Veinte poemas de amor y una canción desesperada

Veinte poemas de amor y una canción desesperada Pablo Neruda

Resenhas - Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

a. maria 01/01/2022

primeira vez lendo neruda. não amei todos os seus poemas, mas é inegável a grandiosidade do autor. e ao final de uma canção desesperada, entendo o porquê de ser tão aclamado.

Alana 01/01/2022

Não me adaptei as resenhas, mas nessa leitura eu preciso fazer alguns comentários.
Ouvi falar de Pablo Neruda há muuuitos anos atrás, eu era muito nova à época. Vi seu nome pela primeira vez na canção "Trocando em miúdos" de Chico Buarque (uma das minhas músicas favoritas até hoje), que fala de uma separação, onde uma das partes pede para que seja devolvido o Neruda que fora tomado e nunca foi lido, um absurdo diga-se de passagem hahaha.
À época, fui pesquisar quem era tal escritor, e descobri este Chileno ganhador do prêmio nobel de literatura.
A escrita profunda, dramática na medida certa me cativou, e agora, muitos anos depois de tê-lo descoberto, eu entendi o porquê de Chico querer tanto de volta seu Neruda.

"En ti los ríos cantan y mi alma en ellos huye como tú lo desees y hacia donde tú quieras." (p.32)

"Pero se van tiñendo com tu amor mis palabras. Todo lo ocupas tú, todo lo ocupas." (p.42)

Leiam Pablo Neruda!

Joao366 31/12/2021

Ah! Neruda
Pablo Neruda tem a capacidade de transmitir uma imensa quantidade de sentimentos através de seus poemas.

arthur966 29/12/2021

de noite as grandes raízes
crescem de súbito da tua alma,
e ao exterior regressam as coisas em ti ocultas,
de modo que um povo pálido e azul
de ti recém-nascido se alimenta.

Babi 19/09/2021

Não decepcionou!
Eu confesso que no início eu achei que não iria gostar, mas acabei o livro completamente encantada!

Vamos para alguns dos versos mais tocantes!

"Que importa se não pudera o meu amor guardá-la? A noite está estrelada e ela não está comigo. Isso é tudo. Lá longe alguém canta. Distante. Minha alma não se conforma por tê-la perdido."

"Em teus olhos lutavam chamas do crepúsculo e as folhas caíam na água de tua alma."

"Minhas palavras choveram em ti, acariciando-te. Há tempos amei teu corpo de nácar ensolarado. Até te vejo dona do universo. Te trarei das montanhas flores alegres, campânulas, avelãs escuras e cestas selvagens de beijos. Quero fazer contigo o que a primavera faz às cerejeiras."

"Os pássaros noturnos bicam as primeiras estrelas que cintilam como minha alma quando te amo."

"Quero agora que digam o que quero dizer-te para que as ouças como quero que me ouças."

Araujo20 29/08/2021

Poemas de amor?
Essa foi minha primeira experiência com a obra de Neruda e confesso que me sinto um pouco decepcionada.
A qualidade da escrita não é a questão, mas dentre os vinte poemas que li não senti a ?atemporalidade?, tampouco a ?universalidade? que muitos empregam ao autor.
Gostei muito dos poemas 12 e 20 com seus respectivos marcantes primeiros versos:

?Para o meu coração basta o teu peito
pra tua liberdade as minhas asas.?

?Posso escrever os versos mais tristes esta noite.?

Tentarei ler outras obras, antes de negar totalmente meu apreço ao escritor. ?

Mona.Emelyn 24/08/2021

Aos 16 o guardei, aos 28 vejo que novamente me emocionei.
Meu primeiro contato com Neruda foi aos 16 anos, em uma pesquisa para a faculdade que meu tio e um colega estavam fazendo, depois o citei no discurso da minha formação de Espanhol na Wizard aos 18 anos, nele continha uma citação do autor que mais tarde acabei estudando em Letras/Espanhol. Aos 16 anos o poema XX tornou-se inesquecível para mim e hoje aos 28 após adquirir o livro ainda choro ao lê-lo. Aconselho ouvir a declamação das poesias também em áudio vídeo no You Tube. Lindíssimo!

Alessandra.Araujo 02/05/2021

Aqui te amo
Vi muita gente comentando sobre como os poemas parecem iguais, como se o livro fosse um texto só. Isso foi o que me agradou no livro, ele é coeso. Na introdução já nos é dito que os poemas são sobre o amor em suas várias formas, achei interessante o jeito que Neruda o sentia. Os 3 últimos poemas são maravilhosos. É meu segundo livro de Neruda e esse foi uma leitura muito mais cativante.

Suelen 16/03/2021

Perca de tempo
Eu peguei esse livro pra ler por uma indicação de uma YouTuber e me arrependi, poemas muito difíceis de entender e não fazia o menor sentido... ou eu sou burra ou a tradução está ruim

Jeh 02/03/2021

Não é o que esperava
É um conjunto de poesias, que não consegue identificar início ou fim. Não gostei da organização do livro.

Luciana332 30/12/2020

Uma canseira só...
Queria supeeeer ler algo do Neruda, não sei se escolhi a livro errado, se é porque não gosto de poemas... Mas não vingou! Bye!

Delei Tonoli 28/11/2020

Livro que mostra a magia poética de Neruda e porque foi tão aclamado como poeta do amor

Leonhard 07/07/2020

Nem criativo, nem emocionante
Não tem um tratamento atemporal dos sentimentos. Foi uma leitura chata. Neruda me passou a impressão de ser uma pessoa ressentida pela não correspondência do afeto de outrem. Além de haver uma polêmica sobre plágio e crítica de outros poetas que descobri durante a leitura.