A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 31/07/2019

Decepcionada
Ai gente, vai ser difícil falar sobre esse livro, preciso assumir.

Sabe quando você sente que algo já deu o que tinha que dar? Estou muito triste ao perceber que Outlander está assim para mim agora, porque esse livro foi realmente bem difícil de ser lido.

O início é extremamente maçante, resumindo-se em mostrar o cotidiano de Claire, Jamie e, principalmente, Roger e Brianna. Eu já disse na resenha de Tambores de Outono que não curto muito esse casal, acho sem carisma, e pensem tanto foco assim neles? Eu quase morri. Mas esse não é o único problema, a rotina de Claire e Jamie também não é nada interessante.

Gente, e se eu disser para vocês que Diana chega a descrever a Claire limpando a fralda de bebês e falando sobre a escassez de tal material? Isso é sério e levou umas duas páginas inteiras só falando sobre fezes de neném escorrendo e sendo limpada, como pode uma autora tão venerável usar de artifícios narrativos tão pífios e nitidamente enchedores de linguiça?

[*****], o livro já é enorme, não tem motivo algum para encher linguiça, para mim devia ter um breve resumo sobre a rotina deles, de fato, e logo já ir direto ao ponto, aos acontecimentos relevantes e interessantes, como era nos outros livros. Aqui, num livro de 1120 páginas, levamos mais de 200 páginas para ter algo minimamente intrigante. Ah, tirando o fato de que alguns acontecimentos não têm relevância nenhuma no fim das contas, embora carreguem sua carga dramática e intrigante ali. [...]

CONTINUA NO LINK

site: https://meowbookblog.com/2019/07/31/resenha-a-cruz-de-fogo/
Márcio 31/07/2019minha estante
Recebi no email a resenha completa...1200 páginas? Em um unico volume? Encheção de liguiça com descrições de fraldas e cocô deve ser um saco..kkk...nunca li nenhum dessa coleção

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 31/07/2019minha estante
A série é muito boa nos três primeiros livros, porém depois disso passou a decair e não tá fácil de continuar kkkkk

Monise Nunes 25/01/2020minha estante
Tenho que concordar, foi maçante demais a leitura. Demorei 3 meses pra terminar pq não tinha vontade de ler os acontecimentos. Aquela reunião dos escocêses infinita que não teve nada, o casamento sem fim de Jocasta. Tem um capítulo que Claire fala que tá cansada, que não dormiu um trilhão de vezes. Explicava outras coisas mais de 2, 3 vezes. Depois desse nem sei se continuo.

Carol 10/06/2020minha estante
Concordo. Eu não consegui terminar esse livro.

Nathalia 05/07/2019

Demora
Eu demorei muito para terminar de ler esse livro, por certa parte foi minha a culpa, porque eu realmente enrolei, mas por outra parte é porque o livro não ia direto ao ponto! Eu gosto do excesso de detalhes que ele tem, mas acabou que esses detalhes não me animaram tanto quanto nos outros da trama, para terminar a leitura rapidamente. Enfim, vale a pena ler, porque me disseram que os próximos são ótimos, mas saiba que vai ser uma leitura sofrida... Espero que a parte II seja um pouco mais excitante.

Nay C 13/11/2019minha estante
Concordo com vc. A Diana tem uma escrita que prende muito a gnt, e eu gosto muito das descrições dela, tanto de ambiente quanto de sentimentos, não fica enfadonho.

Cinthia 13/05/2019

Decepcionante
O livro não tem uma trama bem definida, e tão pouco conta com acontecimentos marcantes, parece que a saga se desenrola depois de um final feliz, e tudo que temos é muitas, muitas e muitas páginas de um cotidiano familiar, em alguns momentos chega a ser repetitivo a autora descrevendo os personagens (todos já sabemos que o Jaime é grande, e tem belos cabelos cobres brilhantes no sol), e algumas partes de diálogo totalmente sem sentido durante a trajetória. Não sei se estou pronta para continuar com os outros livros depois dessa decepção.
Nilson Ribeiro 18/06/2019minha estante
Resumiu o que estou achando até agora.

Ilana33 09/05/2019

Varios livros em um
Por mais que goste muito dos personagens senti que nesse livro tudo, e ao mesmo tempo nada, aconteciam com eles...

Varias partes que pareciam importantes não levavam a lugar nenhum. Passa 200 paginas em um mesmo acontecimento para no final ele ser irrelevante.

Por isso, a sensação que tive é que eu li varios livros em um só. Parecia que ela tinha escrito em varios momentos diferentes e ai juntado todas as partes no livro final. As vezes tava lendo e me perguntava porque que ela tava falando daquilo kkkk

Mas tudo bem rs
Apesar de tudo, as descrições muito bem detalhadas da rotina de todo mundo, ao mesmo tempo que eram cansativas, eram muito interessantes. Da pra ver o quanto ela pesquisou pra entender como realmente funcionavam as coisas naquela época. Acho que é o único ponto positivo do livro hahaha

Bia 20/04/2019

O livro mais moroso da série
Finalmente conseguí terminar esse livro. Poucos acontecimentos, a história demora a se desenrolar. Mais pro final do livro, alguns fatos com mais emoção acontecem mas nada muito digno de nota. Como o anterior, este livro acaba aparentemente sem nenhum gancho para o início do próximo. Insistirei mais um pouco na série afinal acabamos nos apegando em Jamie e Claire e queremos saber qual o fim que eles terão.

gabis 12/04/2019

RESENHA A Cruz de Fogo parte 1 - Diana Gabaldon
No quinto volume da série Outlander, nos deparamos com a continuação da Reunião entre os escoceses e, posteriormente, o destino inevitável de Jamie: a convocação do Governador Tryon para recrutar um regimento contra os reguladores. Nessa conjuntura, Claire se depara com as sementes que culminarão na Revolução Americana, situação na qual deixa em cheque o destino dos Frasers da Cordilheira.

Em um primeiro momento, gostaria de deixar claro como a autora utilizou, novamente, a mesma perspectiva dos livros anteriores: a primeira parte de um volume sempre se mostra como um prelúdio para os acontecimentos reais, ou melhor, uma "preparação de terreno" para a continuação do livro - as quais são o que realmente importam. Só que o mais interessante nisso é como Gabaldon consegue nos envolver na narrativa, mesmo quando os acontecimentos não passam de rotina, diálogos, e uma inserção de acontecimentos aqui e ali que mantém o ritmo da história (os quais sempre tem um propósito maior. Não confunda com ações aleatórias do o famoso "encher linguiça"). Ela faz isso de forma fenomenal, e agora após ler o quinto livro parte 1, é óbvio que isso consolida-se como estilo de Gabaldon. Portanto, se você chegou até aqui e não adaptou, ou não gostou dessa forma de abordagem, já sabe o que deve fazer. Aos que ficam, deliciem-se comigo durante essa maravilhosa jornada que é o universo de Outlander.

Como de praxe, é sempre bom salientar como a escrita da autora é fantástica e ambienta a história de forma assustadora. Confesso que após uma parte do livro em que a atmosfera estava marcada por um tom mórbido de morte e fantasmas, eu mesma ao sair do quarto para ir ao banheiro senti medo. À vista disso, comprovo mais uma das façanhas de Diana e enalteço aqui como é extasiante adentrar em uma história. Indico isso a qualquer um.

Outrossim, o detalhamento das técnicas médicas de Claire e a coerência com a realidade - sim, eu pesquiso os nomes das ervas e procedimentos! - dão tanta riqueza à narrativa e eleva o nível do livro em 300%. E olhe que isso é somente um dos fatores: a forma como o contexto histórico é verossímil, assim como a mentalidade dos personagens, suas ideias, pensamentos e as reflexões relevantes que o livro trás também somam muitíssimo nessa equação. Sob esse viés, já puxo outro gancho marcante na história. A personalidade das personagens (em que algumas, confesso, são tremendamente irritantes) é quase palpável de tão bem formuladas, haja vista que todas ações são coerentes com quem a pessoa é, logo muitas vezes me esqueço que eles não existem e sinto-me próxima até demais. Além do que, devido ao tempo corrido, li esse livro durante semanas, todos os dias, com raras exceções, então Outlander tornou-se parte inegável da minha rotina. Chamem-me de tiete se quiserem, mas amo esses livros de coração.

Sobre a história, sinto até angústia em comentar muito durante a resenha porque parte da experiência de ler o livro é acompanhar os acontecimentos de forma sucessiva, portanto comentar muito de qualquer parte - na minha concepção - pode comprometer algum aspecto importante da leitura - desculpem-me! De forma geral, o enredo segue, majoritariamente, Jamie, Claire, Brianna e Roger durante esse período de suas vidas marcadas pelo novo - os recém casados e seu adorável filhinho Jemmy - e nossos queridos Jamie e Claire. Claro que muitos personagens se descaram durante a leitura, vide os Beardsley, sra. Bug, Jocasta e Duncan, mas como sempre o foco é nos Frasers, farei o mesmo.

Durante a leitura de Tambores de Outono, principalmente, de certa forma Brianna e Roger não me chamaram atenção, e seus partes eram para mim muitas vezes cansativas. Porém, agora que "a poeira baixou" vi os lados desses personagens que não conhecia, e surpreendentemente agora anseio por seus trechos nos livros. Brianna agora é mãe, consolidou-se como mulher e esposa e deixou para trás muitas de suas imaturidades. Roger mantém uma relação diferente e amadurecida com Jamie, mostra-se como marido e pai preocupado e finalmente senti que ele tornou-se parte da família. De fato, de maneira alguma digo que eles se tornaram perfeitos da noite pro dia. Eles são humanos, cometem erros, assim como Claire ou Jamie. Eles era novos nos primeiros livros, estavam se conhecendo, assim como os leitores estavam em relação à eles. Destarte, Diana propôs uma trégua para nós e agora vi com mais clareza o potencial que esse dois personagens têm. Como eu disse anteriormente, esse foi um livro de "aquecimento" e espero ansiosamente ver como tudo se desenrolará para os Frasers.

Sobre Claire e Jamie quase não tenho nada a acrescentar: personagens maravilhosos, apaixonantes e bem construídos. Por esses eu já me apaixonei há muito tempo!

Sendo assim, deixo aqui meus profundos agradecimentos à autora pela experiência e a vocês, que estão lendo essa resenha, aconselho a entrarem de cabeça em Outlander: a probabilidade de vocês se arrependerem é infinitamente pequena.

site: http://refugiandouniversos.blogspot.com/

Amiga Leitora 27/12/2018

'A cruz de fogo' é o quinto livro da série 'Outlander', escrito pela autora Diana Gabaldon e publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Essa resenha pode conter SPOILER para aqueles que ainda não leram os livros anteriores.

A chegada dos Fraser a América é para se dizer no mínimo, turbulenta. Após estabelecer as bases do que seria a Cordilheira dos Frasers, e então, o novo lar de Jamie e Claire em terras estrangeiras eles precisam lidar com a chegada inesperada de Brianna, filha do casal, ao passado.

Mas é na adversidade que Claire e Jamie se fazem mais fortes, por isso todos os contratempos são aos poucos superados, ou então, caminham para isso. Assim, a vida de todos eles começam a girar em torno do ambiente familiar, a Cordilheira começa a ganhar novos integrantes e consequentemente a expandir, alianças com os nativos que moram ao redor das terras Fraser, são feitas, e os netos do casal, filhos de Fergus e Brianna, garantem que a Cordilheira nunca se torne um lugar enfadonho.

No entanto, o tempo começa a passar, e a Guerra Civil, que a Claire alertou Jamie que aconteceria, logo que chegaram em solos americanos, está cada vez mais próxima. Devido a isso, o Governador que cedeu as terras da Cordilheira a Jamie, começa a cobrar dele um posicionamento, algo que Jamie, com o conhecimento que tinha sobre o futuro, evitou ao máximo.

Dessa vez Jamie e Claire não vão tentar alterar o futuro, como tentaram na época da Rebelião Jacobina. Porém, eles não podem se posicionar abertamente contra a coroa, divididos entre a cruz e a espada, mais uma vez o casal se verá na beira de um precipício, onde precisam pensar com muita cautela antes de tomar qualquer decisão, uma vez que isso agora afeta não somente a eles, como também ao restante da família; filhos e netos.

Quem me conhece sabe que eu sou a louca por Outlander, então, logo que vi que 'A Cruz de Fogo' ia sair em volume único eu fiquei insana, por que esse era o único livro da série que eu não tinha. E apesar de ser um tijolinho eu amei DEMAIS que ele veio nesse formato, sem ser dividido em dois.

Confesso que de todos os livros da Diana que eu li até o momento, esse é o meu menos preferido. A história aqui é muito focada nessa guerra que está prestes a estourar, então, eu acredito que autora pesou um pouco a mão na descrição tanto dos fatos históricos quanto da preparação pra guerra, o que no inicio, deixou a leitura um pouco arrastada pra mim.

No entanto, ela compensa o leitor com inúmeros momentos de "domestic fraser", que são uma delicia de acompanhar. Meu coração ficou super quentinho com Claire e Jamie sendo avós. E os netos mais velhos, Jimmy e Germain, são MARAVILHOSOS! Serio gente, eu sou apaixonada por essas crianças, e eles trouxeram uma leveza que é um contraponto essencial na trama.

Dizer que a Diana tem um controle muito grande e incrível da narrativa dela, chega a ser quase redundante, a mescla de fatos históricos e ficção é feita de maneira muito harmônica e crível. Apesar de tudo, 'A Cruz de Fogo' é mais uma vez uma obra incrível da autora, e aqueles que já se aventuraram no universo de Outlander precisam se deliciar com a leitura desse livro também.

* RESENHADO POR ANA LUISA DO BLOG AMIGA DA LEITORA *

site: http://www.amigadaleitora.com/2018/11/resenha-outlander-cruz-de-fogo-volume.html

Carol 18/05/2018

Preciso, urgentemente, começar a ler a parte 2!

Biblioteca Álvaro Guerra 08/05/2018

O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína.
A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação.
A cruz de fogo é uma envolvente história sobre o empenho de Jamie em proteger sua família, construir uma comunidade e manter suas terras às vésperas de um conflito histórico. Nesses esforços, ele é ajudado por sua mulher, sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, que nasceram no século XX e agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII..

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580416602

Kelly.Dias 30/10/2017

Lindo!
Claire sempre incrível, inteligente e com os dentes perfeitamente conservados... protagonista completa! Como sempre a continuação não deixou a desejar, e mesmo tendo um estilo razoavelmente denso e descritivo a leitura flui bem.. Recomendo!

ALERTA SPOILER!

Cá temos a querida Claire Fraser e sua saga, agora totalmente em solo americano. O livro já começa com os preparativos para o grande evento: os casamentos de Bree/Roger e Jocasta/Duncan. Apesar do tempo transcorrido desde a volta de Roger, ainda temos uma tensão bem latente em relação a paternidade do pequeno Jem. Como de regra, Jamie tem um grande prestígio social e se destaca na liderança da sua região. Há um ajuntamento da milícia para conter revoltas das Colônias (logo logo podemos esperar pela Guerra Civil!), com Jaime no comando e Roger ao seu lado, estabelecendo finalmente um vínculo. Também podemos acompanhar melhor a vida pós filho da Bree, e as dificuldades de conciliar maternidade e casamento. Como sempre a magia e superstição aparecem bem de leve ao longo da história. O livro acaba com a dúvida (meio que certeza haha): Bonnet está de volta? E claro, será que ele fará algo a respeito do suposto filho? O que esperar da Bree, e ate onde Roger irá com essa história? Bom, mal posso esperar pelo próximo... :D

Ana Luiza 23/09/2017

A Cruz de Fogo (Parte 1) é um livro extenso e cansativo, até mesmo para os grandes fãs da série - como eu. Com muitos momentos descartáveis para a trama principal e uma história com um forte teor de conflito político que pouco cativa, essa foi a leitura mais lenta da série. Contudo, A Cruz de Fogo (Parte 1) traz duas coisas que me fazem amar tanto a saga Outlander e sua autora: uma descrição profunda e interessante sobre o modo de viver e a cultura da época; e personagens complexos e únicos, cujas personalidades e conflitos soam tão reais que nos apegamos profundamente a eles.

Apesar do resultado final não ter sido tão positivo quanto poderia, eu gostei de A Cruz de Fogo (Parte 1) e quero ler logo a segunda parte desse quinto volume, assim como o resto da série. Só torço para que a Diana Gabaldon passe a ser um pouco mais sucinta e volte com tramas políticas tão interessantes como as dos primeiros livros.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/09/resenha-cruz-de-fogo-parte-1-diana-gabaldon.html

Tati 07/09/2017

Minha maior decepção no mundo Outlander
Eu amo a saga outlander, foi amor a primeiro livro. O segundo não gostei tanto mas ok. O terceiro é para mim os melhores volumes da série, devorei em dias. Tambores de outono legal. Mas a cruz de fogo parte 1... que decepção!!!! Gente não acontece nada no livro! Eu lia um trecho e pensava "hum esta cena... vai acontecer algo e... N A D A!!!!!! O livro todo é só o cotidiano deles, coisas sem importância e que não ligam a nem um outro fato! affe maior decepção da vida com este livro. Estou lendo a parte dois agora e o início esta bom, vamos ver. Bah precisava desabafar...
Bruna Karoline 04/02/2020minha estante
Concordo. Que morte lenta essa leitura.

Rachel 29/07/2017

Nessa primeira parte a autora explora mais a questão familiar, mostrando como os Frases pretendem encarar essa nova ameaça. Jamie novamente prova que é um ótimo pai e marido, se esforçando para ajudar na adaptação de Roger e Brianna, enquanto se empenha para deixar seus entes queridos em segurança quando precisar lutar.