Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

vivi's 24/11/2022

"resenha" os sete ultimos meses de Anne Frank
achei um bom livro, a história que eu mais gostei é que mais me prendeu foi a da Hanna. Pelo nome se espera que o livro seja mais sobre Anne Frank mas em cada história ela é pouco citada acho que "Os sete ultimos meses de Anne Frank" não se encaixa taooo bem assim como nome. Eu quase que abandono ele mas a história delas realmente me comoveu.

maria 09/10/2022

foda
A história dessa garota é de longe surpreendente, o livro contém uma linguagem boa, juntamente com imagens marcantes e carrega momentos impactantes. Abordou várias passagens da vida de Anne e de como ela lidou com os conflitos que chegavam até ela.

Também há relatos de pessoas que sobreviveram ao campo de concentração, onde em algum momento, conheceram Anne em situações perturbadoras.

Tudo é muito detalhado e isso faz com que um leitor realmente se afunde na leitura.

peedroferreiraa_ 20/09/2022

Legal
Recomendo. Livro interessante que retrata com detalhes as vivências do campo de concentração. Vale a pena

Carolina Dodde 19/09/2022

A leitura precisou ser devagar, pois foi doída. A riqueza de detalhes nos transporta para o dia e o local dos acontecimentos. É triste e angustiante.

Crisssique 12/09/2022

Repetitivo
O livro é claro que é ótimo, com as histórias verídicas de quem passou por todo aquele sofrimento, porém é repetitivo, pq cada pessoa conta oq viveu, e a maioria viveu tudo mto parecido. Por mais que a ideia inicial seja contar o contato que teve com a Anne Frank, mas até chegar nessa parte, pareciam estar contando a mesma coisa com palavras diferentes. Mas vale a leitura.

Ste 09/09/2022

Pesado porém necessário.
"Vi os pássaros voando livres
E meus pensamentos voaram com eles
Planaram sobre a cerca de arame farpado
E atrás das montanhas, até o apito soprar.
Eles nos chamam, enquanto fico parada, em pé."

Foi uma leitura bem arrastada, sempre que lia precisava de uns dias para raciocinar e digerir o que tinha lido. Diversas e diversas vezes eu parava e pensava que estava lendo algum livro de ficção, pois me recusava a acreditar que tudo FOI REAL, que tudo ACONTECEU! No geral o livro é bom, e já comecei a ver o documentário!

Adriana 05/09/2022

A Triste Realidade nos Campos de Concentração ????
Em Os Últimos Sete Meses de Anne Frank é revelada a parte final, e pouco conhecida, da breve existência da pequena judia que, vítima das perseguições nazis, viria a falecer no campo de concentração de Bergen-Belsen em Março de 1945. Seis mulheres partilharam este cativeiro e o testemunho que prestaram foi recolhido pelo jornalista Willy Lindwer. Com palavras simples e comovedoras, as sobreviventes falam delas e do calvário de Anne e sua Família.
Essas mulheres são as últimas testemunhas daquele período irreal, insondável, da História da Humanidade.
Pertenço à geração do pós-guerra, mas descendo de uma família judia que atravessou a Ocupação pelo preço de duros sofrimentos. O tema era-me familiar, apesar de que a confrontação com Auschwitz constituiu uma experiência perturbadora.
(Willy Lindner)

"Não podemos exigir àqueles que nunca viveram lá que imaginem em que consiste na realidade um campo de concentração. (Pág. 9)

O que dizer diante desses relatos tristes,..
A voz fica embargada, as lágrimas surgem e o choro vem, não tenho palavras. Não consigo mensurar o que eles passaram ? e tudo o que eles sentiram ?
A consciência humana foi aniquilada. Diz-se q o homem foi reduzido ao estado animal. Mas nem animais são tratados da forma q eles foram tratados.

Imprescindível esta leitura, para q se possa combater a injustiça da nossa sociedade.
CPF1964 05/09/2022minha estante
?????

Adriana 05/09/2022minha estante
@Cassius Obrigada meu amigo ??

Alan kleber 06/09/2022minha estante
É isto um homem? Livro escrito por Primo Levi, é outro relato definivo sobre a vida nos campos nazista. É um livro imperdível.

Matheus Oliveira 08/09/2022minha estante
Obrigado pelo resenha e por compartilhar seus sentimento! ?????

Adriana 08/09/2022minha estante
Já está na minha meta de leitura @Alan Kleber obrigada ?

Para mim um desabafo, compartilhar nossos sentimentos e indignações. Grata @Matheus ????

Ana Santos 29/08/2022

Lembranças, relatos são importantes para os futuros sobreviventes
Willy Lindwer, autor do livro “Os sete últimos meses de Anne Frank, nasceu em 1946, em Amsterdã (Holanda). Além de ser escritor, é cineasta e produtor. Mas o seu maior reconhecimento se deu através dos trabalhos como documentarista, ganhando o Emmy Awards de 1988.
O tema principal do livro é o relato de sobreviventes que tiveram contato com Anne Frank entre a prisão (campos de concentração) até a sua morte (últimos sete meses).
O livro foi publicado pela editora Universo dos livros, nele também encontramos prefácio, introdução, contexto histórico, fotos e relato do primeiro contato do autor com as vítimas sobreviventes. No total são quatro relatos, primeiramente de Hannah Elizabeth Pick- Goslar, Janny Brandes- Brilleslijper, Rachel VanAmerongen, Bloeme Evers-Emden, Lenie de Jong- van Naarden e por último de Ronei Goldstein-van Cleef são pessoas que encontraram Anne durante os dias que ficou no campo de concentração até a sua triste morte.
O interessante é que antes dos relatos, encontramos um pouco da história de cada relatado, seja a família, religião, situações tristes e difíceis, suas crenças... e depois os momentos que passaram (alguns também se esconderam por um tempo) até chegar ao campo de concentração.
Percebemos uma linguagem simples e objetiva, tendo apenas 233 páginas.
Um livro que boa parte ficamos animados e motivados pela leitura, pois consegue nos entreter mesmo se tratando de um tema triste, mas algo verídico.
Durante os relatos notamos que a morte de Anne foi ocasionada por vários fatores, seja a falta de higiene, dignidade e de cuidado, mas também Anne e sua família estiveram em campos de concentração mais rígidos. Diferentes de algumas relatadas que mesmo que não era fácil a vida nestes ambientes, elas conseguiam sobreviver, seja com um pouco de comida, a relação com as outras pessoas, a união entre eles, fato que se ausentou com a família Frank.
Há um relato que um grupo de mulheres se uniram desde quando chegaram no campo de concentração até a sua libertação e durante este processo umas se preocupavam com as outras. Um outro relato é de Hannah que sabendo que Anne estava com fome, imediatamente foi levar alimento para ela, mas uma outra pessoa pegou e não quis devolver, então Hannah tentou novamente no dia seguinte, e conseguiu ajudar Anne.
Um livro que recomendaria, pois não podemos deixar morrer a lembrança de que no passado um povo já sofreu por causa de preconceitos, seja de religião ou raça. E ter a noção e consciência que isso não pode mais acontecer.

Ketlen20 10/08/2022

Eu já tinha gostado bastante do diário de Anne Frank e gostei deste também, eu fico pensando como é para os sobreviventes conviver com tudo o que passaram, não sei se eu aguentaria. Admiro quem passou por isso e sobreviveu, na verdade respeito muito as pessoas que passaram por tudo isso, tem que realmente ser muito forte para ter aguentado tanto coisa durante tanto tempo. Um livro muito triste mas muito bonito, chorei rios de lágrimas é claro. Recomendo muito a leitura para quem gosta desse tipo de livro. Na minha opinião é um livro que todo mundo deveria ler e pelo menos para mim é um livro que me fez pensar e agradecer muito pela vida que eu tenho.

Grixia 25/07/2022

Resumo de como é o livro
O livro conta a história de anne no campo nazista,no livro é tipo um documentário, vc ao ler sente as pessoas falando e tals. Na Netflix saiu um filme da melhor amiga de anne e sim ela e a irma dela citada no filme ta nesse livro alem de outras pessoas, o livro é emocionante pq nao so conta a convivência com anne e sim a luta de sobreviver em um local como aquele. É muito profundo e faz vc refletir muito sobre a vida. Cada capítulo é uma das amigas e mulheres que conheceu anne falando sobre a anne e como foi sobreviver ao holocausto fala sobre suas famílias tbm que algum foi levado para o campo é muito complexo alem de ter fotos nas páginas mostrando elas e ate anne com a familia e tals enfim um resumo e espero que leiam vale a pena?

lou 25/07/2022

Detalhado e único
É fundamental conhecermos e sempre lembrarmos a existência de Anne Frank e sua história como judia num esconderijo em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial, e o motivo que a levou a parar de escrever em seu diário, principalmente o que aconteceu depois disso. Por isso esse livro é tão importante.
Nele, são contadas algumas histórias vividas por mulheres que encontraram Anne ou algum outro membro da família e registraram o que viram. Foi contada aqui toda a grandiosidade detalhada das histórias de Anne e sua família que me fizeram compreender como foi o período deles nos campos de concentração, suas atividades e encontros com ex vizinhos e colegas da escola, como ela agiu quando a irmã ficou doente e como elas estavam sempre juntas, tudo contado como se fosse uma sequência de seu diário.
Além disso, também gostei muito do modo como os relatos não foram resumidos aos encontros com Anne e tudo o que ela fez. Foi contada também cada história individual, com cada dificuldade e alívio vividos pelas testemunhas da presença da família Frank, todos as músicas cantadas baixinho para ninguém escutasse, as esperanças, as pequenas conquistas, as conversas e o que fez cada um continuar com a fé de que sairia daqueles campos com vida, como era cada atividade em cada campo pelo qual tiveram de passar, como eram as pessoas de lá, cada grupo com uma nacionalidade diferente da de outro e como eles conviviam juntos dentro do campo, e até anotações sobre Mengele. Assim, todas as experiências foram salvas e tiveram seu merecido espaço aqui, sem ser deixadas de lado para que sejam esquecidas.

PITUCALELE 24/07/2022

Os últimos sete meses de Anne Frank
As histórias contadas são muito tristes, tão trágicas e horrendas que parecem ficção.
Os relatos envolvem mulheres que em algum momento tiveram contato com Anne Frank, mesmo que bem pequeno

julia008 22/07/2022

OS SETE ÚLTIMOS MESES DE ANNE FRANK
confesso que foi um livro que eu demorei mais a ler por tratar de um assunto tão pesado e real. Cada capítulo é um relato de mulheres na segunda guerra mundial que tiveram algum contato com a Anne, e fala sobre as experiências delas nos campos de concentração, é muito forte o livro e o jeito que elas contam, mas acho que é muito importante a leitura dele.

Isa 21/07/2022

Anne frank
Quando você compra esse livro você imagina que é só sobre a anne mas não é bem assim o título engana um pouco, é sobre a história de mulheres que sobreviveram ao holocausto e em algum momento da vida delas se encontraram com a anne, é muito interessante ler sobre o que essas mulheres passaram enquanto sofriam na mão dos nazistas, se você gosta de ler sobre os acontecimentos da segunda guerra mundial esse livro é ótimo.