Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Juliane.Tito 12/08/2022

acredito que seria muito interessante se a história discorresse a partir do ponto de vista de uma habitante do país também, o narrador-personagem do meio para o final ficou mais compreensivo e assim mais fácil de ser lido, no mais difícil demais aguentar ele e os outros, principalmente o Terry

Pâmela Cristina 05/08/2022

A sinopse desse livro me encantou. Como seria incrível uma civilização formada unicamente de mulheres? e que contraste traria com a nossa realidade chafurdada no machismo? O fato do livro ser narrado por uma figura masculina, de inicio, trouxe uma curiosidade inerente. O inicio, interessante, porem, tenho a sensação que a autora se perdeu na narrativa. Trazer uma sociedade inteira envolta na maternidade me trouxe reflexões fantásticas, massss, levar os personagens a um 'relacionamento' visando a paternidade me trouxe a sensação de uma curva no rio. Confesso: muita dificuldade em finalizar o livro. Já conhecia a autora através de O Papel de Parede Amarelo, talvez tenha gerado muita expectativa, pois não parece a mesma pessoa. O livro nem parece ser escrito por uma mulher!

amandabcca 29/07/2022

Uma excelente obra, apesar de envelhecida.
Terra Das Mulheres é um grande livro, com uma importância imensa na literatura feminista - tendo em mente a época em que foi escrito.

Obviamente vemos que ele já pode ser considerado ultrapassado hoje em dia, principalmente pela supervalorização da maternidade.

Mas a mensagem sobre feminilidade é tão atual...

"O que me levou à convicção de que os 'charmes femininos' que apreciamos não são nada femininos, mas apenas reflexos da masculinidade ? desenvolvidos para nos agradar porque elas precisam nos agradar ?, nem um pouco essenciais ao desempenho."

Gostei bastante, dou quatro estrelas!!

talilittle 29/07/2022

grande utopia!
eu gostei bastante do livro. achei que é um manifesto pela sociedade matriarcal e eu amei estar imersa nesta utopia!

em certos momentos ficou um pouco arrastado, mas ainda assim foi uma leitura muito válida.

entendo as críticas feitas à questão da maternidade, mas consegui entender o contexto da importância disso para a história.

junoyer 25/07/2022

Nem Tudo que Reluz é Ouro
Apesar de por algumas vezes ter ficado sinceramente impressionada com as ideias arrojadas, não só de gênero, como também de educação e meio ambiente, na minha opinião, a 'utopia' oferecida pela autora para por aí.

A paz, felicidade e igualdade desta sociedade está alicerçada na homogeneidade, ao ponto que em passagens do livro as personagens não conseguem pensar em primeira pessoa do singular. Uma forte tendência para eugenia me deixou assustada (o que depois ficou bem claro pesquisando mais sobre a autora, declaradamente à favor de ideias como 'pureza racial').

Obviamente indisposta a separar o autor da obra, me pareceu hipócrita a ideia de uma sociedade perfeita construída tendo como base um ideal nacionalista vitoriano, mesmo que pelo menos dez dos doze capítulos sejam uma descrição detalhada do seu funcionamento 'perfeito', e o desenvolvimento da história só ocorra nos dois capítulos finais.

nandalunac 25/07/2022

Na ausência de homens o que significaria ser mulher?
Quando comecei a ler o livro não imaginei, que dele, tiraria inúmeras reflexões pertinentes aos nossos dias.
O livro tem defeitos, que considero como reflexos da época em que foi escrito.
Apesar disso, apresenta grandes reflexões sobre a forma como mulheres são levadas a performar certa feminilidade agradável aos homens.
Na ausência de homens o que significaria ser mulher? Esse livro apresenta uma visão sobre essa reflexão.
Recomendo bastante ?

Juliana 23/07/2022

Terra das mulheres
A história acontece num local isolado habitado apenas por mulheres. Existe toda uma explicação da comunidade ali construída e suas regras sociais, sempre em comparação ao mundo dos três homens que ali vão parar em uma expedição de exploração.a

Sonally.Cecilia 19/07/2022

A imagem feminina através da ótica masculina
Vi muitas pessoas falando bem e mal da obra, mas fiquei curiosa em conhecer sobre. O que mais me intrigou foi saber que a história de um universo totalmente feminino seria narrado por um homem. A partir do momento em que você se envolve e passa a perceber detalhes na fala do narrador, ficou claro para mim que a autora quis mostrar o que nós mulheres somos para os homens. O que acontece se tirar anos de características que foram passadas culturalmente para nós e só nos restar a nossa essência; o que resta quando são tirados traços que são impostos para agradar os homens de fato. O que sobra nessa conta é apenas um ser que é visto como igual e passa a ser menos atraente.

Apesar de ter gostado desse ponto, a questão da maternidade me deixou bastante intrigada. Para elas a maternidade é um religião, é como se fosse o auge, a coisa mais sagrada de todas. De fato, se a mulher conseguisse evoluir ao ponto de adquirir partenogênese seria algo de grande feito, mas não é essa a questão. Além do mais, elas não tem nenhum tipo de desejo sexual, não tem relacionamentos entre si. Vivem sozinhas isoladas em seus cubículos, ao que me parece ser uma sociedade construída de relações bem rasas, sem vontade própria, apenas para servir um bem maior.

Para mim, essa não é uma história utópica, e sim uma alegoria para entender como esses comportamentos "femininos" são vistos em uma sociedade patriarcal. Uma alegoria que inclusive pode se encaixar muito bem nos dias atuais. E não, não é sobre viver em uma terra onde não existam homens, e sim coexistir com eles de uma forma igualitária, sem imposições e sem rótulos.

Clara 16/07/2022

Tem alguns pontos que seriam bem relevantes para a época em que foi publicado, mas a escrita é muito monótona, pouco sutil, e a história explora muito menos do que poderia ter explorado. Várias vezes me senti lendo um livro-texto de sociologia, e por mais que isso trouxesse certo realismo pra história, também me desprendeu muito da temática. O livro me decepcionou principalmente pois eu tinha gostado bastante do livro de contos (O papel de parede amarelo e outros contos), e este outro, sim, eu recomendo bastante.

Carla.Floores 15/07/2022

O simbolismo desse livro é importante
Até pouco mais da metade do livro a narrativa é interessante pois os fatos estão sendo apresentados, no entanto, depois de exposto todo o simbolismo e temática da história começa-se a arrastar e ficar uma leitura entediante. Os ponto-chave são: estereótipo de gênero, maternidade, assexualidade, partogênese, machismo, crítica à violência estrutural e à paternidade. O livro cumpre seu papel de utopia ao passar a mensagem.

luliy 08/07/2022

temática muito boa!!
vi muita gente reclamando da narrativa e digo logo: esse livro não é uma narrativa legal. se você quer história, desista. é quase completamente um relato da tal terra das mulheres e é meio arrastado.

se você tem paciência pra continuar lendo mesmo assim, ótimo. próximo ponto:

a temática é super interessante e o livro traz inúmeros debates e críticas sobre a sociedade atual de uma forma muito sutil, desde religião até economia, desigualdade social, relações sexuais, o amor romântico, maternidade, infância, educação e muito mais. é só ter uma leitura atenta que dá pra notar, e esse pra mim é o ponto mais legal do livro todo.

as críticas sobre os papéis de gênero são muito bem feitas, ainda mais levando em conta a época em que foi escrito. as reflexões sobre o "ser mulher" estar sempre atrelado ao homem, a forma como os homens vêem elas, a normalização das mulheres terem que ceder ao desejo dos homens, tudo isso é muito legal de se ver num livro tão antigo. é um puta repertório pra se pensar sobre

resumindo: recomendo só pra quem gosta muito de refletir sobre esses assuntos e tem paciência. se não, pula fora

Dri Fernandes 22/06/2022

Bom, mas podia ser melhor...
Sabe a sensação de que vc leu um livro, que tinha tudo pra ser incrível mas que no meio do caminho a estória se perdeu e deixou muito a desejar? Pois é, foi o que me aconteceu com Terra das mulheres.

A sinopse é muito boa, realmente te dá muita vontade de ler. Do começo até mais ou menos a metade do livro, até que tava indo bem. Fiquei cada vez mais curiosa, sobre como seria a vida dos 3 rapazes em país só de mulheres. Só que, a autora começou a focar demais na maternidade, e isso foi me cansando.

Não posso ser leviana e dizer que o livro não me fez questionar mais ainda nossa sociedade tradicionalmente patriarcal, ele faz!!! Mas, o fato de terem focado demais na questão da maternidade, deixando de lado outras características que seria bem interessante desenvolver, o livro se torna chato!

Ana 08/06/2022

Terra das mulheres é uma distopia sobre um país perdido onde só vivem mulheres. A história começa com 3 amigos, estudiosos de diferentes áreas, no meio de uma expedição quando ouvem o guia nativo falar sobre uma terra muito peculiar que existe por ali, mas que ninguém conseguiu chegar. Obviamente os 3 decidem se aventurar. Descobrem então um país totalmente isolado do resto da humanidade onde vivem apenas mulheres. Totalmente diferentes das mulheres que conhecem, as mulheres desse país são autosuficientes em todos os aspectos e já superaram problemas como violência, miséria, desigualdade... Os 3 amigos vão conhecer mais dessa sociedade, aprender e tentar se adaptar enquanto vivem ali. No entanto não gostei da narrativa, não achei envolvente, os personagens não me cativaram, nem gostei da explicação pra existência do país, também achei o final muito abrupto.

Mavete07 25/05/2022

Na minha opinião, uma obra de arte
Apesar de eu não concordar com a Maternidade sendo uma religião e necessidade suprema, o livro me fez pensar sobre muitas coisas. Como como seriam as garotinhas cresendo sem todas as nossas restrições e a educação de uma forma agradável. Em um mundo onde as pessoas já superaram a fome, a pobreza e as doenças, me parece irreal. A ganância é algo muito forte na humanidade, não acredito que um dia cheguemos em algo parecido. Também não espero por isso, pois apesar de ser uma utopia, algumas coisas me parecem erradas. Mas nada disso me fez gostar menos do livro, com certeza foi um avanço para a época

Mari BT 24/05/2022

Who run the world? Girls ?
Esse livro é uma distopia muito necessária para entendermos o lugar das mulheres na sociedade e no mundo. Entendermos o quanto somos capazes e tão importantes quanto os homens. Como já dizia a rainha Beyoncé: O mundo é das mulheres!