Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Adriana.Aquino 07/04/2024

Relato real de 6 sobreviventes dos campos de concentração, que conviveram com Anne, Margot e seus pais.
Alguns relatos de antes da guerra e todos retratando o sofrimento nos campos de concentração.
Recomendo para aqueles que se interessam pelo assunto

cattess 09/02/2024

Nem preciso dizer o quanto esse livro é emocionante. Depois de terminar o Diário da Anne eu só consegui pensar no quanto ela sentia medo de ser pega, o quanto todos os eles sentiam. E ler esse livro é saber tudo o que ela passou, tudo que ela temeu e que realmente aconteceu. É doloriso. Desumano. Terrível. Conhecer essa parte da história é difícil, porém necessário, por todas as pessoas que se foram e por aquelas que precisam conviver com isso todos os dias. É sobre entender a história e não repeti-la.

Karol com kah 05/02/2024

Cada relato qu leio, é como se fosse o primeiro
Apesar do título parecer que o livro irá focar apenas na Anne Frank, o autor tambem narra as experiências vividas antes, durante e depois, das pessoas que estiveram com a família Frank nos campos de extermínio. Em toda elas recebemos nativas pequenas e com poucos detalhes, porém muito consistentes entre si em relação os Franks.

Assim como diversos outros livros que relatam a vida de sobreviventes do holocausto, esse é um livro fundamental que ajuda reconstituir, sob diversas perspectivas, uma parte dos horres infrigidos aos judeus na segunda guerra.

Uma das coisas mais importantes, para mim, é o fato do livro retratar que após o fim da guerra e da libertação dos campos, houve ainda um longo caminho para que essas pessoas alcançasse a real liberdade e pudessem ter a chance de reestruturar suas vidas. Muitos nem puderam. Outros sucumbiram as atrocidades (isso não é narrado nesse livro).

Esse livro é fundamental para a conscientização e educação da memória do holocausto. Extremamente necessário em dias de anti-semitismo.

madu.zi 17/01/2024

Completamente comovente.
Saber dos últimos momentos de Anne Frank, Margot e Edith (sua mãe) sempre me cortam o coração, apesar de tudo, sempre havia aquela esperança de que elas conseguissem sair vivas desse tormento, é mais ainda destruidor saber que elas morreram quando faltava muito pouco para a libertação.
O livro me trouxe perspectivas novas sobre as vítimas do Holocausto, além da Anne, tive a oportunidade de conhecer mulheres extremamente fortes, companheiras, cuidadosas e com uma imensa vontade de viver e um instinto de sobrevivência gigantesco. Emocionante ler os relatos de todas as vidas em que essas mulheres fizeram diferença e se arriscaram a salvar enquanto ainda eram livres, fazendo parte ativamente da Resistência ao Nazifascismo. E quando presas, instinto de sobrevivência delas as fizeram capazes de ajudar muitas outras mulheres nas péssimas condições de Westerbork, Auschwitz, Auschwitz-Birkenau, Bergen-Belsen e Libau. Elas mudaram a vida de muitas mulheres, até as que não conseguiram suportar mais as péssimas condições dos campos e infelizmente vieram a falecer, como Anne e muitas outras. Nenhuma delas deve ser esquecida!
Esse livro é absolutamente necessário, nos reforça a necessidade de relembrar os péssimos episódios da história, para que jamais possamos repetir, e também nos fez conhecer a força inimaginável de mulheres que arriscaram tudo em prol dos outros.

Joselia14 04/12/2023

Não são todas as seis testemunhas que têm muitas coisas a relatar sobre Anne Frank. A maioria não teve nenhum diálogo com ela. Contudo, ler os relatos dos que essas mulheres passaram durante a Segunda Guerra nos leva a não aceitar as tentativas de alguns em negar ou minimizar os sofrimentos gerados por Hitler e os demais nazistas que maltratam, torturaram e mataram milhares de pessoas.

Aline Pfeiffer 25/11/2023

Os depoimentos de seis testemunhas judias que sobreviveram aos campos de concentração são emocionantes e muito revoltantes, mas uma leitura ótima para quem quer mais profundidade nesse assunto...

Li "O Diário de Anne Frank" e pelo título desse livro (Os sete últimos meses de Anne Frank) obviamente que esperava que falasse mais sobre a Anne, mas OK. Apesar disso e de toda tristeza sentida em cada testemunho, super recomendo a leitura!!!

otoumi 03/11/2023

Outra visão da vida
Embora o título do livro seja "Os últimos sete meses de Anne Frank", o livro não é 100% sobre ela. O livro comenta a história de diversas outras mulheres que passaram pelos horrores do holocausto e conseguiram forças e fé para sobreviver. Elas discutem suas vidas antes, durante e depois da guerra, e você consegue ver o quanto as pessoas mudaram ao passar por isso. Livros assim são tristes, mas são muito importantes. A voz dos sobreviventes precisa ser ouvida.

lucca 23/09/2023

Brilhante!!
É leitura obrigatória para todos que leram O Diário de Anne Frank. Neste, 6 mulheres sobreviventes aos horrores do holocausto contam sua história com detalhes ricos e também contam sua interações, mesmo que muito rápidas, com a Família Frank.

Esse livro me destruiu, quando comecei a ler, pensei que levaria uns 4 dias para terminar. Mas é impossível. No segundo relato, eu já me emocionei muito. Uma vez ouvi que a literatura faz a pessoa ter mais empatia e se colocar no lugar do outro em diversas situações. Eu senti isso nesse livro, por isso foi difícil para mim terminar ele.

Apesar disso, o livro é muito bom e gostaria muito de ver o documentário algum dia!!

gabspittol 12/09/2023

Gatilho! Holocausto, nazismo, violência física e sexual.
Os Sete Últimos Meses de Anne Frank é um conjunto de relatos de seis mulheres judias sobreviventes do holocausto. O cineasta Willy Lindwer juntou esses testemunhos par a gravação de um documentário de mesmo nome do livro, que posteriormente ele transformou em livro com as entrevistas dessas mulheres que conheceram e conviveram com Anne Frank em algum período de sua passagem pelos campos de concentração nazistas.
O livro retrata a triste realidade que foi o fim da vida da jovem Anne, cercada por fome, doenças, miséria, descaso e muita crueldade. As sobreviventes relatam suas experiências e momentos de terror que viveram naquele passado não tão distante assim. Todas tiveram algum tipo de contato com Anne Frank e por isso foram escolhidas para as entrevistas por Willy.
Embora o título tenha relação com Anne Frank, sinceramente, pouco se fala da vida dela nos campos ao longo do livro, o que eu gostei, porque gostei de ler o relato sobre a vida das sobreviventes e acho importante esse tipo de documentação para que isso nunca seja esquecido. Porém, o livro me despertou interesse, a princípio, pelo nome, e eu li achando que teria mais detalhes sobre os últimos dias de Anne. Então podemos dizer que o nome do livro é um clickbait para histórias realmente interessantes, porém, é um título enganoso.
No mais, li de forma rápida e como sempre, é angustiante pensar que cada um desses relatos é real e aconteceu não muito longe do que vivemos hoje.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Julia.Menezes 21/08/2023

Triste. Desolador. E ainda nos causa uma revolta ainda maior contra aqueles que compactuaram de alguma forma, para o sofrimento dessas pessoas.
Por muitas vezes me peguei chorando, sem acreditar que isso aconteceu ?

Seok0 16/08/2023

O livro que me causou...
O livro que me causou sensações que eu nem imaginaria sentir antes. Quando eu li o Diário de Anne Frank, eu vi apenas a visão dela, que era uma visão de uma adolescente. Depois de estudar sobre o período que Anne sofreu, eu senti tanto ódio e rancor dos monstros que fizeram aquelas coisas horríveis, e ler sobre os últimos meses que ela passou me fez sentir algo tão pesado em meu coração. Os relatos, os detalhes... Eu espero que todas aquelas pessoas inocentes + seus sucessores tenham um descanso eterno.

Lorrayne Araujo 27/07/2023

Triste!
Relendo o livro, não me lembrava do quanto esses relatos são fortes. O mais triste é pensar que Anne e essas outras mulheres foram só mais uma, de tantas outras que sofreram e morreram nessas atrocidades.

Patty 18/07/2023

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank apresenta 6 sobreviventes dos campos de concentração que conheceram Anne e sua família em algum momento após a prisão da família Frank.
Para começar acho que o livro deveria ter outro nome já que a Anne aparece superficialmente nos relatos das mulheres, com exceção de uma delas que foi amiga de infância da Anne.
Me emocionei com alguns relatos, mas com outros nem tanto, talvez pela forma como cada uma conta a sua história, além de que achei que o livro ficou meio repetitivo no fim porque por mais que cada uma tenha sentido e vivido de maneira particular todo aquele horror, algumas delas ficaram amigas e narram praticamente as mesmas situações.
Não o colocaria como um dos melhores livros sobre o holocausto, mas vale como curiosidade para quem, assim como eu, gosta do tema.

AishaRaquelAli 03/07/2023

Livro excelente
Chega a ser aflitivo ler todas essas histórias que tanto sofreram. Ter a noção que isso tudo foi real é quase impensável, o que acalenta o nosso coração é que elas conseguiram seguir apesar de toda essa catástrofe na vida delas, e viverem bem.

xlarasp 07/06/2023

Ver esses relatos me dói MUITO.
é um livro muito bem feito,com imagens porém pesado.
não dá pra acreditar que isso realmente aconteceu (ou da?)