Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Ray 17/07/2021

Apos muito tempo terminei
Eu queria compra o diário de Anne frank(aquele da capa vermelha),pela internet mas esse aí veio por engano,guardei ele na estante,e encomendei novamente o livro q realmente queria.quando terminei o diário de Anne Frank sempre procurava ler outros livros deixando esse no escanteio,quando não tinha mais nada para ler fui dar uma olhada nele,achei MT,MT,MT chato,mas no decorrer da leitura foi ficando interessante, conhecer a historia de outras pessoas que diferente de Anne conseguiram sobreviver a guerra e puderam contar detalhadamente os detalhes da época.

Carol 27/07/2021

esse livro é muito pesado por ser rico em detalhes, demorei bastante pra terminar, mas é uma leitura que recomendo muito

Sunny 19/08/2021

Fui procurar cobre e achei ouro
O livro trata sobre o depoimento de seis mulheres que avistaram, conversaram ou eram amigas de Anne Frank ou mantinha contato com essa família.

"Esprit, a força para não desistir, para não ceder. Jamais."

Minha opinião: CONTÉM SPOILER

Como está escrito no começo, eu li esse livro para saber mais sobre a Anne e achei seis mulheres incríveis que passaram por coisas inimagináveis. Elas são: Hannah, Janny, Rachel, Bloeme, Lenie e Ronnie.
Em certos momentos em que senti na pele o que elas relatavam, senti a forma horrível em que viveram.
Além disso, elas contam sobre como estava a Anne Frank nesse período e tudo de ruim que aconteceu com essa jovem que faleceu com apenas 15 anos em um dos piores campos de concentração da época. Os maltratos que ela, sua irmã e todas as outras pessoas que estavam nesse local são horripilantes, aconteceu certas coisas que nunca passaria em minha mente que havia acontecido.

"Éramos colocadas umas contra as outras, e até mesmo os parentes mais próximos brigavam uns com os outros por algumas cascas de batata. Isso não era maldade. Era fome, era nudez. Você se torna desumano, por mais que não quisesse."

Ensinamento:

Essa leitura me ensinou a não desistir de si próprio, mesmo com toda dificuldade, sofrimento e pelo pior que esteja. É importante tentarmos também além de nos priorizarmos, ajudar as outras pessoas. Aquelas mulheres só conseguiram sobreviver porque tinham alguém para compartilhar seu sofrimento e alegria.

Raymi 13/09/2021

Doloroso, intenso, absurdo
A obra relata a experiência traumática de mulheres que compartilharam em algum momento espaços dos campos de concentração com Anne Frank - cada qual conta desde sua perspectiva muito pessoal sobre as atrocidades que aconteciam naqueles campos e, secundariamente, suas impressões sobre as Frank.
Doloroso, intenso e absurdo - os relatos nos comovem e nos tiram de nossos eixos de uma forma arrebatadora. Mergulhamos nas histórias e através delas sentimos talvez menos de um terço do que cada uma dessas mulheres sentiu.

booksbystef 18/09/2021

Ábdito.
Um livro que reúne vários relatos de sobreviventes do holocausto que tiveram, de alguma forma, contato com Anne Frank e sua família. Embora o título do livro seja "os sete últimos meses de Anne Frank" nós temos aqui histórias soturnas de acontecimentos dentro dos campos de concentração. Temos histórias reais, de outras pessoas, de sobreviventes. Lendo esse livro eu aprendi que perdão é uma coisa boa sim, mas ele tem suas limitações. Você perdoaria um nazista?

starlight... 17/10/2021

Superou todas as minhas expectativas
Depois que li "O diário de Anne Frank" comecei a me interessar muito sobre a história dela e de toda a segunda guerra Mundial. Depois de um tempo achei esse livro para comprar e decidi comprá-lo para que pudesse ver sobre o que se tratava. Apesar de sempre gostar da história de Anne Frank amo ver sobre os relatos de outras vítimas do holocausto pois acho que desta maneira não deixaremos com que essa história se apague nunca. Enquanto estava lendo, senti uma imensa empatia por todas elas e amei conhecer a história dessas mulheres guerreiras . Apesar do holocausto toda segunda guerra mundial ter sido um período simplesmente horroroso e terrível da história da humanidade, sempre fico muito feliz de coração quentinho ao ver a história dessas pessoas que apesar de todas as dificuldades que passaram nos campos de concentração conseguiram sobreviver e estão aí compartilhando seus testemunhos para as novas gerações.??

Carol Pontes 25/10/2021

Todos deveriam ler
Acho que a sensação de irrealidade ao ler qualquer coisa relacionada ao nazismo nunca vai passar pra mim, não entra na minha cabeça a crueldade que a humanidade pode chegar, é simplesmente revoltante. Todas as mulheres que apareceram nesse livro são heroínas das mais genuínas, sem capas ou poderes, mas uma força de vontade e desejo de sobrevivência sem igual.

Vitória Júlia 02/11/2021

Humanidade
Falta humanidade na humanidade, empatia e conhecer toda a história é essencial para que esses horrores não volte nunca mais a acontecer.
A angústia que senti lendo esse livro é indescritível, são histórias de mulheres fortes que me fez ver coisas que eu não imaginava que aconteceu no holocausto.
Cada história é um grito que deve ser ouvido por todos.

giordanna 29/11/2021

Os sete últimos meses de anne frank
Os sete últimos meses de anne frank é uma entrevista com seis mulheres judias que conheceram Anne Frank e sua família nos campos de concentração de Auschwitz e Bergen-Belsen durante a segunda guerra mundial

Acredito que não existe formas de julgar um livro como esse, com relatos reais de pessoas que sofreram muito e ainda conseguiram sobreviver, então tudo que tenho a dizer é que esse livro é extremamente necessário e que ele conta dores que precisamos entender e nos aprofundar.

Jujuba 29/11/2021

Os sete últimos meses de Anne Frank.?
Bom a história é contada por meio dos testemunhos de seis grandes mulheres judias corajosas e determinadas a sobreviver a esse inferno que foi.
Ganhei esse livro de presente no começo me enrolei muito pra ler mas depois de um tempo peguei ele pra ler e fiquei fixada pela histórias dessas 6 mulher, primeiro fiquei horrorizada pelo que elas passam e como eram tradas(o) daquela forma desumana.
Foi uma pena Anne ter morrido tão perto de serem libertados, fico imaginando o quão de coisas maravilhosas e exemplares ela poderia ter feito, no diário vi o quão ela e determinada, corajosa e bondosa.
Vale muito a pena ler esse livro, Nos mostra e nos ensina a como ser verdadeiro humanos e não ser desumanos como esses mostros, deixam as pessoas simplesmente agoniando de dor até morrer sem contar as doenças terríveis que tiveram e o jeito como era tratados.

marina 30/11/2021

É um livro muito bom para conhecer mais sobre a vida nos campos de concentração e como foi conviver com a família Frank nesses lugares.

Carol.Castro 08/12/2021

Dor e descontentamento com a triste história da humanidade.
Um livro marcado pela dor e sofrimento daquelas que conheceram Auschwitz, daquelas que conheceram a triste realidade de não serem tratadas como humanas. Que conheceram o inferno de uma prisão com torturas e ameaças constantes de mortes; por meio de doenças, fome e câmeras de gás...
Que após sobreviverem e serem finalmente libertadas com suas asas devolvidas, sentiram a dor de perder algum ente querido e em suas noites ganharam pesadelos com recordações do passado.
"As imagens ressurgem frias, amareladas, cinzas de fumaça e duras como a morte, a noite quando quero dormir" Ronnie Goldsten Van Cleef.

C9 09/12/2021

Esclarecedor
Apesar do nome ser meio enganoso ? já que leva a crer que se trata dos últimos 7 meses de Anne Frank ? é um bom livro, mostrando relatos de mulheres que foram presas e mantidas nos campos de concentração. A Anne aqui é apenas mencionada esporadicamente, pois as mulheres que fazem os relatos tiveram contato com ela, mas o foco está em cada uma delas, o que é bom.

dudaknupp 15/12/2021

Ainda não sei explicar tudo o que senti lendo cada relato, mulheres incríveis e muito fortes!
O livro de fato é muito bom, mas doi demais saber tudo que essas pessoas sofreram