Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

JPHoppe 22/08/2015

A história de Anne Frank é um dos muitos relatos de uma das histórias mais tristes da história da humanidade: o Holocausto. Seu livro, editado de seu diário escrito durante seu esconderijo, retrata o dia-a-dia, o crescimento e amadurecimento de Anne, seu contato com os demais membros da família e vizinhos. Mas, a maior lição é como ele mostra, da maneira mais crua, como as coisas podem mudar de forma drástica e irreversível de repente, sem nada que o antecipe. A última página, com "O DIÁRIO DE ANNE FRANK TERMINA AQUI" é até hoje o melhor exemplo de memento mori que conheço.

Devo dizer que o livro não tem o título mais feliz. Leva a acreditar que iremos acompanhar o hiato entre o fim do diário e o falecimento de Anne. Na verdade, trata-se de relatos de seis mulheres sobreviventes que, em algum momento, com diferentes graus de intensidade, cruzaram suas histórias com a história de Anne. Em comum, todas elas passaram pelo inferno do mesmo campo de concentração.

É bom deixar claro que, se isso fere alguma coisa, é apenas a expectativa de ver um pouco mais de Anne. O sentimento fica rapidamente de lado quando vamos lendo as histórias de sobrevivência dessas mulheres, que pouco tinham em comum além da ascendência judia, gênero e vontade de viver. A sensação é a mesma de ler Primo Levi: não há nada que prepare alguém para esse tipo de situação. A sobrevivência se dá muito por sorte pura e burra e o acaso.

Ler esses relatos é abrir uma pequena janela de volta aqueles momentos tenebrosos. Se o pouco que vemos e sentimos já é tão forte vindo de um pequeno grupo de menos de uma dúzia de pessoas, imagine o que sentiríamos diante dos relatos dos milhões que tiveram suas vidas ceifadas e irreversivelmente marcadas. Que o passado seja lido e conhecido por todos, para não cometermos os mesmos erros no futuro.
Dhal Pinheiros 22/04/2016minha estante
Julguei pela capa, criei muita expectativa.
Esperava mais.

Quase Tudo de Medicina 06/09/2015

CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE ANNE...
Se você já leu O Diário de Anne Frank não deixe de ler Os Sete Últimos Meses de Anne Frank...considero a continuação do Diário porque quando ela deixa de escrever e vai presa não sabemos mais o que acontece e aqui você vai descobrir que ela não morreu numa câmara de gás...Esse livro mostra o depoimento de 6 mulheres que relatam os passos de Anne:como foi o transporte e os campos que Anne esteve.Não pense que é mais um livro sobre Anne Frank porque há relatos inéditos...principalmente de quem estudou com Anne na escola e confirma que ela sempre escrevia, o que considero uma prova contra aqueles que acham que ela não escreveu o Diário.Aqui você vai se emocionar ao ver que no campo de concentração Anne restaura a relação com a mãe...saberá como elas se comportavam lá dentro...Nesse livro encontrarão fotos inéditas jamais vista em outros livros e coloquei uma delas acima porque considero a melhor imagem de Anne...mostra a paixão dela pela escrita numa escola fundada pela Dra. Maria Montessori , outra figura enigmática e virtuosa. Nesse livro vc vai descobrir que nem todos os Campos foram de extermínio,que Anne era colecionadora e o que ela colecionava,quantos dias antes da libertação Anne morreu e que a perseguição não acabou com a libertação. #annefrank #annefrankhouse #osseteultimosmesesdeannefrank #thediaryofayounggirl #diarioannefrank #universodoslivros #books #livro #livros #livrosdasemana #livrosdomesdesetembro #livrosnovos #annefrankmuseum #segundaguerramundial #70auschwitz #auschwitzbirkenau #bergenbelsen #ottofrank

AishaRaquelAli 03/07/2023

Livro excelente
Chega a ser aflitivo ler todas essas histórias que tanto sofreram. Ter a noção que isso tudo foi real é quase impensável, o que acalenta o nosso coração é que elas conseguiram seguir apesar de toda essa catástrofe na vida delas, e viverem bem.

julia008 22/07/2022

OS SETE ÚLTIMOS MESES DE ANNE FRANK
confesso que foi um livro que eu demorei mais a ler por tratar de um assunto tão pesado e real. Cada capítulo é um relato de mulheres na segunda guerra mundial que tiveram algum contato com a Anne, e fala sobre as experiências delas nos campos de concentração, é muito forte o livro e o jeito que elas contam, mas acho que é muito importante a leitura dele.

Sossô 23/03/2023

Anne eu t amo mt! Se vc fosse minha amg..
A Anne é mt igual a mim!!! Desde q li o diário dela, eu me encantei com sua escrita e comecei a ver como ela era especial e como as pessoas q passavam na rua admiravam ela.Ela era uma pessoa incrível e perfeitinha
A minha escola vai fazer uma feira cultural sobre ela. Quando a professora disse isso, td mundo LITERALMENTE olhou pra mim com um sorrisinho irônico, pois eu só falo dela de como ela é especial pra mim!!!
Sossô 23/03/2023minha estante
*e na minha bio tá escrito q tenho pessoas de conforto e ela é uma delas ??????

Brenda 26/12/2022

Gosto muito da história da Anne, acho muito triste e sempre fico torcendo para na última página esteja escrito ?ela conseguiu sobreviver?, mas infelizmente não é isso que acontece!

Esse livro traz relatos de 6 mulheres que viram e conviveram com ela, nos últimos 7 meses de sua vida.

Algumas delas só viram algumas vezes, trocaram algumas palavras, outras ajudaram e estiveram presente para ela, Margot e a mãe.

Conseguiu ser um pouco mais doloroso do que o próprio diário, pois vai trazer momentos onde a Anne estava com a cabeça raspada, sem ter o que comer, nos últimos momentos da doença que tirou sua vida.

O livro não aborda somente a vida dela, pelo contrário, ela mal aparece. São outras histórias algumas até mais sofridas, de pessoas que estavam também nos campos de concentração.

Gigi 13/02/2023

Chocante
O nazimo criou marcas intensas no povo judaico e esse livro é bom para que não entre no esquecimento toda dor e sofrimento...

@jeicequele87c 02/07/2020

Tão Delicado
E forte ao mesmo tempo!!! Anne impressiona por suas palavras com tão pouca idade. Uma jóia perdida...
MDSN 02/07/2020minha estante

Caroline 20/04/2023

Tanta crueldade que eu n consigo entender...

O livro me deixou com muita angústia mas também com muita raiva de saber que que tudo isso aconteceu com pessoas inocentes

Eu sinto ÓDIO de saber que ainda existem pessoas débeis q atualmente apoiam o nazismo

Crianças e idosos n tiveram a chance de sobreviver pq foram mandados para as Câmaras de gás, pessoas mantidas em condições subumanas, abusos psicológicos e físicos tudo por conta de ingnorantes bossais que se sentiam superiores apenas pela sua raça

Ler sobre mulheres q conseguiram passar por tudo isso me deixou feliz, saber q conseguiram seguir sua vida e deixar tudo para trás

A Anne e Margot morreram pouco antes da libertação,o que me enche de tristeza e decepção

isabel_fmelo 06/12/2022

Anne.
Que bacana ver a perspectiva de outras pessoas sobre a história que vivenciaram com e sem a Anne. De fato, experiências horríveis que ficaram marcadas para o resto de suas vidas.

Saturno 13/05/2023

Esse é um livro que mostra a perspectiva de diferentes mulheres sobre as experiências durante o holocausto. Ele é interessante justamente por poder presenciar diferentes vivências de um mesmo evento e ver como cada uma das mulheres lidou com a dor da perda de pessoas próximas e da perda de si mesma no processo, cada relato é tocante e emocionante porque quando as histórias são contadas é como se você vivenciasse com elas cada dor também. Ao final do livro as histórias ficam um pouco repetitivas, mas cada pessoas tem um jeito de olhar para o que aconteceu e acredito que por isso valha a pena. Porém, também acredito que essa forma de escrita ( a transcrição de entrevistas) não me chame atenção porque não foi cativante e muitas vezes quis desistir da leitura, precisei de um pouco de foco para continuar lendo, além disso, um outro aspecto ruim que pude encontrar foi a falta de assertividade do assunto do livro com o título, o livro não fala diretamente sobre Anne, ela é sim citada durante os relatos, mas as histórias não são focadas nela e o problema não é o fato de o livro não ser sobre ela, o problema é que o título promete uma coisa que o conteúdo do livro não cumpre, já que ele se chama "os 7 últimos meses de Anne Frank" mas passa longe de se aprofundar na vida da menina.
AishaRaquelAli 03/07/2023minha estante
Concordo com seu ponto de vista. O livro da Eva Schloss, Depois de Auschwitz, cita mais a Anne substancialmente do que este, afinal

Larissa 23/12/2021

É tão triste que não consigo explicar, esse livro é necessário para que a gente nunca se esqueça de quão cruel um ser humano pode ser

Gabrielly.Sousa 18/09/2020

Só tenho uma coisa a dizer, é um livro muito tenso, tem horas que é preciso parar de ler e respirar fundo.

Taina.Lira 07/11/2020

Um livro histórico muito rico para quem estuda sobre a história do holocausto e dos judeus.

eusuzanaa 28/02/2022

dói saber que isso tudo aconteceu faz nem 100 anos...
terminei de ler e não poderia ter amado menos. gosto muito de estudar e ler sobre a segunda guerra mundial e sobre o holocausto em questão, então esse livro foi um prato cheio para mim!
o livro trata-se de 5 mulheres que sobrevieram aos campos de concentração e tiveram experiências com a anne frank de alguma forma durante esses 7 últimos tristes meses de sua vida. todas elas carregam uma coisa em comum: sofreram devido a ignorância e maldade do ser humano.
as narrativas dessas 5 fortes e corajosas mulheres são extremamente tristes e tocam em pontos extremamente fortes. você fica chocado com o quão recente isso tudo aconteceu e as atrocidades que essas crianças, idosos e adultos passaram, além das várias reflexões que você tem através da escrita de cada uma. é uma leitura extremamente necessária, recomendo a todos!!