Veinte poemas de amor y una canción desesperada

Veinte poemas de amor y una canción desesperada Pablo Neruda

Resenhas - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

Gabi 18/12/2022

lindíssimo
Não me sinto nem apta a fazer uma resenha desse livro, parece uma afronta opinar sobre aquelas palavras tão minuciosamente postas em lugar. É exagerado? sim! e é justamente isso que acho divino, tenho o 20° no meu coração

Vicky 14/12/2022

Vamos lá
apesar de ser impressionante o vasto vocabulário do autor, é algo que para quem não lê poemas frequentemente, pode ser bem exaustivo. E por não ter o costume de ler livros de poemas, ele não me prendeu. Contudo, alguns dos poemas que eu difícilmente percebi, são realmente impressionantes e muito bem escritos. Então, para quem lê poemas com frequência e já consegue absorver eles com mais facilidade, eu recomendo, entretanto, pra quem não lê poemas com alguma frequência, recomendo que procure um outro livro, porque este pode ser bem confuso.

Giovana 04/12/2022

Não tenho muito o que dizer
Como eu posso criticar poemas?
Poemas são poemas. Não sou muito leitora de poemas, mas esse livro, acho que eu comprei há muito tempo. Tinha dado uma folheada e escolhido o preferido. Agora, ao ler todos os poemas com calma, o meu preferido continua meu preferido, que é o vigéssimo poema.
"é tão curto o amor, tão demorado o olvido"

É isso, guardei algumas passagens. Acho inspiradora a forma como ele fala do amor de um jeito metafórico, usando elementos como o mar, a lua, as estrelas. Consigo enxergar esse personagens apaixonado na minha mente, por causa dessas descrições.

Alberto 02/12/2022

Paixões adolescentes de Neruda
Logo na apresentação do livro, há uma boa explicação dos poemas dada por Neruda:

"é um livro doloroso e pastoril que contém minhas mais atormentadas paixões adolescentes, misturadas com a natureza envolvente do Sul de minha pátria. É um livro que amo porque, apesar de sua aguda melancolia, está presente nele, o prazer de viver. Ajudaram-me a escrevê-lo um rio e sua desembocadura: o rio Imperial. Vinte poemas de amor é o romance de Santiago, com suas ruas estudantis, a universidade e o cheiro de madressilva do amor compartilhado?.

Como o livro é bilíngue, é interessante comparar a tradução com a versão original. Mesmo não falando espanhol, não é difícil entender os poemas, que tratam justamente dos amores conquistados e os perdidos por Neruda em sua adolescência.

baey 24/10/2022

Não gostei muito
Nada contra o livro, mas achei uns poemas muito nada a ver, alguns eram muito complexos, quem sabe um dia eu leia de novo e possa absorver melhor

Katia Rodrigues 05/10/2022

Posso escrever os versos mais tristes esta noite
"(...) é um livro doloroso e pastoril que contém minhas mais atormentadas paixões adolescentes, misturadas com a natureza envolvente do Sul de minha pátria. É um livro que amo porque, apesar de sua aguda melancolia, está presente nele o prazer de viver"

Ig: @ingrisias

Miryan 04/09/2022

Pablo Neruda é um gênio
Os poemas são muito bons, é legal pra ler no trem, no tédio, quando você precisa matar o tempo. Alguns conversam muito com você, outros até me deixaram emocionada, agora levo pra tudo que é lugar.

Gabriela 26/07/2022

é bom mas não é pra mim
realmente, tem seu valor. mas nada disso funcionou pra mim.

eu não sou muito de poemas, mas tô sempre disposta a conhecer.

talvez tenha sido o momento, talvez a tradução, mas não me tocou. não achei ruim, mas achei chato. talvez, um dia, eu leia em espanhol, pra ter essa experiência. talvez, um dia, eu releia em português mesmo... ainda não sei...

Raquel 25/07/2022

espetacular
Ah, a juventude de Neruda?não existe nada mais belo nem tão arrebatador quanto.
É o tipo de livro que se lê de alma lavada.
Necessita de profundidade, com um Q de intensidade e vivência.

Camila 10/07/2022

Não sou uma pessoa de poemas
Decidi ler Pablo Neruda depois de ver referências a ele em Sex Education e no último livro que li, Vejo Estrelas em Seus Olhos. Inclusive nesse livro teve 2 trechos, se não me engano, que gostei muito.

No fim das contas não consegui aproveitar o livro... acho que eu não consigo pegar as nuances do que está sendo falando. Tanto é que não consigo opinar ou dar uma classificação justa aqui. Mas acho que 3 estrelas está ótimo, o que falta é o lado poeta em mim.

Luiz.Carlos 08/07/2022

Sofreu muito
Ele é um dos poetas que mais sofreu e o que usa as palavras mais rebuscadas possíveis. O fato dele ser bilíngue o fez ser diferenciado e especial. Obrigado por me fazer pensar em tudo que sofri e não valeu a pena, Neruda.

Math 10/06/2022

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
Ah Pablo Neruda, histórias cheias de detalhes que me colocaram dentro de suas vivências. Apesar de ter estranho a escrita já que foi a primeira vez que leio um livro dele, me senti acolhido, uma sensação de intimidade com um completo desconhecido. Uma leitura agradável, sem fortes emoções, porém ideal para passar o tempo e respirar poesia.

Daiane499 09/06/2022

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
Lindo!! Os poemas são maravilhosos e achei a leitura muito válida. Recomendo.

"com meu sangue, com minhas dores, eles foram criados por mim estas palavras!"

jotaefesanchez 08/06/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Pablo Neruda, este livro reúne poemas do início da carreira do autor.
Ainda que não seja um grande leitor de poesia (o que mais li foram epopeias), considerei a experiência proveitosa neste caso.
Não sei especificar se pela forma ou até pela repetitividade do tema, sinto que pude apreciar a escrita, mas sem criar grande vinculo com a obra.
Inclusive, um ponto positivo da edição é o fato de ser bilíngue, permitindo a leitura com o texto original, algo interessante para poesia.