Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

Grazi 16/08/2015

Correr
Livro muito gostoso de ler tanto para amantes da corrida como para quem nao gosta de corrida!! A linguagem é muito facil!!

Marcos 20/08/2015

Drauzio Varella é um renomado médico brasileiro conhecido por seu trabalho voluntário no antigo presídio Carandiru que originou o livro homônimo, posteriormente transformado em trilogia, adaptado para a TV e para o cinema. Além disso, ele também faz séries de reportagens para o programa Fantástico da Rede Globo e coordena pesquisas relativas ao câncer.

Mas, o que pouca gente sabe é que Drauzio também é um maratonista. Ele segue religiosamente uma rotina de treinos diários e corre diversas maratonas ao redor do mundo. E, foi dessa sua paixão pouco conhecida que surgiu o livro de crônicas Correr. Nele, Varella fala sobre suas experiências de corredor, como se prepara para as corridas, de onde surgiu tal paixão e traz textos de cunho cientifico com informações médicas a respeito das fisiologia e anatomia humana para o exercício.

Correr é um compilado de crônicas que perpassam pelas experiências vividas por Drauzio ao longo da sua vida de corredor. Nele temos desde textos que narram como o autor acabou se perdendo nas ruas da cidade de Miami, nos Estados Unidos, até suas lembranças da maratona do Rio, na Floresta da Tijuca. Além disso, temos situações curiosas que o autor viveu em seus treinos diários, suas reflexões acerca do exercício e momentos de prazer na prática esportiva.

Este é o nono livro do autor que leio, sou muito fã de sua escrita e de sua obra. Adoro sua narrativa, sempre cadenciada, honesta e que envolve o leitor. como se se escutasse a voz de Drauzio narrando cada palavra do texto. Com Correr não foi diferente. O livro é inteligentemente escrito de forma a fazer com quem não é maratonista queira se dedicar à prática de algum esporte e quem já é, se identifique e acabe adquirindo preciosas dicas da experiência do autor.

A escrita do autor é um capítulo à parte nesse livro. É incrível como Drauzio consegue manter um tom que mistura o caráter acadêmico com a linguagem popular fazendo com que o leitor se sinta inserido nas cenas em que narra. Também é perceptível o quanto ele domina essa técnica de forma que a mantém rica desde seus primeiros livros até agora.

Recomendo a todos que gostam dos livro do Drauzio e para quem gosta de ler crônicas cotidianas bem escritas.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/08/resenha-correr-de-drauzio-varella.html

Juliana.Medeiros 15/10/2015

Simplesmente Inspirador
Trata-se de uma leitura apaixonante, tanto para quem gosta de correr como para quem nunca pensou nisso, fator este que deve a apresentação de uma linguagem acessível, não rebuscada, fluídica, servindo de atrativo para os que não correm. Drauzio conta sua jornada em busca de uma maratona (inicialmente), como chegou lá, relatando, de forma natural, sua paixão pela corrida, os comentários dos amigos e sua superação diante das dificuldades que sempre surgem, principalmente quando não se é mais tão jovem.

O que mostra mais inspirador é a questão dele ter iniciado as corridas aos 50 anos, e desde então não ter parado mais, perfazendo um total de 22 anos de corridas diversas, principalmente, maratonas.
Adoro quando ele fala: " Melhorar tempos anteriores pode virar obsessão. Quando a ideia de correr a maratona vem à cabeça pela primeira vez, o sonho é conseguir concluí-la, não importa o tempo gasto no percurso. Afinal são 42 quilômetros. Basta correr a primeira, entretanto, para perceber que o resultado final depende diretamente da fase de treinamento e que é possível melhorá-lo, com um pouco mais de dedicação.
Daí em diante fica pior: terminar a prova em mais tempo do que gastamos na anterior sempre deixa uma ponta de frustração. Como a cada maratona estamos mais velhos, torna-se difícil dissociar a piora na performance por falta de treino daquela ligada à decadência física, companheira nefasta da passagem dos anos."
Para mim é muito familiar essa última frase, visto que, tenho 44 anos, estou treinando a 3 para correr longas distâncias, hoje o máximo que consegui fazer foi 17km, mas meu foco ainda é melhorar o tempo nos 10km, que no momento faço em 52min nos treinos. Na última competição(participei até agora de três) meu tempo foi ruim, 54:46min, entretanto, usando o pensamento de Varella, posso melhorar treinando, mas com a idade passando, não sei quanto.

Há vários trechos no livro que são hilários, ao mesmo tempo estimulantes, os quais oferecem ao leitor uma narrativa divertida, simplista, camarada, como se você estivesse conversando com o Autor na sala de sua casa. Como, por exemplo, quando sofre uma diarréia no meio do percusso da Maratona de Tóquio 2015, em seu relato foi insuportável a sensação, e ao mesmo tempo humilhante a situação, contudo inevitável naquele momento.Mesmo assim não desistiu, parou para ir ao banheiro, depois continuou, mesmo sofrendo, ainda com cólicas. Vejam o trecho:" Quando ultrapassei o quilômetro 25, as cólicas se repetiam, cada vez mais fortes, com intervalos de dois ou três minutos. Eu não pensava nem via mais nada, os cinco sentidos estavam concentrados no aparelho digestivo. Maldita salada. Amaldiçoado o cozinheiro que a preparou sem lavar as mãos. (...) Quando já me sentia sem forças para contrariar os desígnios da fisiologia, quase conformado com a tragédia inevitável, um dos banheiros vagou.Gritei:"I´m sorry, I can´t wait", furei a fila espantada com o berro e me tranquei num cubículo pouco maior que meu corpo. Livrar-me daquela montanha de roupa em segundos e me agachar num vaso sanitário no chão, depois de correr 26 quilômetros, exigiu mais destreza e sacrifício do que concluir duas maratonas seguidas. Mal me recompus, destranquei a porta e disparei de cabeça baixa, humilhado e morto de vergonha."

Percebe-se durante a leitura a importância da maratona na vida de quem adoora correr, respeitando ou não o limite de cada um, pois as superações conseguidas no dia dia de pessoas comuns, se equiparam as alcançadas por iniciantes quando se habilitam a correr uma maratona.
Para mim, particularmente, esse livro só reforçou minha vontade de vencer, não só nas corridas ( pois os treinos normalmente não são fáceis), como também na minha vida profissional (apesar da idade, luto como se fosse uma estudante adolescente, e nunca desisto), já que na minha vida familiar sou totalmente realizada( tenho excelentes pais,irmãs, marido e filhos=3).
Portanto, recomendo essa gostosa leitura a pessoas de todas as idades,normais ou corredores, já que dizem que quem corre longas distâncias é maluco. Vou confessar que conheço uns que são "de verdade", totalmente pirados, treinam comigo e são os melhores!!!

Essa resenha é apenas uma opinião pessoal mesclada com a sensação vivida durante a leitura. Posso não ter passado tudo o que o livro me proporcionou, mas, certamente o mais relevante ficou na memória. Abraço a todos!

Nanda Lima 01/12/2015

Drauzio e as maratonas
MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Pense em uma maratona de 42 quilômetros e em toda a preparação física, treinamento e esforços necessários para que um indivíduo consiga completar uma prova dessas. Você conseguiria corrê-la? Eu, na minha atual condição sedentária, não conseguiria nem 1 quilômetro. Pois Drauzio Varella, o mais famoso médico brasileiro e presença constante em quadros do Fantástico (Rede Globo) e em campanhas do Ministério da Saúde, com 72 anos de idade, corre maratonas no Brasil e em vários lugares do mundo. Um feito e tanto para um senhor dessa idade.

No livro ‘Correr’, mais novo lançamento do médico, ficamos sabendo como e quando Varella decidiu abandonar seu sedentarismo e começar a praticar um esporte que é cada vez mais popular no Brasil: a corrida de rua. Esporte simples, barato e acessível a todo mundo, porque basta um tênis, um calção e uma camiseta para praticá-lo. E essa facilidade me levou a refletir no porquê da nossa sociedade, mesmo assim, ser tão sedentária e no porquê de estarmos passando por uma epidemia crescente de obesidade no país e em muitos países ao redor do mundo.

A escrita do Drauzio é natural, fluida, simples e ao mesmo tempo muito elegante. Sou sua fã desde que li ‘Carandiru’, uma obra indispensável para qualquer brasileiro. Quando você lê um livro dele, é como se estivesse ouvindo histórias de um amigo na mesa do bar. Neste caso, histórias reais da relação do autor com o esporte e com sua saúde, que me fizeram repensar o meu próprio sedentarismo e a forma com que lido com meu corpo. Cheguei à conclusão de que posso cuidar muito melhor dessa que é a minha mais importante morada.

Penso que essa é a reflexão mais importante que o livro traz ao leitor: por que somos sedentários, mesmo sabendo dos malefícios à saúde e mesmo com a variedade de atividades físicas existentes que são acessíveis a todos? O autor deixa claro que correr, além dos óbvios benefícios, é prazeroso e nos permite enxergar a cidade de ângulos diferentes, em uma simbiose com o ambiente que nos rodeia que é impossível vivermos no interior de nossas casas, prédios, metrôs e carros. Correr é dar vazão à nossa natureza ancestral e às capacidades e necessidade de nosso corpo, que foi feito para se movimentar e vencer desafios.

VEREDITO

Uma obra leve, de rápida leitura, descontraída, bem escrita e provocativa, ‘Correr’ é mais um dos sempre ótimos livros escritos por Drauzio Varella. Um livro recomendado para corredores ou não, e necessária em uma sociedade cada vez mais sedentária e menos interativa com seu ambiente.

Leitura obrigatória!

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Carolina 05/01/2016

Correr em qualquer idade
Depois de ler o livro deu vontade de se exercitar mais! O estilo do livro é como um bate papo, não ficou muito técnico com informações da área médica, soube dosar em capítulos cada parte relevante. Basicamente conta como foi as corridas em que ele participou nos últimos 20 anos, quando começou e como fazia os treinos na rotina frenética de médico.

Celaro 12/01/2016

Motivação para completar os 42Km
O Doutor Drauzio narra com a determinação de um disciplinado maratonista como iniciou esta atividade aos 50 anos, a qual até a edição deste livro, aos 72 anos, ainda pratica. Comenta, com a perspicácia de um médico, os efeitos da atividade no organismo, seus benefícios e cuidados que se deve ter.

Marsa.Armbrust 24/01/2017

Correr
O livro é muito bom com linguagem fácil e muitos exemplos da vivência do autor onde se aprende que não existe idade para começar ou se manter em exercício!

Rafael 07/03/2016

Indicado para todas as idades!
Informação, Inspiração, relatos pessoais do autor e até uma pitada de emoção. O livro "Correr" traz ao seu leitor um pouco de tudo isso. Uma leitura para que quer ter motivação para calçar o tênis e correr, e também para quem apenas quer se informar sobre as questões históricas, biológicas e pessoais da arte da corrida. Porque correr?, quais os riscos e benefícios que isso pode nos trazer?, porque é tão difícil começar a se exercitar? Essas são algumas das muitas perguntas que serão respondidas no decorrer desta leitura. O Dráuzio não é escritor de profissão, mas domina a escrita de uma maneira leve, audaciosa, simples, sem falar da impressão que você está tendo uma conversa de boteco com o escritor. Livro de leitura rápida!
Se você não se emocionar e se motivar com a história desse homem que com 72 anos já correu e corre maratonas ao redor do mundo, você ou é mentiroso ou sem coração! uahuahauhauh

criscat 18/03/2016

Escrito em primeira pessoa, lembra um pouco Do que falo quando falo de corrida, de Haruki Murakami. Relata como foi a decisão de começar a correr, sua rotina de treinos (ou a quase ausência de uma rotina) e vários causos ocorridos tanto em provas quanto em treinos.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2015/06/23/correr-de-drauzio-varella/

Nanda Mello 18/06/2016

Leitura obrigatória para corredores, maratonistas ou futuros maratonistas!
Livro escrito em primeira pessoa, simples e objetivo. Além do tema ªcorrida", algumas curiosidades de sua vida pessoal. Dá vontade de largar o livro e correr a maratona! rs

Raiana Ralita 26/08/2016

O MELHOR
A melhor inspiração, o melhor livro de corrida de todos os tempos!!!!

Quem ama correr não vai querer parar de ler esse lindo

Rafael Soares 02/09/2016

Impressões de um, também, corredor
Sou corredor. Não maratonista, mas, ainda assim, um corredor.

Ler "correr" foi uma delícia.
A leitura flui que é uma beleza. Diria que o livro é uma biografia do corredor Drauzio, com pitadas de explicações, superficiais, dos efeitos da corrida na saúde e uma humilhação para nós, os que não conhece lugares como Estocolmo, Nova Iorque, Buenos Aires....

Para quem corre, muito se vê no decorrer do livro. Legal demais quando ele fala sobre quem diz amar acordar às 5 da manhã para correr. Concordo com ele: MENTIRA !!! Ninguém em sã consciência ama sair da cama no melhor do sono para correr. Pelo menos não até o primeiro km.

Tal quanto as blogueiras fitness/instarruners que postam fotos com a expressão de quem acabou de desfilar em Milão com a legenda: "10 km solto para iniciar o dia bem"

Um aviso: Controle-se para não lê-lo em uma sentada. Aprecie devagar

Leia aos poucos e, no intervalo da leitura, CORRA.

Ande, suba escada, faxine a casa, lave o carro, dê banho no cachorro. Mova-se.

Libna Dourado 14/11/2016

Corria mais motivada ao ler o livro
Correr é um livro muito interessante para quem tem esse hábito, para entender pela visão de um médico as alterações do seu corpo durante essa prática. Além de falar sobre os benefícios e riscos, Dráuzio descreve também os cenários de suas corridas de forma bem detalhada. Também descreve as fadigas que passava nas diferentes corridas, e o prazer de alcançar a meta.
Nas palavras do Dráuzio: "Ninguém completa 42 quilômetros com meia dúzia de treinos. A vantagem da maratona é exigir a disciplina que me obriga a sair da cama às cinco da manhã, faça frio ou esteja escuro."

Albert 19/11/2016

As experiências e superações de um corredor
Com uma abordagem que vai além da maratona e uma perspectiva diferente, Varella narra neste ótimo livro suas aventuras, as relações saúde-corrida e curiosidades associada à prática desse exercício. Conduzindo o leitor numa narrativa agradável, Varella relata suas experiências pelas maratonas mundiais descrevendo desde sua preparação pré-corrida, passando pelo desempenho nos mínimos detalhes aos pormenores da cidade – da beleza de uma metrópole ao verde e a simplicidade de uma cidade interiorana.

O livro, eu diria, é quase como um diário unindo as experiências vividas pelo autor na vida profissional e desportista com úteis e breves esclarecimentos das repercussões das corridas na saúde. Obra de leitura leve e descontraída e indicada tanto ao corredor amador como o profissional de corridas curtas também e até mesmo curiosos. Drauzio Varella nos convida a um passeio diferente pelas principais maratonas do mundo em forma de corrida, sua superação, performance, cuidados na saúde e que correr, além de prazeroso, não tem restrição de idade.