Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Adriana 05/09/2022

A Triste Realidade nos Campos de Concentração ????
Em Os Últimos Sete Meses de Anne Frank é revelada a parte final, e pouco conhecida, da breve existência da pequena judia que, vítima das perseguições nazis, viria a falecer no campo de concentração de Bergen-Belsen em Março de 1945. Seis mulheres partilharam este cativeiro e o testemunho que prestaram foi recolhido pelo jornalista Willy Lindwer. Com palavras simples e comovedoras, as sobreviventes falam delas e do calvário de Anne e sua Família.
Essas mulheres são as últimas testemunhas daquele período irreal, insondável, da História da Humanidade.
Pertenço à geração do pós-guerra, mas descendo de uma família judia que atravessou a Ocupação pelo preço de duros sofrimentos. O tema era-me familiar, apesar de que a confrontação com Auschwitz constituiu uma experiência perturbadora.
(Willy Lindner)

"Não podemos exigir àqueles que nunca viveram lá que imaginem em que consiste na realidade um campo de concentração. (Pág. 9)

O que dizer diante desses relatos tristes,..
A voz fica embargada, as lágrimas surgem e o choro vem, não tenho palavras. Não consigo mensurar o que eles passaram ? e tudo o que eles sentiram ?
A consciência humana foi aniquilada. Diz-se q o homem foi reduzido ao estado animal. Mas nem animais são tratados da forma q eles foram tratados.

Imprescindível esta leitura, para q se possa combater a injustiça da nossa sociedade.
CPF1964 05/09/2022minha estante
?????

Adriana 05/09/2022minha estante
@Cassius Obrigada meu amigo ??

Alan kleber 06/09/2022minha estante
É isto um homem? Livro escrito por Primo Levi, é outro relato definivo sobre a vida nos campos nazista. É um livro imperdível.

Matheus Oliveira 08/09/2022minha estante
Obrigado pelo resenha e por compartilhar seus sentimento! ?????

Adriana 08/09/2022minha estante
Já está na minha meta de leitura @Alan Kleber obrigada ?

Para mim um desabafo, compartilhar nossos sentimentos e indignações. Grata @Matheus ????

booksbystef 10/07/2022minha estante
Acho que o título foi para chamar a atenção do público, pois Anne foi uma imagem do holocausto, e no livro é reunido vários relatos das últimas vezes que Anne foi vista, ou seja, nesses últimos 7 meses...acho que é isso.

Vanea 13/07/2022minha estante
Sim. Foi exatamente isso.
Pensei que ela e a família iriam aparecer mais. Só que não.

Victória | @camaleoaquele 11/03/2021

O livro foi escrito a partir dos relatos de seis mulheres que sobreviveram aos campos de concentração nazistas. As seis foram escolhidas por terem encontrado Anne Frank em algum momento durante o tempo que ela passou viva nos campos e são relatos emocionantes, que doem, e que faz o leitor se perguntar a todo instante como todo o resto do mundo deixou aquilo acontecer. Anne sofreu muito nos seus dias nos campos, disso ninguém tinha dúvidas, mas saber como de fato ela estava lá, mesmo que em passagens rápidas, trás sentimentos que não sei descrever aqui. Demorei para terminar de ler, o livro é muito fluido, mas devido todo o sofrimento que elas relatam, eu dava pausas para conseguir processar tudo. Recomendo muito a leitura, precisamos lembrar de tudo que se passou na segunda guerra para não repetirmos.
Juh 11/03/2021minha estante
Esse livro é muito impactante
Quando estamos lendo e depois da leitura sentimos um pesar e começamos a se pergunta "e se fosse comigo"...

Victória | @camaleoaquele 11/03/2021minha estante
Sim, exatamente assim.. ?

Karmille 26/03/2022

Relatos de uma verdade dolorosa
Essa série de relatos emocionantes, n tem como n se horrorizar com a crueldade a qual tais mulheres foram submetidas, sem dúvida todas guerreiras que conseguiram sobreviver as piores das provações.
Para mim é ainda mais inconcebível que existam pessoas que defendam o ideal Nazi até os dias de hoje. A dor e o sofrimento devido a subida de Hitler ao poder, afetou várias famílias ao longo das gerações e espero que nunca cheguemos a ver tais atos acontecerem de novo.
Thabi.Almeida 01/04/2022minha estante
Meninaaaaa peguei esse livro para ler também depois do diário

Karmille 02/04/2022minha estante
Kkkkk eu achei mais sofrido q o diário.... Chorei com alguns relatos

Michele 03/12/2021

Comecei a ler esperando ter um pouco mais de informações sobre a Anne Frank, mas descobri que são relatos de experiências de mulheres que conheceram a família Frank. Por se tratar de memórias, naturalmente as vezes ficou um pouco confuso. Mas com esses relatos da para notar a crueldade que passaram, como funcionavam os campos e que uns eram "menos piores" que outros
lio 03/12/2021minha estante
eu gosto muito desse livro! só acho que o título deveria ser diferente, porque definitivamente não é esse o foco dele ? o que não foi ruim para mim.

Carol.Castro 04/12/2021minha estante
Comecei a ler pelo mesmo motivo, porém não me decepcionei nem um pouco! Sempre gostei de história,.. E todos os relatos daquelas mulheres me faz questionar como o ser humano pode ser tão cruel

gabenaste 25/09/2016

RESENHA: OS SETE ÚLTIMOS MESES DE ANNE FRANK - WILLY LINDWER
"...Como eu ainda não li “O Diário de Anne Frank”, na minha cabeça esse livro se trataria de um compilado/resumo do Diário dela, já que o mesmo instiga em sua capa que este se trata do capítulo final não contado no Diário de Anne, mas ao ler, logo no inicio já percebemos que não se trata bem disso.

“Os Sete Últimos Meses de Anne Frank” trata-se de um compilado sim, mas não do Diário de Anne, e sim de uma série de entrevistas/documentários sobre quem, de alguma forma, teve contato com Anne Frank durante o Holocausto.

A leitura do livro não é tão massante, mas é um pouco pesada dependendo da idade de quem for lê-lo, por conta disso recomendo a leitura, somente para quem realmente se interesse pelo tema abordado, já que se trata de uma espécie de documentário/biografia, ao invés de uma ficção, romance e afins.

No livro, não vamos a fundo sobre a família Frank, cada um dos 6 relatos/entrevistas com as mulheres, abordam cerca de 5 parágrafos onde é relatado algo sobre Anne Frank ou algum familiar, por conta disso, acho que o autor do livro, por mais boas que fossem sua intenção, usou um pouco da popularidade do nome Frank para seu título, mas fora isso o livro é simplesmente ótimo e deve ser lido por todos que se interessem pelo tema..."

Confira a resenha completa no link abaixo:

site: http://www.ogabriellucas.com/resenha-os-sete-ultimos-meses-de-anne-frank-willy-lindwer/
Thuany 05/05/2018minha estante
Você acha que é preciso ler o livro do diário antes?

gabenaste 11/05/2018minha estante
Eu não li o Diário miga

Bruna 01/12/2016

Essa foi a maior armadilha de marketing que já cai.
Algumas dessas pessoas nem chegaram a conhecer A Anne Frank Do Campo de Concentração! Me sinto extremamente enganada!
A sinopse de meu livro diz: "... a forma como conheceram as irmãs Frank e a maneira como todas foram inexplicavelmente tocadas por suas vidas."
algumas dessas mulheres mal trocaram palavras com as meninas! Só as viram eventualmente de longe!
É um registro histórico! Quem quiser saber mais sobre o que aconteceu, fatos reais... Tuuudo bem! Vá em frente, mas o esperado (pelo menos por mim) era saber o que aconteceu a Anne Frank enquanto ela esteve lá! Realmente o capítulo final do Diário dela...
Infelizmente o nome dela foi usado só pra atrair o público.
Infelizmente quase não o termino.
Julhiane 07/11/2017minha estante
Tô me arrastando para terminar.. super concordo com sua resenha, ao menos até o presente momento de minha leitura...

Bruna 08/11/2017minha estante
Lembro bem a sensação!
E admito que só terminei pq pensei "o último capítulo, ele vai ser chocante... Vai haver Anne lá..."
... :/ mas... :/

JPHoppe 22/08/2015

A história de Anne Frank é um dos muitos relatos de uma das histórias mais tristes da história da humanidade: o Holocausto. Seu livro, editado de seu diário escrito durante seu esconderijo, retrata o dia-a-dia, o crescimento e amadurecimento de Anne, seu contato com os demais membros da família e vizinhos. Mas, a maior lição é como ele mostra, da maneira mais crua, como as coisas podem mudar de forma drástica e irreversível de repente, sem nada que o antecipe. A última página, com "O DIÁRIO DE ANNE FRANK TERMINA AQUI" é até hoje o melhor exemplo de memento mori que conheço.

Devo dizer que o livro não tem o título mais feliz. Leva a acreditar que iremos acompanhar o hiato entre o fim do diário e o falecimento de Anne. Na verdade, trata-se de relatos de seis mulheres sobreviventes que, em algum momento, com diferentes graus de intensidade, cruzaram suas histórias com a história de Anne. Em comum, todas elas passaram pelo inferno do mesmo campo de concentração.

É bom deixar claro que, se isso fere alguma coisa, é apenas a expectativa de ver um pouco mais de Anne. O sentimento fica rapidamente de lado quando vamos lendo as histórias de sobrevivência dessas mulheres, que pouco tinham em comum além da ascendência judia, gênero e vontade de viver. A sensação é a mesma de ler Primo Levi: não há nada que prepare alguém para esse tipo de situação. A sobrevivência se dá muito por sorte pura e burra e o acaso.

Ler esses relatos é abrir uma pequena janela de volta aqueles momentos tenebrosos. Se o pouco que vemos e sentimos já é tão forte vindo de um pequeno grupo de menos de uma dúzia de pessoas, imagine o que sentiríamos diante dos relatos dos milhões que tiveram suas vidas ceifadas e irreversivelmente marcadas. Que o passado seja lido e conhecido por todos, para não cometermos os mesmos erros no futuro.
Dhal Pinheiros 22/04/2016minha estante
Julguei pela capa, criei muita expectativa.
Esperava mais.

@jeicequele87c 02/07/2020

Tão Delicado
E forte ao mesmo tempo!!! Anne impressiona por suas palavras com tão pouca idade. Uma jóia perdida...
MDSN 02/07/2020minha estante

Sossô 29/03/2023minha estante
SIM MANOOO

Paula @bookflags 10/08/2020

Continuidade
Falar da história de Anne Frank como um bom livro, um clássico, parece clichê...eu sei... mas eu sempre me encanto com histórias do Holocausto, e me parece inacreditável tamanha crueldade ser verídica.

Minha dica é o livro Os sete últimos meses de Anne Frank. Elaborado a partir de relatos de sobreviventes que passaram pelo mesmo campo que a garota...sendo possível assim, imaginar seus últimos meses de vida.

A dica 2 é Netflix, # Anne Frank Vidas Paralelas; um documentário simples, um tanto monótono pela narrativa, mas interessante pois me parece ter unido dois livros: O diário de Anne Frank + Os sete últimos meses de Anne Frank.

Aos amantes da história, e que como eu consideram importante entender tais fatos históricos, para que não se repitam... assistam e leiam...
Raquel 10/08/2020minha estante
Adorei. Vou ler o livro e assistir o documentário.

Bruno Teógenes 20/04/2020

ANNE FRANK: JOGADA DE MARKETING?
Para quem não conhece a História, precisamos fazer um panorama: A Anne Frank nasceu em Frankfurt em 12 jun de 1929, na Alemanha, e junto com sua família, Margot (irmã), Edith (mãe) e Otto (pai), foram para Amsterdã para fugir da Alemanha nazista, pois vários discursos, várias atitudes do governo nazista mostravam que ali não teriam bons tempos para os judeus e outras minorias. O governo dizia que os judeus seriam levados para campos de trabalho, mas todos começaram a desconfiar porque aqueles que eram levados, após meses ou anos não voltavam. Então, passaram a morar em Amsterdã e lá, se esconderam em uma parte desativada da empresa do Otto Frank, e esse esconderijo eles chamavam de Anexo Secreto.

No documentário gravado em 1988 ele apresenta 07 mulheres que passaram por todo o período da Alemanha Nazista, de 1933 a 45. Já no livro são apresentadas 06 entrevistas. Quem fica de fora do livro deste compilado é Anita Mayer- Ross, mas esta é citada no livro por alguma outra entrevistada. Ela só não tem um capítulo específico no livro, mas no documentário aparece não mais que 2 minutos.

O que deparamos neste livro são histórias individuais dessas entrevistadas que, em algum momento tiveram breves contatos com Anne. Se a gente pegar O Diário de Anne Frank e ler, vamos saber da história do ponto de vista de Anne, seus conflitos no Anexo Secreto, seus sonhos, etc. Sem ter noção do que está acontecendo fora do anexo secreto, até porque eles ficaram escondidos por 2 anos e um mês, sem sair de lá. Agora neste livro, Os Sete Últimos Meses de Anne Frank, traz um relato do que já estava acontecendo fora do anexo secreto e, vez e outra, a família Frank é citada, sem muita ênfase. A impressão que eu tive é que, no decorrer da entrevista, essas mulheres precisariam citar a família Frank para carregar o nome da menina no documentário ou no livro. Até porque sabemos que Anne Frank ficou muito famosa depois da publicação dos seus relatos no Diário que veio a ser publicado em 1947.

Embora possamos fazer um comparativo de tudo o que essas mulheres passaram com aquilo que Anne passou, ainda acredito terem usado o nome da menina por motivos "marqueteiros". Poderiam muito bem vender a história dessas mulheres em um livro super inédito com o nome delas na capa, ao invés o de Anne. O nome da menina serviu apenas como um apoio para a divulgação do documentário/livro, penso.

O livro é espetacular no quesito descritivo dos fatos, do conteúdo em si, mas muito triste por todo o ocorrido com os judeus e outras minorias. É lamentável! Se tomarmos como base fatos históricos podemos mudar muito do nosso futuro como sociedade, mas ainda há quem acredita em fake news facilmente. É uma pena que, com toda tecnologia que temos obtido ao longo do tempo seja difícil combater fake news.

OFF: Gravei um vídeo sobre o livro e postei no meu canal. Caso alguém tenha interesse, curte lá! Isso me ajudará com o feedback para continuar a produzir conteúdos como este. Inclusive, enquanto não sai o site, passa lá no instagram: @intercambooks

site: https://www.youtube.com/watch?v=wZ2dvrI_xHU
Alessandra Neres 31/08/2020minha estante
Foi marketing sim, a Anne é apenas brevemente citada, me decepcionou um pouco.

Ninha 24/02/2022

Gostei do livro
A leitura desse livro foi muito boa, a minha única ressalva é que em alguns momentos ele fica bem repetitivo, pois é a mesma situação retratada por várias mulheres diferentes. Recomendo a leitura se você tem curiosidade sobre o final da vida de Anne Frank.
Karine343 24/02/2022minha estante
Nossa? escrito por algum parente ou conhecido?

Isya Ferreira 12/04/2020

Triste mas estou feliz de ter lido tudo.
Esperei com muita ansiedade a chegada desse livro. Demorei um tempo para começar a lê-lo, mas quando finalmente chegou a minha vez, estava repleta de curiosidade. Li com grande entusiasmo, porém terminei com um sentimento de tristeza profunda. Anne não merecia um desfecho como aquele. Havia lido o diário dela há bastante tempo e recordo-me de poucos detalhes que ela mencionou, exceto pelo desfecho.

O fato de ela ter falecido pouco antes da libertação do campo a torna ainda mais doloroso. Pergunto-me como seria a sua vida hoje, se ela tivesse sobrevivido até esse momento.

Já se passaram 75 anos desde que ela partiu. Recomendo fortemente a leitura, pois a maioria das pessoas conhece Anne antes ou depois do campo. Descobri muitas coisas que desconhecia anteriormente. É triste pensar naquela época, mas é essencial ler e compreender ainda mais o que ocorreu lá.
Haruumin 07/02/2024minha estante
Li este livro junto com minha mãe, é muito triste, chorei lendo..

Bia 23/03/2020minha estante
Eu não gosto de resenhas grandes, mas essa eu não consegui deixar pequena