Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Choi 13/12/2021

Livro incrível
A melhor coisa que eu fiz foi deixar de ver o filme para ler o livro primeiro.
Eu não sei nem o que falar dessa perfeição de livro sério, leitura fluída, te prende! Eu não conseguia largar do livro KKKKKKKKKKKK

Recomendo demais!

Tati Sakanaka 03/10/2020

Engenhoso!
Psicose conta a história de Norman Bates, um homem de meia idade que está na direção do Bates Motel. Este era o destino de muitos turistas que necessitavam descansar enquanto estavam na estrada. No entanto, os negócios não vão bem. Uma obra de desvio da rodovia dificultou o acesso ao motel, o que levou a uma redução drástica do número de pessoas que decidiam se hospedar lá.

Norman nunca se casou e vive com a Mãe numa casa adjacente ao motel. Enquanto ele está na presença dela, estranhamente, Norman deixa de ser um homem adulto responsável para se tornar uma criança dependente. A Mãe é uma figura extremamente dominadora em relação ao filho, e é quem sempre esteve na direção do motel, no entanto, após ela ter ficado doente, Norman é quem teve de assumir os negócios.

Certa noite, o Bates Motel hospeda a jovem Mary Crane. Ela fazia uma longa viagem e acabou se perdendo no caminho, sua intenção era chegar até a cidade onde vive o seu noivo, e levava consigo uma grande quantia de dinheiro que furtou da empresa onde trabalha. Sam é dono de uma loja de ferramentas que herdou de seu pai, porém, além da loja, Sam herdou uma grande dívida. Sam prometeu se casar com Mary, mas só depois de pagar o dividendo. Mary, cansada de esperar, viu a o furto como uma oportunidade de iniciar um nova vida juntamente com seu amado.

Mas Mary não esperava que seus planos tivessem um fim no Bates Motel.

Psicose é um clássico da literatura. Quem não conhece aquela famigerada cena da adaptação de Hitchcock (1960), na qual Mary é esfaqueada no chuveiro? Não posso nem considerar isso como um spoiler, pois essa cena ocorre logo no início do livro/filme e é o estopim para o desenrolar da trama, que envolve, sobretudo, a exploração da personalidade de Norman e a relação conflitante com a sua Mãe – Psicose não é uma história sobre Mary, e sim, sobre Norman.

Com uma atmosfera sombria, a história se passa principalmente no motel e na casa dos Bates. Mesmo a trama paralela da investigação a cerca do sumiço de Mary, encabeçada pela sua irmã Lila e o noivo Sam, toda essa busca frenética acaba levando, de uma forma ou outra, ao Bates Motel.

Robert Bloch manipula a mente do leitor de forma engenhosa. Além de ser um livro curto e de escrita leve, objetiva e fluida, é cheio de reviravoltas e vai te deixar curioso pra entender o que realmente está acontecendo. Esse é uma daquelas histórias que você vai querer ler em “uma sentada”, rsrs.

Recomendado e favoritado.

DI @poesiadoslivros 16/10/2020

Livro alucinante
Do que você é capaz por amor? Marion Crane foi capaz de roubar uma grande quantia do seu chefe para que pudesse acelerar as coisas e se casar com seu grande amor. Imaginando ter cometido o crime perfeito resolve fugir com um plano muito falho, chega até a cidade de Fairvale, California onde encontra um motel de beira de estrada e decide se hospedar. O dono do motel é o desengonçado e sem graça Norman Bates que recebe Mari com toda receptividade possível, o que ela não imagina é que está lidando com um psicopata e que essa visita poderá custar a sua vida. Norman é um homem na casa dos quarenta anos que gera dúvida se realmente é um homem ou um garoto adolescente a julgar pela dependência psicológica que tem da mãe, a sinistra Sra Norman Bates. Este livro conta a história de um jovem que durante quase toda a história deixa o leitor em dúvida de quem ele realmente é, esquizofrênico, psicopata, louco ou apenas um pobre rapaz que vive a sombra da mãe. Mas será que a mãe dele realmente existe? Ou ela não passa de fruto de sua imaginação? Longe de ser um livro aterrorizante, Psicose é um livro que mexe com o psicológico do leitor e de forma branda, eu diria um suspense interessantíssimo. Uma história de relação extremamente dependente entre mãe e filho e talvez até com um teor de Complexo de Édipo. Aqueles casos em que o filho se apaixona amorosamente pela mãe. Super indico esse livro, é um clássico que deu origem ao filme Psicose e a série Bates Motel.

Kdu 25/05/2020

Psicose foi um livro muito fluído para mim, porém confesso que foi meio arrastado até chegar no final, mas valeu muito a pena, no final eu fiquei tipo uau!!!

Soph 08/03/2023

Mt bom
Incrivel.
Um livro mt bom, o jeito q intercala as visoes e pensamentos de personagem nos capitulos é mt bem escrita
Eu tomei spoiler da historia conhencendo qual foi o serial killer q inspirou a historia, mas ainda assim msm sabendo o maior plot da historia ela n deixou de ser mt bem narrada e contada.
O final confesso q me deixou confusa e n sei dizer se entendi o último capítulo

jacóxd 02/06/2021

Me surpreendeu
Achei o livro muito intrigante, gostei mais até do que a série e do filme. Leitura flui facilmente.

Kit 26/03/2023

Maravilhoso! Escrita muito gostosa, trama envolvente e personagens muito bem construídos. Isso sem falar em todo o lado psicológico da história foi que muito bem desenvolvido.
Gostava do filme, mas depois de ler o livro o filme ficou ainda melhor, quero também rever a série ?

arislover 27/10/2021

norman,norma,normal.
minhas expectativas não estavam muito altas porém meu deus que livro incrível, imaginei que seria uma leitura maçante mas foi o contrário, a escrita é simples e muito boa.

o livro nos faz questionar a nossa sanidade e as informações que recebemos do norman, eu realmente acho que tudo que o norman precisava era de ajuda médica e que ele não era uma pessoa ? tãooo ? ruim assim.

me fez lembrar do música do caetano veloso que diz que de perto, ninguém é normal, todos nesse livro são vítimas.

?Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser?

JoAo.Pedro 11/08/2022

Norman bates, ou norma bates??
Nossa, que livro, meu 2º do genero, e eu digo que agora é meu livro favorito, o que o robert cloch fez com esse livro é impecável, totalmente palpável, você se sente como um dos personagens, e eu acerte o plot principal, mas o do final do livro eu nao imaginara, serio que livro incrivel, sempre vou recomenda-lo, soei ate frio, POR FAVOR LEIAM ESSA OBRA DE ARTE ???

Thainá @thaii.limab 21/07/2020

Acho que todos que ouvem falar do livro, automaticamente já pensam no filme. Não posso opinar a respeito pois nunca o assisti. Mas acredito faça juz a toda pompa. Não é atoa que o Alfred Hitchcock é consagrado o mestre do horror.

O livro é muito bom!! Li "rápido" e a história me prendeu do início ao fim.
É um livro que te faz pensar até onde a mente humana pode chegar..

"Que espécie de mentalidade poderia conceber uma ideia dessas?"

Alessandra 04/01/2022

Que suspense incrível
"O jeito de Bates se comportar não era o dr um homem que tivesse algum peso na consciência"

Iniciei a leitura deste clássico com grandes expectativas e posso afirmar que todas elas foram atingidas. Como eu ainda não havia assistido ao filme nem a série, cheguei ao livro totalmente sem spoilers, o que foi ótimo porque me envolvi muito com o suspense que a trama aos poucos revela.

Magne 15/07/2023

Bom, me surpreendeu
O filme é muito fod@, mas o livro é bom tbm.
Não achei que fosse tão bacana de ler. Li e adorei, daí fui rever o filme e gostei tbm. Vale o tempo e a dedicação em cada detalhe das duas versões...
Leiam muito, leiam com força!

Mi 24/09/2020

Duas pessoas... uma alma
Norman é um cara bom, mas dentro dele tem um cara mau! Não se sabe ao certo se a foi a norma que o transformou em 2 ou se ele já nasceu assim... Eu gosto dele, é um personagem intrigante, doce, confuso... É um clássico que te envolve desde a primeira página, pq o Norman bates é um doce e Acre como o sangue

Capives 28/01/2022

normal, normal, normal
Absurdo de bom, esse livro me surpreendeu demais. A escrita é genial, te instiga a continuar lendo e conhecer mais da história, os personagens são muito bem desenvolvidos, principalmente a figura do Norman. Recomendo muito, é um livro muito único.

Washington.Capuzzo 29/07/2021

Já conhecia a história por ter assistido o filme e a série Bates Motel, mas ainda assim o livro conseguiu me prender do início ao fim. Obviamente que já saber o final tira um pouco da experiência, mas valeu cada página. Se não assistiu ao filme ou série, leia o livro primeiro ;)