Uma curva no tempo

Uma curva no tempo Dani Atkins

Resenhas - Uma Curva no Tempo

Erika || @believe.books 11/06/2023

Que livro!
Vocês gostam de livro sofrência? Pois bem, esse livro destruiu meu coração e até hoje não superei essa história. Já era de se esperar por uma leitura emocionante, mas esse livro foi surpreendente. Foi o meu primeiro livro da autora e ela conseguiu superar todas as expectativas possíveis e imagináveis e sim, alugou um triplex na minha cabeça com um final que me deixou sem palavras.

Um grupo de amigos estão prestes a concluir o ensino médio e prontos para iniciar uma fase nova em suas vidas. Entrar na faculdade é a realização de um sonho, mas é preciso saber que você está partindo para o desconhecido, com isso muitos desafios vão surgir. Rachel e seus amigos estão a caminho do restaurante no qual vão se reunir para comemorar o fim de mais um ciclo de suas vidas. O clima estava agradável, relembravam momentos, estavam se divertindo muito, até que perceberam algo errado, um carro desgovernado descendo a montanha. Em poucos minutos o mesmo carro acerta a janela de vidro do restaurante bem na direção de onde estavam sentados, Jimmy o melhor amigo de Rachel, por extinto se jogou na frente dela, tentando salvar a sua vida. Um acidente terrível que destruiu sonhos, partiu corações e tirou a vida de um jovem. Cinco anos depois, Rachel está morando sozinha em Londres em seu pequeno apartamento, tem um emprego sem perspectiva nenhuma e não consegue superar tudo que aconteceu. Se sente culpada pela morte de seu melhor amigo e muitas vezes preferia ter morrido no lugar dele. Sua vida está desmoronando e ela não tem forças para superar e lutar. Ela sobreviveu e carregará para sempre a marca deste acidente, em seu rosto, uma enorme cicatriz ficou para lembra-la de toda a dor. Além da cicatriz, Rachel agora sofria com fortes dores de cabeça. Depois do acidente os medicos falaram que as dores seriam um sinal de que algo estava errado. Depois de um tempo, Rachel decidiu voltar para sua cidade e encarar as pessoas e as terríveis lembranças que tenta esquecer. Reencontrou seus amigos, visitou os pais de Jimmy e depois encarou a visita mais dolorosa, foi até o cemitério onde seu melhor amigo foi enterrado. Após fortes emoções, Rachel acaba perdendo a consciência e ao despertar se da conta de uma realidade totalmente diferente e terá que lidar com ela.

?Pela primeira vez questionei por que estava tão motivada a demolir um mundo que podia ser muito melhor do que aquele no qual eu vivia.? ??

Bea Albuquerque 10/06/2023

Não tenho muito o que dizer, só que estou completamente surpreendida com toda a história (principalmente do final). Tudo é muito envolvente, um mix de sensações incríveis. Apenas leiam

Lia 09/06/2023

Despedaçada por mais um livro.
Parece ser um livro clichê, mas não é. É um livro bonito de um jeito triste.

Beatriz 09/06/2023

Intenso
O livro gera uma curiosidade absurda de tentar ligar os pontos e entender o que está acontecendo com a protagonista e, o enredo do livro as vezes parece estar indo em direção a um clichê, algo que bem premeditado mas, ao nos aproximarmos das últimas páginas, a autora surpreende e da um viés trágico e ao mesmo tempo lindo.

Rodrigo.Savhoya 07/06/2023

Final inesperado
O livro me enganou direitinho: o tempo todo eu achando que tinha uma coisa de viagem no tempo ou realidade paralela e no fim ,não era nada disso ,mas apesar do final triste eu gostei bastante...

Larão 31/05/2023

Gostei do enredo, mas achei que o livro se arrasta demais, acaba ficando bem cansativo e o final acaba sendo meio previsível, mas mesmo gostei da ideia geral do livro

Roberta 31/05/2023

Surpreendente
É um livro que me surpreendeu muito. Não é possível falar muito pq o livro tem vários plot twists mas um melhor que o outro.

Vgparente 31/05/2023

Foi uma experiência de leitura ótima, não sou muito boa pra fazer resenha mais pra mim foi bem fluida a história e o final imaginava outra coisa e me surpreendeu.

Aline.Haverroth 29/05/2023

Meu deus e esse final que me surpreendeu de mil maneiras diferentes e eu não soube lidar com nenhuma delas!!!

Celly @livromaniacaporamor 28/05/2023

Emocionante e surpreendente...
E se a vida lhe desse uma segunda chance?
Como eu fiquei absorta nessa história, a autora realmente sobre como conduzir a história, eu fiquei muito surpreendida com o plot no final mas aí tudo fez sentido e eu me emocionei muito, com certeza se tornou um dos meus favoritos.

belless 26/05/2023

Uma curva no tempo
Rachel tinha 18 anos quando sofreu um acidente que mudou drasticamente toda sua vida. Cinco anos depois, ao voltar para sua cidade natal ela recebe uma segunda chance de ter a vida dos seus sonhos.

Rafaela Menezes 25/05/2023

Carinho no coração seguido de várias porradas
Eu gostei da leitura fluida que me prendeu, me deixou comovida, emocionada e depois super confusa. Fiquei confusa até o finalzinho e depois devastada. Mas, ao mesmo tempo que fiquei triste e não aceitando o fim, gostei do quê de esperança que ficou, a esperança de ainda ser feliz além do tudo.

Clara 21/05/2023

Doloroso e bonito.
Assim como minha última leitura. (A lista de Brett), esse é um livro em que não ocorre grandes surpresas além do que você já sabe na sinopse, mas que não deixa de ser um romance gostoso pra te envolver e trazer reflexões em torno de nossa própria vida.

Acredito que o maior foco não foi a curva no tempo em si, mas observar, através das duas vidas, o poder que uma pessoa ou um acontecimento têm em toda nossa trajetória. No caso de Rachel, sentimos com dolorosa empatia a capacidade que a perda de um amigo teve em modificar drasticamente sua vida e principalmente o seu futuro, que se tornou trágico, comparado a tudo que verdadeiramente poderia ter acontecido.

(Alerta de spoiler daqui pra baixo)

Ademais, quando estamos vendo a trama de desenvolvendo para um velho clichê de sessão da tarde, somos empactados com o que realmente acontece com a protagonista pra que assim surgisse a famosa curva no tempo. Em minha opinião pessoal, vi muitos comentarem sobre o fato de Rachel ter causado tudo isso por não suportar a dor de perder o amigo, contudo tenho uma visão diferente e o que noto foi o próprio Jimmy discretamente querendo salvar Rachel dessa vida trágica outra vez. Principalmente por lembrar que tudo aconteceu depois dela ir no túmulo dele.
Minha teoria pode ser confirmada logo na última conversa deles, aonde Jimmy declara:

"? E se acontecer alguma coisa comigo de novo? E se eu voltar de alguma maneira? E se acontecer alguma coisa e tudo mudar de novo?
? Nada assim vai acontecer ? prometeu. ? Você não vai a lugar nenhum, não sem mim. Não vou deixar."

Achei bonito como a autora deixou nas entrelinhas que Jimmy mais uma vez a salvou de uma vida que não era pra ela, e principalmente a esperou, até que os dois pudessem enfim partir junto um ao outro.

laiza 14/05/2023

Emocionante
O livro fala sobre um acidente em um jantar onde a Rachel perde seu melhor amigo, Jimmy, que morreu salvando sua vida. Após 5 anos do acidente, ela volta a sua cidade para o casamento de sua melhor amiga, onde acaba sofrendo um assalto, e consequentemente um acidente.

Diferente do que muitos acham, pra mim a Rachel não "voltou" gostando do Jimmy do nada. Esse era um sentimento que sempre existiu, mas por ela ser jovem e "imatura" não enxergava isso.

No meio do livro achei que as cenas muito rápidas, senti a leitura muito corrida, mas quando cheguei ao final do livro entendi o que tinha acontecido e as peças automaticamente se encaixaram na minha cabeça.

Confesso que esperava uma outra explicação pra esse final, talvez até por não querer acreditar que realmente aquilo era real, mas depois que entendi a mensagem fiquei bastante sentida e achei lindo o que a autora quis transmitir.

"Jimmy e eu trocamos um olhar profundo e significativo antes de seguirmos juntos para a luz."