Star Wars: Ascensão da Força Sombria

Resenhas - Ascensão da Força Sombria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcos Pinto 17/07/2015

Uma excelente continuação
Timothy Zahn dá continuação a sua trilogia praticamente do mesmo ponto que o primeiro livro parou. Isso acorre porque essa segunda obra é composta de desdobramentos diretos do que acontece na primeira. Desta forma, os principais personagens são mantidos, a estrutura de desenvolvimento segue a mesma linha e a maneira que os personagens são trabalhados também é sequencial.
Apesar de Zahn saber trabalhar muito bem os picos de ação, o grande forte da obra é a conspiração política, as tentativas de sabotagem e genialidade da estratégia militar. De um lado há a Nova República tentando vencer o restante dos imperiais enquanto luta para manter a paz interna, visto que há uma forte disputa política por poder em seu interior. Do outro, há o Império querendo voltar a ser poderoso e soberano como foi um dia. Entretanto, ambos possuem um problema em comum: sofrem com a espionagem, com a falta de armas, naves e soldados realmente bons.

Ele havia descoberto que esse era um erro de percepção comum: com o domínio sobre a Força, as pessoas simplesmente supunham que não havia motivo para que um Jedi cultivasse força física. O próprio Luke tinha levado vários anos para verdadeiramente apreciar as maneiras sutis pelas quais o controle do corpo estava ligado ao controle da mente (p. 68).

Outro ponto que também merece ser ressaltado como positivo na obra é a qualidade na construção dos personagens, tanto os clássicos da série cinematográfica quanto os criados pelo autor. Dos pré-existentes se destacam Han Solo e Luke Skywalker. Em relação ao primeiro, o autor merece a parabenização por ter alcançado a essência do personagem; o estilo meio trapaceiro e as frases irônicas foram muito bem elaborados no livro. Quanto ao Luke, Timothy conseguiu trabalhar bem a imaturidade do protagonista como Jedi, visto que ele ainda está descobrindo os seus poderes, e também o seu crescimento dentro da Força.

Dos novos personagens, os que mais se destacam são Mara e Thrawn. A primeira ganhou o meu respeito por se mostrar uma personagem com diversas camadas psicológicas, todas muito bem construídas. Além disso, é uma mulher forte e destemida, mesmo tendo que enfrentar diariamente seus traumas e medos. Thrawn, por sua vez, é genial. Como grão-almirante, se mostra um estrategista de primeira e um vilão respeitável e muito bem trabalhado. Além disso, possui inteligência e sagacidade acima da média.
Quanto à estrutura da obra, o autor continua apostando em capítulos medianos e uma escrita fácil e bem fluída, mesmo quando há descrições um pouco mais longas. Além disso, o autor sabe aplicar bem essas descrições, dosando-as nos momentos adequados, deixando o livro bem acessível para que pessoas de qualquer idade ou maturidade possam alcançar uma leitura plena.

Han sustentou o olhar dela, pensando no que dizer. Talvez lembrá-la de que ele já havia sido atacado por caçadores de recompensas e criminosos interestelares, estado na mira de stormtroopers do Império e sido torturado sob a supervisão do próprio Darth Vader. Talvez sugerir que uma ameaça vinda de alguém como Sena era risível demais para levar a sério (p. 274).

Em relação à parte física, a Aleph continua mantendo o seu padrão de qualidade. A capa está maravilhosa e possui completa relação com o que ocorrerá no livro. A diagramação está exatamente como no livro anterior: bonita e confortável. A revisão, por sua vez, também está boa, contudo, encontrei alguns pequenos deslizes. Porém, não é nada que prejudique a leitura da obra.

Ascensão da Força Sombria é, sem dúvidas, uma ótima continuação para o livro Herdeiro do Império e mantém sem qualquer dificuldade a qualidade literária. Além disso, deixa o leitor ansioso para o grande fechamento da série. Leitura mais do que recomendada, mesmo para quem não é um grande fã da franquia.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/04/resenha-ascensao-da-forca-sombria.html

Mariana 11/09/2015

Sem fôlego!
Se você é daquelas pessoas que não conseguem, de jeito nenhum, largar um livro bom, deixe para começar a ler "Ascensão da Força Sombria" quando tiver um tempinho livre. A história é simplesmente envolvente demais para resistir e parar depois de um capítulo.
Continuando a narrativa da trilogia thrawn, os esquemas políticos e militares (e, por que não, os misteriosos) se aprofundam e se entrelaçam cada vez mais envolvendo mais personagens. É intrigante coletar pedacinhos da trama em cada capítulo e, aos poucos, montar o seu próprio quebra-cabeças da história enquanto ela ainda se desenrola diante dos seus olhos. A genialidade da escrita de Timothy Zahn aborda pontos de vista de diferentes personagens e leva o leitor a acompanhar o raciocínio de vários deles ante a cada ação na guerra entre a Nova República e o Império.
A ação não para durante todo o livro, quase parece um filme. E consegue ser ainda melhor que "o herdeiro do império". Mal dá para esperar o último livro.

Jack 11/09/2015

Ainda melhor que o primeiro
Dando continuação à consagrada trilogia Thrawn, a Ascensão da Força Sombria começa no mesmo ponto em que o primeiro livro parou e consegue um feito interessante: ser ainda melhor e novamente nos deixar pedindo mais.
Conheço Timothy Zahn há menos de um ano, desde a CCXP, e já me tornei fã. Ele simplesmente escreve muito bem, entende os protagonistas e cria personagens e elementos que agregam muito para dar vida a uma história incrível. Se o primeiro livro apresentava uma nova situação para nossos heróis, lutando tanto com o Império quanto com a dificuldade de estabelecer a sua tão recente democracia, o segundo desenvolve tudo isso de forma excepcional.
Zahn trás novamente nossos heróis clássicos de forma muito convincente e ainda mais profunda, sendo frequentemente forçados a se separar em importantes missões que acontecem concomitantemente num ritmo frenético, as quais você acompanha em capítulos que se alternam. Leia e Chewie entram em uma missão mais impossível que a outra e provam mais uma vez porque são meus personagens prediletos: ela nunca mede esforços para lutar por seus ideais e sempre coloca o bem da Galáxia a frente de tudo muitas vezes até demais, ao mesmo tempo que o Chewie é sempre o mais leal companheiro que alguém pode ter ao lado, juntos são uma dupla pela qual torcer muito. Enquanto eles enfrentam seus desafios, Han tem os seus próprios e arrasta Lando para seus planos improváveis, jogando com a sorte como bons jogadores que sempre foram. Já Luke, como bom Jedi que é, está sempre disposto a ajudar e faz tudo ao seu alcance para tentar fazer aquilo que acha certo, encontrando todo tipo de surpresa pelo caminho.
Surpreendentemente, não bastassem as ameaças externas, a Nova República começa a enfrentar problemas internos como vazamento de informação e luta por poder e status, fazendo com que algumas vezes odiemos mais os “aliados” do que inimigos. Como diz o querido Almirante Ackbar: É uma cilada!
Mas novamente, Zahn brilha com os personagens que criou para seu universo. O Grão-Almirante Thrawn, brilhante e perturbador é o perfeito vilão que amamos odiar e nesse livro ele pressiona cada vez mais a Nova República, parecendo estar sempre alguns passos a frente dos nossos heróis. Vemos muito mais do misterioso Mestre Jedi C'baoth e passamos a entender melhor sua insanidade e nos preocupar muito com o que isso pode acarretar. Mas a estrela do livro na minha opnião é Mara Jade, que tem seu passado revelado aos poucos e começa a mostrar porque é uma personagem tão amada do Universo Expandido. É impossível não lamentar que não a veremos nas telonas.
Quanto ao título, este acaba se revelando uma surpresa interessante, uma vez que se refere a algo que eu não imaginaria e que rapidamente deixa claro o impacto tremendo que pode causar na guerra. A revelação é bombástica.
Finalmente, esse livro conseguiu superar minhas expectativas altíssimas. Muito envolvente, divertido e emocionante, é um livro mais acelerado que o anterior e mantém um ritmo alucinante em quase todos os núcleos. As últimas cem páginas são daquelas que você fica vidrado e, ao chegar ao final, você não consegue outra coisa que não ansiar pela continuação, que sairá somente no final de outubro tão distante buáá. Enquanto isso, que a Força esteja com você! ;D

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/09/resenha-star-wars-ascensao-da-forca.html

Grazi Comenta 14/09/2015

Ótima continuação para Herdeiro do Império
considerado por muitos um dos melhores livros sobre o mundo de Star Wars, posso dizer basicamente a mesma coisa que falei do livro anterior: Zahn conseguiu respeitosamente capturar a essência dos personagens originais e inserir novos que se encaixam muito bem não só na trama, mas nesse universo. Não consigo entender porque não entrou como parte da cronologia original, mas enfim. A história se passa logo após os eventos do episódio VII e mais uma vez vemos Luke, Leia e Han tentando difundir as ideias de uma Nova República e os resquícios do Império tentando tornar-se forte novamente. Só que nesse enredo temos um adicional deliciosos que não tem muito no primeiro – política.

Confira o resto do texto no blog!

site: http://cantaremverso.com/2015/09/13/resenha-dupla-star-wars-ascensao-da-forca-sombria-um-novo-amanhecer/

May 22/09/2015

A ascensão da força sombria começa de onde O herdeiro do Império termina e nos leva a mais uma emocionante aventura.

Han, Leia e Luke passam a maior parte da narrativa separados uns dos outros, cada um envolvido em sua própria aventura. Isso foi algo que achei legal porque possibilitou que a narrativa avançasse bastante, nos mostrando diferentes lados dos eventos.
Leia a resenha completa no blog.

site: https://sobresonhoselivros.wordpress.com/2015/08/25/resenha-a-ascensao-da-forca-sombria-trilogia-thrawn-2/

Fernanda 16/10/2015

Resenha: Star Wars Ascenção da força sombria
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/10/resenha-star-wars-ascensao-da-forca.html

Carlos Magno 19/10/2015

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

E a caçada continua! Capitão Pellaeon e o Grão-almirante Thrawn seguem sua luta para destruir a nova republica e os principais nomes da Aliança Rebelde, responsáveis por levar o Império de Palpatine (Darth Sidious) à ruir: Han Solo, Leia Organa (Solo) e seu irmão Jedi Luke Skywalker.

Nesse segundo livro temos uma guerra "fria" e politica muito mais intensa que no primeiro. Vemos os personagens a flor da pele, todos prontos para um temível novo choque de alianças acontecer. Desconfianças estão à mesa, seja por qualquer um dos lados dessa guerra.

[...]

Enquanto isso, o estranho e suspeito jedi Joruus C'baoth tenta recrutar Luke para seu lado. Confesso que é um dos personagens mais incógnitos da série, seja por sua aparente insanidade ou seja por seu fidelidade com alguém. Como se não bastasse todos os problemas já existentes, os "grupos" tem mais um a se preocupar: A lenda da frota Katana reaparece, o história Força Sombria. Esse é um dos pontos que fazem a turbulência aumentar ainda mais.

O final (e que final) nos prepara para algo sem precedentes. Algo terrível nos aguarda em O Ultimo Comando, episodio final dessa trilogia, e já não escondo minha ansiedade sobre este capitulo que será lançado brevemente pela Aleph.

Com um excelente enredo, A Ascensão da Força Sombria é um verdadeiro jogo de xadrez onde qualquer peça movida precipitadamente pode levar todos os planos pensados irem por água baixo. Timothy Zahn consegue mais uma vez criar e fidelizar os personagens ao universo de George Lucas (autor da saga Star Wars) com primor.

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/10/resenha-star-wars-ascensao-da-forca.html

phendragon 04/11/2015

OS ACASOS DA FORÇA
Antes de falarmos do livro, vamos a considerações importantes para que vocês possam compreender melhor o universo Star Wars.

O livro faz parte da série LEGENDS (Lendas), portanto os acontecimentos contidos nesta série, podem ou não ter acontecido como descrito. Como qualquer lenda, atos heroicos ou acontecimentos podem ser supervalorizados ou suprimidos. Então, este é o universo de Star Wars. Mesmo sendo adquirido pela Disney, estas séries continuam a contar para o universo de ficção de Star Wars e pode ou não fazer parte de outras aventuras, sejam elas em Games, filmes, desenhos, quadrinhos ou outros livros.

A Trilogia Thrawn é uma das mais conhecidas e famosas da série Legends. Foi um dos primeiros livros pós filmes, onde são relatados fatos futuros dos personagens centrais da saga Star Wars (Princesa Léia, Han Sollo, Luke Skywalker, Chewbacca, C3PO e R2D2). Não encontraremos os mesmos vilões ou mesmo alguns outros heróis.

A ASCENSÃO DA FORÇA SOMBRIA, livro 2 da série é um turbilhão de emoções sem fim. Léia grávida tenta a todo custo manter a Nova República integra, apesar de todas as forças em contrário. Ela sente a Força ampliando dentro de si, enquanto os gêmeos crescem, mas sem a ajuda de Luke para treina-la, tudo parece se tornar mais difícil. Ham e Lando partem na busca de inocentar o Almirante Akbar das acusações de estar atuando em prol do Império, e se deparam com mil novidades a cada instante. Luke, por sua vez, sai a procura do último mestre Jedi e acaba se deparando com uma grande surpresa.

Do outro lado, o Grão Almirante Thrawn, o estrategista e vilão mais interessante e brilhante que eu já tive a oportunidade de ler. É um personagem digno de todos os mais incríveis elogios, com sua postura inusitada e seu raciocínio rápido. Queria dizer que o li o livro, mas a verdade é que engoli (risos). Estou ansioso pela chegada do volume 3 da saga, cuja a capa já esta disponível no site da editora Aleph.

A qualidade da edição ainda é suprema, com as páginas negras com o espaço e o Cruzador Imperial. Uma coisa que me surpreendeu nesta continuação é que não houve aquelas intermináveis introduções falando do que aconteceu no livro anterior. O livro já começa com ação e termina com ação. Simplesmente fantástico!!! Recomendadíssimo!!!

Agradeço a todos por seguirem minhas resenhas e aproveitem para retornarem depois que lerem a série ou livro, pois gostaria muito de debater com todos vocês sobre suas opiniões. Abraços!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/10/star-wars-ascensao-da-forca-sombria-vol.html?showComment=1446660172495#c3676251285619190163

Horroshow 08/12/2015

A Jornada Continua
Após o estrondoso sucesso de Herdeiros do Império, Timothy Zahn nos entrega a continuação da famigerada série de livros do universo de Star Star: A Trilogia Thrawn. Com o pontapé inicial para a era do Universo Expandido, Zahn tinha e missão de juntar as pontas soltas – e abrir novas, visto que é apenas o segundo volume de uma trilogia – deixadas em sua aventura anterior. Quando o Grão Almirante Thrawn, o humanoide de pele azul, busca reerguer o império, Leia, Luke e Han Solo são seus principais alvos e os poucos capazes de impedir o avanço de seu plano contra a rebelião.

Quando forças inimigas capturam Talon Karrde, Mara Jade busca, contra sua vontade, a ajuda de Luke Skywalker. A tensão de rivalidade entre os dois personagens continua tão potente quanto no volume anterior, além da crescente fúria de Thrawn em relação aos rebeldes. Em contrapartida, Han Solo e Lando continuam suas investigações em busca do traidor da nova república. Enquanto isso, Leia viaja para Honoghr para juntar aliados para a luta contra Thrawn, promessa feita a Khabarakh.

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com/2015/10/star-wars-ascensao-da-forca-sombria.html

prof.vinic 22/12/2015

Livro do meio ... bom, mas sem começo nem fim!
Li este livro na expectativa da estreia do filme Star Wars VII - O despertar da Força; e pouco tempo depois de ter lido o primeiro livro ... em suma, estava preparado para adorá-lo! E foi justamente o que aconteceu. O início estava um pouco parado, você tem que se ambientar com os personagens e as situações novamente (recomendo ler realmente em sequência, caso possível), mas as coisas vão esquentando. Mais uma vez o autor deixou toda a ação para as 100 últimas páginas, que li em uma única sentada! Estava impossível não continuar, precisava saber o que ia acontecer com Lando, Skywalker, Leia, Han, Chewie e até com Mara e Kartre (apareceram no primeiro livro ;) )! mas nem tudo foram flores, em algumas passagens do livro achei que as coisas foram resolvidas fácil de mais, até mesmo para um jedi, eu esperava mais informações e ações! Em outras simplesmente houve um salto na história ... até procurei saber se minha edição não estava faltando páginas. Mas não podemos esquecer que este é um livro do meio, ou seja, sem começo nem fim, o que sempre me desagrada, especialmente quando aparece uma página com CONTINUA bem quando as coisas estavam mudando!

Livro in Cena 02/01/2016

Star Wars – Ascensão da Força Sombria – Trilogia Thrawn – Livro II
Ascenção da Força Sombria é o segundo volume da Trilogia Thrawn, sendo o primeiro livro Herdeiro do Império. Ambos os livros estão ambientados no universo expandido de Star Wars. Para quem não sabe o que é Universo Expandido ou simplesmente UE, consiste em todo o material já produzido em livros, seriados, jogos e quadrinhos envolvendo Star Wars.
Este segundo livro é significante e posso afirmar sem sombra de dúvidas que foi melhor do que o primeiro. Timothy Zahn mantem-se fiel aos personagens da saga ao mesmo tempo os permite crescer de maneira extremamentes consistentes. Zanh realmente é um escritor constante e sabe conduzir uma história com equilibrio e bastante coerência, presenteando o leitor com diálogos agradáveis e contundentes em conjunto com uma trama de penetrar nos poros.
Ascenção das Forças Sombrias continua com os enredos e conteúdos mostrados no primeiro volume da trilogia. As frentes militar e política atacam sem piedade a Nova República. O Nohgri persiste fortemente em capturar Leia Organa, que por sua vez parte para sua terra natal, na diligência de conseguir uma trégua mesma que tênue e asism atraí-los para a Nova República. Talon Karrde está sendo perseguido e encontram - se em fuga, enquanto Mara Jane necessita unir forças em combate a Luke, quem ela acredita que seja o seu pior adversário. O Grande Almirante do Império, Thrawn após ter sido derrotado em Sluis Van, persiste incansavelmente em sua peregrinação por navios que possam suportar o seu novo exército de clones.
No meio de toda essa agitação, Thrawn e a Nova República tomam ciência da existência do renomado Katana Fleet, uma armada com cerca de 200 Dreadnaughts que desapareceu anteriormente as Guerras dos Clones. Começa assim uma corrida alucinada para ver quem consegue chegar à frota em primeiro lugar, sendo apenas Talon Karrde, umas das pessoas mais importante da galáxia, o único homem que conhece a sua localização exata. Neste contexto, Luke por fim encontra o clone Joruus C'baoth o Jedi desatinado das Trevas, que tenta aliciar Luke e Leia Organa para o lado negro da força como parte de um plano diabólico.
Infelizmente não posso revelar mais nada caso contrário tiro toda a graça da história né moçada? Mas reconheço que foi uma leitura pra lá de insana que trouxe tensão por boa parte da narrativa.
A Editora Aleph está de parabéns. A capa, diagramação, fontes e páginas amareladas são um reforço mais do contundente a leitura. Espero por mais ansiosa!

site: http://www.lostgirlygirl.com/

19/01/2016

O segundo livro da Trilogia começa pouco tempo depois do término do anterior, Herdeiro do Império. Depois de descobrirem um vazamento de informações dentro do antigo Palácio Imperial da Nova República, Lando e Han partem em investigação para tentar descobrir sua fonte.E acabam descobrindo todo um esquema incriminando o general Ackbar em corrupção e enriquecimento ilícito. e no meio desta investigação, eles descobrem os planos do grão-almirante Thrawn: há muito tempo, durante as Guerras Clônicas, existia uma frota composta de 200 naves dreadnaughts, com poder de fogo impressionante. Mas os tripulantes dessa frota, a Katana, também conhecida por Força Sombria, acabaram morrendo todos vítimas de um vírus, e as naves se perderam em algum lugar. E quem detiver o poder da Katana pode potencialmente governar a galáxia. E, claro, Thrawn tem grande interesse em recuperar essa frota.

E quem descobre a existência dessa poderosa frota é Talon Karrde, o contrabandista amigo de Han. Só que Karrde não quer participação na guerra. Como todo contrabandista, é mais vantajoso para ele se manter neutro, pois assim pode fazer negócios com os dois lados do conflito. Karrde é esperto e perspicaz, e muito cuidadoso com seus negócios. Mas quando cai nas mãos de Thrawn, Mara se vê obrigada a pedir ajuda para Luke, o homem que ela tem que matar. Pode haver mais nisso do que simplesmente ódio, mas não posso falar ainda. Cada vez mais gosto de Mara. Ela sabe muito bem o seu dever, e é totalmente fiel a Karrde. Explica-se: ele foi o único que a aceitou sem reservas depois da queda do Império. Não comentei no anterior, para evitar spoilers, Mara era uma agente do Império, muito próxima ao Imperador, e era chamada de mão do Imperador me pergunto se foi daqui que o Santa From Hell, também conhecido como George R. R. Martin, tirou essa ideia, ou vice-versa). E como mão do Imperador, ela tinha acesso a muitas informações secretas. E, quando Vader jogou Palpatine no fosso, seu mundo acabou. Por isso ela carrega esse ódio (será?) por Luke. Como eu disse, pode haver mais aqui, mas só vou comentar mais a respeito quando terminar o terceiro.

Como eu já havia dito, Mara é mais uma personagem feminina forte no universo de SW. E ela deixa todo esse ódio aparente de lado quando sabe que precisa de ajuda, seja de quem for. E, como uma outra personagem do universo, ela tem a Força, mas está destreinada, e aprende tudo sozinha, por observação. E é extremamente solitária. Não confia em quase ninguém, mas estranhamente ela confia em Luke, ainda que relutantemente.

Acho que esqueci de comentar a presença de Lando no anterior. Mas ele já participa, estando presente quando Luke conhece Mara. E uma coisa legal é que os livros mostram mais do lado comerciante dele. Ou, nas palavras dele mesmo, mais respeitável. Mas, sempre que seus amigos precisam, Lando parte em sua ajuda.

E também é bem legal ver até que ponto chega a dívida de vida de Chewie. Para quem não sabe, Han libertou Chewie da escravidão, e por isso o wookie tem uma dívida com ele. E essa dívida se estende muito além de Han, abrangendo toda a sua família, no caso, Leia e os gêmeos. E esqueci também de dizer que Leia passou um tempo no planeta de Chewie (eu sei o nome, mas não sei escrever). E foi bacana descobrir um pouco mais da cultura wookie.

No meio disso tudo, Luke vai de encontro ao mestre Jedi C´baoth. Ele é um dos últimos existentes. Só que há um detalhe que Luke desconhece: C´baoth é um clone, e por isso mesmo é louco. Como eu já disse antes, tem mania de grandeza, e é errático. Seu treinamento é rude e implacável. Ele não liga para as vidas que pode afetar, da forma que for, desde que ele mantenha poder. Lembra alguém? Se você pensou em Palpatine, acertou onde eu queria chegar. Mas diferente do Imperador, C´baoth não tem disciplina, e é imediatista, quer tudo para o aqui e agora. E também é dado a chiliques quando não consegue o que quer.

E Leia parte em uma missão perigosa. Depois de prometer a Khabarakh, um alienígena de um povo que foi escravizado por Vader e pelo Imperador, e agora serve a Thrawn. Seu povo idolatra Leia e Luke por serem filhos de Vader, mas são ingênuos demais para perceber as verdadeiras intenções deles. Esse povo serve como guarda-costas, matando com eficiência assustadora. Leia aqui mostra um traço de seu caráter pouco explorado: ingenuidade e teimosia. Leia insiste em continuar com a missão, mesmo contra todos os avisos.

Aliás, isso é uma coisa bem bacana do livro, e que Timothy Zahn desenvolveu bem: ele humanizou os personagens, dando falhas a todos, o que com personagens tão consagrados como Leia, Luke, Lando e Han, poderia ser desastroso. Mas não. Uma das coisas mais legais no livro é ir removendo as camadas de cada um, descobrindo coisas novas a respeito de cada um deles. Por exemplo, Luke mantém um pouco daquele frescor de Uma Nova Esperança, com um humor leve e irônico; Leia como eu apontei ali em cima, Chewie com seu senso de honra, etc.

Mais uma vez, o livro é ação o tempo todo, com capítulos bem encadeados uns nos outros, deixando a leitura fluida. Aqui há ainda o elemento de mistério: afinal, quem é a fonte de vazamento de informações? E também há uma revelação tensa no final.

Trilha sonora

Star Wars Theme e Imperial March, obviamente. Mas também não poderia deixar me mencionar estas duas paródias hilárias: Hello (from the Dark Side) (essa já tem uns dez dias que está martelando na minha cabeça...nem sei mais a letra original - risos) e Let it flow ( Let it go parody), Morro de rir com as duas!

Se você gostou de Ascensão da Força Sombria, pode gostar também de:

Kenobi - John Jackson Miller;
O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien;
As Crônicas do Gelo e do Fogo - George R. R. Martin;
Harry Potter - J. K. Rowling.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com

Vitor 19/01/2016

Ótima continuação
Ascensão da Força Sombria é superior à O Herdeiro do Império em vários quesitos. Os cenários apresentados são mais imaginativos e diversos (New Cov é um dos exemplos), a maioria dos personagens é melhor desenvolvida e a trama possui mais ritmo e ação, apesar de Timothy Zahn ainda dar algumas voltas desnecessárias na história.

Um dos pontos que mais me incomodou durante a leitura foi o arco de Joruus C’Baoth que, apesar de ser importante para o enredo, parece meio jogado no meio da aventura, tanto que ocupa apenas uns três ou quatro capítulos do livro. O arco da Leia, por outro lado, ficou muito bem escrito e envolvente, mesmo não tendo muitas cenas de ação. Ela aprendendo a usar a Força enquanto lida com a gravidez dos gêmeos é muito legal.

Mas minha parte preferida foi com certeza a ambientação e a descrição do ambiente político dentro da Nova República, partindo da acusação de traição que o Almirante Ackbar sofre no final de O Herdeiro do Império e passando pela tal “força sombria” presente no título do livro. Foi completamente diferente de tudo o que eu esperava.

A história termina com um gancho muito bom para O Último Comando, o último livro da trilogia. Mal posso esperar pra ler.

Retalho Club 06/02/2016

A Ascensão da força sombria é a continuação do marco do universo expandido de Star Wars Herdeiro do Império e segue a linha de história dos personagens da antiga trilogia, agora com novos conflitos, e uma importante batalha para proteger a Nova República dos terríveis planos do Grão Almirante Thrawn.

A Ascensão da força sombria torna todos nossos conhecidos e a intensidade dos conflitos de volta, em uma continuação sagaz e interessante de Herdeiro do Império. Não posso compará-lo com a obra mestra de Star Wars que é O Império Contra Ataca, mas Ascensão é um modo interessante de ampliar os poderes dos inimigos e em certo ponto de vista ver realmente a investida Imperial.

Mas não é aquela famosa fórmula que o Império está ganhando mais poder, já que a Nova República também amplia seus domínios.

[...]

Você que leu Herdeiro do Império pode seguir em frente, A Ascensão tem uma evolução cativante de personagens, mudanças, sub tramas e momentos marcantes, cenas de ação espetaculares e confrontos de personagens que talvez nunca mais fossem vistos, já que certa pessoa seria o último Jedi…

CONFIRA A RESENHA COMPLETA:

site: http://www.retalhoclub.com/2015/12/28/resenha-a-ascensao-da-forca-sombria-timothy-zahn/

Coruja 03/03/2016

Ascensão da Força Sombria continua exatamente do ponto que Herdeiro do Império terminou e uma vez que o processo de introduzir personagens e situações já se completou, ele é ainda melhor que o primeiro volume na quantidade de ação que ocorre entre suas páginas.

Começamos a entender melhor aqui o plano de Thrawn e a enormidade do que está acontecendo finalmente pega todos os personagens de jeito: não se trata simplesmente de alguns remanescentes do Império que não sabem quando desistir, mas um prenúncio de algo muito mais desastroso para a galáxia de uma maneira geral.

A melhor parte desse livro, contudo, é Mara Jade. Ela rouba todas as cenas em que surge e sua relação com Luke é uma das principais bases para a história se desenvolver. Ela enfrenta Joruus C’Baoth, convence Luke a ajudá-la a libertar Kaarde (enquanto repete para a voz que a ordena que mate o Jedi que o fará quando ele tiver terminado de servir aos seus propósitos) e engana até mesmo o grão-almirante.

O livro termina numa nota angustiante, já com guerra definitivamente aberta, com Thrawn agora tendo sob seu controle uma frota de naves que podem significar sua vitória absoluta em pouco tempo. A única vantagem que a Nova República parece ter ao seu lado é a imprevisibilidade - será isso o suficiente?

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2016/03/desafio-corujesco-um-livro-de-uma-lista.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5