Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Duda Vi 21/05/2024

Gostei muito desse livro mas como os relatos eram muito parecido, ficou muito cansativo de ler. Mas mostrou vários pontos de vista.

Bricio Cruz 24/04/2019

Estranhamente atraído pela breve vida de Anne Frank, resolvi comprar esse livro.
Achei que o livro relataria mais detalhadamente os 7 últimos meses de Anne em Auschwitz como da a entender o titulo do livro. Mas o que pude ler foi o relato de sobreviventes que cruzaram e tiveram um breve testemunho da passagem de Anne e sua irmã antes de seu fim trágico. Fora isso, esses sobreviventes relatam suas próprias passagens e experiências durante esse período.

Dentre esses sobreviventes que deixou aqui registrado seu testemunho, esta Janny Bbrandes-Brilleslijper, a mulher que entregou a Otto Frank a declaração atestando o falecimento de suas filhas, Anne e Margot. "Gostaria de reiterar que contei tudo isso porque quero deixar claro para o maior número possível de pessoas que todo tipo de discriminação - independente da forma que se possa tomar - é algo horrível e que o mundo pode se despedaçar por causa dela."

O livro nos trás passagens interessantes, curiosidades e contradições gritantes sobre a história de Anne Frank, bem como, fotos e documentos da época.

Outra parte interessante é a impressão que o autor deixa de cada testemunha em seus encontro com os entrevistados.

O livro não era o que eu esperava, mas também não posso dizer que me decepcionei.

Fernando - @ExploradorLiterário 17/02/2017

Eu sempre gostei muito por fatos históricos, e há algum tempo eu venho me interessando muito por histórias narradas na época da Segunda Guerra. Quem me conhece sabe que eu gosto muito do "O diário de Anne Frank" um livro espetacular que narra o que acontece na vida de uma pequena garota judia de 13 anos e sua família, que ficou conhecida no mundo todo após viver na clandestinidade durante dois anos da guerra. Porém, após eles serem pegos em 1942 não soube que aconteceu com e Anne e sua família.
Bem, este livro eu ganhei de uma amigo até tem uma dedicatória super fofa. Porém ele apareceu na minha vida através de uma indicação de um amigo de faculdade e depois encontrei ele na livraria e coloquei na lista de aniversário.
Essa obra traz depoimentos reais das sobreviventes aos campos nazistas, apesar de ter gostado ter lido o livro, acredito que o autor se aproveitou do nome Frank, óbvio, pra vender mais exemplares. O livro não fala muito sobre Anne e sua família, em alguns depoimento você vê que algumas nem tiveram contato direto com as meninas. Podemos ver que cada mulher que nos conta a sua história fala no máximo 5 parágrafos sobre a Anne, sendo bem otimista. Isso foi algo que me decepcionou um pouco, mas a forma dos relatos trouxe muita emoção.
Os relatos dessa mulheres te leva ao um mundo de pura crueldade, você consegue ver os tempo cruéis que o mundo passou. Acredito que não é um livro adequado para todo tipo de pessoa, pois é um livro bem pesado e trás uma realidade muito forte.
Mas no entretanto, o livro mostra sim o que aconteceu com as irmãs Frank e com o restante da sua família.

Cleitao 08/02/2019

Livro Maravilhoso
Adorei o livro mostra um pouco o que aconteceu com Anne Frank apos a invasão do esconderijo feito pelo seu pai para tentarem fugir dos nazistas.

Dai 04/02/2019

Sentimentos a flor da pele...
Livro extraordinário.
Mas que é necessário uma preparação prévia do que será lido. Um povo que não conhece sua história realmente está fadado a repeti-la. Ver os relatos da ótica das mulheres que sobreviveram. Não apenas o que contam da vida da pequena Anne, mas sim sobre o que cada uma passou. Dos campos de concentração diferentes,as viagens, as incertezas sobre o que estava acontecendo ou se estaria viva no dia seguinte. Saber que sua família toda morreu...dar a notícia da morte de um ente querido aos que sobreviveram. O que aconteceu foi desumano. E dói... machuca... Mesmo décadas depois é possível sentir todo o sofrimento, toda a dor, toda a angústia e o temor pela vida que essas mulheres descrevem. Ainda sim é possível ver a força, a resistência, as maneiras de se manterem vivas, sãs, não se entregarem ao desespero extremo. Não é possível por em palavras tudo o que senti ao ler... é necessário ler por si mesmo e ter a dimensão profunda do que eu tentei falar. Indico a leitura a todos que, como eu, temem o que o futuro reserva se o homem continuar a repetir os mesmos erros do passado.

Binha 30/01/2019

Os sete últimos meses de Anne Frank!
Ainda mais forte que o diário da mesma, eu acredito. Quanto sofrimento!!

Ju Cabral 24/01/2019

Esse livro é um dos mais fortes que já li, me emociono a cada página e lutei para não derramar lágrimas.

site: https://www.youtube.com/cavernadaleitura

Isabela Raíssa 26/12/2018

Contexto histórico
Willy Lindwer, autor do livro e cineasta, reúne os relatos, contidos em seu documentário, de seis mulheres sobreviventes do Holocausto nazista e que em algum momento tiveram contato com Anne Frank, sendo uma delas amiga de infância de Anne.

Com a obra é possível entender como era a vida cotidiana nos campos de concentração, desde os transportes nos vagões de gado até o dia da libertação, tudo relatado com muita coragem pelas sobreviventes, que tiveram que relembrar todos os horrores sofridos nas mãos dos nazistas.

É interessante lembrar que, mesmo com o nome de Anne Frank no título, o foco das histórias não está nela, pois as mulheres citam a menina e sua família poucas vezes, pois, para as sobreviventes, dentro dos campos Anne era uma garota como qualquer outra, já que ela ficou famosa apenas depois da publicação de seu diário.

Carla.Zuqueti 27/11/2018

Opinião
Escrito pelo renomado cineasta holandês Willy Lindwer, ? Os sete últimos meses de Anne Frank? narra a vida nos campos de concentração. O livro é contado por seis mulheres que passaram por campos de concentração e encontraram a família Frank. O foco não está exatamente em Anne Frank, mas nas histórias dessas mulheres que com ela conviveram em seus últimos meses de vida e sobreviveram aos horrores da guerra. Isso não torna o livro menos interessante, pois relata o ponto de vista das sobreviventes e todos os obstáculos que precisaram superar para continuar suas vidas, como as doenças, as condições desumanas, a fome, a amargura, a desesperança, a perda da fé. É muito impactante. Muito difícil pensar em como seres humanos conseguiram chegar ao ponto de tratar outro ser humano dessa forma. Recomendo toda leitura possível sobre o tema, para que nunca mais se repita algo tão horrível.

Mayara 12/10/2018

Legal
Gostei do livro! Os relatos são fortes e nos proporcionam diversas reflexões sobre esse período histórico.
Anne Frank e sua família tem uma breve passagem por cada relato e o último deles achei bem repetitivo; por esse motivo dou 4 estrelas!

Ingrid.Oliveira 30/09/2018

Autor preguiçoso
Foi essa a sensação que o livro me deixou ao final: o autor estava com preguiça de fazer algo bem feito.

Mas a primeira coisa que quero ponderar nessa resenha é que eu nunca consegui entender o motivo do barulho em cima de Anne Frank. Não li o diário e não tenho interesse pq não acredito que uma criança escondida em um abrigo seja capaz de passar a menor ideia que seja do que foi ficar naquela situação por tanto tempo. E, evidentemente, não podemos saber mais nada sobre ela. A Anne é uma das milhares de vítimas feitas nos campos de concentração, mas é só isso. O que ela deixou não tem muita serventia para maior conhecimento do que aconteceu. Entendo perfeitamente bem a necessidade que o pai dela sentiu em tornar públicas as palavras da filha. Mas entendi que é preciso tratar essas coisas com as devidas proporções.

Voltando para esse livro, o autor, como tantos outros, exploraram comercialmente o nome da Anne para vender um livro fraco e mal escrito. Ele reduziu a termo as falas de algumas mulheres que foram gravadas para o documentário que ele fez. Os relatos em si têm valor histórico. Particularmente, tomei conhecimento de informações que eu ainda não tinha lido em outros livros ou visto em outros documentários ou filmes. Pelo menos não da forma como estão retratadas no livro.

Mesmo assim, o que eu percebi é que o autor força demais a barra para mostrar a relação dessas mulheres com a Anne Frank. E não é uma relação mais próximas do que com tantas outras, inclusive a irmã e mãe de Anne, que foram rebaixadas à categoria de coadjuvantes.

O texto não possui uma ordem muito coerente. Da mesma forma que as entrevistadas falaram, o livro foi escrito. Sem maiores esclarecimentos, sem explicações do autor sobre nada.

Enfim, se você se interessa por esse tipo de leitura, recomendo não perder tempo com esse livro. Até pq uma das entrevistadas diz que - palavras dela - a Anne não gostaria de nada disso.

Erick 03/03/2017

Assim como muitos pontuam em suas resenhas há muito pouco sobre a família Frank em si e sua mais ilustre integrante, Anne. Concordo que a publicidade feita em cima, de se tratar o "último capítulo não escrito do diária" é jogada de marketing apenas, porém convenhamos que este último capítulo jamais existirá, já que a época Anne Frank e sua família eram apenas mais quatro judeus em campos de concentração, em meio a milhares outros. Naturalmente, nenhuma atenção em especial os era dado.

O livro é composto pelo relato de seis mulheres que conviveram com a família Frank em diferentes campos -- algumas já os conheciam de antes do holocausto, outras não. Juntando todos os relatos, tanto as partes que citam Anne ou não, é possível fazer um mosaico do que provavelmente aconteceu com ela nesses últimos sete meses, comparado as experiências vividas pelas mulheres que fazem esses relatos.

Assim como os demais relatos de sobreviventes do holocausto, estes são crus, cheio de detalhes, cheio de horrores. As cinco estrelas vão pela coragem dessas mulheres de contarem suas histórias, por mais tristes e desumanas que tenham sido.

Debora.Santos 30/08/2018

O que dizer?
Esse livro é simplesmente muito bom, as histórias dessas mulheres são extremamente chocantes, a riqueza de detalhes faz com que consigamos imaginar os cenários horríveis que são descritos, a força que essas mulheres carregaram dentro de si para se manterem vivas, foi simplesmente inacreditável.

Carol 29/07/2018

Uma breve continuação
Quando terminei de ler o Diário de Anne Frank fiquei curiosa e pensei, o que será que aconteceu com Anne após ser presa? Algum tempo depois chegou o livro, pelo clube Skoob, na minha casa e fui matar a minha curiosidade.
Apesar de não relatar apenas a vida de Anne após ser capturada, trás em detalhes o sofrimento de 6 mulheres que conviveram de alguma forma com Anne, e por meio de todos esses relatos, deu para imaginar tudo o que Anne passou ate morrer.
É uma leitura que prende, mas não é um livro fácil de engolir, tamanha falta de humanidade.
Em meio a milhões que morreram, são essas guerreiras que sobreviveram para contar a história.

Guido Alexandre - @lendocomotempo 28/06/2018

Histórias reais que parecem ser pura ficção. É isso que vamos encontrar nos relatos de seis sobreviventes que estiveram em algum momento da sua vida, com a Anne Frank nos seus últimos sete meses de vida.

“Posso falar sobre o que aconteceu, mas ninguém pode trazer alívio. Nesse sentido, os fascistas alcançaram uma vitória mundial. Temos de garantir que isso nunca mais volte a acontecer.” - pág. 96

O livro é composto por relatos de seis mulheres que estiveram em campos de concentração. Algumas delas conheciam Anne e a família Frank desde antes da guerra, como era o caso da Hannah Elisabeth Pick-Gopslar, que foi citada no diário da Anne Frank como Lies Goosens, ela era uma das melhores amigas da Anne e as duas se reencontraram no campo de concentração por um breve período.

Mesmo com esse nome, o livro não é focado 100% na Anne Frank ou em sua família. Nos relatos, as sobreviventes vão narrar um pouco de suas histórias, desde quando eram pequenas, até o dia em que conseguem sair dos campos de concentração.

Durante os relatos, algumas falam que viram a Anne Frank junto com sua mãe e sua irmã no campo de concentração, outra descreve o momento em que percebeu que as irmãs tinham morrido, outras falam que o último contato com Anne foi quando elas tiveram que ir no vagão para outro campo de concentração e Anne ficou pois estava doente e não foi selecionada para ir.

Acredito que este livro é um ótimo complemento para O Diário de Anne Frank, pois como essas mulheres também vão falar sobre a Anne nos campos de concentração, podemos ter um desfecho para a história da jovem que nos encantou e emocionou bastante.