Podres de Mimados

Podres de Mimados Theodore Dalrymple

Resenhas - Podres de Mimados

Reginho 16/09/2021

Um pouco denso nos conceitos, mas bom.
O livro tem muitas notas de rodapé, o que torna a leitura um tanto quanto arrastada. Existem também muitos conceitos do Reino Unido, que não se aplicam a nossa realidade. Quando entramos na seara mais filosófica, o livro tem partes bem ricas.

Marcella.Pimenta 11/09/2021

O sentimentalismo é um perigo
Mais um livro do Dalrymple em que o subtítulo é mais fiel ao conteúdo que o título (já li "Em defesa do preconceito").

O psiquiatra nos mostra o perigo de deixar que as emoções governem nossas decisões e as decisões de um país.

Tem capítulo pra quem é a da área do direito, da psicologia, pra pais/educadores... e capítulo pra discutir a exibição exagerada de emoções em oposição à privacidade.

Além disso, o autor elenca muitos exemplos públicos para demonstrar suas ideias.

Erica 27/08/2021

Concordo com a idéia? Sim!
Tenho problemas com pessoas que, apesar de seus problemas rasos, se vêem como vítima e mais ainda com as que as tratam passando a mão na cabeça? Sim!

Porém pessoas que realmente são vítimas não podem ser culpabilizadas por "gerar demanda" para seus agressores como o autor sugere.

E de qualquer forma, uma coletânea de exemplos, inclusive usados mais de uma vez, de que isso acontece não acrescenta nada! Esperava um estudo de porque isso está acontecendo e suas consequências, ainda mais considerando que o autor é psiquiatra. Porém, em mais de 80% do livro o autor me pareceu ficar reclamando ao invés de explicar alguma coisa!

Tassiane.Nepomuceno 26/08/2021

Quem sente muito não sente nada
"Um sentimentalista é simplesmente uma pessoa que deseja possuir o luxo de uma emoção sem pagar por ela"
Imagine qualquer coisa que leve a comoção pública. Imagine o Twitter, a arena perfeita para você por toda sua parte virtuosa exposta. Hashtag pray for (preencha). Dia seguinte, outra hashtag precisa brilhar. Outro assunto necessita ser debatido com paixão. É isso. Esse livro trata desse grande sentimentalismo que invadiu essa geração. Ninguém pode ser chamado a responsabilidade. Todos nós somos vítimas de algo. E toda vítima é revestida de uma autoridade que a protege de qualquer questionamento. O homem é naturalmente bom e se ele erra é culpa de algo externo, não dele. O quão perigoso é você tirar a responsabilidade do indivíduo? Um sentimentalismo excessivo que só mostra a indiferença, arrogância e falta discernimento que se tenta esconder.

Caroline Dama 31/07/2021

Sensacional
Quando ouvi falar sobre esse livro a primeira vez, achei um exagero, não poderia ser tão bom assim. Mas é.

De forma leve e (muito) irônica o autor mostra ponto a ponto os problemas causados pelo sentimentalismo quando toma a esfera pública.

O que eu mais gostei é que consegui me lembrar de situações do cotidiano em cada capítulo, reforçando o quão real e necessária é essa crítica ao sentimentalismo.

No mais, vale a pena a leitura.

Madeira 10/07/2021

Sentimentalismo e sua toxicidade
?... um sentimentalista é simplesmente uma pessoa que deseja possuir o luxo de uma emoção sem pagar por ela.?
Oscar Wilde

?O culto do sentimentalismo destrói a capacidade de pensar, e até a consciência de que é necessário pensar. Pascal tinha toda a razão quando disse:
Esforcemo-nos, portanto, para pensar bem. Este o princípio da moral.?

Nunca tinha lido nada tão contundente acerca do sentimentalismo sob essa ótica! Boa leitura!

Pedróviz 21/06/2021

Podres de Mimados
Recomendo a leitura de Podres de Mimados, de Theodore Dalrimple. O livro é dividido em 6 capítulos que trazem vários enfoques a respeito do sentimentalismo tóxico:
1. O sentimentalismo
2. O que é o sentimentalismo?
3. A Declaração de Impacto Familiar
4. A Exigência de Emoção Pública
5. O culto da vítima
6. O lugar da pobreza é no passado
Nos capítulos são descritas de forma pormenorizada as consequências do sentimentalismo tóxico desde o âmbito familiar ao político. Avaliação 5/5.

Raphael Rasse 13/06/2021

Chega de mimimi...
Apesar de não ser tão atual, o autor parece estar a frente do tempo dele e esmiúça vários pormenores do comportamento que pode ser facilmente identificado em parte da sociedade. Leitura para corajosos

Bru 07/06/2021

Essencial para os dias de hoje
Apesar de uma certa dificuldade em acompanhar o autor, pois sua escrita é muito avançada por assim dizer, se trata de uma leitura essencial, valeu a pena o esforço.
Sem dúvidas essa leitura é se faz muito necessária para os dias atuais!
Apesar de haver muitos relatos da Inglaterra, é possível nos identificar com essas realidades.

Pude me identificar com a leitura e verificar que a ideologia do sentimentalismo está presente em nossos dias, e por muitas vezes, acaba por nos levar junto com as massas.

"O sentimentalismo foi o precursor e o cúmplice da brutalidade sempre que as políticas sugeridas por ele foram postas em práticas"

Bruno 06/06/2021

Veneno sentimentalista
Brilhante, ácido e astuto. Dr. Dalrymple conhece a mente humana como poucos e não tem medo de expor o que há de mais tóxico nela.
A angústia Kierkegaardiana combatida com o mais sórdido sentimentalismo estético responsável por cada movimento da turba do milênio. São mimados porque sofrem, e não sâo capazes de lidar com isso.
Livro corajoso, profundo e fundamentado. Poucos estarão prontos para ler sem sofrimento. É essa a premissa do autor.

Bê Carvalho 05/06/2021

Um livro duro mas muito assertivo
Senti muita dificuldade em acompanhar o autor nesse livro, talvez ainda não estivesse preparada para desfrutar da obra plenamente. Mas deixando de lado minhas peculiaridades, gostei do livro me apresentou outras visões e com certeza foi um livro que me impactou.
Com certeza vou reler no futuro !

Roberta 21/05/2021

Não diria perfeito, porém considerei excelente ?
?O culto do sentimento destrói a capacidade de pensar, e até a consciência de que é necessário pensar. Pascal tinha toda a razão quando disse: Esforcemo-nos, portanto, para pensar bem. Eis o princípio da moral.?

Ana Bruno 14/04/2021

Interessantíssimo
Apesar do texto retratar mais a realidade inglesa, os princípios são universais! A leitura promove reflexões muito sobre nosso mundo atual, explicando com perspectivas psicológicas algumas situações que muitas vezes nos parece absurda. Veja bem, não disse que justifica, mas apresenta uma lógica explicativa - ou seja, não deixa de continuar sendo situações absurdas hehehe
O final do livro deixa um pouco a desejar, pois foca em pontos muito específicos e nos perde um pouco em matéria de interesse. Mas, no geral gostei muito!

Renata Molina 12/04/2021

Desisti
Não gostei. O tem não tem a ver com o conteúdo. Parece mais um jornal policial.

Priscila Bennati Santana 09/04/2021

O livro traz uma visão muito interessante sobre como estamos muito ligados e direcionados por um sentimentalismo exacerbado, que é em grande parte estimulado pela mídia, e que acaba guiando ações públicas e individuais que ao serem avaliadas a fundo não tem profundidade e muitas vezes acabam causando mais mal do que bem. Um ponto interessante abordado é a exploração das tragédias, como o caso do desaparecimento de Madeline McCann na Grã Bretanha, mas que podemos ver diariamente nos telejornais brasileiros e como as manifestações públicas de emoção exacerbadas servem muito menos para ajudar do que para nos dar uma falsa sensação de sermos moralmente superiores na proporção de nossa indignação/comoção. Também mostra como a ausência de demonstrações públicas de sentimentos trouxe prejuízos e até acusações impensáveis, como no caso McCann mesmo, por exemplo, em que os pais foram considerados suspeitos por não chorarem em frente às câmeras. Um excelente texto para pensarmos em quanto nossas ações e emoções são controladas pelas expectativas dos outros e quantos prejuízos essa exploração das emoções pode causar.