O gigante enterrado

O gigante enterrado Kazuo Ishiguro

Resenhas - O Gigante Enterrado

isabella 07/09/2023

O que é mais importante: o passado, presente ou o futuro?
"Eu sinto, Axl. Mas ao mesmo tempo eu me pergunto se o que sentimos no nosso coração hoje não é como esses pingos de chuva que ainda continuam caindo em cima de nós das folhas encharcadas da árvore, apesar de a chuva em si já ter parado de cair faz tempo. Eu me pergunto se, sem as nossas lembranças, o nosso amor não está condenado a murchar e morrer."

Isadora 02/09/2023

Não espere ação.
Após terminar o livro fui ler resenhas. Vi alguém que não recomenda porque o livro não tem grandes cenas de ação e aventura. E, sim, de fato, esse não é o forte do Ishiguro. O forte dele é a emoção, é o enredo sobre memória e cicatrizes do passado. Tal como em Vestígios do Dia (embora sejam obras muito diferentes), O Gigante Enterrado tem como protagonistas personagens no entardecer da vida. O livro tem um ritmo devagar e revela o subtexto muito aos poucos, mas, depois que você o compreende, tudo começa a fazer mais sentido.

Recomendo, mas não como uma leitura leve e rápido. Como uma leitura pra ler aos poucos, digerindo, interpretando.

Ricardo256 31/08/2023

Maravilhoso
Preciso confessar que dei uma empacada no meio do livro mas creio que foi o momento pelo qual eu me deparei com a história. A escrita do livro é maravilhosa, o enredo muito bem construído e o final, daqueles que deixa a gente destruído. Super recomendo

#Anafox 30/08/2023

A capa fez muito sentido agora que terminei, embora eu imaginasse que o gigante seria outro.
Um casal já idoso decide partir em busca do filho, embora não se lembrem bem dele nem saibam exatamente onde ele está. Dificulta mais esse processo uma névoa do esquecimento, que apaga o passado das pessoas e ninguém sabe porque ocorre. Seres mágicos e misteriosos, cavaleiros andantes, aldeões saxões e bretões da era pós Arturiana.

Uma fábula linda e gostosa de se ler sobre a memória, sobre decisões, amor, lembrança e construção de vínculos.

Adoraria uma continuação.

Jefferson Nóbrega 30/08/2023

Um épico arturiano sobre o passado e o amor
O Gigante Enterrado figura entre os clássicos da literatura fantástica apesar de o autor não gostar de ser incluso nesse gênero. Mas, não há como, uma história que se passa na Grã-Bretanha logo após a morte do Rei Arthur, com seres mitológicos como trols, demônios, fadas e dragão, não tem como fugir do gênero de Fantasia. Porém, apesar desses elementos fantásticos eles não são o ponto cerne da história fulgurando como meros coadjuvantes.

O ponto central da história é o casal de idosos Axl e Beatrice, que diante da perca gradual de suas memórias devido uma estranha névoa que afeta as lembranças de todos, resolvem deixar o vilarejo que moram para se encontrarem com o filho do qual já não conseguem lembrar direito.

Era para ser uma simples caminhada, mas se tornar uma aventura que os levam a encontrar um guerreiro saxão, um jovem mordido por demônios, o último cavaleiro do rei Arthur que busca matar o último dragão e a história se transforma.

Confesso que em muitos momentos os diálogos ficam maçantes e a história parada, afinal estamos na maior parte do tempo sob a óptica de um casal de idosos, porém quando engrena somos bombardeados por revelações e reflexões que a obra nos faz mergulhar.

O casal teme que com a morte das lembranças o amor morra junto, mas poderia a revelação do seu passado e com ele seus erros matar o amor ou isso fortaleceria o que sentem?

É montando esse quebra cabeça da memória que Axl e Beatrice vão lembrando quem realmente são e desvendando também a história da terra em que vivem, levando-nos a um final simplesmente emocionante, repleto de afeto e reflexão.

A obra vale a pena, apesar de em alguns momentos soar monótona. Lê-la é estar como Axl e Beatrice, em alguns momentos cansados, outros empolgados, outros dolorosos, mas o fim compensa a jornada.

Paulinha 25/08/2023

Uau
Sobre velhice, sobre o amor, sobre perdão, sobre esquecimento.
Sobre luto, sobre companheirismo, e sobre a morte .
Que lindo
Que intenso
No na garganta

Isa 18/08/2023

Eu comecei esse livro depois de uma ressaca literária das grandes, dá até pra dizer que ele foi o que me motivou a voltar com o hábito de leitura. Eu acho que demorei uns bons dois anos pra terminar esse livro, totalmente por minha culpa e nada pelo livro.

É difícil de explicar e talvez também seja pra entender, mas eu lia, gostava do que estava lendo, parava e demorava pra voltar por nenhuma outra razão que não a vida acontecendo. Mas era bom voltar, e continuar com a história na cabeça, pensar nos personagens e ter saudade, e querer voltar pra saber como tudo iria acabar.

Conforme o tempo ia passando eu acabei criando uma certa expectativa pro final, e cara, ela não foi atendida. Depois que o sentimento de frustração foi superado, eu até gostei e entendi o porquê do final aberto. Sem contar as analogias que podem ser feitas entre o hálito da querig e o tempo, tudo isso foi desafiador e aconchegante de uma forma estranha pra mim. Enfim, eu não sei muito sobre o autor, mas ele realmente foi incrível nesse livro. Leia e veja.

122333444455555 02/08/2023

Entediante
É triste ler um livro e ter poucas coisas para aprender com ele.

O livro conta a história de um casal de idosos que têm suas lembranças apagadas por uma névoa enfeitiçada. Eles partem para uma jornada para encontrar seu filho e no caminho conhecem personagens que os ajudam a entender o mistério por detrás da névoa.

A escrita é fácil de ler e se torna uma leitura rápida. As cenas são simples e não causam emoção nenhuma (mesmo nas batalhas de espada, aparição de ogros, besta, fadas e dragoa). Nada disso provoca frio na barriga ou qualquer outro ânimo. O enredo é enfadonho e as personagens desinteressantes.

As minhas ressalvas: é lindo ver a maneira como Axl trata Beatrice; e o final desperta uma reflexão sobre as lembranças do passado que vivemos ao lado de quem amamos. Além disso, nos deparamos com questões sobre vida e morte e também sobre mágoa, ódio e rancor que estão enterrados.

Fora isso, não é um livro para quem busca grandes aventuras ou emoções.

Não recomendo!

Ingrid.Sombra 24/07/2023

O gigante enterrado
Meu segundo livro do Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro. Soube que foi sua primeira incursão no estilo da fantasia, e é claro que o resultado foi mais uma obra incrível. Aqui, o vemos usar um contexto fantástico para fomentar uma reflexão que pode muito bem ser aproveitada por qualquer um de nós. Além disso, as raízes britânicas do autor estão expostas nesse mundo de bretões, saxões, dragões e cavaleiros da távola redonda. Creio que as principais questões levantadas pelo autor são sobre o papel da nossa memória na constituição de nossas personalidades e afetos. Será que somos os mesmos ainda que destituídos de nossas memórias? Nossos vínculos serão os mesmos? Há algo de intrínseco a tudo isso? Além disso, cada personagem adiciona à trama suas próprias questões de existência, enriquecendo a narrativa. Longe de nos dar uma resposta já digerida, Ishiguro convida o leitor a pensar em suas próprias conclusões, a partir das jornadas de Axl, Beatrice, e seus companheiros. Recomendo.

Camila.Exner 20/06/2023

Espetacular
A leitura te transporta para um universo fantástico e faz com que você fique imerso na história.

Os personagens são interessantes, a trama é fantasticamente original e a mensagem que o livro traz é atemporal.

Eu não queria que o livro acabasse nunca.

Mari 10/06/2023

Não gostei
Queria ter gostado e pela primeira vez um nobel me decepcionou. Pacato, arrastado. Deve dar um filme bonito (não ironicamente), mas não conte comigo para a sala de cinema.

Italo139 02/06/2023

Magia doentes gigantes gerra tocante mortes personagens marcantes esse livro e uma obra prima pse mt bom

Jane.FAlix 27/05/2023

Um leitura interessante
A história acontece em um lugar marcado por guerras recentes entre saxões e bretões, mas as pessoas não lembram direito o passado pq existe uma misteriosa névoa do esquecimento, nesse meio um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova e viverão uma aventura cheia de mistério. O primeiro romance de Kazuo Ishiguro ?O gigante enterrado? fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória.

Klelber 19/05/2023

Perfeito
Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova - será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une?
Épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em uma década envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R. R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, O gigante enterrado fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória.