Por Quem os Sinos Dobram

Por Quem os Sinos Dobram Ernest Hemingway

Resenhas - Por Quem os Sinos Dobram

TS.Meirelles 15/02/2018

Lutei durante um ano pelo que acredito. Se vencermos aqui, venceremos em todos os lugares
Resolvi fazer essa resenha logo que fechei o livro, pra não perder a vibração. A tensão é crescente e as 672 páginas não são monótonas se você as entender como uma revelação progressiva da mente de um combatente que caminha para uma batalha. Ou melhor, para uma dura missão. Robert Jordan é um soldado americano dinamitador que, antes da guerra, era professor de espanhol e amante da Espanha. De família republicana, combate na guerra civil espanhola ao lado dos vermelhos contra os facistas até que chega a missão mais difícil.

Muito me agradou a forma realista de se apresentar os horrores da guerra, sua bestialidade e ao mesmo tempo sua inevitabilidade, bem como os conflitos internos e externos do ?Inglês?, pois Hemingway não força a barra em nenhum momento, não exagera, não abusa dos esteriótipos ou dos preconceitos na formação dos personagens. O livro segue simples. Talvez isso não agrade a todos, mas a mim foi um prazer.

Embora essa construção tenha me agradado muito, o que sem dúvida me ganhou foi o Viejo, o velho Anselmo. Que belo, singelo e denso. É um dos maiores paradoxos que encontrei no livro: os poucos diálogos e pensamentos que envolvem o Velho mais simples são os mais profundos.

Por fim, fiquei com receio de o livro deixar a desejar perto do título e do trecho do sermão de onde foi tirado. Embora não o alcance, na minha opinião, ambos casam-se muito bem.

4 estrelas
GESP 23/03/2018minha estante
Uma verdadeira obra prima que deve ser lida e apreciada como uma poesia deve ser despetalada. A escrita rebuscada e a alternância entre narradores torna a leitura enfadonha pra muitos, mas que ainda assim deve-se insistir na leitura: O conjunto vale muito a pena.

tati 11/04/2018

Uma história simples de guerra, mas a narrativa de Hemingway é o que te prende a ler, pois é incrível... Os dialogos dos personagens são intrigantes e vezes divertidos. Meu primeiro livro dele e com certeza estou apaixonada.

Homerogoncalves 25/12/2018

Fantastico - Cativante
Apesar de ter sido lido há algum tempo, ainda tenho na memória passagns que me tocaram profundamente.
Uma indicação de uma leitora ávida que sempre indicarei aos que gostam de romances bem escritos, com uma boa dose de drama.

Vivi 14/05/2019

Por quem chora aquele sino? Aquele sino chora por todos nós.
"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti".
Meditações VII, John Donne
Primeiro quero dizer... eu tinha razão de não gostar do Pablo e segundo, que final foi esse?! Digno de muitas reflexões não somente em se tratando daa crueldades que ocorreram na Guerra Cívil Espanhola tão cruel e tantas e tantas matanças e toda a vingança dos facistas mas principalmente de toda condição humana.
É uma história contada de uma forma praticamente poética mas tb cheio de diálogos bem objetivos e por vezes engraçado também. Não achei melado o romance de Maria e Robert Jordan isso também tem um ponto a mais.
Com certeza pra mim foi uma leitura fascinante. Em pensar que essa obra foi criada pelo autor depois de ter sido voluntário na guerra e nos que ganhamos esse presente diante de tão bela obra.
Sinopse:
Esta comovente história, cujo pano de fundo é a Guerra Civil Espanhola, narra três dias na vida de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha. Robert Jordan é um americano integrante das Brigadas Internacionais, que luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte. Com ele está um grupo de guerrilheiros/ciganos, integrado por Pilar, mulher com extraordinária força de vontade, o perigoso Pablo e a bela Maria. Por quem os sinos dobram apresenta ao leitor uma das mais inesquecíveis histórias de amor da literatura moderna.

Juliana 23/05/2019

pg.416: "Que pouco sabemos de tudo quanto há para se saber.... Gostaria de ser ser velho e de saber realmente. E pergunto-me se continuamos sempre a aprender ou se há uma determinada quantidade de coisas que um homem pode alcançar."

pg.469: "Hoje é um dia único entre todos. Mas o que acontecerá em todos os outros dias que virão depois pode depender do que fizeres hoje"

Di 22/08/2019

Eu estava assistindo a um documentário sobre a Guerra do Vietnã na Netflix e apareceu uma entrevista com uma das guerrilheiras que falou que tinha lido "Por quem os sinos dobram" e tinha adorado a história desse bravo americano que lutou pela República com um plano corajoso de destruir a ponte.
Eu estava lendo esse livro há um tempo e já tinha me perdido um pouco na imersão da história em si... aquilo me fez lembrar de pequenos detalhes que todo historiador geralmente faz mentalmente: O ano em que esse livro foi publicado, como deve ter sido ler essa trajetória em época de grandes conflitos, o livro que estava em minhas mãos era um edição tão antiga e ainda vinha até com um recibo de compra datado em 1967, imaginar quantas pessoas leram aquele mesmo livro em tempos tão diferentes do meu.... eu acho isso tão legal. Tudo isso deu um up na leitura e o final... uau, fiquei um tempo refletindo o que tinha acabado de acontecer.
Bom, eu tive uma ótima experiência com essa leitura! 5.0
Paula Cristina 30/08/2019minha estante
Di, por diversas vezes me peguei pensando sobre o que você escreveu... Cada pessoa que lê uma história a interpretará de acordo com seu ponto de vista, com a sua visão de mundo, que é moldada segundo o contexto, a época, as experiências vividas por cada um... Fascinante!

Sérgio 12/09/2019

Conto com forte apelo social, onde o homem busca "viver" em harmonia em meio a uma guerra civil. Enquanto os generais estão em seus castelos, os soldados vivem a guerra com todo ódio, amor, selvageria ou delicadeza que possam encontrar.
Nenhum homem deve viver muito tempo em guerra, isto o desfigura e o destrói.

Thay 12/10/2019

"Ainda que haja um sentimento no seu interior que cega um homem quando ele ama você. Com este sentimento você o cega e a si mesma. Um belo dia, sem razão nenhuma, ele a vê feia, como você é realmente, e deixa de ser cego. Daí você se enxerga feia como ele a vê, e perde o seu sentimento e o seu homem."

"Agora tem um som engraçado para conter um mundo inteiro e a sua vida."

"Mas um homem inteligente algumas vezes é forçado a ficar bêbado, para conseguir desperdiçar o seu tempo com idiotas."

"Não é que tu sejas estúpido. Tu és simplesmente surdo. E o surdo não pode ouvir música. Nem pode ouvir o rádio. Assim, ele dirá, não as tendo ouvido jamais, que tais coisas não existem."

"Acredito no povo e no seu direito de governar-se do jeito que quiser. Mas você não deve acreditar na matança. Deve fazer isso como uma necessidade, mas não deve acreditar nela. Se acreditar que matar está certo, tudo está errado."

"Não há pessoas mais afáveis e mais cruéis. E quem as entende? Eu não, porque, se as entendesse, as perdoaria. Entender é perdoar."

"Nenhum animal tem mais liberdade do que o gato, mas ele enterra o seu próprio excremento. O gato é o melhor anarquista. Até que eles aprendam com o gato, não posso respeitá-los."

"Hoje é apenas mais um dia entre todos os que virão. Mas o que vai acontecer em todos os outros dias que ainda virão depende do que você fizer hoje."

Felipe 01/05/2020

Ao longo de 4 dias acompanhamos o norte americano Robert Jordan em missão para implodir uma ponte durante a guerra civil espanhola. Percebemos que ele é indiferente às mortes, e muito frio com relação ao seu "trabalho". Contudo, após conhecer Maria ele passa a se questionar sobre sua missão e em como ele está usando as demais pessoas para conseguir concluir a tarefa. Os questionamentos dele no decorrer da história são como um pêndulo, porém ele acaba agindo pelo seu instinto militar para executar o que lhe foi ordenado. É interessante acompanhar durante a narrativa, as inúmeras vidas que foram afetadas durante mais uma guerra travada na história da humanidade, e o quanto a guerra torna os indivíduos desumanizados, agindo com o objetivo único de ceifar vidas em nome de uma ideologia. Talvez a figura de Anselmo represente muito do que ainda resta de piedade em Robert, assim como Maria. Livro para refletir sobre a finalidade das guerras, e o quanto ela afeta a todas que cruzam o seu caminho, seja por vontade própria ou acaso.

André 08/02/2021

Uma guerra vista por um prisma profundo e humano. E me chamou muito a atenção os conflitos internos do personagem principal, ilustrados pelo seus diálogos mentais. Enfim, uma belíssima obra sobre o linha tênue que separa a vida e a morte.

Santos 07/04/2021

Um livro nem um pouco moralista
O tom do autor faz com que os fatos trazidos no livro falem por si. A guerra e o terror que ela gera está sempre presente; e no final, você vai precisar escolher um lado. O livro na verdade faz você ter sua própria interpretação da história. Os fatos falam por si e o fascismo vai crescendo conforme você vai virando as paginas. Por quem os sinos dobram? Por todos nós? Ou só para alguns? As vezes estamos tão acostumados a ver quem pensa diferente de nós como monstros, vilões e esquecemos de que são pessoas, que as vezes são robotizados pelas ideologias e compram narrativas problemáticas por falta de conhecimento ou por medo.

Paula 04/07/2021

Por quem os sinos dobram é um livro fantástico, em mim desertou vários sentimentos diferentes, é um livro profundo, escrito para nós fazer refletir sobre muita coisa, sobre a vida e a maneira como a levamos, sobre nosso papel na sociedade, sobre a importância dos nossos atos. O livro trás a temática da guerra civil espanhola, sendo Robert Jordan um jovem americano que luta ao lado de guerrilheiros para destruir uma ponte em uma ofensiva contra os fascistas. Durante os 3 dias que permanece com os guerrilheiros Jordan reflete sobre o seu papel em tudo isso, sobre as pessoas que conheceu.

Raul 23/02/2022

Vida, amor, guerra, paz. Morte.
Por onde começar? Bom, o Hem é, de longe, o meu autor favorito. Esse livro foi o melhor dele que eu li até agora. Jamais imaginei que eu me apaixonaria tanto por uma leitura...

A priori, o contexto da guerra é desenvolvido. Apesar do posicionamento dos personagens ser dado você sempre fica se questionando...

Em meio ao caos, faz-se amigos. Em meio ao caos, perde-se amigos. Em meio ao caos, ama-se. Em meio ao caos, criam-se reflexões sobre a vida e a morte.
Isso foi o que o Hemmingway me passou nessa obra. Não tem mais o que descrever sem estragar a experiência. Apenas leiam.
Leiam "Por quem os sinos dobram"!!!!!!!