Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Sunny 19/08/2021

Fui procurar cobre e achei ouro
O livro trata sobre o depoimento de seis mulheres que avistaram, conversaram ou eram amigas de Anne Frank ou mantinha contato com essa família.

"Esprit, a força para não desistir, para não ceder. Jamais."

Minha opinião: CONTÉM SPOILER

Como está escrito no começo, eu li esse livro para saber mais sobre a Anne e achei seis mulheres incríveis que passaram por coisas inimagináveis. Elas são: Hannah, Janny, Rachel, Bloeme, Lenie e Ronnie.
Em certos momentos em que senti na pele o que elas relatavam, senti a forma horrível em que viveram.
Além disso, elas contam sobre como estava a Anne Frank nesse período e tudo de ruim que aconteceu com essa jovem que faleceu com apenas 15 anos em um dos piores campos de concentração da época. Os maltratos que ela, sua irmã e todas as outras pessoas que estavam nesse local são horripilantes, aconteceu certas coisas que nunca passaria em minha mente que havia acontecido.

"Éramos colocadas umas contra as outras, e até mesmo os parentes mais próximos brigavam uns com os outros por algumas cascas de batata. Isso não era maldade. Era fome, era nudez. Você se torna desumano, por mais que não quisesse."

Ensinamento:

Essa leitura me ensinou a não desistir de si próprio, mesmo com toda dificuldade, sofrimento e pelo pior que esteja. É importante tentarmos também além de nos priorizarmos, ajudar as outras pessoas. Aquelas mulheres só conseguiram sobreviver porque tinham alguém para compartilhar seu sofrimento e alegria.

Carol 27/07/2021

esse livro é muito pesado por ser rico em detalhes, demorei bastante pra terminar, mas é uma leitura que recomendo muito

Ray 17/07/2021

Apos muito tempo terminei
Eu queria compra o diário de Anne frank(aquele da capa vermelha),pela internet mas esse aí veio por engano,guardei ele na estante,e encomendei novamente o livro q realmente queria.quando terminei o diário de Anne Frank sempre procurava ler outros livros deixando esse no escanteio,quando não tinha mais nada para ler fui dar uma olhada nele,achei MT,MT,MT chato,mas no decorrer da leitura foi ficando interessante, conhecer a historia de outras pessoas que diferente de Anne conseguiram sobreviver a guerra e puderam contar detalhadamente os detalhes da época.

AlAssa0 04/07/2021

tudo para mim
Esse livro deveria sem uma obrigação para todos lerem, porém compreendo que também não é para qualquer pessoa, aborda um período muito forte e que realmente mexe bastante com o psicólogo. Chorei várias vezes e me fez repensar sobre coisas que eu nunca imaginei ter tanta importância! Terminei esse livro querendo aprender mais sobre esse acontecimento marcante e trágico.

Mar_cardias 04/07/2021

Intenso
É um livro muito bom, ouvir essas pessoas e entender o que elas passaram que sem dúvidas eu não desejaria nem pro meu pior inimigo, é horrivel ver o que essas pessoas passaram e ler não chega nem perto do que eles sentiram ??

Cami 26/06/2021

O livro relata a história de seis mulheres que passaram pelos campos de concentração alemães e tiveram algum tipo de contato com Anne Frank em seus últimos sete meses de vida.

É um livro realmente emocionante, cada uma dessas mulheres é extremamente forte e fico imensamente agradecida delas terem compartilhado suas histórias e nos mostrado o pior da humanidade e como elas superaram isso. O único problema aqui é que o título engana, cada mulher teve um contato com a Anne que durou meia página, então o livro é basicamente o relato de seis sobrevivente do holocausto que durante um curto período de tempo conheceram a Anne e deram um oi.

João 14/06/2021

chorei
esse livro foi extremamente pesado pra mim. Demorei um tempo para finalizar a leitura mas eu gostei muito do livro, muito louco é ruim tudo isso que aconteceu. um choque

Giuli 28/05/2021

Excelente livro
É um excelente livro, porém triste. Ele nós faz refletir a respeito das dificuldades e reclamações do dia a dia, vendo que muitas pessoas passaram por situações piores nos campos de concentração e mesmo assim se mantiveram fortes. É extremamente triste pensar na crueldade em que o ser humano é capaz. Apesar disto, é um livro que recomendo, para reflexão, sendo um livro que pode gerar empatia e mudanças de pensamento para diversas pessoas.

May | @vidadaleitora 16/05/2021

Eu disse que nao leria mais nada relacionado ao nazismo, mas eis eu aqui me sabotando novamente haha

Resumo de tudo? Sempre abominavel o que os nazistas fizeram com pessoas q sangram coml eles. Qualquer forma de desigualdade sempre vai destruir a humanidade, esse mundo nao tem salvaçao.

Raquel 24/04/2021

Muito bom!
É estranho pensar que a segunda guerra durou tanto tempo. Quando a gente imagina que existem pessoas sendo escravizadas, e torturadas, que passam fome e morrem, adoecem a troco de nada. Como isso durou 6 anos? Como ninguém interviu? Como ninguém fez absolutamente nada para tirar aquelas pessoas daquele caos? É um livro que traz muitas reflexões sobre vários aspectos da nossa vida, me fez refletir em muitas coisas, me traz muitos pensamentos, fico até melancólica. Mexe comigo demais. Recomendo muito.

Diego.Grassi 20/04/2021

Muito bom o livro.. ele relata a história de 6 mulheres que sofreram nos campos de concentração na mesma época que Anne esteve presa também. Ele conta um pouco de como essas mulheres fizeram para sobreviver esse capítulo horrível da história mundial.

esther 09/04/2021

É uma maneira interessante de descobrir e conhecer a vida da Anne nos campos de concentração e também você acaba conhecendo a vida de outras pessoas. Foi uma ótima experiência.

Pixie 28/03/2021

Muito mais que um livro...
Muito mais que um documentário; esse livro é um registro histórico. As pessoas deviam ler e guardar todos esses acontecimentos terríveis, esse relatos, para que isso nunca mais venha a se repetir.

Jainy.Maria 24/03/2021

Se você leu O Diário de Ane Frank é importante ler esse livro para entender o que aconteceu com Anne e sua família, ver os relatos das mulheres que viveram o que Anne viveu e como conseguiram escapar.