Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Luciara 12/10/2022

Terra das mulheres é um livro sobre uma sociedade matriarcal muito bem desenvolvida por sinal. Não me agradou o fato de ser narrada por um homem, afinal, esses tem seus próprios juízo de valores sobre aquele lugar. O tempo todo, eles insistem em comparar duas sociedades, considerando a sua (EUA e Europa) como civilizados e os demais como não civilizados. O fato de Van, o narrador, ser sociólogo, talvez justifique o fato de ser o narrador, visto que esse tem o olhar de cientista ao mesmo tempo que faz uma etnografia da terra das mulheres.

PS: a parte que explica a história do lugar e a gravidez assexuada aparenta ser bem evolucionista, visto que essas mulheres tiveram que adaptar a terra e seus corpos em prol da sobrevivência.

Perdida_nas_Estrelas 12/10/2022

Leitura enriquecedora
Primeiramente devo dizer que não sabia que existia utopia, fui pesquisar para saber a diferença das distopias... Então, vamos lá, este livro nos traz uma utopia feminista do século passado. Por se tratar de 1915 logo de cara já achei a ideia incrível, e lendo o enredo fui achando cada vez mais incrível o compilado de todas as ideias sobre as feminilidades e afins da autora. Acredito que detalhes que possam me incomodar eu nem posso considerar tanto pois é um enredo de mais de cem anos!
Eu estava doida para ler e foi uma experiência muito gostosa, por vezes achei uma leitura monótona pois não tem muita ação, se assim posso dizer, mas sempre mantive interesse na leitura pois não fazia ideia do que poderia acontecer.
Sobre o enredo: é narrado em primeira pessoa do ponto de vista de um homem que consegue "encontrar" o que ele e seus dois amigos chamam de "Terra das Mulheres" pois não há homens, e este é um fato com o qual eles relutam por muito tempo em acreditar, as mulheres desse país conseguiram construir seu país muito bem organizado e de certa forma perfeito por elas mesmas, elas não precisam de homens para reprodução e sua prole sempre serão meninas. Durante todo o enredo é mostrado o pensamento sobre aquele novo mundo dos três homens que são bem diferentes entre si. Há momentos em que eles tentam fugir mas não são páreos para aquelas mulheres atléticas e alertas. Se eles não podem ir embora por que são mantidos ali de forma tão pacífica?

Gabi 06/10/2022

Me surpreendeu
Não sei dizer oq esperava desse livro antes de começar a ler, mas com certeza não era o que eu esperava.
A história toda na verdade é bem parada e descritiva... Não acontecem grandes coisas ! Mas a grande coisa é a história, o universo, a sociedade a utopia.
Eu pensei que teria um final trágico, onde veríamos toda a perfeição sendo atacada pelo mundo dos homens e o capitalismo... Isso não aconteceu porém ficou no ar.. e sinto que levando pra realidade, seria isso mesmo que aconteceria!!!
Achei os diálogos do livro incríveis ! Que mulheres racionais! Porém algumas descrições muito longas e cansativas.
Senti uma enorme vontade de viver na terra das mulheres! Acredito que se fosse escrito nos dias de hoje, teria mais "ação" mais "trama".
Enfim ótimo livro, só não espere muitas "aventuras".

Gustavo.Borba 22/09/2022

Terra da autonomia
#LivrosQueLi

Terra das mulheres, de Charlotte Perkins Gilman. Uma realidade alternativa, a descoberta de uma terra intocada pelos homens e povoada apenas por mulheres. Três exploradores encontram essa sociedade isolada e vivem em seu meio por um tempo. Cada um é a representação de um perfil da sociedade ocidental da época em que o livro foi escrito, em 1915. O narrador representa a ponderação e equilíbrio que são colocados aqui como objetivos a serem alcançados. Mas os outros dois representam extremos masculinos, sendo um por demais submisso às mulheres, enquanto o outro é o agressivo com espírito conquistador. Evidentemente que os conflitos ocorrem pelo choque de cultura, pois é impensável que a sociedade ocidental machista, autoritária e calcada no poder pudesse encontrar um equilíbrio na sua relação com uma sociedade em que os homens fossem considerados dispensáveis. É um interessante exercício de imaginação, limitado pelas visões possíveis naquele longínquo 1915. Muitas coisas têm o selo da impossibilidade, mas não é fácil construir toda uma concepção de sociedade que seja totalmente nova. Um livro recomendado para quem quer conhecer mundos alternativos e vislumbrar possibilidades diferentes da dominação masculina.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura #lendomulheres

Debora.Olindina 20/09/2022

Ignorantes acreditam em qualquer coisa.
Uma terra só de mulheres e suas convicções, mas a chegada de homens a farão questionar seu mundo?

Gostaria de classificar que é um livro com ótimas pontuações! Achei de alto nível o enredo, toda a saga de um local criado por mulheres, suas crenças e convivência.

Mas deixou a desejar em personagens mais ponderosos, tudo muito igual. Esperei por mulheres notáveis, com suas personalidades diferentes, potenciais graves. Me deparei com um "religião maternal", e nada a mais. Queria mulheres reais.

Não posso negar que fiquei maravilhada com todas as possibilidades de um mundo feminista, onde era óbvio que a falta do homem as elevaram. Suas evoluções era limitadas pela sua crença, mas era nítida a qualidade de vida e saúde.

Fiquei diversas vezes entusiasmada com o confronto do machismo se debatendo quando questionado, quando questionado sobre suas limitações e fraqueza em relação às mulheres. Levantaram boas pautas entre eu e meus amigos.

Gostei, é uma leitura boa para abrir bons questionamentos!

Eduarda 10/09/2022

melhor final pra esse livro
É um livro super interessante que carrega muitos questionamentos sobre nossa sociedade, e uma visão completamente diferente do que é ser mulher. Enfim, foi uma leitura muito agradável e para mim não poderia existir outro final a não ser esse.

Bruna 04/09/2022

A leitura foi cheia de altos e baixos, momentos super empolgantes, mas outros tediosos. Alguns trechos achei bem repetitivos, já tinha sido reforçado o suficiente a informação. Fiquei um pouco confusa com o final de um dos personagens. A história merecia uma continuação, pois no final alimentou algumas curiosidades do que poderia acontecer depois. No geral foi uma boa leitura, gosto muito de utopia. O livro trouxe várias reflexões sobre nossa sociedade e aspectos do feminismo, era o que eu esperava pela autora.

carol 27/08/2022

Chato
O prefácio esclareceu muita coisa, sem ter lido teria abandonado antes. Abandonei com um pouco maos de 50% de leitura. Sinceramente muito chato!! Não achei nenhum personagem interessante, depois de um certo ponto fica tudo muito descritivo sem muito desenvolvimento, e o foco da autora em maternidade virgem matou o livro pra mim.

Ralibô 21/08/2022

Utopia
O prefácio foi de grande ajuda para entender melhor em que tempos o livro foi escrito e quais os impactos relevantes para os dias atuais. Realmente nessa utopia há grandes falhas das quais não se levantanda como bandeira nos dias atuais. Olhando de maneira geral, falta mais riqueza de detalhes a vida dessas mulheres, sobre tudo é falado mais sem adentrar o existencialismo minucioso dos fatos.

Fernandes83 20/08/2022

Homens, o que tenho a ver?
O nome desse livro me deixou muito curiosa e, de fato, o livro tem um início muito interessante, que me prendeu e me deixou muito curiosa com o rumo da história. Porém, a curiosidade foi perdendo para o cansaço do meio do livro, pois aparentemente, a história se tornou arrastada e sem novos acontecimentos.
A perspectiva do livro é uma marco temático e por isso, apesar de arrastado, ele nos proporciona diversas reflexões, sua narrativa de 1915 ainda parece muito atual e muitos dos comportamentos machistas narrados no livro, são facilmente encontrados na nossa sociedade contemporânea.
Valeu a leitura pelas reflexões geradas e pela própria comparação com os tempos atuais, mas a escrita não foi algo cativante que sustentasse meu interesse. Ainda assim, um clássico que merece destaque e que gostei de ter na minha estante.
Viviany.Fernandes 20/08/2022minha estante
eu achei o final ruim kkkkkkkk

Viviany.Fernandes 20/08/2022minha estante
li em um dia só no ódio

Fernandes83 20/08/2022minha estante
Sim, o final parece que foi algo apressado e jogado. Eu demorei uma semana para ler pq depois q cheguei no meio do livro, perdi o interesse

14/08/2022

Me surpreendeu
Eu não sabia exatamente o que esperar de Terra das mulheres, exceto que haveria um lugar onde só mulheres vivem em paz e homens chegam a ele.

Mas, claramente, o livro é mais do que isso e, para uma história narrada em poucas páginas, ele tem um grande impacto.
Gostei muito do realismo mágico (será que chamo assim?) e da forma como a sociedade machista é representada pela narrativa de um homem. São 3 homens que representam três faces da sociedade: o pior deles, o que disfarça melhor e o que aprende. Pelo menos foi assim que interpretei. As falas dos homens me irritaram a leitura inteira e também me entristeceram, porque quase nada mudou em 2022.

A maternidade aqui é tratada como algo sagrado e eu gostei de como isso gerou uma sociedade que está em constante evolução para dar às meninas um futuro cada vez melhor. Não quero ser mãe, porém isso não me impede de enxergar a beleza criada aqui.