O Santo Inquérito Dias Gomes

Resenhas - O Santo Inquérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arydess 12/05/2021

Leitura essencial.
A peça (em formato de livro) mostra o que o fanatismo religioso é capaz de fazer (que de fato aconteceu em uma certa época).
A leitura é bem rápida e bem fácil também.

Um dos favoritos do ano
Provocativo e fluído na medida certa, as páginas se vão e a injustiça fica. Em formato de roteiro de teatro, Dias Gomes entrega algo doloroso, vívido e cruel com muita habilidade.
Homens que se cegam de ódio pregando amor e o mundo mostrando como é fácil odiar mulheres. Quanta coragem há em ser inocente e não se deixar acreditar culpado. Sinceramente, não esperava gostar tanto.

Alguns dos meus trechos favoritos:

"Até quando as fogueiras reais ou simplesmente morais (estas não menos cruéis) serão usadas para eliminar aqueles que teimam em fazer uso da liberdade de pensamento?" (p. 18)

"Por uma causa qualquer, grande ou pequena, alguém tem que sofrer. Porque nem de tudo se pode abrir mão. Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol" (122-3)

Rafael Bonfim 29/04/2021

O inquérito da Santa
Terminei a leitura da peça e incrivelmente "O Santo Inquérito" está mais atual do que nunca.
Dias Gomes é pontual, cirúrgico nos fatos e não tem papas na língua em tirar o véu da mentira.

O fato é que a igreja cristã católica em seu fanatismo não muda, não mudou e jamais mudará. Apenas o tempo dirá. Sempre donos da verdade, sempre diminuindo o conhecimento científico, os livros, a vida simples e achando-se mais santos do que os outros.

Dias Gomes é pontual em mostrar como a Ditadura subjulga, tortura e mata inocentes.

Atemporal.

Ju 23/04/2021

O Santo Inquérito
Esse livro mostra como a religiosidade levada ao extremo e a distorção de fatos podem acarretar em coisas terríveis.

No livro vemos Branca, um mulher que é próxima a natureza e a Deus, e pensa que todas as relações se baseiam no amor de Deus. Ele salva o Padre Bernardo de um afogamento e a partir desse ponto ele decide que deve salvá-la das mãos do Demônio.

Vemos como a manipulação da verdade para ver e justificar o que você acha pode ser levado ao extremo, causando horrores. Também vemos a intolerância religiosa contra os cristãos-novos e a ideia de superioridade do catolicismo como a religião do único Deus que pode existir, senão não há salvação.

Além de vermos com o silêncio e a omissão colaboram para algo, seja bom ou ruim.

Os únicos pontos ruins são que a gente não vê muito o desenvolvimento dos outros personagens. Apenas superficialmente.

Nessa edição há um prefácio que dá alguns spoilers da história logo nas 10 primeiras páginas, então minha experiências não foi de muitas surpresas.

Majubileuu 17/04/2021

L E I A M
É uma das histórias mais incríveis e geniais que já li.

Por mais que seja uma peça de teatro, eu SUPER recomendo.
É tao visceral e bonita e poética. E com uma mensagem TAO forte

Eu li inteiro em uma tarde. Já li 3 vezes desde então. Cada cena, cada diálogo. Simplismente impecável.
O final ARREBATADOR me deixou em silêncio por 10 minutos dps que eu acabei. Juro leiam

Sofi 24/02/2021

Um livro trágico e que traz aprendizados sensacionais!!!
Nesse livro vemos o egoísmo e a maldade na imagem do padre e a ingenuidade e o altruísmo na imagem de Branca.
Aprendemos que a religião e a fé dependem mais de ações do que de simples palavras.
Nos contorcemos com inúmeras injustiças e passamos o livro inteiro com uma angústia por tudo que está acontecendo.
Também aprendemos que devemos ter os nossos valores e princípios acima de tudo, devemos ser fiel a nos mesmos e as nossas palavras antes de tudo.
Frases incríveis:
?Repare que as grandes heresias surgem sempre de pessoas que pretendem salvar a humanidade?
?Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca de liberdade, nem mesmo em troca do sol?
?As violências contra a criatura humana geram quase sempre, uma reação em cadeia que talvez não pare no nosso vizinho?

Hannah Andressa Delgado 26/01/2021

O livro "caiu em minhas mãos" no momento mais oportuno
Eu amei. Sabem quando um obra conversa com você e com o momento em que vocês estão? Foi o que senti lendo o O Santo Inquérito. Além do mais, traz uma ferrenha e atemporal crítica à Igreja e às instituições

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol.?

Fabio Shiva 30/12/2020

infelizmente, muito atual
Peça em dois atos escrita em 1966, “O Santo Inquérito” certamente merece figurar, junto com “O Pagador de Promessas” (1960), obra-prima do autor, entre as maiores da dramaturgia brasileira. O tempo é a grande medida de uma obra de arte. Ao ler “O Santo Inquérito” em 2020, fiquei impressionado ao constatar como o texto continua vívido, impactante e, infelizmente, muito atual.

A peça é inspirada na história verídica de Branca Dias, que “realmente existiu e foi vítima da Inquisição” no Brasil de meados do século XVIII. O próprio autor traça, de forma sucinta e brilhante, as linhas gerais do drama que irá se desenrolar:

“Mais importante do que conhecer e seguir as leis e os preceitos ao pé da letra não é estar possuída de bondade? Se ela traz Deus em si mesma, e se Deus é amor, isso não a redime inteiramente? E é isto, justamente, que a perde, não percebe que os homens que a julgam agem segundo uma ideia preconcebida, que subverte a verdade, embora eles também não tenham consciência disso e se considerem honestos e justos. E, sem dúvida, o são, se os considerarmos segundo seu ponto de vista.”

Esse é um dos pontos mais marcantes da dramaturgia de Dias Gomes, que está igualmente presente em “O Pagador de Promessas”: seus vilões acreditam sinceramente serem “honestos e justos”, mesmo ao cometerem atos de extrema intolerância e crueldade. Esse é o fator que torna as histórias de Dias Gomes irresistivelmente asfixiantes, com uma ficção que evoca a mais pura e terrível realidade.

Esta peça, escrita na década de 1960 e contando uma história que se passa há quase três séculos, nos ajuda a compreender as tristes e calamitosas contradições do Brasil de 2020.

“Em nome de um Deus-misericórdia, praticam-se vinganças torpes, em nome de um Deus-amor, pregam-se o ódio e a violência.”

“O ódio não converte ninguém. Uma coisa é um Deus que se teme, outra coisa é um Deus que se ama. E não há nada mais próximo do ódio que o amor dos humildes pelos poderosos, o culto dos oprimidos pelos opressores.”

“Se um texto da Sagrada Escritura pode ter duas interpretações opostas, então o que não estará neste mundo sujeito a interpretações diferentes?”

“Cada pessoa conhece apenas uma parte da verdade. Juntando todas as pessoas, teríamos a verdade inteira. E a verdade inteira é Deus. Por isso as pessoas não se entendem, por isso há tantos equívocos.”

“A dor física não é tanta; dói mais o aviltamento. Vamos nos sentindo cada vez menores, num mundo cada vez menor.” [sobre a tortura]

“Quem cala, de fato, colabora.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Hildeberto 15/11/2020

Amor e pureza vs. dogmas
"O Santo Inquérito" é uma peça em dois atos que aborda a lenda de "Branca", jovem que foi condenada pelo Santo Ofício por supostamente praticar bruxaria na cidade da Paraíba (atualmente João Pessoa), no século XVIII. Dias Gomes opõe a pureza dos sentimentos da moça com a rigidez e formalismo do padre Bernardo; a dignidade de Augusto Coutinho com o utilitarismo de Simão Dias. Bastante curto, podendo ser lido em uma sentada, é muito bem construído e convincente, merecendo a leitura.

Ps.: da última vez que fui ao Forte de Santa Catarina, em Cabedelo (cidade conurbada à João Pessoa), havia um quadro de Branca em uma das construções; e algumas pessoas dizem que ela ainda pode ser vista em certas ocasiões...

Joana 24/10/2020

Para sugestões de leitura, siga @maisumlivropralista

História típica do homem que se sente atraído pela mulher e coloca a culpa nela por isso.

Moises Celestino 16/08/2020

Revisão do Livro...
Peça realizada em dois atos e escrita brilhantemente por Dias Gomes, "O Santo Inquérito", contém texto relativamente simples e reflexivo com uma mensagem de bondade, generosidade, lealdade e respeito humano. Vale a pena reler!

domingão 04/05/2020

Puta crítica a inquisição e ao fanatismo que esses tempos traziam. Leitura essencial a todos

caroline sn 15/04/2020

"O santo inferno"
A peça "O santo inquérito", de Dias Gomes, foi encenada pela 1a vez em 1966. A versão desta edição é a de 1977, editada pelo próprio.

A história se passa na Paraíba em 1750 durante a Santa Inquisição. Acompanhamos todo o martírio de Branca Dias, acusada de estar possuída pelo demônio por ter tomado um banho de rio numa noite quente, de ler a Bíblia em português e não em latim, etc. O fato de ser uma mulher e saber ler não é bem visto, reforçando a sua incerta culpa. Todas as suas atitudes são deturpadas e se tornam motivos para o seu julgamento. Seu pai Simão Dias e seu noivo Augusto também são presos.

Branca é uma personagem incrível, com um pensamento muito sensato, expresso em suas falas; e por isso, distorcidas e voltadas contra ela.

Segundo o prefácio, escrito pelo autor, esta peça foi baseada numa lenda nordestina, de uma Branca Dias que realmente possa ter existido. Há dúvidas sobre a precisão dos acontecimentos, nacionalidade, locais. Dias Gomes: "Enfim, história e estória entram em choque e essa é uma briga para historiadores e folcloristas. A mim, como dramaturgo, o que interessa é que Branca existiu, foi perseguida e virou lenda."

Ler "Um santo inquérito" foi bem interessante, tanto pela forma de texto teatral, até então inédita pra mim, quanto pelo conteúdo. As críticas feitas à Igreja continuam muito pertinentes. Vemos a ação do fundamentalismo religioso, a alienação que causa, a sua imposição. Cada personagem representa um jeito de ser e agir diante do confronto moral na situação limite em que se encontram.

Fiquei instigada a querer saber mais sobre o período da Inquisição no Brasil.

Ps: padre Bernardo embuste.

1 | 2 | 3 | 4 | 5