Star Wars: Ascensão da Força Sombria

Star Wars: Ascensão da Força Sombria Timothy Zahn

Resenhas - Ascensão da Força Sombria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fábio Valeta 16/03/2024

Continuação da “Trilogia Thrawn”, a continuação não mais oficial de Star Wars. Seguindo do ponto onde o livro anterior havia parado, mostrando cada um do trio de protagonistas: Luke/Han/Leia, em missões paralelas em busca de formas de combater Império, agora sobre o comando do Grão-Almirante Thrawn: Luke em busca de um possível mestre Jedi que reapareceu de repente; Han, acompanhado e Lando Calrissian tentando descobrir um possível traidor dentro da República; e Leia tentando fazer um povo submetido ao Império mudar de lado.

É um livro estranho porque, apesar de mais interessante que o anterior, sofre com idas e vindas do roteiro. Ao separar os protagonistas em três fios narrativos, o autor acaba-se demorando muito em uma parte da história que, quando finalmente muda para a seguinte, nem sempre nos lembramos o que estava acontecendo com aquele personagem.

Também mantém o problema do livro anterior que é a completa ausência de desenvolvido dos personagens. Havia momentos na leitura que parecia que não faria nenhuma diferença se trocasse os personagens de lugar, já que quase não há características marcantes em relação a eles.

Comecei a ler o terceiro livro, mas sem muita esperança de melhora. Apenas por curiosidade sobre como a história vai acabar.

Maria9884 29/02/2024

Decepcionante
Com um começo de trilogia promissor as expectativas para a continuação eram elevadas, a ascensão da força sombria porém decepciona, com cenas desgastantes e desnecessárias, muito repetitivas e em uma velocidade chocantemente lenta.
Esse livro se encaixa na categoria de males de uma trilogia estendida demais. A insignificância do segundo livro.
Apenas um filler para a o terceiro livro.

Matheus 05/01/2024

Recomendo para todo fã de Star Wars , mas cuidado, o livro as vezes pode ser bem lento, quem gosta de política nesse universo,é uma prato cheio!!!

asbarros 14/10/2023

Estilo Star Wars
O segundo livro trás uma narrativa mais política de Star Wars, voltada para as armações que se desenvolvem em Coruscant entre os senadores, um bom livro

vivy 10/09/2023

?l rule the Empire now. Not some long-dead
Emperor, the only treason is defiance of my
orders.?.

Gabi.Costa 30/08/2023

Cada vez melhor
Eu amo a forma que a história vai crescendo e se dividindo pra chegar em um ponto em comum maior, tudo muito bem planejado e desenvolvido. A sensação é de estar em contato com os filmes mesmo (os que prestam) porque segue a mesma estrutura.
A única tristeza na minha vida é que eu to vendo esse romance entre dois personagens chegar e eu tenho certeza que não vai ser narrado daquele jeito gostoso que a gente gosta de ver os personagens se envolverem.

Boo_ 13/05/2023

Que a força esteja com você.
Acho incrível o quão ingênuo o Luke consegue ser nesse livro, ele acredita fácil demais nas coisas e quando começa a questionar elas, as coisas já deram errado. Ele comparando o Yoda com o Jedi maluco que ele encontrou, que vontade de pegar o Luke e chacoalhar ele pra ver se acorda.

A Mara Jade literalmente tentou matar o Luke mais de uma vez, sequestrou ele, e quando foi pedir ajuda dele pra resgatar um amigo, ele simplesmente aceitou sem pensar duas vezes. Que a força esteja com o Luke, porque o bom senso e discernimento foram com deus.

O Han MDS, criaturinha lerda, o Lando quase desenhando as coisas para ele entender, preciso dizer que eu várias vezes por causa disso.

A Leia sendo nossa diplomata preferida, e sempre conseguindo provar seu ponto é o auge nesse livro, amo a esperteza e coragem que ela demonstra ao longo de toda trama, e como ela pensa rápido para sair de situações complicadas.

A batalha foi perdida, mas a guerra não, isso foi abordado pelos dois lados quase no fim do livro. E bom o Thrawn tem a vantagem de poder produzir clones pra tripular as novas naves, e não sei bem se o Jedi maluco lá pode ser um aliado bom ou ruim.

luciano.maciel.140 22/04/2023

A Ascensão da Sombra
Um livro muito nostálgico, trás o trio principal em uma aventura que consegue dar palco para cada um em momentos únicos. Esperava mais do encontro de Luke com o outro Jedi mas pode ser que na sequência uma maior ênfase do encontro dos dois pode ser abordado.

Ped Arthur 06/03/2023

Uma ótima continuação de uma trilogia perfeita
Timothy Zanh sabe escrever Star Wars como estivesse dirigindo um filme; todos os personagens que ele criou são fantásticos, em particular Mara Jade e o próprio Thrawn. Fico muito feliz que mesmo aos poucos a Disney está fazendo proveito deles.

Di3gao 21/01/2023

Ascenção de Timothy Zhan
O primeiro livro, ?O Herdeiro do Império?, foi uma introdução fantástica à trilogia e mostrou que a força está presente no Timonth Zahn. Por sua vez, Ascensão da Força Sombria é o segundo livro e cumpre com maestria sua função de desenvolver toda a trama principal, além de melhorar nos pontos em que o seu antecessor deixou a desejar e enriquecer ainda mais esse universo.

O livro continua a guerra da Nova República contra o Império comandado pelo Grão-Almirante Thrawn, um vilão muito ameaçador e formidável, em uma trama muito bem construída e complexa com muitas reviravoltas, confrontos épicos, uma narrativa frenética e uma escrita envolvente que faz o leitor se sentir como se estivesse assistindo aos filmes. Diferente do primeiro livro, a história desse não se tornou repetitiva ou demorou para engatar, pelo contrário, ela sempre se manteve atrativa, não ficou presa em um único ponto e se superava a cada capítulo. Além disso, a construção da trama política foi o ápice do livro. Acompanhamos o Império reconquistando territórios e aumentando seu poder militar, enquanto a Nova República tenta impedi-lo e ainda luta contra ameaças internas que estão comprometendo o governo. Explorar a política enriqueceu muito o universo, deu um peso maior para a jornada dos protagonistas e criou várias camadas na trama.

Anteriormente eu citei algumas falhas do primeiro livro, mas devo dizer que ele fez um excelente trabalho ao estabelecer as sub-tramas do enredo principal. Por causa disso, nessa sequência, Timothy conseguiu desenvolve-las de uma forma mais frenética e sem distrações porque não precisou introduzi-las ao leitor. Todos esses núcleos foram bem construídos, tem histórias bem distintas, são fundamentais para o desenrolar da trama principal e vão se conectando ao decorrer dela para, no final, entregar a conclusão que vai resolver o grande problema, e deixar um gancho para a sequência. Vale ressaltar dois arcos: o da Leia e o do Han. Enquanto o arco da Leia tem uma trama complexa e genial, momentos memoráveis e muitas reviravoltas, eu achei que o do Han pecou quando perdeu o foco no meio dele. Ele e o Lando foram na missão de tentar ajudar o Ackbar, mas se envolveram em outro problema e essa missão original deles acabou ficando esquecida, embora depois tenha sido resolvida por outros personagens de uma maneira bem simples.

O universo de Star Wars foi uma das coisas que o livro mais desenvolveu e, principalmente, enriqueceu. Timothy apresentou diversos mundos novos muito únicos que foram bem explorados, novos seres e conceitos também foram criados e os personagens novos tiveram seu arco mais desenvolvido e se mantiveram muito carismáticos, assim como alguns dos filmes receberam um foco maior, como o Wedge. No mundo dos Noghri podemos perceber com clareza como o autor fez um ótimo trabalho, porque toda a sociedade deles foi bem estruturada, os povos tiveram seu passado histórico apresentado e toda uma cultura envolta deles.

Portanto, Ascenção da Força Sombrio elevou o nível da trilogia por apresentar um enredo complexo e atrativo, desenvolver as tramas, aprofundar mais nesse vasto universo e corrigir as falhas de seu antecessor, além de funcionar por si só e deixar tudo preparado par a sequência trazer a grande conclusão. Recomendo muito!!

Bob 20/12/2022

Uma ótima continuação da saga.
O mestre jedi "louco" deu uma acrescino interessante a estória, assim como o destino da Frota Katana.
Foi uma leitura divertida com várias reviravoltas durante o processo.

Andrezinn 22/11/2022

A Ascenção da Força Sombria
Em ?A Ascensão da Força Sombria?, acompanhamos a continuação dos embates entre a República e o Império, liderado por Thrawn, que se supera a cada nova tática revelada, e se mostra um inimigo muito mais difícil de ser vencido. O livro começa exatamente onde o anterior havia parado, com Thrawn, após o seu ataque a Sluis Van, caçando Talon Karrde, que será preso, já que ele tinha ajudado a Rebelião no livro anterior; e a Nova República lidando com as consequências do ataque e sofrendo pela espionagem e conspirações políticas. A partir disso, o livro continua a desenrolar seus fios, criando uma teia surpreendentemente concisa e que estimula o leitor a adentrar mais ainda nesse Universo tão rico.

A divisão da história por diferentes núcleos, apesar de criar momentos anticlímax, instiga o leitor a continuar a sua leitura , atiçado por descobrir o que acontecerá. Dentre os núcleos, temos Han e Lando investigando os esquemas que fizeram o Almirante Ackbar ser acusado de traição, Luke encontrando o ?jedi? C?baoth, Mara Jade procurando uma maneira de salvar Karrde, e o melhor pra mim - o ponto mais alto do livro inteiro -, Leia e Chewie indo até o planeta dos Noghri para tentar convencê-los, numa audiência, que mudassem de lado e parassem de servir ao Império.

Nessa aventura de Leia, Timothy Zahn, não resguarda sua engenhosidade. Ele conseguiu construir um mundo inteiro com seu povo e suas organizações sociais de maneira esplêndida! Honoghr e os Noghri por si só conseguem sustentar o livro. Ao expor suas organizações sociais, suas crenças e sua história, Zahn consegue dar ainda mais riqueza ao Universo de Star Wars. Não tem como continuar falando sobre, sem entrar em spoilers; mas, toda a relação de servidão/dívida de honra dos Noghri com o Império é genial! E as descobertas que Leia faz sobre esse passado truculento, sobre a manipulação do Império, os impactam de maneira, que eles passam a se mostrar como possíveis aliados no futuro.

Luke se mostra como um verdadeiro Jedi, estendendo sua mão aos que precisam e tentando ajudar os que necessitam de ajuda. E seu encontro com C?baoth foi muito bom. Seu encontro com Jade também proporcionou ótimos momentos. Han e Lando não ficam para trás, introduzindo um novo personagem e uma nova ameaça/aliada incrível na trilogia, que tem tudo a ver com o título do livro - que é uma charada, que quando desvendada, deixa claro ao leitor, o impacto que ela causará para a campanha de guerra.

Zahn consegue amarrar todos esses núcleos num final impactante e tenso, criando um gigantesco Cliffhanger, que só aumenta as expectativas para o final da trilogia. As revelações finais e todas as lutas, políticas e físicas, só acrescentam ao livro mais camadas de profundidade, que refletem significativamente numa leitura prazerosa.

"Aquela voz tinha o tom inconfundível de um comandante do império, mas possuía uma calma e o puro peso da autoridade por trás dela. Uma autoridade que ultrapassava até mesmo a condescendência arrogante do governador Tarkin, que ela havia suportado a bordo da Estrela da Morte."

"Verdadeiros guerreiros entendem o valor da paciência."

"Ou pelo menos, ela emendou silenciosamente para si mesma, era o que as histórias um dia diriam. Que a morte do Império ocorreu em Endor, e todo o resto havia sido meramente uma ação de limpeza. Uma ação de limpeza que já durava cinco anos até agora. E que podia acabar durando mais vinte, pelo jeito como as coisas estavam indo."

"-É uma causa perdida - disse Fey'lya.
-Está tudo bem - disse Virgílio, com um sorriso forçado. - Toda a rebelião não era nada além de uma causa perdida. Com licença, conselheiro; eu tenho uma batalha para combater."

?Sim, eles perderam. Mas era só uma batalha, não a guerra.?

P. H. de Aragão 31/07/2022

A Força é intermitente neste livro
O ritmo cai bastante nesta segunda parte da trilogia, tem poucas coisas acontecendo.
Mas todo o lance de Luke com C’baoth é bem legal.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Xandy 21/07/2022

O nível dessa trilogia só aumenta em cada livro. Não acredito que demorei tanto tempo para ler esses livros. O selo Legends é a prova de que um bom material de Star Wars pode ser feito e tem potencial para ser adaptado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5