Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Bruna 12/05/2022

Terra das Mulheres
A experiência de ler esse livro foi totalmente diferente de qualquer expectativa que eu tinha. A leitura foi muito prazeirosa, fluída e rápida.
Adorei ler um livro repleto de críticas sobre uma sociedade tão doente.

Somente Leituras 25/04/2022

Terra das Mulheres
Livro se mantém no mesmo ritmo durante toda a leitura, sem grandes reviravoltas.
Apesar do nome do título, a história não é focada nas mulheres e sim nos 3 homens, que descobrem o país das mulheres.
Para um livro lançado em 1915, o tema feminismo foi abordado de uma maneira que acredito ainda ser relevante.
Escrita fluída.

Sarinhah 15/04/2022

100% Entediante
Eu tinha lido somente a sinopse desse livro e por isso tinha grandes expectativas em relação a leitura. Desde já deixo claro que foram totalmente frustradas.

É aquele típico caso de ?ideia boa, desenvolvimento ruim?. A história de um país governado e repleto somente por mulheres é incrível e interessante. Mas a forma como a escritura construiu esse mundo foi muito fraca.

A história é tediosa e desgastante do início ao fim, a escritora repete muitas descrições e diálogos grandes sobre a mesma coisa. Os personagens são fracos, não tive nenhum tipo de a proximidade ou empatia por eles. A explicação sobre como funciona a questão da gravidez num país onde não há homens (seria o mundo ideal, né?!) ficou muito rasa.

Por fim, eu senti que estava lendo um tipo de artigo universitário. Recomendo esse livro só se você tiver muita paciência pra uma história monótona e repetitiva.

Onesko 11/04/2022

Terra das Mulheres
A visão de um personagem masculino sobre uma utopia feminina.
Vi muita gente falando que é um livro meio morno, concordo em partes, fui com expectativas baixas e elas foram superadas. Com certeza teve um impacto maior na época de lançamento.
Gostei, valeu a leitura.

Lari 10/04/2022

Interessante mas com ressalvas..
Uma utopia feminista de 1915. O livro que inspirou o criador de Mulher Maravilha.

Aqui temos três amigos, que em uma expedição descobrem um país composto apenas por mulheres, narrado do ponto de vista masculino, e trazendo pensamentos machistas, estes homens encontram um país extremamente organizado, sem doenças e conflitos. Composto por mulheres fortes, trabalhadoras, que priorizam a educação, o desenvolvimento pessoal, são extremamente empáticas. São mães, e a maternidade é o que centraliza tudo de fato, não sendo necessário o ato e desejo sexual.

O que achei mais interessante são as comparações de mundo entre os personagens, e os questionamentos que elas fazem aos homens.

Porém não consegui me prender tanto a historia, alguns momentos foi arrastado, e tambem incômodo perceber que os pensamentos machistas da época ainda se mantém hoje em dia. Mesmo assim gostei da leitura e valeu a pena conhecer a escrita desta autora.
Perdida_nas_Estrelas 24/06/2022minha estante
Sou doida pra ler!

Cintia295 10/04/2022

Escrito em 1915 esse livro te faz analizar muitas coisas, está longe no meu ponto de vista de ser perfeito, mas pela época que foi escrito é genial, as idéias, mulheres fortes, donas de si, trata bastante sobre empatia, educação, alimentação, religião, um país sem poluição, seria praticamente o mundo ideal.
Porém o livro é narrado pela perspectiva do homem. São 3 homens um extremamente machista, outro fica em cima do muro mas quer aprender tudo que elas estiverem disposta a ensinar, e o outro que "aceita" tudo.
Teve umas partes que ficou cansativo e repetitivo. Mas um livro super fluído e li em dois dias.
Recomendo mas tem que se lembrar da época que foi escrito é muitoooo a frente do seu tempo. E incomoda também saber que muitos pensam no hoje do mesmo jeito que esses homens no livro.

Liih 08/04/2022

Razoável
O desenvolvimento foi lento, e arrastado.
Uma premissa que tinha tudo pra ser incrível, a ideia do livro em si é muito boa, e quando eu li a sinopse eu esperava muito mais, infelizmente não foi como eu imaginava, acabou sendo algo bem superficial.
O final para mim foi o mais "broxante", do nada a história teve um fim. Para pareceu como se simplesmente a autora decidisse que não queria mais escrever, e deixou por aquilo mesmo.

LUNII 28/03/2022

É muito legal a forma que a escritora criou essa Terra das Mulheres, é bem rápido de ler, tem bastante discussões, mas acho que ficam as vezes muito rasa, não sei se isso tem relação com a época em que foi escrita, mas não deixam de ser discussões interessantes, abrindo espaços para outras questões dos gêneros e seu ''papel'' na sociedade, não só no contexto homem x mulher, mas em todo o conjunto de ser diferente um do outro. Valeu a pena.

maria 16/03/2022

não sei oq sentir
muito bom a historia é muito interessante mas dps de um tempo fica cansativa, fora isso gostei muito de tudo! quero ler mais distopias/utopias do seculo XX então foi um bom começo

Nara 16/03/2022

Minha primeira distopia
É um livro muito bem escrito, não tenho dúvida. Uma terra desenvolvida, completamente sem homens, com mulheres fortes, trabalhadoras e principalmente mães.
A história é narrada do ponto de vista de homens que encontraram essa terra isolada do resto do mundo em uma expedição.
A terra das mulheres é descrita como uma sociedade à parte do grande câncer da nossa sociedade: o machismo.
Nos dá uma pequena ideia de como seria um mundo que não fosse governado pelo pênis.
Os homens expedicionários trocam informações com essas mulheres magnânimas e magníficas de como funcionam seus respectivos "mundos" (família, hierarquia, sociedade, maternidade, paternidade e até religião), utilizando um recurso que homens tem de mais aperfeiçoado: a mentira e as meias verdades. Tudo isso para convencê-las que o mundo "dos homens" é melhor e é o certo.
Seria um livro sem defeitos, não fosse por um detalhe que encontramos nas pautas "feministas" até hoje. É um livro eugenista, de supremacia branca, higienista, onde até cachorros e alguns pássaros considerados nocivos para aquela sociedade foram exterminados para alcançarem aquela sociedade quase perfeita.
Sugiro a leitura crítica do livro. Acho que vale o tempo gasto.

rodrigo963 08/03/2022

desafio do mês - março 2022
Em terra das mulheres, livro de charlotte Gimam, vamos acompanhar um trio de rapazes viajando pelo mundo, ao ponto de descobrir um novo país comandado por mulheres no hemisfério sul. O novo país será uma sociedade utópica de charlotte, dessa forma, Charlotte descreverá uma sociedade com grande organização social, união e fraternidade. No decorrer do livro será apresentado o processo evolutivo deste país, o desenvolvimento de mulheres fortes e sábias. Teremos um comparativo do mundo comandado pelos homens e mulheres a partir das discussões dos personagens.
O livro é relativamente pequeno e leve, ou seja, livro sem grandes reviravoltas no decorrer da narrativa, sendo focada em apresentar uma sociedade utópica.

Fernanda 07/03/2022

É bom. Interessante. Tenho certeza que, na época que foi escrito e publicado, foi recebido com mais entusiasmo, mas sinto que a autora passou mais tempo elogiando a sociedade que imaginou, do que entrando em mais aspectos dela. Atualmente, não é uma leitura revolucionária, mas entretém.