Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Binha 30/01/2019

Os sete últimos meses de Anne Frank!
Ainda mais forte que o diário da mesma, eu acredito. Quanto sofrimento!!

Dai 04/02/2019

Sentimentos a flor da pele...
Livro extraordinário.
Mas que é necessário uma preparação prévia do que será lido. Um povo que não conhece sua história realmente está fadado a repeti-la. Ver os relatos da ótica das mulheres que sobreviveram. Não apenas o que contam da vida da pequena Anne, mas sim sobre o que cada uma passou. Dos campos de concentração diferentes,as viagens, as incertezas sobre o que estava acontecendo ou se estaria viva no dia seguinte. Saber que sua família toda morreu...dar a notícia da morte de um ente querido aos que sobreviveram. O que aconteceu foi desumano. E dói... machuca... Mesmo décadas depois é possível sentir todo o sofrimento, toda a dor, toda a angústia e o temor pela vida que essas mulheres descrevem. Ainda sim é possível ver a força, a resistência, as maneiras de se manterem vivas, sãs, não se entregarem ao desespero extremo. Não é possível por em palavras tudo o que senti ao ler... é necessário ler por si mesmo e ter a dimensão profunda do que eu tentei falar. Indico a leitura a todos que, como eu, temem o que o futuro reserva se o homem continuar a repetir os mesmos erros do passado.

Cleitao 08/02/2019

Livro Maravilhoso
Adorei o livro mostra um pouco o que aconteceu com Anne Frank apos a invasão do esconderijo feito pelo seu pai para tentarem fugir dos nazistas.

Renata - @luardelivros 17/05/2020

Esse foi um dos livros mais emocionantes que já li, sem dúvidas.

O livro traz relatos de seis mulheres que estiveram nos mesmos campos de concentração que Anne e sua irmã e mãe tiveram. Todas elas tiveram algum contato, mesmo que breve, com as mulheres Frank, nos dando ideia do que e como elas passaram os últimos 7 meses de suas vidas.

Mas não se trata diretamente de Anne Frank. Se trata da luta, da força, da união de cada uma dessas mulheres com outras tantas ao seu redor para sobreviverem a cada dia do horror do holocausto. Relatos dolorosos de pessoas que viram suas famílias destruídas, de mulheres que foram separados de seus pais idosos em uma fila tumultuada, sem saber que a fuligem que havia no ar, saindo das chaminés, logo seriam deles também.

O peito aperta, a emoção nos toma na mesma proporção que a revolta de saber tão detalhadamente o que pessoas são capazes de fazer com outras pessoas, apenas por terem "poder" de fazer.

É uma leitura extremamente forte, e que recomendo apenas para aqueles que sabem que podem aguentar uma noção tão cruel quanto a que é descrita por essas mulheres.

Renato.Machado 19/10/2020

Meio enganado.
Confesso que me sinto meio enganado pelo título do livro. Dá-se a entender que você terá um relato dos últimos 7 meses, mas o que se tem são relatos de mulheres que mal viam a Anne. Claro, as histórias de cada uma delas é tocante e triste e vale muito a pena conhecer um pouco do que foi cada uma delas.

starlight... 17/10/2021

Superou todas as minhas expectativas
Depois que li "O diário de Anne Frank" comecei a me interessar muito sobre a história dela e de toda a segunda guerra Mundial. Depois de um tempo achei esse livro para comprar e decidi comprá-lo para que pudesse ver sobre o que se tratava. Apesar de sempre gostar da história de Anne Frank amo ver sobre os relatos de outras vítimas do holocausto pois acho que desta maneira não deixaremos com que essa história se apague nunca. Enquanto estava lendo, senti uma imensa empatia por todas elas e amei conhecer a história dessas mulheres guerreiras . Apesar do holocausto toda segunda guerra mundial ter sido um período simplesmente horroroso e terrível da história da humanidade, sempre fico muito feliz de coração quentinho ao ver a história dessas pessoas que apesar de todas as dificuldades que passaram nos campos de concentração conseguiram sobreviver e estão aí compartilhando seus testemunhos para as novas gerações.??

Carol Pontes 25/10/2021

Todos deveriam ler
Acho que a sensação de irrealidade ao ler qualquer coisa relacionada ao nazismo nunca vai passar pra mim, não entra na minha cabeça a crueldade que a humanidade pode chegar, é simplesmente revoltante. Todas as mulheres que apareceram nesse livro são heroínas das mais genuínas, sem capas ou poderes, mas uma força de vontade e desejo de sobrevivência sem igual.

Jujuba 29/11/2021

Os sete últimos meses de Anne Frank.?
Bom a história é contada por meio dos testemunhos de seis grandes mulheres judias corajosas e determinadas a sobreviver a esse inferno que foi.
Ganhei esse livro de presente no começo me enrolei muito pra ler mas depois de um tempo peguei ele pra ler e fiquei fixada pela histórias dessas 6 mulher, primeiro fiquei horrorizada pelo que elas passam e como eram tradas(o) daquela forma desumana.
Foi uma pena Anne ter morrido tão perto de serem libertados, fico imaginando o quão de coisas maravilhosas e exemplares ela poderia ter feito, no diário vi o quão ela e determinada, corajosa e bondosa.
Vale muito a pena ler esse livro, Nos mostra e nos ensina a como ser verdadeiro humanos e não ser desumanos como esses mostros, deixam as pessoas simplesmente agoniando de dor até morrer sem contar as doenças terríveis que tiveram e o jeito como era tratados.

marina 30/11/2021

É um livro muito bom para conhecer mais sobre a vida nos campos de concentração e como foi conviver com a família Frank nesses lugares.

Dominoni 10/02/2022

Relatos de pessoas que viram os últimos meses de Anne Frank
Não podemos saber exatamente o que aconteceu com as filhas e a esposa de Otto Frank, porém algumas sobreviventes passaram perto da sua história e relatam sua experiência no campo de extermínio Auschwitz.

Letty 19/02/2022

Um livro bem marcante
Lembro de quando comecei a procurar mais leituras que falassem do Holocausto e seus terríveis acontecimentos. Fiquei meses presa nesta leitura que vale muito a pena, mas não recomendo fazer que nem eu fiz que li este livro antes de ler o diário de Anne Frank, é muito bom ler depois de já ter lido o diário.

Theu 25/03/2022

Recomendo esse livro para ler depois de o diário de Anne Frank. Muito bom, ajuda muito a entender o enredo da narrativa de seu diario.

Eduarda Freire 19/04/2022

Emocionante
Ver o ponto de vista de várias mulheres sobre a mesma situação abre a nossa cabeça pra quantas vidas tudo isso afetou e afeta até hoje, sobre até onde a maldade humana vai chegar. É um livro envolvente apesar de repetitivo em alguns momentos, é sensível, emocionante, e tocante. Vale a pena.

Ana.luisa.campos 20/04/2022

Queria dizer que voltei!
Fiquei sumida por causa de afazeres porém fiquei lendo bastante até mas não tanto quanto conseguia

Josimar.Oliveira 20/04/2022

Os sete últimos meses de Anne Frank
Eu já li muitos livros sobre o Holocausto, mas a maioria deles era de certa forma "romanceado", porém aqui temos a transcrição do depoimento de 6 mulheres sobreviventes que relatam o que viveram e o que sentiram nessas terríveis circunstâncias. Um livro impossível de ler sem se emocionar.