Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman




Resenhas - Herland


475 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Debs @DeboraMaryn 27/01/2023

Bom! Achei a leitura bem fluida e apesar das considerações do prefácio achei as ideias do livro muito interessantes, talvez não tanto, claro, na abordagem sobre o feminismo, mas sobre o capitalismo e males sociais modernos.
comentários(0)comente



Duda.Natividade 25/01/2023

Livro muito interessante e é possível fazer diversas reflexões, principalmente as questões referentes ao machismo de 1915 que ainda é perfeitamente visto em pleno 2023
comentários(0)comente



Erica 23/01/2023

"Essas mulheres eram inconvenientemente sensatas"
Essa frase do livro, traduz bem o meu sentimento ao ler.
Escrito no século passado mas os personagens masculinos tem atitudes e pensamentos idênticos aos da atualidade.
O que mais surpreende é a questão da educação na Terra das Mulheres e como o país realmente funciona com o trabalho conjunto, a preocupação com a geração futura e o todo.
Muito interessante a visão feminista da autora (lembrando que foi publicado em 1915 e o feminismo evoluiu muito a partir de então, mas ainda assim, achei o incrível)
comentários(0)comente



Gio 10/01/2023

comunista
achei que a autora viajou bastante mas entendo pq tbm odeio homem, reconheci uns probleminhas mas ela só tava apontando o óbvio de uma sociedade fracassada que é o capitalismo de mãos dadas com o patriarcado
comentários(0)comente



mirenalizabeth 06/01/2023

interessante, mas eu tive problemas com a escrita, as vezes me pareceu muito confusa, mesmo assim, quero muito ler papel de parede amarelo, o outro livro da autora
comentários(0)comente



fernanda3033 29/12/2022

brilhante e reflexivo
difícil de acreditar que os três homens da história foram escritos no início do século passado e têm tanta semelhança com os homens atuais. ainda temos um longo caminho a percorrer.
comentários(0)comente



Michartx 27/12/2022

Foi uma ótima leitura, tendo em vista o ano em que foi escrito.

Só foi desgastante acompanhar o pensamento de um dos personagens masculinos, triste perceber que o pensamento de muitos homens sobre nós, mulheres, ainda é o mesmo.
comentários(0)comente



Cintia.Peruci 23/12/2022

terra das mulheres maravilhas
O livro traz uma história bem interessante onde três homens decidem ver com os próprios olhos uma terra onde só há mulheres. Sem crer no que vêem, as mulheres acabam os ensinando tudo sobre o lugar, em troca de informações sobre o "lado de fora". Uma obra que inspirou a criação das Amazonas para a Mulher Maravilha, onde as mulheres são autosuficientes, não existe ciúme, rivalidade e apenas amor, irmandade e maternidade, além, é claro, do matriarcado.
Algo legal de se saber é que a feminista Charlotte Perkins descreve em sua obra o olhar masculino para com tamanha irmandade. Cada um com seu jeito diferente de se admirar o local. E ela descreve tão bem que você sente raiva e nojo em alguns momentos - indireta pra você, Terry.
A visão de um país completamente feminino pelos olhos da autora, nos fazem questionar o motivo de sermos tão diferentes dessas mulheres. Tudo por conta do patriarcado, pela presença do homem. Que nos obriga a sermos mais "femininas", a competir com outras mulheres, a nos comportarmos para viver no mundo dos homens com empregos medíocres que nos menosprezam por sermos o "sexo frágil".
Meu único ponto negativo, foi que, na escrita, a autora acaba sendo um pouco repetitiva em questões de comparação. O tempo todo os homens falando do nosso mundo e elas falando do delas, isso passa-se do começo ao fim do livro. Deixando a leitura meio arrastada e chata. Se você espera um grande plot, talvez o livro te decepcione, já que as comparações entre os dois mundos são a base e essência do livro. Apenas.
Não nego que seja uma ótima leitura para aqueles que curtem livros de uma olhar feminista, que gostaria de uma ideia de matriarcado. Aprendi e refleti muito enquanto lia.
comentários(0)comente



Ju Harue 18/12/2022

Foi uma leitura interessante, principalmente contextualizando a época que foi escrito, um retrato bem progressista sobre algumas questões feministas, religiosas, entre outras.
Pessoalmente, o idealismo da maternidade foi um ponto que me incomodou demais, mas novamente, é necessário ler sob a ótica do período em que foi escrito, as ideias eram bem avançadas pra época de Gilman.
De toda forma, acho uma leitura super válida e é meio assustador ver que algumas ideologias ainda permanecem enraizadas em nossa cultura patriarcal até os dias atuais, ainda há muito pelo que lutar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joelma 25/11/2022

Muito bom
Terra das mulheres trata exatamente disso, uma terra só de mulheres.
A história é contada a partir da perspectiva masculina, com seus preconceitos e histórico onde o homem é o provedor e líder do lar e da nação. Estar em uma terra só de mulheres, liderada por mulheres e sustentada por elas é chocante.
O livro precisa ser lido sob a ótica de uma mulher da época de Gilman, para não gerar espanto. Apesar de condicionar alguns conceitos retrógrados, o livro com certeza faz crítica a forma como mulheres eram tratadas na época. Mulheres são tão fortes, inteligentes, sonhadoras, desbravadoras e interessantes quanto homens, é necessário apenas que se tenha abertura para isso.
comentários(0)comente



Mari 24/11/2022

Sem sal
A escrita é uma delicia.
Fluiu bem, linguagem acessível, o que me incomodou foram os conflitos extremamente rasos, falta de BONS diálogos.
comentários(0)comente



Jussara 19/11/2022

É um livro com uma ideia ousada, principalmente levando em consideração a época em que foi escrito.

Também por conta dessa época, mesmo com algumas críticas claras e outras mais sutis ao machismo, ele próprio tem algumas construções machistas que provavelmente não eram vistas como tal à época.

De qualquer forma, é uma boa leitura, bastante interessante.
comentários(0)comente



Caroline 28/10/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL!
O enredo da história é incrível, as reflexões que o livro trás são incríveis, tudo nesse livro é maravilhoso. Indico pra todo mundo ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



475 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR