Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer Jesse Andrews

Resenhas - Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer

Arya4 30/05/2020

A experiência mais estranha que tive este ano!
Em vez de eu dizer deixaremos que Greg diga por si mesmo uma coisa essencial sobre esse livro:
"Então,se esse fosse um livro normal sobre leucemia, provavelmente eu falaria muita merda sobre todas as coisas importantes que Rachel tinha a dizer ao mesmo tempo em que cada vez ficava mais doente,e também provavelmente a gente se apaixonaria e ela morreria nos meus braços. Mas não estou com vontade de mentir pra você. Ela não tinha coisas importantes a dizer e,com certeza, a gente não se apaixonou".
Com isso em mente, vou dizer que não esperava algo "Culpa é das estrelas "e tal e se você busca isso nesse livro, basicamente você vai se decepcionar feio.
Não há conclusões profundas e belas sobre a experiência de alguém próximo morrer e o personagem descobrir o sentido da vida. Não mesmo. Ainda estou tentando entender o propósito de Eu,você e a garota que vai morrer pra falar a verdade.
Diante da morte Greg não tem os sentimentos que você esperaria que tivesse quando sua amiga morre. Chega a ser insensível às vezes,mas Greg tem consciência deste fato. A história poderia ser melhor? Poderia. O Earl e Rachel são muito pouco aprofundados e explorados. Mas eu ri com as piadas bestas e quase chorei(coloque muita ênfase no "quase"). A leitura é rápida e fácil. Uma história pra passar o tempo ou sair de uma recassa.
Recomendo,mas novamente,cuidado com a expectativa.
alice ottoni 11/08/2020minha estante
Kkkkkkkk sim foi bem diferente essa leitura ,minhas expectativas caíram nas primeiras páginas mas lá no final me surpreendeu com os pensamentos profundos até chorei kkkkkkkkkkkkk

Gabi 28/01/2021minha estante
Não gostei?

alice ottoni 28/01/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk eu estranhei bastante no início mas eu amo um drama kkkkk

Lizia.Yohanna 23/03/2021

Confuso
A história em si tinha tudo pra ser boa, mas o jeito que foi contada foi confuso demais, os personagens pra falar a verdade são bem sem noção e tirando a Rachel não gostei de mais ninguém desse livro. A leitura nunca é uma perca de tempo mais é um livro que não pretendo reler e muito menos indicar a alguém.

Elisandra 11/07/2015

Um livro de "merda".
"Me, Earl and the Dying Girl", publicado no Brasil sob o título de "Eu, Você e a Garota que vai Morrer", da editora Rocco, é uma merda que merece quatro estrelas. Ao ler a primeira obra de Jesse Andrews, deparamo-nos com um livro completamente adverso a todos os best-sellers do gênero, que por sua vez são melodramáticos e fazem-nos banhar em lágrimas por dias, perguntando-nos o porque da paixão advir justamente no fim, quando o protagonista já não possui tempo hábil para usufruir de um amor intenso e primaveril.
Se você acha que encontrará um segundo "A Culpa é das Estrelas" nesse livro, você pode parar por aqui. Greg Gaines, o protagonista é um adolescente que deseja passar despercebido por todo seu último ano no colegial. "O Invisível Greg" tem todo seu ciclo de eu-não-quero-ser-notado estilhaçado quando passa, por obrigação, a visitar Rachel - uma namoradinha do tempo do colegial que está com leucemia. Com a ajuda de Earl, seu "companheiro de trabalho", O Invisível passa a produzir um pequeno filme destinado Rachel, a fim de minimizar toda dor hercúlea dos últimos dias da garota - que apenas não queria estar morrendo, mas que se conforma com isso. Romântico, não é? Não. Greg não se apaixona por Rachel, que não se apaixona por Earl, que não se apaixona por ninguém.
O romance trata da luta contra a leucemia de uma forma realística e quase satírica, resumindo-se ao fato de que a probabilidade de você encontrar o amor de sua vida lutando contra o câncer no fim de seus dias é quase zero. Na contramão, "Eu, Você e a Garota que vai Morrer" não passa mensagem alguma sobre a necessidade de se aproveitar a vida ou coisas parecidas, românticas-melodramáticas-e-extremamente-apaixonadas - ele apenas retrata com fidelidade a dificuldade de lidar-se com o desconhecido e o quanto a vontade individual não é capaz de alterar a ordem natural do universo. Pela irreverência, o livro merece quatro estrelas. Você se vê dominado pelos pensamentos perdidos de Greg, por sua indiferença em muitos momentos e por sua indecisão. "O Invisível", sem amigos, vê em Rachel uma pasma sombra de amizade, de confusão, de pensamentos adolescentes.
É um livro contraindicado pra quem ama romances chorosos já que você não encontrará isso lendo "Eu, Você e a Garota que vai Morrer". Há nessa obra um sutil toque de realidade - de como as coisas acontecem e nos fogem os olhos, como tudo é efêmero e o quanto as vezes a inutilidade é inevitável - e de como somos cegos e indiferentes mediante a tantas coisas que não são tão banais assim como parece.
Carlos Patricio 22/09/2015minha estante
mt bom!

Makan 11/03/2016minha estante
Esse título encontra-se a bastante tempo em minha lista de desejados. Sempre sua compra foi protelada em razão da suspeita de seu gênero tender ao melodrama, mas após esta resenha, não tenho dúvidas de que terei uma leitura "ao meu gosto", uma obra mais crua e simples, como a realidade.
Elisandra tua leitura da obra é plena e motivante, agradeço por reacender minha vontade de ler este livro.

anne 24/02/2020minha estante
então não vale a pena ler?

Márcia 17/09/2022

Não sei nem o que colocar de título
É um livro ok. Bem fluído, mas o protagonista é meio chato. A personagem da Rachel também não é nada de mais, o que salvou o livro na minha humilde opinião foi o Earl. Por incrível que pareça ainda quero ver o filme.

Bruno Rodrigues 16/06/2022

Romance adolescente bem clichê
Não achei nada demais. Greg é um garoto que tenta sobreviver ao ensino médio conversando com todos da escola mas não pertencendo a nenhum grupo para não ser taxado, mas ele realmente tem uma amizade peculiar com Earl com quem ele produz filmes, um hobby dos dois amigos. A história ganha corpo quando a mãe de Greg o obriga a aproximar de uma garota da escola que foi diagnosticada com leucemia, o envolvimento dele com essa garota e alguns conflitos com o amigo deixa Greg em grande conflito.
Achei um típico romance adolescente fraco, tenta em muitas vezes ser engraçado mas sem sucesso pelo menos pra mim, pode até provocar emoção mas definitivamente não é meu estilo de livro predileto.

maria 03/04/2021

decepcionante
iniciei o livro com as expectativas baixíssimas, mas ele é muito ruim.

eu esperava uma história irreverente e irônica, mas recebi algo completamente bizarro e construído pobremente.

primeiro de tudo, o greg é insuportável. se ele fosse meu filho, eu me sentiria um fracasso de mãe. o jeito que ele age é ridículo, menosprezando a tudo e todos.

o earl e a rachel são extremamente mal construídos, aliás a gente mal vê eles interagindo entre si. e cá entre nós, eles são mil vezes mais interessantes que o greg.

a história não desenrola, é tão sem graça. sinceramente? não sei como esse livro foi publicado.

Giovanna 17/07/2023

Não percam seu tempo
O livro é extremamente ruim, sério, até o personagem principal diz que o livro é péssimo. Infelizmente não dei importância ao que personagem disse e me arrependi. A leitura é chata, com diálogos aleatórios e sem importância. Cada capítulo que eu lia parecia que o autor queria apenas encher de informações aleatórias do tipo "encher linguiça" só para ter mais capítulos. Não assisti o filme e sinceramente não estou motivada para isso.
Jociane Silva 19/03/2024minha estante
discordo, li e adorei... leiam gente é um livro muito bom.

Bruna.Cavalcante 04/09/2020

Extremamente sem graça
Se você é uma das pessoas que assistiram o filme, choraram, se apaixonaram e quiserem ler o livro, recomendo que não o faça. O personagem Greg é totalmente chato e sem graça em níveis extremos. Talvez eu esperasse um aprofundamento maior entre a amizade dos personagens Rachel e Greg, mas no geral o livro inteiro é um total desagrado. Acredito que mesmo não atendendo as grandes expectativas por causa do filme, mesmo se não tivesse assistido, duvido que me agradaria. O livro até começa a ficar melhor no final, mas mesmo assim não deixa de ser totalmente chato e sem graça.
A melhor parte é quando o Earl fala umas verdades ao Greg, pois ele diz tudo o que eu como leitora sentia.

analu 04/09/2020

Vontade de arrastar a cara do protagonista no asfalto
Eu não posso nem começar a descrever com o eu senti raiva desse livro. Pra começo, o personagem principal é o menos carismático que eu já li. Constantemente fazendo piadas nojentas e sem graças, em um senso de humor bem 7º ano, e com uma narrativa do tipo "não sei porque você está lendo esse livro, porque ele é um lixo e você deveria largá-lo", da qual eu pessoalmente estou exausta, ele não é um personagem nem um pouco agradável. O Earl, seu melhor amigo e parte integrante do trio principal, é um bom personagem, mas não é bem explorado, e a Rachel nem sei porque está no título do livro, pois ela não ganha nem um pouco de aprofundamento, o que torna o final bem anticlimático. Entendo que o livro é para ser algo diferente daqueles clássicos "drama do adolescente doente", feito para mostrar que as vezes você não sente tudo aquilo que esses livros sobre doença quase te fazem obrigado a sentir, porque afinal, cada um lida com o luto da sua própria forma. E nesse ponto eu entendo porque ele decidiu construir o Greg de uma maneira desagradável e em alguns momentos até insensível, o que causa um estranhamento, mas segue a proposta de romper com o clichê do adolescente doente e, apesar de tudo, nos mostra no fim que ele realmente se preocupava com Rachel, só não demonstrava da mesma forma que todo mundo, e tá tudo bem. O problema pra mim é que, no final, esse livro pareceu uma biografia sobre o Greg mais do que qualquer coisa, o que é um infortúnio levando em consideração que o autor escolheu o personagem mais dramático e insuportável para basear a história toda.

Zancki 18/07/2023

"Como é possível existir num lugar tão bosta?"
Parece que eu li quase 300 páginas do diário de um adolescente na puberdade. E realmente foi isso.

Apesar do objetivo da história ser mostrar que muitas vezes adolescentes e crianças são obrigados a lidar com determinadas situações como adultos, a forma como isso foi contado não foi boa.

O livro tenta justificar o egocentrismo excessivo do protagonista com o "bom humor" dele (que não tinha nada de engraçado), tornando ele extremamente insuportável. Ainda por cima, o livro coloca esse egocentrismo em todos os momentos em que Greg (o protagonista) e Rachel (a garota que vai morrer) estão juntos.

O autor poderia ter tratado esse assunto de "adolescentes lidarem com situações de forma adulta sem ter a capacidade para isso" de uma forma bem diferente, fazendo com que fosse compreensivo o comportamento imaturo de Greg e não tornando ele em simplesmente um babaca.

Juliaribeiro.01 16/12/2020

Eu, Você e a Garota que vai morrer - Jesse Andrews
Extremamente decepcionada.
O livro que eu mais me arrependi de ter lido.
Esse é aquele tipo de livro que o personagem principal é quem está escrevendo o livro. Greg se autodenomina um cineasta, não um escritor, porém decide escrever um livro ao invés de gravar um filme devido ao seu fracasso com o "Pior Filme do Mundo".
O Greg é um babaca, insuportável, escroto e que só sabe falar dele mesmo, o Earl é esquisito e tem uns lapsos muito doidos.
Eu passei o livro todo com RANÇO do Greg. Sempre que eu achava que ele iria se compadecer com a Rachel, se preocupar mais com ela (principalmente por ela ter leucemia) e tratá-la como uma verdadeira amiga (da mesma forma que ela considerava ele), ele agia como o babaca que era e caia mais ainda no meu conceito.
A Rachel é a melhor personagem do livro e admiro muito a paciência que ela teve com esses dois.
Descrito como "Divertido, engraçado e muitas vezes emocionante", porém em nenhum momento eu ri e muito menos me emocionei.

Sinopse:
Greg é um especialista na arte de passar despercebido na escola. Todos gostam dele, mas ninguém sabe realmente quem ele é (e esta é a sua grande estratégia para evitar o bullying dos colegas: se ninguém te conhece, como te considerariam um alvo?). Então ele mantém seu hobby, escrever e dirigir filmes com seu amigo Earl, em completo segredo. E estes filmes? Bem, imagine apenas que ele usa o que tiver à mão para fazer as filmagens, e que o roteiro poderia ser esquecido numa gaveta em prol da humanidade. Greg se considera o pior diretor de filmes de todos os tempos, e provavelmente é. Até que sua mãe o obriga a visitar Rachel, uma adolescente diagnosticada com leucemia. E Greg não sabe o que dizer a ela. Porém enquanto a doença da garota avança rapidamente, ele e Earl têm uma ideia: fazer o melhor (e pior) filme do mundo em homenagem a Rachel. Um final feliz para Rachel antes que seja tarde demais... Divertido, engraçado e muitas vezes emocionante, Eu, você e a garota que vai morrer mostra que às vezes precisamos nos tornar adultos muito antes do tempo, mas que não precisamos perder o bom humor por causa disso. O livro foi adaptado para a tela grande pelo próprio Andrews em um longa-metragem que, com direção de Alfonso Gomez-Rejon, conquistou os dois principais prêmios (do público e do júri) em Sundance, o mais importante festival dedicado ao cinema independente. Idiossincrática e fascinante, é uma obra de coração leve e alma cult que está conquistando o mundo.

Jhenni 20/08/2020

Nem perca seu tempo
Nas palavras do próprio autor... "Esse livro é um lixo". Foi uma tortura chegar ao final, cheio de piadas nojentas e sem nenhuma graça, vc não se apega a personagem nenhum pq eles tem zero desenvolvimento, extremamente irresponsável ao tratar do assunto leucemia, isso e muito pior é o q vc vai encontrar nesse livro. Nunca fui esperando um livro sério e dramático, mas tbm não esperava me decepcionar tanto.

Kau 16/08/2021

E bom para passar o tempo
Não leia com o intuito de que vai ser um livro fofo ou romântico, pois não será, literalmente você sente que está lendo o que um adolescente qualquer escreveu em seu diário ou blog, é contado de forma bem descontraída, e os personagens apesar de sabermos sobre eles, sobre sua família e história, não tem realmente uma grande profundidade, talvez a jogada do escritor fosse realmente essa, mas voltando ao livro, provavelmente Greg tem fobia social, e realmente age como um adolescente, toda a linguagem, e como a história é contada deixa a leitura leve, rápida e fluída, apesar do nome, não é tão triste, e é um livro sem grandes significados, vemos Greg como o escritor de sua própria história, deixando a experiência da leitura um pouco diferente, é um livro que prende, mas muitas coisas que sairam da boca do personagem foi realmente babaca, e eu odiei essas partes, recomendo para ler em uma tarde quando não tem nada para fazer, ou não quer ler nada pesado, esse livro é ideal para esses propósitos.

lavinia.pontes 07/03/2016

Não indicaria
Não me lembro como acabei baixando esse livro, mas graças a Deus não foi indicação de ninguém. Porque, eu queria ter acreditado no narrador e ter parado de ler enquanto era tempo. Sem or, como Greg é chato. Esse menino quando começa a falar de um tema não para mais, tenta inventar piada por cima de piada, e pra mim isso não funcionou. Earl também não foi das melhores pessoas, não concordei com a atitude dele em relação a mostrar aquele mundo deles para Rachel, porque pra mim era claro que Greg não queria isso e a situação acabou levando Greg pra onde ele não queria, porque dava pra perceber que era 'amigo' da menina meio por obrigação, por que a mãe obrigou, por que ele não conseguia enfrentar ninguém, Earl tambem o empurrou nessa direção, e no fim ele foi obrigado a assistir ela morrer. Sem contar os diálogos, que são relações completamente vazias, e mais uma vez, como Earl e Greg quando começam a falar baixarias não param mais. Se esse livro serviu pra alguma coisa, foi pra testar minha paciência. Mas enfim. Isso fez algum sentido? Porque acabei de ler o livro e to frustrada demais pra falar coerencias.
italoleonardopj 29/03/2016minha estante
Me sinto igual. Os diálogos são fracos, a história tinha tudo pra se tornar bacana, mas é chato, só que ao contrário de ti eu resolvi "ouvir" o autor e desisti na metade. O livro é horrível! Não entendo como alguém acha aquilo divertido ou legal. Não dá!

Babis Schuina 22/06/2021

Não é um dramalhão, e tá tudo bem...
Esse foi um dos livros que eu vi o filme primeiro, muitoooo tempo atrás, e na época fiquei totalmente apaixonada e com vontade de ler o livro. Dito isso, posso afirmar que gosto igualmente das duas obras.
Apesar de ter achado o filme mais sensível, o livro conseguiu me prender, me fazer rir, me deixar um pouco emocionada e conseguiu transmitir muito bem os sentimentos do Greg, o narrador.
A escrita que se mescla com roteiros de filme é interessante e os personagens secundários muitas vezes são mais interessantes que o principal, o que não acho que seja um problema já que considero Greg um adolescente inseguro, buscando seu lugar no mundo e extremamente confuso com a situação na qual foi colocado.
Acho que esse livro é 8 ou 80. Não vai agradar todo mundo, principalmente quem espera um romance ou um livro sobre os dramas da juventude cheio de reflexões, o que agradeço por não ter sido, até porque nem tudo é sobre as grandes razões do universo e afins.