Êxtase da Transformação

Êxtase da Transformação Stefan Zweig

Resenhas - Êxtase da Transformação

@szpbl 03/05/2020

O êxtase da transformação
A partir da perspectiva de uma jovem que nunca vivenciou nada além do trabalho, o livro apresenta a miséria do entreguerras. Assim que a protagonista descobre outras possibilidades proporcionadas por seus parentes ricos, tem o sonho cortado. De volta a realidade, traça um plano para voltar a desfrutar a vida ao lado de seu novo amigo. Vale a pena realizar a leitura e acompanhar o sofrimento de Christine.

Frank 24/05/2020

O que é pior: ter algo e perder? ou nunca ter tido esse algo?
Como prega o budismo, o sofrimento é causado pelo desejo.
Chtistine era uma pacata funcionária pública dos correios na Áustria (ser funcionário público só é bom no Brasil). Vivia com pouco, se contentava com isso. Até o momento em que recebeu uma carta de sua tia, um convite para a alta sociedade.
Esse foi seu fim, o início do sofrimento. Ao experimentar uma mundo de luxo e prazer, foi ao céu. Por ciúmes e intriga, foi puxada de volta, e esse seu mundo antigo e sem luz, agora parecia o inferno.
O livro trata dessa transformação e o efeito psicológico a qual a personagem passa ao longo desse processo.

Arisa.RC 21/06/2020

Surpreendente e bem escrito
Iniciei o livro sem muito entusiasmo e não gostei de algumas perspectivas com que o autor trazia os pensamentos da protagonista. Mas a história é muito bem escrita e envolvente, então continuei. A sequência da primeira parte, parece um novo livro, é mais profundo, mais sério, mas do mesmo modo envolvente. Culmina em um final, podemos dizer, surpreendente... recomendo a leitura!

Vicente Moragas 29/06/2020

A revolta
Não há como não se revoltar com a trajetória da protagonista. E apoiá-la em todas as suas decisões.

Se.mi.na.re | IG Literário 09/11/2020

Resenha "Êxtase da Transformação" - Se.mi.na.re | IG Literário
"Êxtase da Transformação" (1882) do austríaco Stefan Zweig, deve ser de grande interesse para aqueles que apreciam textos dramáticos e de grande complexidade. Na verdade, o centro da obra gira em torno de uma personagem, Christine Hoflehner que como qualquer “criatura humana” carrega em si a complexidade do ser, sentir e viver.

A personagem, que trabalha em uma pequena agência de correio, como muitas outras, no interior da Áustria de 1926 em crise do entre guerras, vive uma vida miserável nos aspectos gerais da palavra. Até que um dia, ao receber o convite de sua tia, é levada para outra realidade, de férias a um hotel na Suíça. É naquele momento, ao sair de seu pequeno mundo, que começamos, junto à personagem, a sentir e entender a transformação.

No entanto, como toda revolução dos astros – onde o movimento faz com que eles retornem ao ponto de onde partiram – a personagem é levada a retornar para sua realidade inicial. Mas será que isso é possível? Esquecer as experiências vivenciadas e os novos sentimentos descobertos? Como lidar com a antiga realidade sabendo da existência de outras? Como no mito da caverna de Platão, como lidar com o presente da descoberta ou da liberdade?

Escrito de forma delicada, com sutileza e ao mesmo tempo construindo grande complexidade psicológica, o livro de Zweig nos convida a se permitir experienciar mudanças profundas no ser humano, das melhores às piores. Mas, além disso, nos tira da zona de conforto do processo de naturalização das coisas e de nossas vidas. Você está pronto para experimentar transformações?

Edição da obra na foto: 2019 (Versão @taglivros)
Editora: @companhiadasletras
Tradução: Kurt Jahn
Título original: Rausch der Verwandlung

Resenha por: @longouvea

site: https://www.instagram.com/p/CFUmUuGjlEF/

Thalita234 17/07/2021

Uma protagonista que prova por um breve período o luxo e quando perde o chão vai junto, um reviravolta espetacular

profuilma 21/07/2021

Este livro nos apresenta vidas que foram afetadas pela guerra de diferentes formas. Ao mesmo tempo que nos leva a refletir sobre a fragilidade humana. A história se passa em 1926 e conta a vida de uma jovem servidora pública que vive entre os cuidados com mãe doente e o trabalho em uma agência do correio. Cercada pela pobreza causada pela Primeira Guerra Mundial, a rotina de Christiane é entendiante e sofrida. Até que uma tia rica a convida para passar uns dias em um hotel nos Alpes Suíços. Christiane descobre um mundo luxuoso e, aparentemente, feliz. Vive momentos de princesa, mas quando os nobres descobrem sua origem, ela sofre com o preconceito e é devolvida ao seu mundo pobre, feio difícil. Porém, Christiane não consegue readaptar-se. Nesse momento, conhece Ferninand, também, muito marcado pela guerra. Os jovens começam a compartilhar amarguras, desejos, sonhos e a história toma um rumo inesperado.
O autor Stefan Zweig foi escritor, jornalista, romancista, dramaturgo. A partir da década de 1920 até sua morte foi um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo. Nasceu em 1881 na Áustria, viveu duas guerras e suicidou-se com a mulher, Lotte, com uma dose fatal de barbitúricos, na cidade de Petrópolis, no Brasil, deixando uma carta de despedida.

Tacy 22/01/2023

A escrita do Zweig é maravilhosa
Eu amo a escrita desse autor. Adoro o jeito que ele vê a vida. Realista e dura como ela muitas vezes o é.

Mas esse livro tem dois defeitos. Muito embora eu ame as descrições do autor, eu acho que ele exagera...tem muita muita descrições dos lugares e etc.

Segundo, o livro não tem capítulo, ou seja deixa o livro ainda mais cansativo.

A história passa por uma reviravolta que eu não estava esperando e me fez refletir.

Sabrina 29/08/2023

Primeira leitura que faço de Zweig, um romance carregado de ilusões, mágoas e rancor que se passa no período entre guerras. Detalha, com tom bem melancólico, o impacto social da primeira guerra e a miséria que assolou muitas famílias em contraste com a vida de festas e futilidades da alta burguesia. Tem gatinho pra depressão e suicídio. (Inclusive ele e a esposa se suicidaram e o texto foi publicado após sua morte).

Erica 24/10/2023

Muito bem escrito, fácil se identificar com a revolta de Christine. A injustiça social é gritante nesse romance, gostei demais, só o final achei meio sem graça, mas vale a leitura.

thais.s.freitas 15/05/2024

Êxtase de Transformação de Stefan Zweig, na edição da TAG que adquiri em promoção, é uma obra cativante que mergulha nas complexidades da experiência humana e das transformações sociais. A narrativa habilmente entrelaça os destinos de personagens em meio a um cenário de mudança e inquietação social, no entre guerras, o inicio quando descreve a repartição que a protagonista trabalha já é acachapante!
Zweig conduz os leitores por uma jornada emocionante, culminando em uma virada surpreendente que transforma completamente a trajetória da história, fazendo parecer que estamos lendo outro livro, conforme os demais relatos aqui... é surpreendente a narrativa do retorno a vida "normal".
Um dos aspectos mais marcantes é a caracterização do personagem Ferdinand, cuja odiosidade e complexidade são meticulosamente exploradas ao longo da segunda parte da trama. O que pode ser aborrecedor, é um personagem que é inserido "do nada"e ganha um protagonismo SURPREENDENTE. Sua personalidade e ações desencadeiam eventos que impactam profundamente os demais personagens (uma personagem, na verdade), tornando-o tanto um catalisador quanto um antagonista na narrativa. A reviravolta no final revela camadas ainda mais profundas de sua natureza, desafiando as expectativas do leitor e acrescentando uma dimensão fascinante à história.
Além disso, o livro aborda questões de direitos civis através das experiências dos personagens, mostrando situações de opressão, discriminação e luta por igualdade (e os sentimentos e psicologias por detrás destes eventos). Através de uma prosa envolvente, lírica e provocativa, Zweig convida os leitores a refletirem sobre as injustiças sociais e as lutas por direitos civis que permeiam a narrativa. No final, "Êxtase de Transformação" não apenas cativa pela sua trama envolvente, mas também pela sua profundidade emocional e relevância social.
Estou IMPACTADA.