Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Rasmus 28/06/2022

Prepare o seu emocional.
Acho tocante e muito importante o fato do autor ter colocado as diversas perspectivas das pessoas que tiveram algum contato com a Anne. Porém, apesar do título o livro não tem a Anne como o maior foco.

Muito bom ver essas histórias tão importantes para o mundo, contadas pelos próprios símbolos de resistência que viveram elas.

Leonardo 20/07/2022

Foi muito bom poder acompanhar de perto os documentários e eu me senti como se estivesse vivendo as situações abordadas mesmo sabendo que é praticamente impossível imaginar uma situação dessas que cada pessoa passou na segunda guerra mundial, somente quem viveu sabe como realmente foi sentiria aquilo na pele. O livro é maravilhoso porém triste em diversas partes. Eu o recomendo com 100% de certeza de quem ler vai amar ele do início ao fim dos documentário.

Isa 21/07/2022

Anne frank
Quando você compra esse livro você imagina que é só sobre a anne mas não é bem assim o título engana um pouco, é sobre a história de mulheres que sobreviveram ao holocausto e em algum momento da vida delas se encontraram com a anne, é muito interessante ler sobre o que essas mulheres passaram enquanto sofriam na mão dos nazistas, se você gosta de ler sobre os acontecimentos da segunda guerra mundial esse livro é ótimo.

Grixia 25/07/2022

Resumo de como é o livro
O livro conta a história de anne no campo nazista,no livro é tipo um documentário, vc ao ler sente as pessoas falando e tals. Na Netflix saiu um filme da melhor amiga de anne e sim ela e a irma dela citada no filme ta nesse livro alem de outras pessoas, o livro é emocionante pq nao so conta a convivência com anne e sim a luta de sobreviver em um local como aquele. É muito profundo e faz vc refletir muito sobre a vida. Cada capítulo é uma das amigas e mulheres que conheceu anne falando sobre a anne e como foi sobreviver ao holocausto fala sobre suas famílias tbm que algum foi levado para o campo é muito complexo alem de ter fotos nas páginas mostrando elas e ate anne com a familia e tals enfim um resumo e espero que leiam vale a pena?

Ketlen20 10/08/2022

Eu já tinha gostado bastante do diário de Anne Frank e gostei deste também, eu fico pensando como é para os sobreviventes conviver com tudo o que passaram, não sei se eu aguentaria. Admiro quem passou por isso e sobreviveu, na verdade respeito muito as pessoas que passaram por tudo isso, tem que realmente ser muito forte para ter aguentado tanto coisa durante tanto tempo. Um livro muito triste mas muito bonito, chorei rios de lágrimas é claro. Recomendo muito a leitura para quem gosta desse tipo de livro. Na minha opinião é um livro que todo mundo deveria ler e pelo menos para mim é um livro que me fez pensar e agradecer muito pela vida que eu tenho.

Thay 18/01/2023

Os últimos sete meses de Anne Frank
Uma leitura dolorosa e dura de se ter. Cada capítulo é contado por um sobrevivente que teve algum contato com a Anne ao longo do período nos campos de concentração.

E apesar do nome do livro e de todos citarem a Anne em algum momento, este livro vai além de contar o que acontece após o Anexo, ele propõe a compreensão desse período. O que viram e viveram sem meses (anos) tão sofridos e sombrios!

?Quem tem a mentalidade do escravo se identifica com o opressor? - Bloeme Evers-Emden

Bárbara 20/01/2023

faz mais de um ano que li então não me lembro muito bem , mas é bom , principalmente pra quem se interessa sobre a segunda guerra mundial

Isabela Raíssa 26/12/2018

Contexto histórico
Willy Lindwer, autor do livro e cineasta, reúne os relatos, contidos em seu documentário, de seis mulheres sobreviventes do Holocausto nazista e que em algum momento tiveram contato com Anne Frank, sendo uma delas amiga de infância de Anne.

Com a obra é possível entender como era a vida cotidiana nos campos de concentração, desde os transportes nos vagões de gado até o dia da libertação, tudo relatado com muita coragem pelas sobreviventes, que tiveram que relembrar todos os horrores sofridos nas mãos dos nazistas.

É interessante lembrar que, mesmo com o nome de Anne Frank no título, o foco das histórias não está nela, pois as mulheres citam a menina e sua família poucas vezes, pois, para as sobreviventes, dentro dos campos Anne era uma garota como qualquer outra, já que ela ficou famosa apenas depois da publicação de seu diário.

Binha 30/01/2019

Os sete últimos meses de Anne Frank!
Ainda mais forte que o diário da mesma, eu acredito. Quanto sofrimento!!

Cleitao 08/02/2019

Livro Maravilhoso
Adorei o livro mostra um pouco o que aconteceu com Anne Frank apos a invasão do esconderijo feito pelo seu pai para tentarem fugir dos nazistas.

Renata - @luardelivros 17/05/2020

Esse foi um dos livros mais emocionantes que já li, sem dúvidas.

O livro traz relatos de seis mulheres que estiveram nos mesmos campos de concentração que Anne e sua irmã e mãe tiveram. Todas elas tiveram algum contato, mesmo que breve, com as mulheres Frank, nos dando ideia do que e como elas passaram os últimos 7 meses de suas vidas.

Mas não se trata diretamente de Anne Frank. Se trata da luta, da força, da união de cada uma dessas mulheres com outras tantas ao seu redor para sobreviverem a cada dia do horror do holocausto. Relatos dolorosos de pessoas que viram suas famílias destruídas, de mulheres que foram separados de seus pais idosos em uma fila tumultuada, sem saber que a fuligem que havia no ar, saindo das chaminés, logo seriam deles também.

O peito aperta, a emoção nos toma na mesma proporção que a revolta de saber tão detalhadamente o que pessoas são capazes de fazer com outras pessoas, apenas por terem "poder" de fazer.

É uma leitura extremamente forte, e que recomendo apenas para aqueles que sabem que podem aguentar uma noção tão cruel quanto a que é descrita por essas mulheres.

Letty 19/02/2022

Um livro bem marcante
Lembro de quando comecei a procurar mais leituras que falassem do Holocausto e seus terríveis acontecimentos. Fiquei meses presa nesta leitura que vale muito a pena, mas não recomendo fazer que nem eu fiz que li este livro antes de ler o diário de Anne Frank, é muito bom ler depois de já ter lido o diário.

Theu 25/03/2022

Recomendo esse livro para ler depois de o diário de Anne Frank. Muito bom, ajuda muito a entender o enredo da narrativa de seu diario.

Eduarda Freire 19/04/2022

Emocionante
Ver o ponto de vista de várias mulheres sobre a mesma situação abre a nossa cabeça pra quantas vidas tudo isso afetou e afeta até hoje, sobre até onde a maldade humana vai chegar. É um livro envolvente apesar de repetitivo em alguns momentos, é sensível, emocionante, e tocante. Vale a pena.