O Santo Inquérito

O Santo Inquérito Dias Gomes

Resenhas - O Santo Inquérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

duda :) 12/07/2022

um livro ate q bom para um livro de escola KKKK nunca gosto, por isso tenho um pouco de receio de ler, mas como é um roteiro de peça a leitura foi bem fluida

Bastos 05/06/2022

"É que em nome dele, em nome da Igreja, do próprio Deus, ás vezes cometem-se atos que Ele jamais aprovaria. Em nome de um Deus-misericordia, praticam-se vinganças torpes, em nome de Deus-amor pregam-se ódio e violência."

Acredito que essa passagem resume bem a essência desse livro. É um teatro que nos mostra a hipocrisia e preconceito dos fanáticos religiosos e como isso pode afetar até as pessoas mais puras.

(Acho que nem o padre Amaro me deu tanto ódio quanto o padre Bernardo.)

laura 03/06/2022

Comecei a ler pela escola e valeu muito a pena! Passei raiva do começo ao fim mas é muito bom! Leitura rápida, divida em atos. Li em 50 minutos! Recomendo.

Isabel Maria 17/05/2022

Muito bom!!! Intolerância e fanatismo religiosos. Dias Gomes acertou em cheio. Estou finalmente me rendendo ao teatro. ?

Kess 28/04/2022

Tô puta, espero do fundo do meu coração que o padre esteja queimando no inferno, homem chato do [*****], eu espero que todos estejam queimando no inferno, e eu nem acredito em inferno.
E também espero que a branca e o Augusto estejam felizes no céu, ou sei lá paraíso, e com seus filhos fofinhos enquanto tomam banho as sextas porque >>>>pasmem

clara! (taylor's version) 17/04/2022

emocionante e fácil de ler, o santo inquérito conta a história de Branca Dias, julgada por uma teórica heresia, na verdade um conjunto de pequenas coisas inofensivas que a ingênua garota fez, e que condenam sua vida.

Bella 10/04/2022

Resenha do livro "O santo inquérito"
O livro tem uma leitura super dinâmica por ser um texto teatral, além de ser uma linguagem super fácil independentemente de ser um livro antigo. O livro faz críticas sobre a igreja e sobre a religião de modo explícito e fácil de captar e, mesmo sendo cristã, não me senti nem um pouco ofendida. Branca era uma mulher encantadora e cheia de si, com convicção de seus pensamentos e tem uma visão de Deus apaixonante, super recomendo a leitura de "O Santo inquérito" para todos que gostam de uma leitura mais reflexiva.

sofia.pontieri 01/04/2022

interessante
li pra escola. vou fazer essa peça e sou assistente do diretor então eu precisava ler pra entender melhor toda a obra. incrível como ele se encaixa em qlqr época, é fácil de entender e traz críticas q nós fazem refletir sobre a mulher na sociedade e sua voz.

Maria 27/03/2022

Santo Inquérito
Primeira peça escrita que li, em um primeiro momento achei estranho mas depois me acostumei, leitura bem tranquila e rápida (dá para ler em 2h de boa) o que tornou o livro mais dinâmico, não gostei muito do final, por isso dei 2/3, mas a história em si é boa, me estresse muito com alguns personagens mas fora isso e o final é bem legal.

Jadekkjkjj 12/03/2022

"Quem cala colabora"
Uma leitura indicada pela escola que me surpreendeu, pela forma em que normalmente citam a literatura eu estava meio receosa de ser chato porém foi totalmente o contrário.

A escrita de Dias Gomes é muito leve e eu li em algumas horas além de ser escrito em forma de roteiro para a peça apenas com falas

Foi de uma importância e uma resistência enorme no final Branca continuar com seus ideais não vendo problemas nas coisas que fez

O livro fala muito sobre a ganância das pessoas e so pensarem em si mesmas, a forma em que o padre mostrou que só fez isso tudo com Branca pois estava se sentindo culpado por sentimentos dele que em nada envolvia ela, mas mesmo assim ele achava que a culpa era dela e ela deveria ser punida
JurúMontalvao 12/03/2022minha estante
Interessante

Beatriz3418 03/09/2021

li pra escola, achei interessante, é um pouco perturbador ler as coisas que o povo da igreja fala mas sei que é realístico
é bem rapidinho de ler

KC.bookstan 18/08/2021

"O Santo Inquérito"
Escrito por Dias Gomes, "O Santo Inquérito" conta a história de Branca Dias, filha de Simão Dias e noiva de Augusto Coutinho, que em um ato considerado falho e herege pela Igreja, é condenada à fogueira. Esse ato herege consiste em salvar Padre Bernardo de um afogamento, dispondo-se à fazer respiração boca a boca nele para que o ar chegasse aos seus pulmões. É claro que esse não foi o único ato herege cometido por Branca, além disso ela também se banhou nua e conviveu com seu avô que era judeu e até dispôs-se a fazer o último pedido dele antes de morrer: colocar uma moeda em seus lábios quando morresse. Esses atos não eram permitidos pela Igreja. Em uma tentativa de tentar salvar Branca, ela teria que se considerar culpada de seus pecados e admitir que estava arrependida, mas ela não o fez. Em sua concepção, ela não estava errada, beijou o padre para que pudesse salva-lo, nadou nua no rio por causa do calor e estava apenas realizando o último desejo de seu avô antes de morrer, nenhum de seus atos eram uma tentação do diabo. Subestimei muito esse livro quando comecei a lê-lo, mas ao decorrer da escrita você se prende ao livro. A leitura é rápida, eu amei o livro, gostei muito da escrita.

astrphysics2 25/07/2021

maravilhoso
não consigo escolher um quote para colocar aqui porque foram tantas marcações que nem saberia qual colocar.

é um livro em que você se assusta de quão verdadeiro e realista é. gostaria de colocar aqui algo elaborado mas apenas os aconselho a ler e assim sentir.

lucasmendesr 31/05/2021

Sensacional
Confesso que não estava esperando muito dessa leitura, principalmente pelo fato de ser um livro recomendado pela escola, mas me surpreendi positivamente com Dias Gomes e sua escrita que, além de fluida, permanece atual. Agora considero esse livro OBRIGATÓRIO.

Pra quem gosta de uma crítica ao poder superior, a quem só aceita o que o superior manda, aos que fazem parte do poder superior e aos ativistas que, como eu, frequentemente esquecem de como a sociedade é cheia de nuances e toda ação pode ser observada por diferentes óticas.

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca de liberdade. Nem mesmo em troca do sol"

1 | 2 | 3 | 4 | 5