Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Nara 16/03/2022

Minha primeira distopia
É um livro muito bem escrito, não tenho dúvida. Uma terra desenvolvida, completamente sem homens, com mulheres fortes, trabalhadoras e principalmente mães.
A história é narrada do ponto de vista de homens que encontraram essa terra isolada do resto do mundo em uma expedição.
A terra das mulheres é descrita como uma sociedade à parte do grande câncer da nossa sociedade: o machismo.
Nos dá uma pequena ideia de como seria um mundo que não fosse governado pelo pênis.
Os homens expedicionários trocam informações com essas mulheres magnânimas e magníficas de como funcionam seus respectivos "mundos" (família, hierarquia, sociedade, maternidade, paternidade e até religião), utilizando um recurso que homens tem de mais aperfeiçoado: a mentira e as meias verdades. Tudo isso para convencê-las que o mundo "dos homens" é melhor e é o certo.
Seria um livro sem defeitos, não fosse por um detalhe que encontramos nas pautas "feministas" até hoje. É um livro eugenista, de supremacia branca, higienista, onde até cachorros e alguns pássaros considerados nocivos para aquela sociedade foram exterminados para alcançarem aquela sociedade quase perfeita.
Sugiro a leitura crítica do livro. Acho que vale o tempo gasto.

rodrigo963 08/03/2022

desafio do mês - março 2022
Em terra das mulheres, livro de charlotte Gimam, vamos acompanhar um trio de rapazes viajando pelo mundo, ao ponto de descobrir um novo país comandado por mulheres no hemisfério sul. O novo país será uma sociedade utópica de charlotte, dessa forma, Charlotte descreverá uma sociedade com grande organização social, união e fraternidade. No decorrer do livro será apresentado o processo evolutivo deste país, o desenvolvimento de mulheres fortes e sábias. Teremos um comparativo do mundo comandado pelos homens e mulheres a partir das discussões dos personagens.
O livro é relativamente pequeno e leve, ou seja, livro sem grandes reviravoltas no decorrer da narrativa, sendo focada em apresentar uma sociedade utópica.

Fernanda 07/03/2022

É bom. Interessante. Tenho certeza que, na época que foi escrito e publicado, foi recebido com mais entusiasmo, mas sinto que a autora passou mais tempo elogiando a sociedade que imaginou, do que entrando em mais aspectos dela. Atualmente, não é uma leitura revolucionária, mas entretém.

jaque 03/03/2022

É uma obra que aborda temas que até hoje são relevantes, como os efeitos do patriarcado nas mulheres, por exemplo. Me fez pensar em algumas coisas que nunca tinham passado pela minha cabeça!

Alguns comentários do narrador são tão machistas e ultrapassados e me chocou muito por ainda existirem pessoas que pensam assim atualmente!

Yasmin.Valim 02/03/2022

Ok, a resenha foi longa, mas eu precisava falar desse lilvro
Terminei esse livro em um dia.
É um livro com uma temática interessantíssima, que explica evita deixar nada não explicado, onde a autora não joga toda a explicação desse novo mundo na conta de "magia" ou com mais de uma interpretação. O livro deixa claro como tudo funciona e espera nosso próprio tempo para nos acostumar com as diferenças de terras (os delas e o nosso), como esperou a adaptação de Val e Jeff, algo que não podemos dizer sobre Terry).
Falando nos três protagonistas e únicos homens, eles (como já era previsto) tem uma visão deturpada sobre as mulheres, e eles sofrem para mudar sua mente sobre Elas, o que torna o amaduricento, principalmente de Val que narra a história, mais real que qualquer outra coisa. O único que não evolui em nada e em certo bom do livro mostra isso claramente é Terry, inclusive esse só deu problema.

Tha 28/02/2022

Utopia ou distopia?
Eu entendo a época em que foi escrito, o abismo que o tempo coloca entre os conceitos feministas de antes e de agora. Mas saber isso não faz da leitura menos incômoda.

Para além do incômodo, a história é maçante. O fio condutor da trama é muito tênue, deixando quase apenas um relato direto sobre um local utópico, a Terra das Mulheres.

E a utopia é retratada com tanta veemência e, diria até, inocência - permeada por certo grau de racismo e homofobia no subtexto (os quais, por vezes, arranham a superfície) -, que me soa mais como uma distopia.

O que me levou a continuar a leitura (pois a certo momento comecei a achar tão maçante que fiquei tentada a abandonar o livro) foi um quê de curiosidade com relação ao final. Não me arrependo, mas não é um livro que recomendaria a alguém.

Yasmin A. 27/02/2022

Utopia feminina
Com uma premissa simples, mas curiosa, adentramos nesta utopia em que se imagina uma sociedade perfeita para as mulheres, habitantes de uma ilha super isolada.

O fio condutor desta trama é através de 3 homens que estavam explorando a região e descobriram tal lugar. Com personalidades distintas entre si (um machista deliberado, um sensível à alma feminina e um racional curioso), vamos descobrindo mais dessas mulheres que nunca tinham se deparado com homens até então.

À primeira vista, eu gostei de como a autora construiu esse universo, criando uma grande diferenciação entre homens e aquelas mulheres, em específico.

Tratando de temas como religião, maternidade, sistema educacional, entre outros, tratados de forma filosófica, nos dá vontade (principalmente se for uma leitora, como no meu caso), em conhecer este local.

No entanto, algumas passagens me chamaram a atenção de forma negativa, como a definição de feminilidade; cabelos curtos, não querer se enfeitar, músculos definidos e etc não seriam características "femininas". Além da necessidade comum à todas em querer ser mães.

Porém, muita coisa podemos relevar pela época de publicação, em 1915, e também pela vida da própria autora que se entrelaça à obra.

Recomendo muito a leitura para refletir sobre nossa sociedade atual, porque tem muita coisa ali que dá pra aproveitar.

Camila.Queiroz 25/02/2022

Um país só de mulheres
Li esse livro para um clube de leituras feministas. Achei a premissa interessante, mas depois de algumas páginas achei a história um saco e tudo que eu queria era terminar logo. ? as vezes não me sinto muito preparada para algumas reflexões e acabo me apegando demais a alguns detalhes que não são tão relevantes para o contexto da obra. Enfim, é isso. Próximo.

Ninachos 22/02/2022

Recomendo
Achei o livro muito interessante e nos traz uma perspectiva diferente, e nos mostras coisas que para nos eramos normal e que na realidade não deveria ser, tem muitas frases que me fizeram ficar pensando e refletindo. Gostei muito como mostrou coisas que devemos melhorar e como, com um exemplo da Terras Das Mulheres.

O pais em si é perfeito em todos os quesitos, por exemplo a igualdade e n ter nenhuma violência. Uma parte muito importante é como elas veem a educação como algo essencial e que não deve faltar, e como elas a administram para as crianças, sem ser algo chato e de extrema qualidade para todas (um ponto que nos deveríamos evoluir).

Isa 15/02/2022

Não passou no teste do tempo, mas tem sua relevância
Diferente da maior parte das pessoas, eu gostei de como a narrativa foi construída. Me senti lendo algo verdadeiro, quase um relato de um antropólogo e achei interessante o fato do Van ser o narrador dessa história, porque ele é o meio termo entre os extremos que são seu companheiros de viagem, e mesmo eles sendo diferentes, em questão de personalidade e pensamento, ironicamente eles são um coisa só: homens que cresceram sob a influência de uma sociedade patriarcal e que sempre se aproveitaram disso, e só se dão conta disso a partir do momento que são postos diante de algo completamente oposto.

Foi muito aquela coisa de que todos nossos ritos, hábitos e costumes são construídos dentro da sociedade na qual estamos inseridos, e muitas vezes nós acreditamos que isso que apreendemos é o que vale, é o que é certo... porque "o mundo é assim e pronto" e tomamos como verdade universal. Contudo, nós só nos damos conta disso quando estamos em face da diversidade.. a famosa alteridade. E como todo processo de alteridade ela pode resultar em duas reações: fascínio ou repulsa, e essas reações são bem representadas pelo Jeff e o Terry, respectivamente.

Meu grande problema foi a concepção que autora fez da Terra das Mulheres, centralizando tudo na maternidade e no ser mãe. Fora isso, achei uma leitura válida e interessante para reflexão.

Gabriela 14/02/2022

Cansativo demais
Um livro de pouco mais de 200 páginas que eu levei meses para terminar. A história tinha tudo para ser interessante, mas a escrita foi cansativa demais.

Queria saber como seria uma Terra de Mulheres, mas o narrador divagava demais ao longo da história. Poderia ter tido muitos mais detalhes sobre como funcionava o mundo delas, o tipo de governo, como funciona a sua economia e relacionamentos. Mas não, no fim das contas, a história foi sobre os homens que as encontraram? tão típico.

Michele.GaviAo 02/02/2022

Meu Deus que leitura diferente, incrível um mundo só com mulheres. Vemos como o machismo prejudica o desenvolvimento pleno da mulher. Escrita esplêndida.

Ise 31/01/2022

Gostei do universo. Apesar de a Terra de Mulheres não ter uma visão que eu esperava, considerando o feminismo atual, ainda assim traz inúmeras reflexões sobre o papel da mulher na sociedade.