The war that saved my life

The war that saved my life Kimberly Brubaker Bradley
Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - The war that saved my life

Susana 29/03/2023

É um romance que você lê com um nó no peito, sorrisos no rosto e lágrimas nos olhos ????????

Paula Pupio 28/03/2023

A guerra que salvou a minha vida
?A guerra que salvou a minha vida na minha opinião é um livro lindo que é narrado do ponto de vista de uma criança em tempos de guerra.
Ada narra de uma forma inocente, infantil, mas bem sincera e real.

?Essa menina me encantou com sua jornada de luta e superação.
Para quem gosta da temática guerra eu recomendo conhecer a força de Ada, se encantar por ela e seu irmãozinho Jamie.
Esse livro tem continuação já lançada ?A GUERRA QUE ME ENSINOU A VIVER?.

Sinopse:

A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA é um daqueles romances que você lê com um nó no peito, sorrisos no rosto e lágrimas nos olhos entre um parágrafo e outro. Uma obra sobre as muitas batalhas que precisamos vencer para conquistar um lugar no mundo.Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular ? coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um ?pé torto? como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.Kimberly Brubaker Bradley consegue ir muito além do que se convencionou chamar ?história de superação?. Seu livro é um registro emocional e historicamente preciso sobre a Segunda Guerra Mundial. E de como os grandes conflitos armados afetam a vida de milhões de inocentes, mesmo longe dos campos de batalha. No caso da pequena Ada, a guerra começou dentro de casa.Essa é uma das belas surpresas do livro: mostrar a guerra pelos olhos de uma menina, e não pelo ponto de vista de um soldado, que enfrenta a fome e a necessidade de abandonar seu lar. Assim como a protagonista, milhares de crianças precisaram deixar a família em Londres na esperança de escapar dos horrores dos bombardeios.

Pam 28/03/2023

Que livro incrível, muito bem construído, personagens incríveis, história maravilhosa.
A ada, que menina forte, tão nova e passa por tanta coisa, o irmãozinho dela tbm.
Já vou ler o segundo...

Patricia 28/03/2023

Tocante, leve e apaixonante...
Um livro tocante, uma escrita leve, que faz você se apaixonar de cara pela personagem principal.

A gente fica torcendo pra que a Ada consiga curar as próprias feridas, pra receber o amor que as pessoas podem dar pra ela.

Ela foi tão maltratada a vida toda, que nunca se acha merecedora das coisas boas.

MCzinhah 27/03/2023

Que linda estória de uma perspectiva da segunda guerra tão singular. Tão triste e tão real. Lindo e emocionante

Lorena Carneiro 26/03/2023

Superação
Guerra igual tristeza. Esse não! Aqui é uma mistura de tristeza, angústia e alegria.

Me agarrei na história e li tão rápido, que tive a sensação de estar prendendo a respiração durante toda a leitura, mas ainda bem que o corpo faz a respiração automaticamente.

Existe um ditado que diz " A ignorância é uma benção" e nesse livro conseguimos vê o quanto é verdade! Como consequência também podemos observar que o "Conhecimento liberta".

O mais encantador é que o livro nos mostra isso de forma magnífica relacionado primeiro as emoções e somente depois introduz ao conhecimento literário.

O que me lembrou uma teoria em que pouco se fala, mas que é fundamental. Primeiro conquistamos e somente depois é que se é possível ensinar e aprender.

Super indico esse livro!

leituraslau 26/03/2023

Eu amo esse livro! É um livro muito sensível é incrível! É narrado pela Ada e amo quando crianças narram. A Ada merece o mundo todinho, ela é tão incrível.

Rayza.Figueiredo 24/03/2023

Guerra pessoal que salva!
Apenas coração quentinho ?
Ada nasceu com pé torto, mas pior que isso: nasceu de uma mãe sem coração! que mulher infeliz, meu Deus!! pq nao foi a primeira da guerra a morrer? a forma como ela sempre tratou a Ada é de partir o coração ?
Susan perdeu sua própria vontade de viver quando sua ?melhor amiga? morreu.
no meio da guerra contra os nazistas, o amor que se formou nessa nova pequena família, os salvou de uma bomba, e também em suas próprias guerras pessoais.
um livrinho fofinho sobre a importância de não desistir de si mesmo e das pessoas que ama, mesmo que tudo esteja difícil, mesmo em tempos de guerra.
Sani Melo 24/03/2023minha estante
Melhor amiga ????

Emilia.Reis 24/03/2023minha estante
mais que Friends kkkk

Emilia.Reis 24/03/2023minha estante
amei essa resenha? com certeza! bora ler o 2 ??

Rayza.Figueiredo 24/03/2023minha estante
boraaaa

Meri 24/03/2023

A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA
A guerra de Hitler foi um momento abominável para a humanidade! Nela não teve nada de bom! Tudo de pior aconteceu e pessoas perderam suas vidas e suas famílias sem nunca ter feito mau algum a esse ser desprezível!
Porém foi essa guerra que salvou a vida de Ada e Jamie! Eles não conheciam outra vida a não ser aquela vivida com a mãe! Ada era considerada por ela uma aberração, um ser desprezível que não poderia ter convívio com a sociedade! Seu erro? Um pé torto! Apenas isso! Uma deficiência de nascimento que não tinha ?conserto?! Era uma vergonha que a sociedade visse aquele pé! Pelo menos era o que a mãe falava! E quando Ada fazia algo que contrariava a mãe era castigada! Ou pior ainda, Jamie era castigado para punir Ada!
Mas veio a guerra e com ela o medo que algo de ruim acontecesse com os filhos de Londres! As crianças foram mandadas para longe de seus pais, para um lugar mais ?seguro?? e foi aí que Ada e Jamie experimentaram uma nova vida com sensações e sentimentos que nunca haviam tido contato e jamais pensaram que existisse!
Uma história leve e emocionante ao mesmo tempo! Feliz e triste! De amor e ódio!
Um livro para ser devorado e tirado como lição!
Segundo Ada, existem guerras piores do que as de bombas!

Ingrid Elen 23/03/2023

Gostei ?
Uma leitura fluída, capítulos curtos, história interessante.
Tinham horas que Ada ficava um pouco chato na história mas era por questões de insegurança e não receber tanto amor por conta da mãe que nunca a tratou com carinho.
Susan, Ada e Jamie vocês tem meu coração ?

Thata 21/03/2023

A guerra que salvou a minha vida
Assim que eu comecei a ler o livro, ele me prendeu.
O modo que começam o livro é muito bom. A escrita desse livro me surpreendeu de um modo surreal, pois é uma escrita leve para um assunto pesado.
Normalmente livros que tem o foco em assuntos marcantes da história do mundo tem a grafia um pouco mais "chata" e complexa. Porém esse é totalmente ao contrário, ele te envolve completamente nos personagens, você consegue claramente imaginar o cenário em que os personagens vivem (isso pra mim é maravilhoso.) E ao mesmo tempo que ele passa um sentimento de conforto ele pauta assuntos delicados.
Fala bastante sobre alguns traumas e também da guerra que na época estava começando, é bastante mencionado também que portadores de alguma deficiência muitas vezes são mal recebidos em alguns lugares por conta de sua aparência.
Super recomendo o livro!!!

Bruna 18/03/2023

Esse livro me trouxe um angústia muito grande, e tbm uma felicidade enorme, ver a maneira como ela se enxerga mesmo sendo só uma criança é tão doloroso, como se não merece o amor que estava recebendo, o ódio que ela sentia de si mesma por está recebendo esse amor que sempre se achou indignada mata você por dentro. Ele mostra nitidamente como as palavras das pessoas (principalmente dos nossos pais) modam a forma que nos vermos, Ada não se acha merecedora nem de um vestido de veludo. É lindo ver eles recebendo o amor que tanto merecem e ganhando confiança ao longo do livro, recomendo a todos a lerem!!

maria20274 17/03/2023

"Tem coisas piores do que bombas"
Um livro lindíssimo sobre amadurecimento, sobre inclusão e sobre amor.

O que me chama muito atenção é como o título do livro faz o leitor se perguntar sobre o que pode ser pior do que uma guerra para que isso seja a salvação de alguém. Justamente pq a violência que Ada sofre dentro de casa é mais assustadora do que a violência da guerra.

E mesmo quando eles conseguem sair daquele contexto, vemos o quanto os traumas ficam e essa superação se dá muito lentamente.

É um livro extremamente importante e surpreendentemente gostoso de ler. Certamente um dos melhores livros que já li.