Red Hill

Red Hill Jamie McGuire

Resenhas - Red Hill

Gleicy 06/02/2019

Pra quem gosta de Thriller ( sem spoilers)
Gostei muito desse livro, me surpreendeu por não ser o típico tema da autora ela se arriscou e arrasou.
Não sou muito de livros de zumbi mas este foi tão bem trançado, escrito de vários pontos de vista diferentes que dá ao leitor uma real visão do drama vivido pelos carismáticos personagens. Em certo ponto da pra saber de qual personagem é a narrativa sem nem precisar prestar atenção ao título que dá a dica.
A história é um apocalipse zumbi obviamente e a luta dos personagens para se salvarem, é tudo muito rápido e em nenhum momento me senti entediada. Recomendo.
Resenhando Com Luke ® 07/02/2019minha estante
Concordo contigo

Caverna 16/02/2019

Scarlet trabalha como técnica em radiologia num hospital. Após deixar as filhas na escola e desejar um bom final de semana com o pai, ela se dirige ao seu trabalho. Lá, está um caos. Os funcionários estão agitados e o pronto socorro enche cada vez mais de pacientes. Nos noticiários da televisão e nos canais de rádio só se fala sobre uma epidemia. Há boatos de quem tomou a vacina da gripe está manifestando os sintomas mais rápido, e o vírus também está se alastrando com velocidade. Scarlet não cogitava que sua cidade fosse atingida, mas essa é a realidade que enfrenta.

Após completar seu turno e ser dispensada, Scarlet não pensa em mais nada além de encontrar as filhas e levá-las ao rancho Red Hill do chefe médico do setor de radiologia. De tempos em tempos, ela fazia a faxina na casa, além de ser amiga da família, então conhecia bem o caminho. Lá seria o lugar perfeito, afastado da civilização, da doença e da loucura que consumia as pessoas. No entanto, logo que chega ao estacionamento, Scarlet se depara com uma cena tenebrosa. O vírus era muito mais poderoso e estava tornando os humanos em zumbis. Corpos eram dilacerados, enquanto outros caminhavam pelas ruas, sem vida e até mesmo sem determinados membros.

Apavorada, Scarlet segue rumo ao rancho, mas as estradas estão paradas, e ao enfim se aproximar do local, há uma barreira formada pelos militares que impedem qualquer um de entrar. E quem tentar, será baleado na hora. Sabendo que precisa encontrar um caminho para chegar até as suas filhas, ela pensa em rotas alternativas, e para isso terá a ajuda de um homem que está planejando fazer o mesmo que ela.

Nathan está na frente da escola de sua filha, Zoe, após um longo dia de trabalho, aproveitando o momento para relaxar e não pensar na esposa que claramente não o amava mais. Quando ele repara em pais invadindo a escola e levando seus filhos embora à força, ele decide tomar a mesma atitude, antes que o tal vírus os alcance. Ele ainda tenta passar em casa e buscar sua esposa, mas ela os deixou com apenas um bilhete, avisando que tinha partido. Agora era somente ele e Zoe contra o mundo.

Assustado e sem saber para onde ir, Nathan se foca em apenas fugir. No caminho, vendo a bagunça de corpos ensanguentados e pessoas correndo, ele percebe que precisa de um lugar para ir, e seu destino então se torna a casa do seu cunhado, Sketter.

Sketter e sua esposa, Jill, estavam prestes a sair quando Nathan e Zoe chegam. Eles vão juntos para a igreja, onde a maioria dos cidadãos da pequena cidade estão se refugiando, mas no caminho Jill é atacada, e Nathan sabe que é questão de tempo até as janelas da igreja serem quebradas e os rastejantes invadirem. Nathan segue com Zoe e vão parar na casa de Walter, um senhor que os acolhe e os mantem vivos e alimentados por um tempo, mas Nathan sabe que não é o suficiente. Logo a cidade estará infestada e Zoe não estará segura. Walter comenta sobre o rancho de um doutor que visitava frequentemente a comunidade, e Nathan não pensa duas vezes antes de voltar para a estrada.

Miranda estava no carro com Bryce, seu melhor amigo/namorado, Ashley, sua irmã, e Cooper, seu cunhado, quando as notícias começaram a chegar. O desespero acontecendo do lado externo do carro deixara todos amedrontados, mas eles não tinham motivo para se preocupar. Logo estariam em Red Hill com seu pai e sua nova namorada, como combinado, e tudo ficaria bem.

Era o que todos acreditavam, até começarem os imprevistos. O grupo se refugia na igreja para passar a noite e descobrem que a situação é muito pior do que imaginavam. Mesmo divididos entre sentimentos, Miranda e Bryce se mantendo fortes enquanto Cooper acalma Ashley, e eles resolvem continuar o caminho ao amanhecer. Logo que saem, eles encontram Joey, um rapaz que acabara de voltar da guerra, e agora estava com a namorada morta no banco passageiro do carro.

Apesar de nem todos concordarem, Miranda o deixa aproveitar a carona. Quilômetros, dias e rastejantes depois, eles enfim chegam ao rancho e encontram Scarlet lá dentro, ao invés do seu pai.

Agora, Scarlet, Nate, Zoe, Miranda, Ashley, Bryce, Cooper e Joey terão que aprender a conviver se quiserem sobreviver à epidemia. Lá havia mantimentos, energia temporária, e Scarlet havia protegido a casa inteira contra os tortos, como Zoe os chamava. Mas será que seria o bastante para mantê-los longe? Por quanto tempo eles permaneceriam ali antes que a comida acabasse ou os atritos começassem?

Depois de Todas as pequenas luzes, eu estava viciada na escrita da Jamie, e pelo início, imaginei que Red Hill seria uma leitura extremamente frenética. Até certa parte, foi mesmo. As descrições das cenas são tão reais que conseguimos imaginar perfeitamente tudo o que acontece. Red Hill poderia facilmente ser adaptado para os cinemas.

A obra é narrada em terceira pessoa e os capítulos são curtos e intercalados entre Scarlet, Nathan e Miranda. Acompanhamos a trajetória de cada um deles individualmente, e depois no rancho, as opiniões e os pensamentos conturbados.

Scarlet se mantem firme em sua busca pelas filhas até as últimas páginas. Ela inclusive sai alguns dias para “limpar” a região e deixar livre para caso as filhas venham até ela. O problema disso é que ela não recusa ajuda, e todos os homens, exceto Nathan, vão com ela, e o medo que temos de algo acontecer a qualquer um deles é bem grande.

Como Miranda conhece Bryce desde sempre, seu relacionamento passa por uma mudança após a chegada de Joey. Miranda o vê com outros olhos, e o ciúmes de Bryce é claro. Esse romance em questão não me emocionou muito, mas o amor que surge entre Scarlet e Nathan é incrivelmente belo. Ambos sem conjugues, compartilhando o afeto que sentem pelas filhas,e além disso, Nathan a compreende, sabe que faria o mesmo por Zoe, então o sentimento cresce, e Scarlet demora a aceitar somente por não achar certo ser feliz enquanto as filhas estão provavelmente se defendendo sozinhas.

Pra você que acha que o apocalipse não combina com romance, pode ficar tranquilo que a dose de amor não é grande. Na verdade, é só pra dar uma contrabalanceada em todo o sufoco que os personagens passaram. As partes em Red Hill em si só acontecem da metade do livro pro final, então acompanhamos por um bom tempo a luta de cada um deles, e ficamos inclusive na ansiedade de vê-los todos enfim juntos.

Mas Red Hill não é o sinônimo de uma vida feliz. Scarlet continua preocupada com as filhas, e os demais lidam com seus próprios problemas. Eles conseguiriam se adaptar a esse novo mundo? Haveria mais sobreviventes ou eram os únicos que restaram?

Embora não haja muitas explicações acerca do vírus, a autora chega a citar um pesquisador, o conectando a um erro científico, ou até mesmo proposital. A falta de tais explanações não me incomodou e também creio que não afetou nem um pouco o desenvolver e a qualidade da história.

O fim, honestamente, considerei desnecessário. Pareceu que a Jamie estava cansada de escrever e resolveu inventar um fim radical, e por isso não dei nota máxima.

Zumbis podem não estar mais na moda, mas eu indico Red Hill para todos que gostam do gênero e de uma leitura bem envolvente, frenética e repleta de ação.

site: https://caverna-literaria.blogspot.com/2019/02/red-hill.html

Vinícius 19/02/2019

Um dos melhores do gênero!!!
Na minha opinião,é uma obra prima do gênero, a primeira experiencia com o apocalipse zumbi que tive,foi nos anos 90 com o jogo Resident Evil 1,que acredito q foi o grande precursor do gênero,e desde então venho acompanhando series,jogos e livros com esse tema,e o livro Red Hill é uma é realmente uma obra prima de zumbis, a autora consegue passar a tenção e desespero no decorrer da historia, porem o livro não fica forçado como outras historias do tipo. É uma leitura indicada para fans e não fans de zumbis,pois a historia é muito bem elaborada e fácil de se envolver.

Jessé 22/02/2019

Aqui estamos nós, com mais um livro surpreendente. Afinal, poderia uma autora best-seller conhecida por seus romances escrever um livro sobre zumbis e se sair bem? Eu nunca havia lido nada da autora Jamie McGuire e, quando descobri que a autora resolveu se aventurar com um livro sobre zumbis, resolvi dar uma chance.

A história nos apresenta três pontos de vista: Scarlet, mãe divorciada, com duas filhas, que tenta manter as coisas na linha; Nathan é casado, mas sente-se como se isso fosse um fardo, não uma dádiva; Miranda só quer chegar ao rancho do seu pai e aproveitar o fim das provas na faculdade. Mas tudo vai por água abaixo quando um surto acontece e, de repente, todo mundo ao redor começa a se transformar em zumbis.

Quando o surto começa, cada um foge como pode, tentando encontrar um lugar seguro e com suprimentos o suficiente para poder sobreviver durante sabe lá Deus quanto tempo. Ninguém sabe explicar o surto, nem como ele começou. A princípio, acredita-se que seja por causa de uma vacina, mas nada foi provado. Como se não fosse o bastante, ninguém se transforma no mesmo espaço de tempo. É como se o vírus levasse um tempo diferente para fazer efeito em cada pessoa.

Com tanta experiência em apocalipses zumbis, quando um surto começa, para onde você deve ir? Um local grande, seguro e afastado. O primeiro lugar que passa pela mente de Scarlet é o rancho Red Hill, o rancho do Dr. Hayes, um superior no hospital que ela trabalhava. Por coincidência, o tal doutor é o pai de Miranda, que já estava indo para o rancho junto com seu namorado, sua irmã e seu cunhado.

Pouco a pouco, o surto avança, e fica cada vez mais difícil acreditar que há sobreviventes lá fora, ou que algum tipo de ajuda viria. Cada personagem aceita o fim do mundo à sua própria maneira e, com a ajuda de desconhecidos, tenta seguir em frente.

A frase na capa do livro é Quando o fim do mundo se aproxima, pode o amor sobreviver?. Não pense que é um livro de romance, devido ao histórico da autora. Sim, há um pouco de romance, mas nem de longe é o foco principal do livro. Red Hill é um livro sobre apocalipse zumbi, e o "amor" mencionado na capa não trata-se apenas de atração por outra pessoa, mas como podemos simplesmente amar alguém, seja parente ou um amigo.

A autora escreve como se tivesse familiaridade com o tema. As cenas contra os infectados são incríveis! Os personagens são fortes, e nos importamos com cada um deles. Mesmo com suas diferenças, eles sabem que precisam se unir por uma causa maior, e isso dá muito certo. A cada dia que se passa, os laços e a confiança entre eles aumenta. Foi muito interessante ver como cada um deles cresceu como pessoa com o decorrer da história. Você se torna mais maduro, aprende na marra a tomar decisões importantes, como matar alguém que você ama, antes que ele retorne como um morto-vivo e te devore.

Red Hill é um livro maravilhoso sobre apocalipse zumbi mas, acima de tudo, também é uma história sobre como ter esperança em meio ao caos.

site: www.dicasdojess.com

19/06/2019

Envolvente
Quando vi que a autora era a mesma de Belo Desastre, passei por uma onda de desânimo. Eu detesto Belo Desastre. Mas no fim decidi dar uma chance a "Red Hill", um livro tão diferente dos que ela já tinha escrito.

Eu amo livros com boa premissa e, quando vi que se tratava de Apocalipse Zumbi, fiquei mais animada ainda.

A história é contada no ponto de vista de três personagens importantes: Nathan, Scarlet e Miranda. Scarlet, uma mãe batalhadora, que se vê separada de suas duas filhas quando a PANDEMIA começa; Nathan, um homem que se acostumou a não ser amado nem reconhecido pela esposa, e que cria sua filha, Zoe, praticamente sozinho, já que sua esposa não gosta de ser mãe; e Miranda, uma jovem de 18 anos rica, porém infeliz, com o divórcio dos pais.

Fiquei preocupada por ser no ponto de vista de três pessoas diferentes mas, no decorrer da história, muitos fios são ligados e essas pessoas estão mais conectadas do que imaginam.

Cada subtrama te prende e te instiga a ler até o final. Você torce muuuuuuuuito para que as coisas deem certo e para que essas pessoas consigam sobreviver ao fim do mundo.

O livro nos mostra o que queremos - luta pela sobrevivência -, mas também nos mostra a complexidade das relações humanas e dos erros e acertos que uma pessoa comete quando sua vida - e a vida de entes queridos - está em jogo.

Como ponto negativo, achei que alguns relacionamentos ficaram mal desenvolvidos; algumas coisas foram lentas demais para desenrolar e outras rápidas demais, o que me levou a não me apaixonar totalmente pelos personagens.

No geral, achei um livro cativante e emocionante. Apreciei bastante a leitura.

Camile79 26/06/2019

Gostei!
Eu já havia lido livros da autora, mas até então nenhum do gênero de Red Hill, e me surpreendeu o quanto a história me prendeu. A autora soube criar uma narrativa envolvente e com bastante suspense! Não gostei de alguns fatos ocorridos durante a trama, mas, em geral eu gostei muito do livro, realmente muito bem escrito!
Sarah 05/08/2019minha estante
*----*

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

Uma história de zumbis e relações humanas da autora best-seller de Belo desastre Para Scarlet, cuidar de suas duas filhas sozinha significa que lutar pelo amanhã é uma batalha diária. Nathan tem uma mulher, mas não se lembra o que é estar apaixonado; a única coisa que faz a volta para casa valer a pena é sua filha Zoe. A maior preocupação de Miranda é saber se seu carro tem espaço suficiente para sua irmã e seus amigos irem viajar no fim de semana, escapando das provas finais da faculdade. Quando a notícia de uma epidemia mortal se espalha, essas pessoas comuns se deparam com situações extraordinárias e, de repente, seus destinos se misturam. Percebendo que não conseguiriam fugir do perigo, Scarlet, Nathan, e Miranda procuram desesperadamente por abrigo no mesmo rancho isolado, o Red Hill. Emoções estão a flor da pele quando novos e velhos relacionamentos são testados diante do terrível inimigo – um inimigo que já não se lembra mais o que é ser humano. O que acontece quando aquele por quem você morreria, se transforma naquele que pode lhe destruir? Red Hill prende desde a primeira página e é impossível deixa-lo até o final surpreendente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576863380

Luma.Lage 24/09/2019

Eu não sou muito chegada em filmes e séries sobre zumbis, nunca parei para assistir The Walking Dead - apesar de já ter lido alguns dos quadrinhos e adorado –, nos livros não conseguia passar nem das primeiras dez páginas, então abandonei esse gênero. Mas em um mochilão da editora Record, eu ganhei esse livro em um sorteio e deixei-o em minha estante por anos antes de finalmente parar para lê-lo, graças a Jornada MLV.

Nunca li nada da autora, apesar de saber que ela é a mesma autora de Belo Desastre, arrisquei na leitura e depois que li a primeira página, largar o livro era impossível. Red Hill te envolve na história desde o primeiro capítulo, não existe nada de novo no universo dos zumbis – ou seja, tudo que não me atrai – mas os personagens e suas buscas pessoais me prenderam ao livro, me fazendo até mesmo torcer por eles. E quem poderia imaginar, que em meio ao caos do mundo, o amor pudesse nascer?

Três personagens narram a história, nos dando pontos de vistas diferentes de vários momentos diferentes e ao mesmo tempo, vemos como a vida deles vão se entrelaçando antes mesmo de se encontrarem. Scarlet teve um casamento caótico, e depois de muitos anos agüentando os abusos de seu marido, separou-se e mudou-se para uma pacata cidade, vivendo em harmonia com suas duas filhas, que foram ficar com o pai, justamente no final de semana em que o apocalipse se instala, tudo o que ela quer, é conseguir encontrar suas filhas; Nathan casou-se com o seu amor de escola e teve um casamento perfeito até o momento em sua esposa teve um bebê, depois disso ambos se tornaram quase desconhecidos e ele precisa cuidar praticamente sozinho de sua filha, que é uma menina peculiar. Quando os zumbis começam a atacar, Nathan está buscando sua filha no colégio e depois corre para casa na tentativa de tirar sua família da cidade, mas as coisas não saem como o esperado. Miranda é uma universitária decidida, que vive em um relacionamento tão perfeito que mal precisam conversar, pois só de olhar um para o outro, sabem o que estão pensando. Naquele final de semana, ela está indo visitar o pai, junto com a irmã mais velha e os namorados de ambas, já que desde o divorcio, ela tomou as dores da mãe e se afastou bastante do pai. Quando as notícias do cientista maluco que deu vida aos mortos começam a circular, ela está indo com a irmã – e seus respectivos namorados – para o rancho do pai. Red Hill é onde elas sempre passam as férias, e essa talvez seja sua última chance de dizer que ama o pai.

Com três perspectivas diferentes, observamos os três protagonistas lutarem a todo custo para salvar suas famílias e vamos nos surpreendendo ao ver como as histórias vão se conectando pouco a pouco até nos pequenos detalhes, pois em algum momento do livro, separados um dos outros, todos os três tem um único objetivo: chegarem ao Rancho Red Hill.

O que mais me surpreendeu nesse livro foi ele falar constante de amor, os protagonistas são movidos ao amor e não querem apenas sobreviver, mas fazer as pessoas que amam sobreviverem juntos. Scarlet lutando para encontrar as filhas, Nathan para cuidar da sua pequena mocinha, e Miranda para reunir toda a sua família em um local seguro. No fundo eles só querem estar ao lado de quem amam. Exatamente o que todo mundo gostaria em meio ao apocalipse zumbi, certo?

Para os fãs de zumbis, saliento que a obra não foca em como tudo começou, mas sim no desespero dos que quem sobreviver. Ou seja, é o tipo de livro válido para quem gosta de ação e emoção.

Ana Claudia 01/10/2019

Não esperava nada e acabei me surpreendendo
?????
O livro começa com uma notícia no rádio sobre o cientista que conseguiu trazer os mortos de volta à vida, para isso ele cometeu crimes e por isso está sendo detido, mas isso não foi suficiente para impedir uma epidemia. Nessa história vamos acompanhar o ponto de vista de três personagens.

Scarlett, recém divorciada, cuida sozinha de suas duas filhas, ela trabalha como técnica de Raio X, após atender uma moça em estado grave, que foi mordida por um bêbado, percebe que algo de errado e sai em busca de suas filhas.

Miranda, acompanhada de seus irmã Ashley, decide fazer uma visita ao pai em um rancho, juntamente com elas estão os namorados Bryce e Cooper , no meio do trajeto o caos começa e tudo que ela querem é encontrar o pai e se esconder .

Nathan, após ser abandonado por sua esposa, tem apenas um objetivo, cuidar e proteger a filha das coisas horríveis que estão acontecendo.

Apesar de não se conhecerem essas pessoas tem um ponto em comum querem estar e um lugar seguro para sobreviver, e seus caminhos vão se cruzar quando encontram tudo isso no Rancho Red Hill.

Na maioria das histórias desses estilo, não temos um esclarecimento de como tudo aconteceu, mas nesse livro, logo na primeira página temos uma explicação rápida de como a epidemia começou. Mesmo que não seja algo aprofundado, gostei por não ser uma história que simplesmente joga o caos na nossa cara sem um motivo aparente.

Vi crítica negativas com relação ao foco que está no drama dos personagens, e a história dos zumbis ficar só como pano de fundo, mas para mim funcionou bastante, esse formato me deu a oportunidade de explorar a personalidade dos personagens, sua força e seus medos, suas qualidades e defeitos. Mostrando até onde o ser humano vai em nome da sua sobrevivência e das pessoas que ama.

Outra coisa que me chamou atenção foi como o sentimento de tristeza nessa história é presente, a tristeza de ver seu mundo desmoronar, a tristeza de perder alguém, a tristeza de não saber o que aconteceu com aquela pessoa especial, esse sentimento tornar tanto a história como os personagens muito reais.

Aqui também encontramos um romance que retrata que não importa a dificuldade o amor sempre pode surgir de onde menos esperamos, é clichê, mas caiu super bem nessa história, até porque não é o foco da trama.

Como senti forte empatia por todos, acredito que eles mereciam um final melhor , o livro acabou parecendo que faltava um pedaço. Mesmo assim, super indico, principalmente para quem gosta de um bom drama.

Erika 16/10/2019

Red hill
Livro da mesma autora da série Belo desastre. Red Hill vem com a premissa de uma eletrizante estória pré apocalíptica mas fica bem abaixo da expectativa.
O enredo traz personagens principais como a médica scarlet que está sobrevivendo e à procura das filhas quando uma pandemia começa tranformando pessoas em zumbis e as cidadea num grande caos. Do outro lado da cidade se encontra Nathan, que tem tentado garantir a segurança de sua pequrna filha,Zoe. Em outro lugar está Miranda com um grupo, tentando cruzar a cidade para chegar até o rancho do pai. O que os três tem em comum? Chegarem vivos até Red Hill, o rancho onde eles acham que estarão em segurança. Em determinado tempo essas pessoas se encontram formando um grande grupo na luta pela sobrevivência num mundo que agora pertence aos mortos-vivos. Rastejantes, como eles chamam.
O livro até cumpre o papel de entreter. Porém eu esperava mais ação. Mais adrenalina, que fazem parte desse cenário de fim do mundo. Em vez disso a autora tentou encaixar um romancezinho tosco entre os personagens. Trazendo partes bem infantis e bobas para a estória, que até tinha potencial para ser melhor.
Mediano!

Jaine.Rosa 01/11/2019

Adorável
Não sabia que eu teria a possibilidade de amar um livro com zumbis, mas esse ganhou meu coração !
McGuire consegue trabalhar intensamente cada personagem fazendo com que a cada dificuldade tenhamos um momento de reflexão ou soframos juntos aos personagens.
Só não gostei muito da Scarlett , porém entendi a sua luta , o seu amor e a essência de mulher guerreira que tentaram dar a ela... Porém achei egoísta e chata, fazendo que muitos personagens incríveis virassem tortos , hahaha.
Ri e chorei bastante , primeiro livro que leio da autora. Foi uma agradável surpresa.

Fer 15/12/2019

Esperava nada, ganhei uma ótima leitura!

Não tinha criado expectativa nenhuma com esse livro, só conhecia a autora pelo livro Belo Desastre, que já havia lido e gostado, mas não tinha apaixonado.
Pois bem, para minha surpresa, gostei muitooo do livro!
Tem personagens carismáticos, dos quais você torce para que consigam escapar dos zumbis e para que consigam chegar ao destino sãos e salvos.
Tem as doses de desespero também, quando aparece os zumbis e você fica com medo de que eles consigam pegar os seus personagens favoritos, as cenas são bem escritas e você não quer que termine a leitura.

Enfim, ótimo livro!

Leonardo.Rodrigues 10/01/2020

O começo é eletrizante, mas o final deixa a desejar.
O livro, resumidamente, conta a história de três personagens principais, Scarlet, Nathan e Miranda, que são os narradores do livro, os quais, para sobreviver a um apocalipse zumbi, se dirigem ao rancho Red Hill. Como vemos nas sinopses por todo lado, essa é uma história de amor e sobre relações pessoais.
Red Hill inicia-se freneticamente, com a epidemia tomando conta do mundo. As cenas de ação são muito bem escritas e passam bastante agonia e suspense. De certa forma as personagens são bem criadas, capazes de nos fazer torcer por elas. Entretanto, a partir do momento em que os protagonistas chegam no rancho Red Hill propriamente dito, a história se acalma (talvez até demais).
Mas, de todo modo, é uma história interessante, com personagens interessantes, que acontece de forma bastante convincente (a única ressalva é o final, pois para mim ainda é humanamente impossível que duas crianças consigam passar duas semanas sozinhas num ambiente cheio de zumbis e não tenham morrido). Enfim, é uma ótima leitura para quem quer passar o tempo sem pensar muito.

Isa 08/04/2020

Gostei
Primeiro livro sobre zumbis que leio e gostei muito, leitura flui bem