Veinte poemas de amor y una canción desesperada

Veinte poemas de amor y una canción desesperada Pablo Neruda

Resenhas - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

Nise 04/06/2022

Virei fã
Adorei o livro em todos os sentidos! Li num instante, quando percebi acabou, mas já estou querendo reler com mais calma. A edição é perfeita, compacta, prática, ótimos textos introdutórios e bilíngue. Só não pós opinar sobre a tradução porque li a versão original dos textos. Poemas muito agradáveis, joviais e sonoros, quase musicais, de forma que não tem só uma canção. Me chamou a atenção algumas figuras de Neruda menciona em quase todos os poemas: crepúsculo, espiga, alma, pássaros. Criam uma conexão na antologia, mas também me ressaltaram a inexperiência do autor, por ser seu segundo livro, e ainda na flor da juventude. Me lembrei dos poemas que eu costumava escrever nessa fase e do hábito que eu também tinha em repetir figuras que gostava. Enfim, virei fã, e quero logo a obra completa!

Mila 03/06/2022

Aconchegante
Ler Neruda é como voltar pra casa após um dia cansativo. Suas palavras e versos tornando-se meu aconchego. Me sinto abraçada.
Um autor que conheci de forma aleatória, mas que se tornou um dos meus preferidos no quesito poesia.
Textos de amor misturados com dor e dúvidas são características do autor e expressa a verdade de que amar não é só flores. Amar dói.
Essa edição bilíngue me encantou pela possibilidade de sentir os poemas em seu idioma mãe. A sensação é diferente da leitura traduzida, me tornou mais próxima do autor.
É isso, simplesmente encantada.
Continuarei lendo Neruda.

Retiz 23/05/2022

Agradecimentos à uma amiga
Lindo livro, poemas incríveis, porém gostaria de destacar que de todos aí, de todos os versos que gostei (e pretendo passar pro meu caderno de anotações pessoais) transcreverei todo o poema ?Posso escrever os versos??, me conquistou profundamente e me cativou bastante ao ponto de sentir o que o eu lírico sentiu.
Obg Rosário por ter me emprestado um de seus livros de poemas favoritos, esse foi o marco do início da nossa amizade e sou grata a isso. Espero que esteja gostando dos livros que te emprestei também ??

Manuelli.Luise 08/05/2022

Na cadencia de Neruda
Na cadencia de Neruda nesse livro dá pra ler 20 poemas sobre o amor. Com uma linguagem beeem poetica o poeta deixa aberta todas as interpretações.

Rafaela Medina 21/04/2022

O solteiro não tem um dia de paz
#desafioskoob
Ganhei esse livro de uma amiga durante um passeio numa feirinha na Argentina, o que só tornou ele mais especial ainda. Neruda é um galanteador. Ele é sagaz nas palavras e o espanhol parece deixar tudo mais romântico ainda. Se você está solteiro (o) a muito tempo não recomendo, pois vai te fazer querer ser a musa inspiradora de alguém... Hahaha os poemas são lindos e te transportam pra o lugar, te fazem imaginar a cena e sentir que você sente mesmo aquilo. Sensacional

Marcos Toledo 06/04/2022

Eu gostei muito. Achei as poesias muito belas e sensíveis. Tratam de temas como amor (avaa), natureza, pose, mulher? Tem muitos elementos comuns em todas as poesias, mostrando bem o contexto que ele está escrevendo.

Gosto bastante das poesias de Neruda. Sinto muito conectado com elas. E com esse livro não foi diferente.

O livro é bem levinho, da para ler em poucas horas e deixar bem envolvido.

vicabez 04/04/2022

Eh
Os poemas são bonitos e sensíveis, mas não me tocaram muito, particularmente falando. Superou minhas expectativas sobre o quão meloso seria, o que é realmente impressionante pra um livro chamado "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada". Talvez tenha sido uma introdução ruim a Neruda. Talvez ele só não seja pra mim.

Aline.Boaventura 28/03/2022

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
O que seria de mim sem a poesia?
Que livrooo!!!
Neruda me fez interpretar o amor de outra forma, com sua escrita cheia de analogias eu pude me apaixonar um pouquinho mais por poemas.
"Quero fazer contigo
O que a primavera faz com as cerejeiras"
O livro é bem curtinho, dá para ler em um dia, e a escrita é maravilhosa, além de apaixonante.

Homericio 12/03/2022

POR QUE ESTE LIVRO É IMPORTANTE?
Talvez a principal obra de Pablo Neruda, e uma das mais importantes do idioma em espanhol. Neruda é ganhador do Nobel (1965) o que trás ainda mais projeção para as obras chilenas. Obra muito traduzida, fez muito sucesso por ir um pouco na contramão do modernismo, usando linguagem simples que se aproximada do público comum. Muitos dos versos possuem uma vertente bastante erotizada, o que causou uma certa aversão por algumas pessoas na época. O poema 20 é o mais conhecido, reproduzido em outras obras. A obra é inovadora pela erotização, pelas imagens do corpo da mulher, e pelo tratamento ‘humanizado’ do amor, em contraponto à costumeira platonização do amor, o 'amor intocável e metafísico' que era característica das poesias.

CRÍTICA: alguns poemas possuem um conteúdo sexista, flertando com comportamentos abusivos. Marcha do dia Interncional das Mulheres do Chile (em 2020, acho) usou um verso modificado para ˜corrigir” uma frase de um destes poemas como protesto.

QUANDO FOI ESCRITO? QUAL PERÍODO LITERÁRIO?
Publicado em 1924, quando Neruda tinha 19 anos. Uma das inspirações, diz o autor, foram os Bosques Chilenos, onde passava boa parte de sua vida. Nasceu no sul, em Temuco e fora escritos e pensado nestes bosques.

É a segunda obra de Neruda. A primeira - Crepusculario - tinha ainda uma tendencia Modernista (início do sec XX, no Brasil, iniciado com a Semana da Arte Moderna, onde se valorizada a arte e norma culta), já em 20 poemas de amor e uma canção desesperada, Neruda abandona um pouco as regras cultas do Modernismo e se aproxima da simplicidade do cidadão comum.

Outro exemplo da influência e tentativa de fugir do modernismo é a estrutura dos poemas, que ora usa a métrica adotada pelo modernismo (14 verbos silábicos - verso alexandrino) ora formato livre. Rimas assonante (não é exatamente uma rima como notamos, e sim um jogo de sílabas e palavras com toantes - Beco/seco, amor/calor, lágrima/grávida etc.)

São poemas de amor envolvendo paixões fortes, sofrimento, com uma ligação com a natureza (talvez influenciado pelo local onde foram escritas, nos bosques chilenos).

Poemas falam sobre amor, natureza, solidão, abandono. À medida que avançam os poemas, este abandono e desespero se fortalece, até chegar na Canção desesperadora.

QUAIS TEMAS SÃO TRATADOS NA OBRA?

AMOR
Principal tema do livro. Todos os poemas são escritos para um amor correspondido ou não. Não são histórias narrados, apenas expressões do sentimento do Eu Lírico. São expressões extremas, conflitantes (ora ultra felicidade, ora angústia sem fim), ainda denotam a juventude e fim da adolescência de Neruda (ou do Eu Lírico somente?). Os poemas não são resultado de uma experiência passada do Eu Lírico, mas acontecem ao longo das descobertas. Ele não conta uma história de abaandono, por exemplo, mas descobre enquanto escreve, e descreve como é se sentir abandonado.

NATUREZA e a MULHER
Não há qualquer referência às cidades, à sociedade e urbanização durante os poemas. Fala se da noite, da chuva, orvalho, grama, e - complementado pelo conhecimento de que sua inspiração vinha dos bosques do Chile - conclui se que o Eu Lírico está e sente o amor e solidão nestas paisagens.

A mulher e a natureza são constantemente comparadas. São duas obras naturais pela qual o autor tem adimiração. O Eu Lírico mostra uma mulher que se assemelha metaforicamente ä natureza, que age e conquista. Assim como Neruda sentia que os boques e a natureza eram sua casa, o Eu Lírico assim se vê. Também, diversos pontos onde a amada, a muher, é a sua verdadeira casa.

POSSE e EROTIZAÇÃO
Muitos trechos dos poemas são possessivos, amor forte e doentio, puxado ä erotização do corpo da mulher, quebrando com o PLatonismo presente na maioria dos poemas. São sentimentos de um Eu Lírico jovem, adolescente e inconformado com o abandono, a perda ou a distância que está de sua amada.

Leonardo Bezerra 30/01/2022

Incrível como Neruda descreve todo o relacionamento até o seu fim e consequente processo de esquecimento, ainda que não de maneira cronológica. Ao fim da leitura, bate uma sensação gigantesca de inveja da pessoa que foi amada dessa forma.

Gugu 22/01/2022

O último poema fez o resto do livro desse pau mole valer a pena ??

Ok mas falando sério o livro é mt gostosinho de ler em espanhol, mas realmente é muito repetitivo e muuuito pau mole sério

Se não fosse por esse último poema sensacional eu teria dado 3,5

Angelica 20/01/2022

Não sei bem o que dizer sobre estes poemas. No geral todos são muito profundos e transmitem um sentimento intenso. Mas a verdade é que não consegui compreender 100% de todos os versos, mas acho que eu só não estava preparada para uma leitura desse porte.
Os poemas possuem uma linguagem bastante formal e de expressões bem pouco utilizadas no cotidiano, por isso foi de difícil leitura pra mim, mas é um dos meus objetivos pessoais ler mais clássicos da poesia, de modo que pra mim valeu totalmente a pena conhecer Neruda com este livro.
Não posso deixar de registrar para posterior releitura os versos que mais gostei neste primeiro contato:
"Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.
Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo".

Volto pra reler quando estiver mais madura nesse gênero e aí sim formar minha convicção.

Lorena 18/01/2022

Poemas lindíssimos, profundos e com muito sentimento.
São bem elaborados e rebuscados, mas a escrita de Neruda é única! De emocionar.

lui 16/01/2022

os poemas são daqueles bem rebuscados, mas tem umas frases super bonitas. gostei de conhecer o autor.