhoso é um bom livro.