Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - Os Sete Últimos Meses de Anne Frank

eusuzanaa 28/02/2022

dói saber que isso tudo aconteceu faz nem 100 anos...
terminei de ler e não poderia ter amado menos. gosto muito de estudar e ler sobre a segunda guerra mundial e sobre o holocausto em questão, então esse livro foi um prato cheio para mim!
o livro trata-se de 5 mulheres que sobrevieram aos campos de concentração e tiveram experiências com a anne frank de alguma forma durante esses 7 últimos tristes meses de sua vida. todas elas carregam uma coisa em comum: sofreram devido a ignorância e maldade do ser humano.
as narrativas dessas 5 fortes e corajosas mulheres são extremamente tristes e tocam em pontos extremamente fortes. você fica chocado com o quão recente isso tudo aconteceu e as atrocidades que essas crianças, idosos e adultos passaram, além das várias reflexões que você tem através da escrita de cada uma. é uma leitura extremamente necessária, recomendo a todos!!

Carolina Dodde 19/09/2022

A leitura precisou ser devagar, pois foi doída. A riqueza de detalhes nos transporta para o dia e o local dos acontecimentos. É triste e angustiante.

booksbystef 10/07/2022minha estante
Acho que o título foi para chamar a atenção do público, pois Anne foi uma imagem do holocausto, e no livro é reunido vários relatos das últimas vezes que Anne foi vista, ou seja, nesses últimos 7 meses...acho que é isso.

Vanea 13/07/2022minha estante
Sim. Foi exatamente isso.
Pensei que ela e a família iriam aparecer mais. Só que não.

Duda 08/04/2023

Muito bom esse livro, porém, o título do livro não é a mesma coisa do livro. o livro fala sim de anne frank, mas ele não fala como foi os últimos sete meses ele apenas conta relatos de pessoas q viram ela no campo de concentração. mas é muito bom sabe sobre como outras pessoas sofreram isso!

Taina.Lira 07/11/2020

Um livro histórico muito rico para quem estuda sobre a história do holocausto e dos judeus.

lucca 23/09/2023

Brilhante!!
É leitura obrigatória para todos que leram O Diário de Anne Frank. Neste, 6 mulheres sobreviventes aos horrores do holocausto contam sua história com detalhes ricos e também contam sua interações, mesmo que muito rápidas, com a Família Frank.

Esse livro me destruiu, quando comecei a ler, pensei que levaria uns 4 dias para terminar. Mas é impossível. No segundo relato, eu já me emocionei muito. Uma vez ouvi que a literatura faz a pessoa ter mais empatia e se colocar no lugar do outro em diversas situações. Eu senti isso nesse livro, por isso foi difícil para mim terminar ele.

Apesar disso, o livro é muito bom e gostaria muito de ver o documentário algum dia!!

Crisssique 12/09/2022

Repetitivo
O livro é claro que é ótimo, com as histórias verídicas de quem passou por todo aquele sofrimento, porém é repetitivo, pq cada pessoa conta oq viveu, e a maioria viveu tudo mto parecido. Por mais que a ideia inicial seja contar o contato que teve com a Anne Frank, mas até chegar nessa parte, pareciam estar contando a mesma coisa com palavras diferentes. Mas vale a leitura.

Sandra 08/05/2023

Tristeza
A leitura desse livro foi muito boa, o único problema é que ele fica bem repetitivo, pois é a mesma situação retratada por várias mulheres diferentes. Recomendo a leitura se você tem curiosidade sobre o final da vida de Anne Frank.

Gabrielly.Sousa 18/09/2020

Só tenho uma coisa a dizer, é um livro muito tenso, tem horas que é preciso parar de ler e respirar fundo.

Pedro.Henrique 14/05/2023

Anne Frank: Legado Contra Discriminação
"Os Sete Últimos Meses de Anne Frank" é um livro escrito por Willy Lindwer que relata os últimos meses da vida de Anne Frank e de sua família antes de serem capturados pelos nazistas. O livro é baseado em entrevistas com pessoas que permaneceram próximas de Anne nesse período e em diários de outras pessoas que também estavam escondidas na Casa de Anne Frank.

O autor descreve em detalhes o cotidiano da família, as dificuldades enfrentadas por eles e a convivência com outras pessoas que também estavam escondidas na casa. O livro apresenta um relato emocionante sobre como Anne e sua irmã foram separadas da mãe e do pai e levadas para campos de concentração nazistas, onde morreram.

Além disso, o autor aborda o papel das autoridades holandesas na captura de Anne e sua família, bem como a colaboração da polícia holandesa com os nazistas. Ele descreve como a polícia holandesa colaborou com os nazistas para capturar judeus escondidos em casas secretas, como a de Anne Frank. Essa colaboração contribuiu para que muitos judeus fossem capturados e enviados para campos de concentração.

Por meio de depoimentos de sobreviventes do Holocausto, o livro mostra como a tragédia afetou a vida de milhões de pessoas em toda a Europa. Os depoimentos de amigos e familiares de Anne Frank contam suas próprias histórias e mostram como a tragédia afetou suas vidas para sempre. O leitor é levado a entender o impacto que a perseguição nazista teve não apenas sobre Anne Frank, mas sobre milhões de pessoas em toda a Europa.

O livro também apresenta um relato sobre como a história de Anne Frank se tornou mundialmente conhecida após a publicação do seu diário, escrita durante o período em que esteve escondida na sua própria casa. O livro foi traduzido para mais de 60 idiomas e se tornou um dos mais importantes testemunhos sobre o Holocausto.

Por fim, o autor conclui o livro com uma reflexão sobre o legado de Anne Frank. Ele enfatiza a importância de se lutar contra o reconhecimento e o preconceito, para que tragédias como o Holocausto nunca mais se repitam. O livro mostra como a história de Anne Frank continua a ser relevante para o mundo de hoje, como um motivado de que a intolerância e o ódio podem levar a consequências trágicas.

san_fonsecaa 03/07/2020

Eu já tinha lido o Diário de Anne Frank e ja tinha me sentido tão mal com aquela situação que eles viveram no anexo. Porém nesse livro, os relatos dessas mulheres fazem o leitor simplesmente questionar como o ser humano foi capaz de tratar outras pessoas assim só por conta de uma característica ou religião. Um livro totalmente marcante.

Marcio S 15/03/2023

Post Scriptum do Diario de Anne Frank
Tenho 43 anos e li o famoso "Diario de Anne Frank" pela primeira vez aos 15 anos no já longíquo ano de 1994. Recordo-me que o li numa noite de muito frio. Simplesmente, Annne Frank através das palavras dela me fez se apaixonar platonicamente. Minha vontade era resgatá-la dos nazistas e dar a ela a oportunidade de viver e ela, entao, realizar o sonho de escritora e jornalista. Por esta razão, tornei-me leitor do Diario e de demais livros relacionados à Anne. Este livro "Os últimos 7 meses de Anne Frank" foi muito bem modelado: trata-se de relatos de amigas que a conheceram antes e durante o tempo no campo de concentração. Através desses depoimentos, sabemos sob como foram os ultimos meses de vida da pobre Anne. Neste livro, há um surpreendente comentario da relação entre Anne e a mãe dela. Se no Diario, a esposa do Otto Frank é retratada como fria e distante da filha no campo de concentração a genitora se mostra mais próxima e carinhosa para com a filha. Bem, esta foi a declaracao realizada pela senhora Gboobies. Frankianos vão gostar da leitura dos "Ultimos 7 meses de Anne Frank".

Ruas 25/04/2020

Mulheres fortes!
Um livro especial!
Que nos apresenta seis mulheres extremamente fortes e dignas de todo respeito, pois lutaram, enfrentaram e sobrevieram esse terrível período do holocausto.
Anne Frank se torna mais um fio condutor para conhecermos essas outras mulheres excepcionais. Aqui também acompanhamos como foi os último meses de Anne, após o anexo ter sido descoberto e toda a família Frank ter sido aprendida pelos nazistas.

@paginasfinais

volturist 07/05/2024

Recomendo muito ler esse livro como um complemento ao Diário de Anne Frank. Levei uns dias para ler, apesar de ser curtinho, porque todos os relatos são muito fortes, mas extremante necessários, não tenho palavras para descrever o que eu tô sentindo após terminar esse livro. São relatos comoventes e que nos trazem outra visão sobre a vida, sobre como devemos ser gratos a pequenas coisas.
Vozes dos sobreviventes precisam ser ouvidas

Carol 27/07/2021

esse livro é muito pesado por ser rico em detalhes, demorei bastante pra terminar, mas é uma leitura que recomendo muito